Abaixo o futebol moderno! | Relvado

Abaixo o futebol moderno!

 

maicol diz: "quantos de vocês se lembram de ir ao domingo à tarde ver a bola? Por acaso eu lembro-me, mas já lá vão uns anitos. Isto da SportTV veio mudar muito o nosso futebol; são jogos à 6ªfeira, jogos à 2ªfeira, a horários completamente irreais! As bancadas estão mais frias, mais despidas, sem a alegria de outros tempos. Será que é isto que os clubes pretendem? Os adeptos já não contam? Parece que não..."

I Liga:

Comentários [18]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

A televisão é quem manda!!!

A razão para os jogos da "super" liga terem os datas e horas trocadas, é simplesmente a televisão. Não se lembram quando apareceu a sic, e que transmitia os jogos do SLB? E a tvi com os jogos da equipa sensação da época, o U. Leiria? Todos estes jogos davam em horário nobre e já com todos os outros jogos disputados. Ainda sou muito novo, mas lembro-me de ir ao São Lúis ver o SC Farense jogar enquanto se ouvia os relatos dos outros jogos.
A televisão para além de favorecer uma ou outra equipa através de comentários e, ou, de imagens,ou a falta delas (censura dos media) veio tambem por controlar os calendários.
A outra questão é que a rtp poderia e devia transmitir alguns jogos, visto ser um canal ao serviço público. Desta maneira até parece que ver futebol na tv em nossa casa e no nosso sofá é um previlegio capitalista só para alguns, o que é mesmo.
... E no euro2004 alguem vai se lembrar dos pobres?

...alguem tem que mudar esta politica...

Mais um contributo

Ora aqui vai um contributo contrário, para a discussão deste tema:

Por razões que não vêm à conversa, acompanho todos os Domingos ou futebol distrital ou ou futebol da II divisão B, jogos que normalmente, neste segundo caso têm assistências na casa das 300 / 400 pessoas.

A pergunta que eu gostava de vos deixar é se a passagem da maior parte dos jogos da superliga para a noite não terá libertado as pessoas para assistirem aos encontros dos clubes, da sua terra, freguesia, vila, concelho, cidade, no fundo dos clubes mais pequenos ?

E se sim, não será esse um aspecto positivo ?

Saudações

Ver a bola...

...com um saco de tremoços e um copo de sumol (frutol aliás) :)

isso sim é que é ir à bola!

Gein

Re:Mais um contributo

Tens razão, talvez se passe assim, embora eu aqui no Porto não note isso, mas como moro numa zona onde não há outros clubes,fora o Porto ou Boavista, mas muita gente que vinha às Antas à tarde, principalmente de Gaia,Valongo ou Gondomar, talvez vá ver os clubes dessas cidades.

Re:Mais um contributo

E já agora não será por irem ver os jogos da equipa da terra aonde vivem que deixam de ir ver o Porto
   

Eu sou do tempo...

em que depois de um jogo vinha outro, fosse ele de Basquetebol, Voleibol ou até mesmo Hóquei Patins. Eram acima de tudo grandes fins-de-semana desportivos!

Recordo-me perfeitamente das tardes de Domingo, em que acompanhado pelo meu pai e irmão, nos dirigiamos à famosa "Aldeia Olímpica"(?) para assistirmos a jogos para o campeonato nacional, seguido de um jogo de reservas, a contar para campeonato da Associação de Futebol de Lisboa, ou ver no velhinho pavilhão a jogos da "ditas" modalidades amadoras.
Nessa altura os sócios tinham uma grande importância nos cofres do clube, quer fosse através da quotização como nas bilheteiras semanais. Nessa altura o Sporting ainda organizava excursões de combóio e o presidente ainda se juntava com os adeptos nessas excursões.

Agora o cenário é completamente diferente:

- As quotizações cada vez têm menos peso nos cofres do clube. Eu que sou sócio do Sporting à 20 anos não encontro vantagens em relação a um adepto que partilha a mesma simpatia pelo clube. Na compra de artigos e jogos pago tanto como os outros, assistir aos jogos de futebol das camadas de formação (tantos que eu fui e tão poucos que eu vou agora) antigamente os sócios não pagavam, agora podemos não pagar mas temos que atravessar uma ponte e andar uns bons 30Km para chegar aos refúgio dos guerreiros. É complicado...

- As transmissões televisivas são quem mais contribuem para o equilibrio dos clubes, mesmo assim um fraco equilibrio..
Os patrocinadores preferem que a sua marca passe num estádio com 10 000 pessoas, ou menos, mas que o jogo seja transmitido no horário nobre da TV, para chegar a mais de 1 000 000 de lares, logo os clubes têm que se render a empresas como a Olivedesportos e outras mais...

A verdade é que o futebol é hoje uma grande indústria por isso a importância de os clubes trabalharem em conjunto na defesa deste negócio, ainda ontem, na tão polémica conferência de imprensa de J.Eduardo Bettencourt, o administrador da SAD do Sporting defendeu a importância da relação entre clubes e SAD´s, uma relação que está para além das relações pessoais entre dirigentes, que alguns não souberam estimar, devido ao sucesso precoce dos seus clubes...

Se os clubes fossem todos unidos, se lutassem pelos mesmos princípios, se quisessem proteger o espectáculo, os adeptos teriam a a ganhar com isso, talvez os jogos não fossem todos disputados às 21h de 6ª a 2ª feira.

-Talvez os jogadores não ganhassem o que ganham (poderia criar-se uma tabela de valores máximos a pagar)e os custos com salário de jogadores baixassem. Ainda hoje me interrogo como é que os clubes arranjam todos os meses 300 ou 400 000 mês para pagarem salários.

-Talvez os clubes não estivessem tão pressionados para pagar os seus exageros e podessem negociar os seus contratos de uma forma mais tranquila.

Assim talvez os adeptos não ficassem surpreendidos por ouvirem dizer que o estádio estava esgotado (refiro-me ao Sporting/Porto) e verem apenas 40 ou 45000 pessoas nas bancadas, é que sócios, com lugar cativo e bilhete de época não se desloquem ao estádio pelas horas tardias a que ele acaba, ao clima de insegurança que o rodeia, etc, etc...

Um passo foi dado para trazer adeptos ao futebol, a construção de novos estádios, falta fazer o resto.

Talvez tenha fugido um pouco ao assunto...todavia fica aqui a minha esperança em poder ver o meu Sporting às 15h00, numa solheira tarde de Inverno. Que Saudades!!!

Re:Eu sou do tempo...

Eu também sou desse tempo...

Bom comentário, parabéns!

Re:Eu sou do tempo...

essa é que é essa......
é mesmo isso...é ke já nem há cerveja com alcool nos estadios.
bom ke seja feita honra ao paços de ferreira, ke alem de ter cerveja superbock, ainda tem uns penaltis de vinho e uns paes com chouriço que até estalam.....mas lá esta akilo não é um estadio...é mais um campo um campo de lavoura.

Huh?

"quantos de vocês se lembram de ir ao domingo à tarde ver a bola?"

Eu vou sempre ver um jogo de futebol por semana :) E o SC Braga 20/21 jogos por época em casa. :)

Re:Huh?

tu vais à bola ver 20 jogos do braga em casa, e eu vou á bola ver jogos do boavista em casa, fora, no estrangeiro.......mas a questão ´~ao é essa, referia-me ao espirito que existia para sr ir ao futebol.
esse parece que esta irremediavelmente perdido.

O Jugo Economicista

Na minha condição de sportinguista, sempre exprimi um certo descontentamento pela pouca participação que poderia ter no seio do "meu" clube.

      Para ver um jogo em Alvalade XXI (ainda ontem...), tive de chegar a casa cerca das 5.30 da manhã, conduzindo em condições climatéricas deploráveis nas sempre arriscadas estradas lusitanas.

      Jogos à tarde? Seria imensamente preferível para uma situação como foi a minha, neste último sábado. Mas, por norma, é mais confortável ver os jogos à noite, em casa ou junto dos amigos. Nesse sentido, um jogo de dia tornar-se-ia mais complicado.

      Poderão apresentar a televisão como culpada (e é no sentido que obriga os clubes a jogar nos horários mais vantajosos para os seus -legítimos-interesses).

      Mas pergunto: e os interesses dos adeptos?

      Será realmente necessário transmitir todos os jogos dos grandes em horário nocturno?

      Não estaremos, com esta medida, a afastar muita gente do estádio, encafuando-as em casa num consumo que reitero de quasi-artificial da essência do espectáculo futebolístico?

      Creio que sim.

      Uma coisa aprendi com a experiência de ontem. Ser adepto de televisão é amnifestamente diferente de estar no estádio. De tal forma, que a nossa própria sensibilidade se transmuta em algo de distinto.

      Das câmaras microscópicas, passamos a dar-nos conta da empatia global que gera o futebol, donde nasce, a meu ver, grande parte do seu fascínio...

      Serei sincero, sinto-me enriquecido pela experiência e garanto que repetirei o mais assiduamente possível.

      Porquê?

      Ver futebol não é esmiuçar foras de jogos em câmara lenta...

      Ver futebol não é avaliar intensidades de contactos...

      Ver futebol não é avaliar tudo a uma só cor, depurando FANATISMOS que tão bem se vislumbraram em tantos comentários ao jogo.

      De tal forma que poderei dizer que ganhei, ontem, admiração por muitos jogadores portistas. Pela sua entrega ao jogo, pelo seu emprenho. Ganharam, sobretudo, o meu respeito.

      As declarações de Mourinho? Míseras no sentido de manifesta incapacidade em respeitar outra coisa que não a própria sombra.

      Se é assim quando as coisas lhe correm de feição, iamginem quando outra bolina se levantar...

      end

Re:O Jugo Economicista

Caro "endhoscopy",

Como sempre as tuas palavras são sensatas e interessantes...

A experiência vivida e partilhada conosco através das tuas palavras são uma apologia ao futebol

A noite de ontem fez-nos sair da ilusão, da mentira que é o futebol, transmitida através de uma televisão.

  A tua experiência, a minha, a de todos nós que estivemos presentes naquele estádio, (que é o nosso templo) ontem à noite, é o contactar-mos com a verdadeira essência do futebol, aquilo que ele tem de mais belo que são os jogadores, o relvado o público em estado bruto e não "depurado" e viciado. É uma experiência única devido ao seu ritual, às manifestações espontaneas dos seus intervenientes, que são sempre puras, porque quem se manifesta, fá-lo de forma inocente...sem qualquer maldade, sem má-fé e maquinações...

Ainda ontem fiquei muito surpreendido com a polémica do lance que originou o golo do Sporting. No estádio ninguém colocou em questão se o lancamento foi feito com o jogo parado ou não...no meu caso foi necessário chegar ao carro para ouvir as declarações sem sentido de um treinador cansado do Porto (?) e de Portugal, para saber do que se tratava pois para mim não havia nenhuma caso, a não ser saber se era penalty ou não.

Mas se as televisões têm estragado em parte o futebol, também é verdade que o futebol chega a um maior número de pessoas, que não tendo possibilidades de comprar um bilhete têm contacto, pelo menos visual, com os seus clubes através das imagens.

Aquilo que eu penso é que cabe aos dirigentes, aos clubes, organizarem-se em torno de um objectivo comum, pressionarem quem devem pressionar, para que os adeptos saiam defendidos. Todos nós temos consciência de que os clubes têm uma importância enorme na sociedade, são um bom veículo de promoção, por isso a bola está do lado deles.

Gostei das tuas palavras...mostraram a magia do futebol!!!

Saudações Leoninas

Re:O Jugo Economicista

Antes de mais, bem haja pelas palavras simpáticas. Realmente, considero-me tocado pela ambiência que encontrei em Alvalade, uma magia extremamente difícil de definir.

      Acabei por aceitar que é ali que o futebol encontra e define a sua verdadeira razão. Que aquilo que muitas vezes fazemos é desrespeitar essa essência.

      Por essa razão senti particularmente ofensivas as palavars de Mourinho. Opostas ao sentimento com que se deixou o estádio. Não me refiro apenas aos sportinguistas, mas também a alguns portistas com os quais tive a oportunidade de conversar.

      Até compreendo a frustração no lance do golo. Mas daí a focar o encontro daquela maneira, reduzir os jogadores do Sporting áquela expressão, foi ignóbil. De tal forma que nem sequer pretendo dar demasiada atenção áquela infelicidade, dado que o futebol não pode ser aquele esgar tresloucado.

      Um abraço

Re:O Jugo Economicista

Foi a primeira vez que viste um jogo no estádio? Pelo teu comentário deu essa ideia. É mesmo diferente, a emoção é outra, o clima... tudo. É sem dúvida melhor mas... €€€€.

Cumprimentos

Re:O Jugo Economicista

Não foi a primeira vez, mas já há muitos anos que não ía.

      cmps

e mesmo para quem via pela TV...

...antigamente....os grandes jogos, tipo o clássico deste fim de semana...muita gente , inclusive as pessoas das ilhas e imigrantes sempre podiam ver pela RTP e vibrarem com isso...agora a maioria dos grandes jogos dão na Sport Tv...ficando alguns jogos sem a mesma importância para o canal aberto...como esmola....

adeptos

O grande problema não é da Sport TV, mas sim dos clubes e da Liga.

Pensa assim. Se quiseres ir ver o jogo da tua equipa ao estádio pagas entre 15 a 25 euros, se for fora de casa mais a viagem. Se for em casa, pagas entre 5 a 10 euros. Um total que ronda os 100 euros por mês. Se ficares no sofá, pagas 17 euros pela TV cabo, mais outro tanto pela sporttv, o que dá um total de 30 a 35 euros por mês e ainda podes ver jogos de outros campeonatos, bem como outros desportos, como por exemplo o Super Bowl já amanha a noite.

O país não tem capacidade para bilhetes tão caros. se baixarem os preços dos bilhetes ou a LPFP tomar a iniciativa de limitar os preços, talvez os estádios começem a ficar mais cheios.

adeptos

O grande problema não é da Sport TV, mas sim dos clubes e da Liga.

Pensa assim. Se quiseres ir ver o jogo da tua equipa ao estádio pagas entre 15 a 25 euros, se for fora de casa mais a viagem. Se for em casa, pagas entre 5 a 10 euros. Um total que ronda os 100 euros por mês. Se ficares no sofá, pagas 17 euros pela TV cabo, mais outro tanto pela sporttv, o que dá um total de 30 a 35 euros por mês e ainda podes ver jogos de outros campeonatos, bem como outros desportos, como por exemplo o Super Bowl já amanha a noite.

O país não tem capacidade para bilhetes tão caros. se baixarem os preços dos bilhetes ou a LPFP tomar a iniciativa de limitar os preços, talvez os estádios começem a ficar mais cheios.