As ressacas pós goleadas europeias | Relvado

As ressacas pós goleadas europeias

Após duas goleadas europeias, o FC Porto foi vencer a Alvalade e à Luz.
 
Julen Lopetegui orienta treino do FC Porto, 2014/15
FC Porto

Bom, a goleada inesperada sofrida pelo FC Porto na Alemanha não é caso virgem entre nós, mas também há as sofridas pelos Gigantes Europeus. Que o diga o Bayern, que recentemente foi goleado no Allianz Arena pelo não menos gigante Real Madrid.

Naturalmente, o FC Porto, como habitual viajante da Europa do futebol, acumula também algumas goleadas inusitadas, outras inesperadas. Neste sentido, fomos observar as goleadas europeias sofridas pelo FC Porto (4 a 5 golos sofridos é considerado goleada, esse será o critério), nas anteriores 40 temporadas europeias dos Dragões, e posteriormente iremos identificar os resultados conseguidos na Liga Portuguesa, pós goleadas europeias. Será que na ressaca de goleadas na Europa o FC Porto continua o "naufrágio" no Campeonato Português? Ou ao invés, esses banhos de humildade Europeus provocam internamente a revanche? Os números e os registos são esclarecedores, e podem ou não deixar-nos sinais para domingo.

Bem, vamos então identificar as goleadas sofridas pelo FC Porto, nas 40 últimas participações europeias. Para mais facilmente consultar as mesmas, iremos catalogar essas goleadas por décadas, e em séculos distintos.

SÉCULO XX
Década de 70 :
Na temporada 1978/79, o FC Porto de Pedroto é goleado em Atenas pelo AEK, com um concludente 6-1, isto na Taça dos Campeões Europeus. 4 dias depois, o FC Porto recebeu e goleou o Belenenses por expressivo 4-0 nas Antas!

Década de 80 :
Na temporada 1982/83, Pinto da Costa cumpre a sua 1.ª temporada desportiva como Presidente do FC Porto e os Dragões de Pedroto competem na Taça UEFA e são goleados por 4-0 pelo Anderlecht, na Bélgica. 4 dias depois, o FC Porto vai ao velhinho Vidal Pinheiro e empata a zero golos com o Salgueiros.

Em 1988/89, na Taça dos Campeões Europeus, o FC Porto é goleado na Holanda pelo PSV por dilatado 5-0. 3 dias depois viaja até Fafe e empata a zero golos, empate esse que levou à demissão de Quinito!

Década de 90:
Na temporada 1996/97, o FC Porto na Liga dos Campeões é goleado por concludente 4-0 pelo Manchester United. O campeonato contempla uma paragem e não se pode identificar as sequelas que os pupilos de Oliveira trouxeram de Inglaterra.

Na época seguinte, 1997/98, e novamente com Oliveira ao leme, o FC Porto é goleado por 4-0 em Madrid pelo Real. 4 dias depois os Dragões recebem e vencem por magro 1-0 o V. Guimarães!

SÉCULO XXI
Primeira década do século XXI:
Na temporada 2007/08, os Dragões de Jesualdo Ferreira são goleados em Liverpool por expressivo 4-1. 4 dias depois, o FC Porto vai à Luz vencer o Benfica por 1-0, com a célebre "ciganada" de Quaresma!

Na época 2008/09, novamente com o Prof. Jesualdo ao leme, os Dragões são goleados em Inglaterra pelo Arsenal na Liga dos Campeões, neste caso por claros 4-0. Eis que o FC Porto 4 dias após aquele desaire vai a Alvalade e vence o Sporting por 2-1!

Na temporada seguinte, 2009/10, novamente com o Prof. Jesualdo, novamente tendo como carrasco o Arsenal de Wenger, e também na Liga dos Campeões, o FC Porto encaixa em Londres uma "manita", um 5-0. Passados 4 dias, o FC Porto vai a Coimbra e vence a Académica por 2-1!

Década 10, do século XXI:
Na temporada 2011/12, o FC Porto de Vítor Pereira acabava de cair para a Liga Europa. Viaja a Manchester e é goleado por 4-0 pelo City. 3 dias depois, os Dragões recebem no Dragão o Feirense e vencem por 2-0!

Na recente e anterior temporada desportiva, 2013/14, já com Luís Castro como treinador, o FC Porto vai à Andaluzia disputar os quartos de final da Liga Europa, mas sai goleado de Sevilha com concludente 4-1. Passados 4 dias, o FC Porto viaja a Braga e vence por 3-1!

Bom, as estatísticas podem definir meras tendências, todavia nem sempre com total assertividade, mas deixam sinais com toda a certeza, mas já lá iremos. Nesse sentido, se o FC Porto teria toda a vantagem em jogar na Luz no próximo Domingo, “almofadado animicamente” após ter eliminado o Gigante Bayern, infelizmente, e também para o Futebol Português, o inverso aconteceu… A questão que se coloca esta semana será: mas que FC Porto irá entrar na Luz? Animicamente e e fisicamente pujante, não será com toda a certeza, pese embora as cerca de 120 horas de descanso. Mas será com toda a certeza um FC Porto ferido no seu orgulho, e que pretenderá revanche nesse Clássico decisivo para as contas finais do Campeonato.

E voltamos à estatística. Ao observarmos as anteriores 10 goleadas europeias sofridas pelo FC Porto (não há registos de uma ressaca europeia, justamente porque o Campeonato sofreu uma paragem em Março de 1997), depois dessas humilhações, os Dragões venceram 7 partidas e empataram 2 jogos a zero golos. Curiosamente, após duas ressacas de goleadas europeias, o FC Porto foi a Alvalade e à Luz vencer os rivais de Lisboa!

FC Porto:

Comentários [28]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Engraçado, esta coisa foi

Engraçado, esta coisa foi ontem publicada às 18:40, mas o lapis vermelho, num golpe de magia já o fez desaparecer!

Enfim... Suspeitava que já nao havia lapis vermelho, e logo hoje 25 de abril...

A censura dos MAIS MAIORES GRANDES é implacavel, é a tradição do Clube do Regime!

Calma, Bruxo.

Devem estar entretidos a "fazer" a notícia do empate de três a zero entre os sub 19 do Portito e o Sunitas FC.

...

Só uma sugestão: excelente altura para a abolha fazer a sua quinquagésima nona visita guiada à fábrica do carnides....

Considero o Porto favorito pelas seguintes razões:

O Porto tem esta época um dos melhores planteis da sua história. Talvez não sejam ainda uma verdadeira equipa em termos colectivos, mas alguns dos habituais suplentes do Porto seriam titulares no Benfica. Têm individualidade que podem resolver um jogo a qualquer momento.

Este 6-1 na Alemanha não significa nada em termos negativos para este jogo. Imaginas este Benfica a jogar contra o Bayern? Este benfica que marcou 2 golos na fase-de-grupos da Champions?
O Porto tem o orgulho ferido, e sabe que na Luz se joga a época.
Se o empate serve ao Benfica, não se pense que isso poderá ser positivo, tendo em conta que se podem encostar a isso, porque na realidade, que bons jogos fez o benfica contra clubes da sua dimensão? Na champions foi o que já registei, e nos clássicos só ganhou 1 naquele milagre de Fátima que aconteceu no Dragão. Há quanto tempo o benfica não joga contra uma equipa grande? Foi no dia 8 de Fevereiro em Alvalade, num jogo que não tiveram qualquer estofo de equipa candidata ao titulo nacional, em que nem se mostraram interessado em atacar, e lá aconteceu mais um milagre nos descontos numa bola bombeada para a área.

Ou seja, o benfica não tem esta época estofo para se bater de igual para igual contra clubes da sua dimensão, e nem está habituado a isso. Jogar de semana a semana contra equipas pequenas que por vezes nem sequer demonstram agressividade - vá-se lá saber porquê... -, pode-se virar contra si, enquanto que o Porto esteve e está esta época habituado de tudo um pouco...

O benfica pode ganhar, o Porto pode ganhar, como pode ser um empate. Mas apesar de tudo, creio que o Porto é favorito... Convém é que se apaguem os fantasmas de Munique.

Se o benfica perde este campeonato, estão reunidas as condições para a queda do benfica, e sabemos bem porquê...

E se o artista que está n presidência do meu clube não estragar com a sua personalidade o que de bom tem sido feito nestes últimos 2 anos (a questão do treinador por exemplo...), acredito que já para o ano Sporting e Porto poderão lutar taco a taco pelo titulo, com o benfica a ficar de fora...

Isso do favoritismo...

... admitamos que o Porto é efetivamente melhor equipa, ok.

1- Mas nós temos um bom treinador;
2- Mas nós jogamos em casa;
3- Mas nós estamos frescos e moralizadíssimos;

55-45 para o Benfica, em caso de não dar empate, que me parece o resultado mais provável

a ressaca continua...e vai continuar

...a isto se pode dizer um " comentário" de kilómetro e meio de merda do princípio ao fim próprio dos porcos javardos ceguinhos de contumil, a verdade núa e crua é que a escumalha azul/ rosinha com a tal equipa melhor da sua história fica pelo caminho na taça de Portugal, fica pelo caminho na taça da liga, fica pelo caminho na champions, fica pelo caminho no campeonato Nacional, enfim consegue o pleno da sua corrupta história ... mas como os javardos que que por aqui polulam de todo ainda não conseguiram descortinar continuam a embandeirar em arco como baratas tontas depois de um ano carregado de humilhações atrás de humilhações

"polulam" ??? LOLOLOL E este

"polulam" ??? LOLOLOL

E este palerma continua a sua saga de maior energúmeno cá do sitio... Hohohohohoh

deves ser como o Ali...gostas de abafar a palhinha

...pudera e gostavas também que o bitó subisse ao pódio depois do senil esticar o pernil é só larilas para os lados de contumil...daassssssssssssseeeeeeeeeeeeee

javardo analfa bruto...

....e depois javardo é com u eu sei ó filho da grande puta por acaso não queres como diz por aí um javardo da tua cor ires apanhar na peida , por acaso não queres que te coloque aqui os erros de palmatória que tens colocado por aqui, àquilo que chamas de "comentários" e mais não são do que autenticas pérolas de analfabeto da escrita e da bola que até fazem corar as pedras da calçada grande boi, viste-me a mijar foi???

kaazar, de não fosse tão

kaazar, de não fosse tão morcao tiravas as palas da frente. És apenas um corrupto de merda, a tua opiniõa é simplesmente merda de merda LOOOOOOL eu quero que tu te fodas LOOOOOOOL

Ouve lá...

...ó filho da puta: Já não te disse para comprares um cu e falares para ele.
Eu sei que com a tua mãe, irmã, e mulher, no calor da noite a levar no cu, e o teu pai desaparecido pois nem sabes quem é, andas mesmo sózinho. Mas eu quero é que te fodas e que vás conversar com o caralho.
Vai lá mamar na 5ª pata do cavalo da praça e deixa de mandares merda para cima do eu escrevo.
Vai falar com a puta que te pariu.
E deixa-te de tretas que o pessoal já descobriu que não passas de mais um clone daquele COBARDE e INSIGNIFICANTE mete NOJO que dá pelo nome de DEVENISH. Portanto podias cagar merda pela boca comno Dalio, ou Sartor, ou a puta que te pariu.
O que dizes só interessa aos ratos da sargeta como tu que aqui andam. De resto só dizes merda e por isso vê se te abstens.
Percevejo nojento, monte de esterco, fugido da LIPOR.

Boa, travesti !!!!

Mais um clone a descoberto.. Fenomenal....

mais um porco ...mais um nick

...ó anormalóide ainda bem que achas fenomenal a anormalidade com que tu mais a escumalha azul/rosinha se deleitam a andar a tocar pívias uns aos outros desde que acordam até que se deitam
se é o que fazem, pois não passam de simples vegetais a viver à custa de quem trabalha, recebendo rendimento de reinserção social, que infelizmente ainda não varridas de vez,e ainda nas horas vagas entre uma ganza e um arrumar de carros, intercalando com passagens nos wc fazendo broches e apanhando na anilha...vai-te foder malandro ,se queres figos trepa à figueira grande filho da puta, é pena eu estar bem longe, mas quando quiseres alguma coisa aparece por aqui em Porto Brandão grande boi!!!

ouve lá...só podes mesmo ser joão

...és um bom filho da grande puta e o nick bufão assenta-te como uma luva, tu és o mais execrável personagem que por aqui circula, umas vezes com este , outras vezes com outro, outras vezes com clones , tc, etc, etc,... tens um cú demasiado alargado, pior que a cona da manjuana para que não se consiga descortinar a besta que está por de trás de qualquer um dos teus anormais e execráveis nik´s com que vomitas, és um caso patologicamente insanável talvez mesmo vítima de sodomia, daí as constantes lembranças dos teus progenitores que te assaltam essa desmiolada cremalheira que se encontra completamente destrambelhada, ainda por cima metido até à espinal medula com álcool e drogas!!!

AH bom

Entãso és o cão dali de cima com outro nick.

LLLLLLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

Mas que grande filho da puta e filho de um corno me saiste.

Ficam todos a saber quem realmente faz clones.

LLLLLLLLLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL

COBARDE .

Estou com a sensação...

que com esse comentário estás a tentar disfarçar o lapso que cometeste...

Quer dizer que o yukichan responde ao kaazar, e o Bufão responde por ti dizendo que "Já não te disse para comprares um cu e falares para ele." Mas, onde é que o yukichan falou com o Bufão???

Cheira-me, que és definitivamente um travesti... AHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHA

ES mesmo estupido

Nem percebes que este Kaazar é o cão de cima que se enganou e não mudou o nick para me responder.

Mas como tensd a cabeça cheia de merda nem dá para perceber não é?

LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL.

E o benfica, onde está?!

Na Lucílio Cup ?

Humilhação é um clube como o benfica tentar de todos os meios para ganhar um bicampeonato 30 anos depois. Não só no que toca à APAF e a comprar adversários como o Belenenses, como ainda se dão ao luxo de abdicar das provas da UEFA só para jogarem de semana a semana.

Doí, não doí ???

...

E o que vai ser do Porto se perde o campeonato?????

É uma boa pergunta...

uma segunda época sem nada ganhar é algo a que o Porto não está habituado, mas creio que se forem inteligentes, sabem que para o ano terão uma equipa com mais rotinas e mais amadurecida, independentemente de algumas saídas.

Anedota

Um homem leva o cão ao Veterinário e diz:

Sr. Dr. o meu cão tem algum problema. Sempre que o Sporting perde desata a ladrar, uiva, corre contra as paredes, deixa de comer, nem parece um cão.
Pergunta o veterinário: E então o que ele faz quando o Sporting ganha?
Responde o dono. Ò sr. dr. isso eu não sei, eu só tenho o cão há 13 anos.

LLLOOOLLL:

O caralho, lá me enganei. Isto é para sportinguistas. Tu não passas de um percevejo nojento TRAVESTI. E ainda por cima um clone do COBARDE de estimação cá so site.

LLLOOOLLL.

Ó Boavisteiro...

estás preocupado??????

AHAHAHAHAHAHAHA

Parvalhão....

Euromilhões

Golos aos 14, 23, 27, 36, 40...
Parece o Euromilhões, que estrelas vão sair?

http://gordovaiabaliza.blogspot.pt/

...

...

Bruxo, este artigo é de todo inconclusivo,

esta questão tem inúmeras variáveis, diferentes plantéis, diferentes treinadores - hoje em dia as vossas palestras são aulas de estatística -, diferentes cabazadas, diferentes tempos de descanso, e acima de tudo diferentes adversários "póstumos".

Queres mesmo estabelecer pontos comuns entre jogar com um clube pequeno e o Glorioso após uma tareia europeia? E mesmo o exemplo do Sporting não servirá, porque lá está: diferentes status quos! Que me lembre, o Sporting desse ano já era no Natal, e o Benfica está de garras afiadas para ser bi-campeão.

Do único ponto comum possível e factual, nós não podemos duvidar: o Porto tem uma cultura de vitória que o tem levado ao longo destas décadas a lutar até ao último fôlego, nunca desistem, e reagem estoicamente ante a adversidade. Isso é uma verdade absoluta, pelo que duvido muito que no Domingo tenhamos um Porto tristonho e cabisbaixo.

Esperar para ver, deixar o Manuel Serrão zurrar sozinho, e prognósticos só no fim do jogo!

"E mesmo o exemplo do

"E mesmo o exemplo do Sporting não servirá, porque lá está: diferentes status quos!»

Será mesmo, e justamente nesse período? Campeonatos de 2006, 2007, 2008, 2009, o Sporting foi Vice Campeão com Bento, e até venceu 2 T Portugal....

Objectivamente, o FC Porto acumulou nas ultimas 40 temporadas 11 goleadas Europeias, com Munique, e fomos observar o que aconteceu nas Jornadas imediatas, para avaliar as sequelas; ganhou 7 jogos, empatou 2, e numa ressaca de uma goleada, houve paragem de Campeonato.

Uma derrota por 4-1 em Liverpool na Champions, e passados 4 dias, Quaresma fez a tal "ciganada" na Luz, não será mais um sinal da tal cultura de vitória e do saber reerguer-se que faz parte da cultura Porto? Entendo, queres não acreditar que tal se repita!

Quando esta semana a Imprensa escrita/falada refere que o FC Porto irá cabisbaixo à Luz, as anteriores goleadas dão-nos sinais contrarios, e depois daquele "naufragio", nada melhor que um jogo como o da Luz para surgir a revanche!

Acredito, e de forma convicta que o FC Porto irá fazer um belo jogo, e irá surpreender na Luz. O Porto vai á Luz com tudo, vai apenas e só para ganhar!

Mais estatistica para sustentar/suportar a minha tese?

Se observarmos os 11 confrontos directos para o Campeonato, neste legado de Jesus :

O Benfica venceu 3 jogos, o Porto ganhou o dobro, 6 partidas, e registam-se tambem 2 empates!

O FC Porto na 2ª volta dos ultimos 5 Campeonatos, junta 5 vitórias nos confrontos directos com o Benfica, 3 vitórias no Dragão, e 2 vitórias na Luz, tendencialmente na recta final :

Recordo resultados da 2 ª volta para que não surjam duvidas :
2010 29ª Jornada FC Porto 3 Benfica 1!
2011 25ª Jornada Benfica 1 FC Porto 2!
2012 21ª Jornada Benfica 2 FC Porto 3!
2013 29ª Jornada FC Porto 2 Benfica 1!
2014 30ª Jornada FC Porto 2 Benfica 1!

E eu pergunto, jogam em casa, e com casa cheia. são líderes (nem vamos questionar como é possivel), com 3 pontos de vantagem, com vantagem no GA, e até nos 2 golos que marcaram no Dragão à Stoke, e vão defrontar uma equipa jovem e destroçada vinda de Munique, temem o quê?

Tememos o quê?

Tememos perder o campeonato, ora essa. Temos as nossas armas, vocês têm as vossas, e temo que corra mal para o nosso lado como tu para o vosso.

Continuo a achar que valorizas demasiado a estatística, particularmente em embates de forças aproximadas. No jogo de logo valerá muito mais um remate que entra-ou-vai-ao-poste do que um resultado pós-europa de há 20 anos atrás. Mas enfim, são especulações.

PS Tive que ir ao teu perfil para encontrar este artigo, tu refila com estes gajos.

Bom, a estatística serve como

Bom, a estatística serve como "muleta", e permite vislumbrar alguns sinais, mas, nem sempre com total asserttividade, como aliás referi!

Contudo, e ontem comemorou-se o 25 de Abril, observando os 40 anteriores Campeonatos pós Abril de 1974, o benfica venceu 14 partidas, o FC Porto ganhou 10 jogos na Luz, e empatou aconteceu em 16 duelos. Isto é, o benfica como visitado, apresenta uma ligeira vantagem. Por exemplo 1º Classico para o Campeonato pós Abril de 74, o FC Porto foi á Luz vencer por 1-0, e com um golo marcado pelo peruano Cubillas!

Se aproxinarmos a coisa aos ultimos 10 Campeonatos, e 10 desafios realizados na Luz para o Campeonato, o FC Porto ganhou 4 partidas, empatou 3, e o benfica venceu 3 jogos. Isto é, o passado recente, revela que o benfica nao aproveita o factor casa!

Se vislumbrarmos os ultimos 5 Campeonatos e com JJ no benfica, volto a reforçar, na 2ª volta, o FC Porto vence os 5 jogos do Campeonato (3 no Dragão e 2 na Luz), e tendencialmente na parte final do mesmo. Isso deixa-nos sinais claros que Jesus cede á pressão!

Relativamente ao Artigo, o factual prova que pós goleadas Europeias, no transfer para o Campeonato, o FC Porto consegue-se reerguer com vitórias, mormente com vitórias na Luz e em Alvalade!

Naturalmente, a bola que bate no poste e entra, ou o inverso, a que ressalta para fora, ninguem prevê a magia da fortuna ou azar, mas estou convicto, sem qq insegurança (apenas alguma ansiedade pelos minutos inciais do Porto), mas estou convicto que hoje o FC Porto fará um belo jogo, e trará um bom resultado da Luz. Jesus, será Jesus, irá reinventar um qq onze (o Salvio jogará), mas Pizzi poderá dar lugar a Almeida, Amorim, ou mm Fejsa. Se o factor casa favorece o benfica, mas no sentido inverso, se a coisa começa a correr mal, como reagirá os 60 mil a uma pálida exibição do benfica?

Acreditas num benfica tração à frente? Eu não creio, irá jogar na expectativa, e o publico da Luz tal permitirá?

O FC Porto, estou convencido que terá uma entrada forte no jogo, com uma pressão alta, numa réplica do FC Porto Bayern no Dragão!

Relativamente ao Artigo que "escrevinhei", foi enviado pós goleada de Munique, li em Jornais Desportivos, ou no site do Mais Futebol, e esta semana artigos mais ou menos parecidos, e o julgamento que fiz quando posteriormente os li é que este Artigo seria oportuno. Por exemplo, os outros trabalhos de sites e Jornais desportivos, engloba outras goleadas do FC Porto, a partir dos 3 golos, com goleadas e Jornadas internas, este, apenas goleadas Europeias sofridas pelo FC Porto, e a partir dos 4 golos sofridos.

Na sexta feira, vi o Artigo aqui editado, e estranhamente ou não, ontem dia 25 de Abril foi "censurado", mt provavelmente pelo "lapis vermelho", mas afinal nada a que já não esteja habituado, a minha cor clubistica não é do agrado da Edição. Eis mais uma razão para ser sócio/adepto do FC Porto, não somos definitivamente os MAIS MELHORES GRANDES, e ainda bem, somos apenas o melhor Clube Português, e hoje vamos prová-lo, e em casa do nosso maior rival!