A questão do lateral esquerdo do Benfica | Relvado

A questão do lateral esquerdo do Benfica

Nesta nova temporada, Jesus não pode voltar a correr o risco de que apareça um novo "Roberto" ou um
 
Jorge Jesus pensativo no Benfica-Santa Clara
Lusa

Há mais de quarenta anos que o SL Benfica não começava uma quarta temporada consecutiva com o mesmo treinador. Antes de Jorge Jesus, apenas Jimmy Hagan, entre 1970 e 1974, tinha conseguido tal proeza. No entanto, esta tentativa de o clube apresentar estabilidade no seu corpo técnico pode, precisamente, virar-se contra o próprio Benfica e Jorge Jesus.

O nome do treinador encarnado gera cada vez menos consenso na Luz e, agora, mais do que em qualquer altura, está sujeito a uma maior pressão, por parte da imprensa e dos adeptos do Benfica. Se a margem de erro, antes, era reduzida, agora, pode-se dizer que é praticamente nula. Na cabeça de todos já não está a conquista do título de campeão nacional, há 3 temporadas atrás, mas sim os recentes fracassos aos pés do FC Porto. E será contra os maus resultados do passado e contra uma série de erros técnicos, muitos deles por culpa do próprio Jesus, que o treinador do Benfica vai ter de enfrentar esta nova temporada.

Um desses erros técnicos está o próprio treinador a tentar resolver nesta pré-temporada. Ao abdicar de Emerson e Capdevilla, Jorge Jesus está, discretamente, a tentar emendar um erro que se prolongou por uma época inteira e que prejudicou, diretamente, a equipa do Benfica.

À semelhança daquilo que foi a temporada de Roberto, há um ano atrás, também Emerson foi o resultado de uma insistência, quase absurda, num jogador que pouco conseguia dar à equipa, fruto da sua pouca qualidade, aliada a uma tremenda falta de confiança. A aposta, desta forma, num jogador que se apresentava, à partida, com índices de confiança baixíssimos e que, para além disso, não tinha o apoio da massa adepta do Benfica não poderia, nunca, dar resultado. O tempo veio dar razão a todos aqueles que puseram em causa estas opções de Jesus.

Nesta nova temporada, Jesus não pode voltar a correr o risco de que apareça um novo “Roberto” ou um novo “Emerson”. E, para isso, vai ter de solucionar, rapidamente, a questão do lateral esquerdo do Benfica. Sem Emerson e também sem Capdevilla, que, na minha opinião, sempre justificou mais minutos de jogo, Jesus tem agora, até ver, à sua disposição, o antigo lateral do Paços de Ferreira, Luisinho, e o recém-adaptado, Melgarejo, também ele proveniente da equipa da capital do móvel.

Parece-me claro, antes de mais, que a aposta fixa num dos dois jogadores vai ser sempre um risco. Se der mau resultado, vai ser muito fácil atribuir todas as culpas ao treinador do Benfica. Com razão, diga-se, porque a fonte de todo este problema é ele mesmo. O que me parece também muito claro, tendo em conta aquilo que já observei dos dois jogadores, é que qualquer um deles não fica a dever, em nada, a Emerson. Tanto Luisinho, como Melgarejo, são jogadores que conferem à equipa do Benfica uma maior profundidade ofensiva e uma maior qualidade na troca de bola, fruto da sua boa qualidade técnica.

Nesta altura, e se, de facto, o Benfica não avançar para a compra de um lateral esquerdo, parece-me que Luisinho leva alguma vantagem, visto que é um jogador com mais rotina nesta posição. No entanto, tenho de reforçar a ideia de que Melgarejo pode vir a ser uma grande aposta para o lugar. Pode tudo correr mal, claro. Mas, em virtude da excelente capacidade técnica que possui e da enorme velocidade que consegue dar a toda a faixa lateral do terreno, Melgarejo pode ser a opção “improvável” para o onze titular do Benfica. Isto, claro, se o jogador conseguir assimilar as noções básicas, ao nível do posicionamento defensivo e da forma como deve, ou não, subir no terreno. Mas isto, Jorge Jesus saberá melhor do que eu ou qualquer um de nós. Fábio Coentrão que o diga.

Benfica:

Comentários [17]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Com tantos

benfiquistas a comentar, custa-me aceitar que não refiram pelo menos dois aspectos:PRIMEIRO-Com um
presidente com largos anos de consulado, um director desportivo(?) que foi um profissionalão de futebol e
com um director geral(?) há mais que não sei quantos anos também nos futebóis, como é que o sr. Jesus
é aparentemente o dono do SLB, fazendo o que lhe dá na real gana? SEGUNDO-Como é que ninguém se
lembra de que MUITO MAIS IMPORTANTE DO QUE QUEM JOGA, leia-se jogadores, É A FORMA COM SE JOGA,
leia-se equipas e neste capítulo, parece-me que o sr. Jesus deixa muito a desejar...Cumprimentos e saud.
desportivas e benfiquistas.

Do CM

Segundo as fontes contactadas, cabe aos olheiros do clube, em coordenação com Rui Costa e Luís Filipe Vieira, apresentarem-lhe uma lista de três ou quatro jogadores com o perfil desejado. É nesse momento que o técnico aponta a sua preferência, deixando a opção financeira nas mãos dos investidores.

O Correio Sport sabe que foi o próprio técnico a tomar esta decisão, na sequência de polémicas em que se viu envolvido no passado. Em Maio de 2011, foi acusado de receber comissões ilegais pela transferência do guarda-redes Júlio César do Belenenses para o Benfica.

O assunto levou mesmo a PJ a efectuar buscas à casa do treinador, que teve de fazer prova da sua inocência, num caso que levou até o presidente do Benfica a intervir, para provar que o processo foi conduzido com toda a lisura.

Mas o Correio Sport sabe, também, que outros motivos levaram Jorge Jesus a amadurecer esta ideia. Segundo fontes próximas do treinador, este cansou--se de ser sempre relacionado com jogadores que chegaram à Luz e não vingaram. Éder Luis, Alan Kardec e Ailton foram apenas alguns desses casos, acabando todos por serem emprestados a clubes brasileiros. Kardec integra neste momento o plantel, mas tem poucas possibilidades de ser um dos eleitos para fazer parte da lista final.

viva

o pintinho corrupto!

O benfica não precisa de

O benfica não precisa de defesa esquerdo,por esse lado alinha o Cosme Machado e é muito bom a cortar jogadas dos adeversarios.

?

o proençinha também!

acho que este ano o JJ

ja percebeu que terá de escolher uma segunda equipa base a partir de Fevereiro. Assim começa o Luisisnho a titular, até acabarem as forças em Fevereiro e depois segue o Melgarejo. Resolvido o problema do lateral esquerdo. Ja só falta resolver o problemas nas outras 9 posições, pois o Guarda Redes consegue aguentar a época toda a jogar.
Ou então o Benfica pode tentar resolver o problema de outra forma que é o de escolher um treinador que saiba preparar a equipa para jogar e correr a época toda

Nada a acrescentar. Parece-me

Nada a acrescentar. Parece-me que, como eu, já identificou o grande problema de Jorge Jesus enquanto treinador. Veremos se a sua postura se mantém nesta temporada.

.................................

Não me parece que seja um problema de preparação da equipa, a temporada que passou, houve muito azar em alturas cruciais...Foram as birras de Enzo e de Ruben Amorim foram as lesões de Garay, Luisão, Javi Garcia, Gaitan, Rodrigo, que vieram condicionar todo o trabalho, realmente havia poucas opções para esses lugares e mesmo para os extremos não havia alternativas reais, ou seja o plantel foi curto para a exigência e sim a culpa foi de jesus porque não soube conjugar tudo, este ano ao que parece temos alternativas a Gaitan (e até melhores) temos alternativas a Rodrigo, temos alternativas a Javi Garcia falta-nos alternativas a Maxi e um Lateral esquerdo, as outras posições temos no plantel capacidade para as suprimir, espero é que o Enzo não se arme aos cucos novamente e que o Gaitan resolva jogar a bola, porque senão é vende-los a melhor proposta e apostar em Nolito Bruno Cesar etc... este ano até temos alternativa a Aimar e a Witsel, (Carlos Martins, Bruno Cesar que me parece ter crescido um pouco mais em relação ao ano passado)

Resta saber se foi Jorge

Resta saber se foi Jorge Jesus que "pediu" expecificamente Emerson e/ou Capdevilla, mas não me parece que tenha sido essa a sua vontade. Dado o timming de contratação dos dois defesas, acho que foram mais uma especie de "remendos" por parte da direcção, que propriamente um desejo do treinador.
Na presente temporada, temos o caso do Ola Jonh, que claramente foi observado e pedido pelo treinador, precisamente para uma posição onde nem era extritamente necessario contratar jogadores.
Pelo andar da carruagem, esta época devemos ter que "gramar" com outro defesa esquerdo arranjado á ultima da hora, porque ainda não há fumo branco nessa posição e já estamos em plena pré-temporada. Com isto tudo já lá vão uns bons 7 meses desde que "encontraram o problema" mas continuam sem o resolver...não estivessemos nós em Portugal e não fossem os dirigentes TUGAS.

Quanto a Capdevilla não tenho

Quanto a Capdevilla não tenho dúvidas que lhe foi "oferecido" contra sua vontade. Mas, no entanto, a base do problema é a mesma. No Benfica, este ano, há dinheiro para tudo, menos para reforçar este sector do terreno, que é, provavelmente, o mais debilitado do plantel. Se as apostas em Melgarejo e Luisinho derem certo, Jesus safa-se de outra maré de contestação. Agora, se tudo correr mal...

Até fico aliviado por não

Até fico aliviado por não termos contratado o Ansaldi e o Rojo, porque jogadores provenientes do campeonato russo não me agradam nada (lá não fazem controlos anti-doping e vários jogadores valem-se disso para aumentar o rendimento, depois mudam de campeonato e não valem metade do rendimento). De todos os nomes, o melhor ainda seria o Taiwo ou o Ziegler, mas venha um deles ou não, nesta altura (ainda vem a tempo) mas já é tarde.
Em vez de o Jesus ter adaptado o Melgarejo a defesa, podia muito bem ter abdicado da contrataçao do Ola John (e respectivo dinheiro), e usado o paraguaio como extremo, aí já vimos que ele é bom jogador, e assim perdemos um bom extremo para apostar num defesa.
O Luisinho pode ser muito bom, mas não tem estaleca para jogos da champion. Falta-lhe muita experiência internacional, daí que um defesa "rodado" fosse melhor aposta (do Melgarejo nem se fala).
A menos que o Benfica comece a época e "abdique" totalmente de competições europeias, focando-se apenas no campeonato...assim já acho que nem precisamos de mais defesas nem mais jogadores sequer!

Dolce far niente

AGORA FÉRIAS.

Ainda só faz 15 dias que voltei da Ucránia, com um saltinho de dois dias a Varsóvia na Polónia porque têve mesmo que ser, e eis que lá vou eu de novo. Mas agora é férias mesmo. Aquilo foi mais uma ída ao futebol, ou se quizerem uma saída de rapazes, pois era eu e o meu filho e o meu sobrinho. Deu para divertir, conhecer o que não conhecia, apanhar uma caloraça e também umas chuvadas, ver uns jogos de futebol que até valeram a pena, e voltar com o melão do costume.

Mas agora a mulher exige e tem que ser. Como de há dois anos para cá vão ser 15 dias em Castro Laboreiro, em plena zona protegida da serra do Gerês. Ali nada entra, ou muito pouco. Daí que nem telemóvel, nem PC ou internet, e até nem TV pois a RTP1 nem aparece. Vai ser só mesmo uns livros, espreguiçadeira e uns mergulhos nas piscinas naturais do rio ( será que se pode chamar isso ) Laboreiro que serpenteia serra abaixo e passa mesmo á porta dos Moinhos do Poço Verde. Paz e sossego durante um bocado para retemperar a alma a partir de domingo.

Assim, para o pessoal porreiro que por aqui anda, e são muitos e de todas as cores, um até breve, fiquem bem, e divirtam-se.

Para o esterco putrido e fétido que também por aqui anda, e também são muitos, ou só um a meu ver, o desejo que se ferrem todos de inveja. Mas posso dar um conselho a esses: Coloquem-se em frente ao espelho e repitam mil vezes: " Ele não foi á Ucránia ": " Ele não vai de fèrias "; " Ele não foi á Ucránia " ; " Ele não vai de férias "; " Ele não foi á Ucránia "; " Ele não vai de férias ". Ao fim de mil vezes devem estar convencidos e ficam melhor. SE isso não acontecer então enforquem-se que não fazem mesmo falta nenhuma por aqui nem neste mundo. LOL.

Até breve.

Acho que te dás ...

... demasiada importância. Aposto que todos aqueles de quem tu apelidas de "esterco fétido", vão ficar satisfeitos por tu ires de férias e poupar a todos à fabricação de artigos em série para manter o 1º lugar no ranking do prestígio. Boas Férias e se possível não voltes ...

Cumprimentos

Querias?

Serviu-te a carapuça não é?

Estás com azar. Eu sou residente. LOL.

Ainda aqui andas?

Não adies mais a tua ida, vai-te e não voltes.

Por amor de DEus

Então a culpa é do treinador por a direcção não lhe dar um defesa esquerdo que ele anda a pedir há anos?
Que seja mais fácil culpá-lo a ele até aceito. Mas a culpa é toda do LFV que, por causa de trocos, ainda não contratou um só dos tantos que já foram falados. E até deixou ir para o Sporting um por causa de 500 mil euros. E o SCP até diz que anda teso.
Assim se não aparecer um defesa esquerdo que o JJ queira a culpa será sempre da direcção e nunca do treinador. O treinador só pode fazer omoletas com os ovos que lha dão e se a omoleta não prestar tem que se culpar quem compra os ovos e não a frigideira.

Será que o treinador do

Será que o treinador do Benfica anda a pedir um lateral-esquerdo há anos? Provavelmente, mas não creio que nunca tenha sido a sua prioridade. E em termos de contratações, Jorge Jesus não se pode, nunca, queixar da falta de dinheiro. Já foi investido muito, através dos seus pedidos para contratações (recordo Éder Luís, Kardec, etc...).
Neste caso, parece-me que este é um problema causado por ele.