A falta das equipas B | Relvado

A falta das equipas B

 

Tem-se assistido neste início de campeonato a um nº elevado de lesões no FC Porto. Por exº, para o jogo com o Sp.Braga o professor Jesualdo Ferreira tinha 8 (?) jogadores indisponíveis! Não será nestas alturas que surge um arrependimento por terem acabado com as equipas B? E se, porventura, se lesiona mais 1/2 ou o FCP é sobrecarregado com expulsões, "agarra-se aonde"? Não terá sido uma atitude precipitada a extinção das equipas B?

FC Porto:

Comentários [15]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

É normal...

...acabarem com as equipas "Bês", pois, não podiam subir de divisão... As equipas B acabaram por causa das organizações dos campeonatos, e pela regra do impedimento das Equipas B subirem para a Liga de Honra. Por mim, as equipas B não deveriam ter acabado, ms pronto....

3 divisao serie F

Ai esta uma equipa B

equipas B

qualquer equipa têm de estar preparada para esse tipo de situações e assim é uma forma de dar mais hipodeses aos jovens que jogam na equipa de juniores

No caso do meu clube...

No caso do meu clube - SPORTING C. PORTUGAL - que foi o primeiro a criar uma equipa B e o primeiro a acabar com a equipa B, sendo depois seguido, em ambos os casos, por outros clubes penso que se provou que, nos actuais moldes do futebol Português, não há necessidade de se ter uma equipa B. Quando se tem uma equipa a competir na II divisão e que está impedida de subir à Liga de Honra, isso tira a competitividade e ambição aos seus jovens jogadores. Sendo assim, o actual molde seguido pelo meu clube, parece-me o mais correcto e com melhores resultados e ainda por cima com menores custos. Dos jogadores que terminam os juniores é feita uma triagem e alguns (os com maior potencial demonstrado no imediato) são logo inseridos no plantel principal como Figo, Simão, H.Viana, Quaresma, Ronaldo, Nani e J.Moutinho, enquanto outros são emprestados a clubes de II Divisão/Liga Honra, podendo aqueles que mais se evidenciarem ter uma hipótese no plantel principal como é o caso de Carlos Martins (Campomaiorense/Académica), M.Veloso (Oliv.Moscavide) e Yannick Djaló (Casa Pia). Como se pode ver pelos resultados este é o melhor método e a equipa B não se justifica. Saudações Leoninas.

Re: No caso do meu clube...

Concordo contigo. Acho que muito melhor solução que as equipas B são os chamados clubes-satélite. Porém, não da forma como têm sido geridos. Os clubes-satélites tinham que ter staff aprovado pelo clube principal, tinham que ter uma mescla de jovens e jogadores experientes, e mais, tinham que poder usufruir (caso fosse possível) das mesmas instalações que o clube principal. Dessa forma, poderia-se treinar com as mesmas condições que o maior clube, poderia-se alcançar uma Liga mais competitiva (no caso, a Liga de Honra) e poderia-se treinar os jovens sempre próximos ao seu clube de origem, sendo que de vez em quando até teriam permissão para treinar no clube de origem. Penso que assim funciona tudo melhor, e acaba por ser mais proveitoso à formação. Eu acho também que o ponto mais crucial na formação reside no 2º ano de júnior, se for bom merece uma oportunidade desde esse ano, para evoluir mais o mais cedo possível. Portanto, não vejo tanta necessidade de uma equipa B. Se a equipa principal tiver problemas, recorre-se aos juniores!

Re: Re: No caso do meu clube...

o pior mesmo é ter equipas-satelite a jogar na mesma divisão do clube "pai". isso é que é grave e nem diz nada...

Re: No caso do meu clube...

Sim, esqueci-me desse pormenor de as equipas estarem impedidias de subir logo o "factor motivação" quase nem existia. Mas foi contra isso que, pelo menos, Pinto da Costa se insurgiu reclamando o direito das equipas B lutarem pela subida à Liga de Honra. E penso que mais ninguém o apoiou!

mas isto so acontece em Portugal

qualquer pais tem equipas B e as equipas B podem subir ate a divisao de honra so nao podem subir a 1ªdivisao mas em Portugal nem podiam subir a divisao de honra como tambem agora acabaram com as equipas B o real madrid B,barcelona B,Atletico Madrid B etc jogam todas na divisao de honra de espanha. Estamos em Portugal.

Não foi precipitado!

Não, não foi precipitado, até porque não acredito que mesmo que ainda existisse equipa B, o treinador da equipa principal fosse buscar elementos à formação secundária... E, mais: a equipa B era um investimento que se estava a tornar muito dispendioso e as despesas acumuladas foram precisamente o motivo da extinção!

Re: Não foi precipitado!

Sim, eu sei que as despesas eram imensas e sem retorno (pelo menos visível). Agora, na última Segunda-Feira, o Prof. Jesualdo só deixou de fora o 3º guarda-redes e o Tarik porque não havia mais ninguém! Não acreditas que o treinador olhasse para a equipa B na hora de pensar num substituto para o Cech? É que aquele Ezequias... Por exemplo, não podia ter posto o "Fucinhas" a jogar pela equipa B numa de adaptação à semelhança do que aconteceu com Anderson?

Re: Re: Não foi precipitado!

Talvez fosse proveitoso para esses casos em que é preciso dar ritmo a alguns novos jogadores mas eu penso que, para além das já mencionadas despesas, a motivação para atuar por uma equipa B de algum clube não é grande, mesmo para jogadores jovens é muito melhor que rodem em outras equipas, por vezes até de primeira divisão! No entanto, percebo o ponto de vista por ti apresentado. Cumps

Preso por ter cão e por não ter!

Se -eu falo mais do FC Porto porque é o tema do artigo- empresta os jogadores a clubes da I Liga também dá sempre problemas quando defronta essas equipas!

Re: Preso por ter cão e por não ter!

isso era antes... agora já não! Veja-se o exemplo de quando o Leiria veio ao Dragão e jogaram Paulo Machado, B. Vale e Ivanildo! Penso que as polémica como quando foi com Maciel e assim já terminaram! Vá lá...

Re: Re: Preso por ter cão e por não ter!

Por acaso muitos consideram a U. Leiria como o FC Porto B!

Re: Re: Preso por ter cão e por não ter!

Pois, mas eu fui obrigado a ouvir comentários de que se fosse contra o Benfica até se esfolavam e coisas assim! Preso por ter cão e por não ter!