Ronaldo recebe sexta segunda Bota de Ouro | Relvado

Ronaldo recebe sexta segunda Bota de Ouro

Craque português 'apanha' Eusébio e Fernando Gomes na lista de goleadores europeus.
 

Cristiano Ronaldo recebe esta sexta-feira a sua segunda Bota de Ouro, juntando-se aos compatriotas Eusébio e Fernando Gomes, depois de ter chegado a impensáveis 40 golos em 2010/2011.

Três anos após ter conquistado o troféu de rei dos goleadores dos campeonatos europeus, ao serviço do Manchester United, com 31 tentos, o internacional luso fez ainda melhor, batendo no Real Madrid os melhores registos da história da Liga espanhola, iniciada em 1928/29.

Com o pé direito, o esquerdo ou de cabeça, de livre direto, penalti ou bola corrida, o número 7 dos merengues foi o pior pesadelo dos guarda-redes, como demonstra a média de mais do que um tento por jogo.

Cristiano Ronaldo até ficou em branco em 16 jornadas, mas, nas restantes 18 em que participou contabilizou dois pokers, quatro hat-tricks, oito bis e ainda um tento em outros quatro embates.

Os seus números encheriam de orgulho o melhor dos pontas-de-lança, pelo que faltam palavras para classificar Cristiano Ronaldo, que, muitas vezes, joga como extremo e não é o jogador mais avançado da equipa.

Com tão imenso aproveitamento, Cristiano Ronaldo justifica a cada jogo o porquê dos 94 milhões de euros que o Real Madrid pagou ao Manchester United, transformando o português no mais caro jogador da história.

Nem começou bem...

O futebolista luso até nem começou bem, já que ficou em branco nas primeiras três jornadas, isto oficialmente, já que, na terceira, em San Sebastian, marcou de livre direto, a meias com Pepe, a quem foi creditado o golo.

A estreia oficial a marcar foi, assim, à quarta ronda, na receção ao Espanyol (3-0), para, da sexta à nona, conseguir três bis, intervalados pelo primeiro poker, na goleada por 6-1 ao Racing Santander (6-1).

Depois de dois jogos em branco, logrou um hat-trick face ao Athletic (5-1), mas falhou face ao Barcelona, na famosa manita sofrida pelos merengues (0-5), para voltar a marcar face a Valência (dois) e Saragoça (um).

Até ao final da primeira volta, não marcou face ao Sevilha e em Almeria, mas, pelo meio, bisou no reduto do Getafe (3-2) e triplicou frente ao Villarreal (4-2).

As primeiras seis jornadas da segunda volta não foram famosas, com apenas dois golos, à Real Sociedad (4-1), mas voltou a conseguir um hat-trick à 26.ª, face ao Málaga (7-0), ficando em branco nas quatro seguintes (só esteve 72 minutos em campo).

Voltou a marcar ao Athletic, em Bilbau (3-0), e em casa com o Barcelona (1-1), mas, não faturou, depois, em Valência e não participou na 34.ª ronda.

Então, ainda era Lionel Messi, o Bota de Ouro de 2009/2010, que liderava a tabela dos goleadores, em Espanha e na Europa, mas Ronaldo fechou La Liga em grande, com 11 golos nas últimas quatro rondas.

Um poker em Sevilha (6-2), um hat-trick na receção ao Getafe (4-0) e bis em Villarreal (3-1) e perante o Almeria (8-1) deram-lhe o primeiro “Pichichi” (o jornal A Marca dá-lhe 41 golos) e a segunda Bota de Ouro.

O jogador do Real Madrid, que bateu largamente o seu máximo em termos globais numa época (53 golos, contra os 42 de 2007/2008), superou os míticos 38 tentos de Zarra (Athletic), em 1950/51, e do mexicano Hugo Sanchez (Real Madrid), em 1989/90, que eram recordistas em Espanha.

Cristiano Ronaldo conseguiu, também, igualar o feito dos seus compatriotas Eusébio (43 golos em 1967/68 e 40 em 72/73) e Fernando Gomes (36 em 82/83 e 39 em 84/85), ambos também vencedores do prémio em duas ocasiões.

O argentino Hector Yazalde (Sporting), com 46 golos em 1972/73, e o brasileiro Mário Jardel, com 36 em 1998/99, ao serviço do FC Porto, e 42 em 2001/2002, pelos leões, foram os restantes jogadores do campeonato luso que venceram a Bota de Ouro.

O “top 5” de 2010/2011:

1. CRISTIANO RONALDO, POR (Real Madrid, Esp) 40 golos (80 pontos).

2. Lionel Messi, Arg (FC Barcelona, Esp) 31 (62).

3. Mario Gomes, Ale (Bayern Munique, Ale) 28 (56).

. Antonio Di Natali, Ita (Udinese, Ita) 28 (56).

5. Edison Cavani, Uru (Nápoles, Ita) 26 (52).

Internacional:

Comentários [5]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Absolutamente notável.... não

Absolutamente notável.... não há palavras para descrever este record...

mas os gomes e os eusebios

mas os gomes e os eusebios nem sabiam jogar à bola

Penso que o titulo está mal,

Penso que o titulo está mal, não será Bota de Ouro?

Lapso

É Bota de Ouro, claro, como está no texto. Obrigado pela correção.

40 golos

no campeonato espanhol... impressionante