Campeonato de Portugal: quem sobe à 2.ª Liga? | Relvado

Campeonato de Portugal: quem sobe à 2.ª Liga?

Emoções estão ao rubro no terceiro escalão nacional.
 
Campeonato de Portugal

Numa altura em que todas as atenções no futebol nacional estão viradas para a disputa do título, entre Benfica e FC Porto, o Relvado olha também para outras emoções, não menos interessantes. A fase de subida do Campeonato de Portugal está ao rubro, quando faltam disputar-se duas jornadas. Quem irá subir à 2.ª Liga?

Na Zona Norte, há quatro galos para dois poleiros: um de subida direta, outro que dá acesso ao play-off. UD Oliveirense, Marítimo B, Merelinense e Salgueiros estão separados por apenas três pontos, o que diz muito da competitividade deste escalão. A vantagem está do lado da equipa de Oliveira de Azeméis, que soma 24 pontos, mais dois que os madeirenses e a formação de Merelim e mais três que o conjunto portuense.

Curiosamente, na próxima jornada, os quatro candidatos jogam contra os quatro últimos da tabela, o que deverá adiar todas decisões para a derradeira ronda. A UD Oliveirense desloca-se ao terreno da AD Oliveirense, última classificada; o Marítimo B recebe o Lusitano de Vildemoinhos; o Merelinense acolhe o Gafanha; e o Salgueiros é anfitrião do Amarante.

Na última ronda, a de todas as decisões, há “jogo grande” em Oliveira de Azeméis, entre UD Oliveirense e Salgueiros. O Marítimo B joga em Amarante e o Merelinense vai a Vildemoinhos. A dúvida vai durar até ao fim – vai ser uma autêntica roleta!!

Na Zona Sul não há menos emoção. Quando também faltam duas jornadas, o Praiense, da Praia da Vitória, ilha Terceira, tem uma vantagem confortável mas ainda não pode festejar a subida. Com 24 pontos, tem mais três que o Real (de Massamá), mais quatro que o Farense e mais cinco que o Fátima, as outras três equipas que podem subir.

Na próxima ronda, o Praiense recebe o Fátima, num jogo que pode clarificar a classificação – ou complicá-la ainda mais. O Real vai a São Miguel, jogar com o Operário de Lagoa, último classificado, e o Farense desloca-se ao Sacavenense.

Na última jornada, Farense e Praiense defrontam-se no Algarve, num jogo que promete ser de grande intensidade. O Real joga em casa com o Sacavenense e o Fátima, um dia depois de receber o Papa Francisco, é anfitrião do Louletano.

Os play-off de apuramento disputam-se a duas mãos, a 27 de maio e 3 de junho. Os segundos classificados da Zona Norte e Sul vão medir forças com os 17.º e 18.º classificados da 2.ª Liga.

diversos:

Comentários