Está a haver união entre Benfica e FC Porto? | Relvado

Está a haver união entre Benfica e FC Porto?

Nova relação entre os rivais, ou um contexto passageiro chamado Sporting.
 
Tréguas entre rivais

Benfica e FC Porto. Rivais há décadas, por vezes com discursos fora do campo e com gestos dentro de campo mais "quentes". Mas esse cenário tem estado mais suave nos últimos tempos. Pelo menos parece. E até parece que há uma união, pelo menos parcial, entre os dois lados.

O primeiro sinal anormal foi protagonizado por Pinto da Costa, já há algum tempo. Quando as reuniões na Liga Portugal se sucederam, o presidente do FC Porto contou aos jornalistas que o seu clube e o Benfica estiveram de acordo e foram fundamentais, juntos, para a resolução de alguns problemas na entidade. Declarações raras. E confirmadas há poucos dias por Luís Filipe Vieira.

No entanto há uma exceção: ainda recentemente, o líder do FC Porto voltou a lançar algumas "bocas" ao vice-presidente da Luz, Rui Gomes da Silva, que continua a ser polémico e a não reunir consenso - mesmo entre seguidores do Benfica.

Na semana passada, nos dias seguintes ao famoso Sporting-FC Porto, vários comentadores ligados ao Benfica admitiram que os azuis e brancos foram prejudicados e juntaram-se aos rivais nos protestos e nas lamentações sobre aquele resultado. Em alguns programas quase se viu um dueto Benfica-FC Porto contra o representante do Sporting.

Os adeptos também se foram manifestando, pelas redes sociais. Muitos adeptos do Benfica também concordaram com seguidores do FC Porto. E um jovem adepto do Benfica escreveu uma carta pública, que foi muito "espalhada" e lida por milhares de pessoas, na qual defendia que o FC Porto merece respeito pelos títulos e pelo prestígio que conquistou nas últimas décadas. O Sporting não. Muitos benfiquistas concordaram.

Já nesta semana Luís Filipe Vieira falou sobre um encontro com Pinto da Costa. Contou que os presidentes de Benfica e FC Porto não têm problemas em cumprimentarem-se e em terem uma boa conversa. Até sorriram quando recordaram o passado, no tal encontro na Liga, dando a ideia de que há (ou pelo menos houve, naquele momento) um bom ambiente entre os dois.

Está mesmo a haver uma mudança, uma união, entre adeptos e responsáveis de Benfica e FC Porto?

Ou todos estes sinais são pouco significativos, dentro de um contexto passageiro chamado Sporting?

Benfica:

Comentários