Dias da Cunha: Valentim e Pinto da Costa são o Sistema | Relvado

Dias da Cunha: Valentim e Pinto da Costa são o Sistema

 

VERDADEIRO PODER É A ARBITRAGEM
O presidente dos leões refere-se aos jogos da primeira Volta contra Moreirense e Marítimo, alegando ainda que «o FC Porto foi beneficiado».
E para ilustrar os tentáculos do Sistema, Dias da Cunha conta um episódio alegadamente passado com um presidente da Superliga que terá revelado numa televisão que preferia que o Sporting fosse campeão e que terá depois disso sido ameaçado com futuras dificuldades na obtenção de jogadores emprestados.
Ainda no esmiuçar das tais relações de cumplicidade alegadamente existentes, Dias da Cunha prossegue constatando que o «verdadeiro poder no futebol é a arbitragem». Referindo-se à carreira dos homens do apito, o dirigente realça que «os senhores árbitros sabem que ser bem ou mal avaliado depende da observação que lhes seja feita» e como «quem designa observadores e juízes é o mesmo organismo», não será difícil encontrar os compadrios, segundo o presidente leonino.
Nesta perspectiva Dias da Cunha defende que a arbitragem deve sair da Liga de Clubes para ser dirigida por um organismo autónomo e nunca pela Federação. É que «o Sistema influencia também a Federação», alega.
Neste sentido frisa gostar da «enorme independência em relação aos clubes» de Scolari, realçando que «o Sistema estava habituado a pressionar o seleccionador».

HÁ CORRUPÇÃO E DINHEIROS SUJOS NO FUTEBOL
Considerando que «o futebol português não está sereno há muito tempo» e que as «guerras» não são apenas de agora, Dias da Cunha diz ainda que «há corrupção e dinheiros sujos» no domínio do desporto-rei. Dinheiros esses que «entram porque é permitida uma contabilidade criativa», alega o presidente do Sporting, notando de forma evasiva que os mesmos provêm do «imobiliário, [e de] concursos públicos para obras nas autarquias». Sem querer concretizar, o dirigente justifica que «o [seu] papel não é denunciar», mas desafia as autoridades sublinhando que as «suspeitas merecem investigação».
No âmbito desta área, Dias da Cunha frisa que o Sporting já apresentou uma proposta ao governo onde preconiza a criação de um Plano Nacional de Contabilidade para os clubes de modo a que «haja um padrão único, com definição exacta das realidades que estão por detrás do futebol». O líder leonino refere ainda que é importante que «as contas dos clubes [sejam] vistas por uma única entidade».

PINTO DA COSTA PODE SER ENCANTADOR
Voltando ao conflito recente entre FC Porto e Sporting o dirigente alega que as relações entre os dois clubes «não chegaram a ruptura nenhuma», e que houve antes uma ruptura com Pinto da Costa, sublinhando que «as pessoas julgam que são tudo e não são». Dias da Cunha distingue assim o clube portista e os seus simpatizantes e sócios do presidente das Antas. Em claro tom de animosidade para com o homólogo azul e branco, e apesar do sorriso sempre estampado no rosto, Dias da Cunha diz que Pinto da Costa «tem duas facetas: pode ser encantador e quando quer pode ser de uma dureza que ultrapassa os limites da boa educação».
No âmbito dos incidentes ocorridos após o Sporting-Porto da Jornada 20 o presidente leão assegura que o clube tem «todas» as provas do famigerado episódio da camisola rasgada, notando que «há imagens que sustentarão quer o processo disciplinar, quer o processo penal» movidos contra o treinador e o presidente do FC Porto. Relativamente às suas declarações em virtude da polémica dos bilhetes – acusou as autoridades de «baixarem as calças ao FC Porto -, Dias da Cunha constata que «não podia permitir que a cedência do Sporting à exigência dos responsáveis da segurança pudesse parecer uma cedência ao Senhor Jorge Nuno Pinto da Costa».

VERDADEIRAS COLECTIVIDADES NACIONAIS SÃO BENFICA E SPORTING
Na mesma entrevista o dirigente de Alvalade recusa a ideia de uma aliança em perspectiva com o Benfica e contra o Porto, frisando apenas que foi a morte de Miklos Fehér que motivou o enterrar do machado de guerra. «Não esquecer naquela hora divergências não está nos valores que cultivamos no Sporting», justifica o presidente.
Apesar disso, Dias da Cunha não enjeita uma crítica aos encarnados, mencionando o nome do clube da Luz quando concorda com a entrevistadora que o governo tem medo do futebol. Mas é notório que o ódio presente vai todo para o rival do norte, afiançando o líder leão que «as duas verdadeiras colectividades nacionais são o Benfica e o Sporting». O dirigente divulga ainda que, segundo um estudo efectuado pelo clube de Alvalade, os sócios encarnados estão muito longe dos seis milhões apregoados e que os leões têm um número aproximado de associados relativamente ao Benfica. Quanto ao FC Porto tem «muito menos» afiliados, alega.
Dias da Cunha revela-se por fim disposto a assistir ao Benfica-Porto na Luz, se para tal for convidado, e confessa que «desej[a] que o Benfica ganhe».

Primeira Página:

Comentários [65]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Off-topic

Alguém me sabe dizer se o sorteio para as meias-finais da Taça de Portugal é hoje? E a que horas, já agora? Obrigado.

Re:Off-topic

no site da fpf:

O sorteio está marcado para dia 19, às 15H00, na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Os jogos terão lugar a 17 de Março.

Re:Off-topic

Agradecido :)

Dias da Cunha...

Não cheguei a ver a entrevista toda de Dias da Cunha, cansei-me...por muito boa vontade que tivesse achei por bem desligar a Tv e dormir porque o meu sono era bem mais importante, no entanto ele focou alguns pontos que merecem ralce, uns bem e outros mal.

Acusar o Major e o PC não é nada de novo, todos os anos este discurso aparece de forma mais "encapotada" mas sempre com alusões aos dirigentes mais antigos, seguindo aquela conhecida premissa de que a antiguidade é um posto e que os mais antigos são aqueles que já conhecem as manhas e já dominam tudo. A essa premissa eu falo sobre uma outra, sobre aquela em que chegam novos "actores à cena" e arranjam maneira de querer dominar a "cena toda", isso também se sucede e honestamente a haver um "sistema" com toda a certeza os outros 2 maiores clubes nacionais não iriam ficar fora dele. Pelo menos em termos de força têm muito mais do que os restantes clubes, só pelas contas do estudo encomendado juntos eles são sensivelmente 70% da população portuguesa, e como eu até conheço muito boa gente que até nem gosta de futebol isso signfica que juntos devem ser portugal inteiro...
Isso leva-me a um outro ponto, em que bases se alicerça esta massa associativa?E acho que esta análise quase toda a gente se esquece de fazer este estudo da evolução dos adeptos dos clubes.
Não tenho números nem estudos e apenas me baseio no senso comum, que pode muito bem estar distorcido, por isso apenas digo que é a minha opinião e não invento que foi um "estudo encomendado".
Benfica e Sporting dominavam as massas associativas do país, o Porto apenas tinha adeptos nas zonas do Norte e mesmo aí adeptos Benfiquistas eram aos montes (ainda continuam a ser lol mas agora já não tantos em comparação ao antigamente), já o Sporting que tanto acusa o Porto de ser regionalista e de ser o Sporting um clube Nacional tem muito mais adeptos no Sul e no Norte nem por isso...se calhar o Nacional é só do Douro para baixo. Mas não era isto que queria falar, ao que me queria referir, é que ao contrário de Benfica e Sporting que têm vindo a perder adeptos, em termos percentuais, o POrto tem vindo a aumentar o seu prestígio e consequente número de fâs junto dos apreciadores de futebol.
Não temos a ousadia de dizer que somos mais do que o Benfica, ou que só temos menos 800000, sinceramente não sei quantas pessoas são adeptas do Porto, só sei que já somos muitas e que cada vez somos mais, e só não somos muitos mais porque o "antigo sistema" não o permitia e a bandeira do Estado e da Unidade Nacional era mais importante do que tudo, até do que a verdade.

Engraçado como o discurso do sistema aparece sistematicamente quando o Porto se perfila como principal candidato à conquista do ceptro nacional, já ano passado esse discurso foi mais uma vez "ensaiado" e só foi travado pela brilhante carreira do Porto, que fez muita gente ficar roxa de inveja e provavelmente quase a asfixiar-se com o veneno que teve de engolir para não ter de vir a público pedir desculpas por alarvidades que lhes passaram por aquelas cabecitas tontas.
Mais uma vez o discurso do sistema, agora com mais força pois se vê que muito dificilmente o Porto será travado, apesar de ainda não ser uma certeza matemática, a vitória Portista é muito provável, por isso há que preparar o terreno para mais uma vez denegrir as vitórias dos outros.
Já se esqueceram da vitória do Sporting no campeonato uns anos atrás? Em que no início do campeonato o Sporting estava de luto...mas depois foi campeão e aí não ouvi nada sobre o sistema, ou será que o luto seria apenas para os outros?

Ninguém é inocente para acreditar que não existem pressões, mas também ninguém pode ser ingénuo o suficiente para acreditar que essas pressões apenas vêm de um lado, e que apenas um lado "governa"!
Quanto muito existe uma "Trindade" no futebol e de certeza que Porto,Benfica e Sporting não estão de fora dela!
Ou então, desculpem lá a expressão, são MUITA BURROS, porque clubes desta dimensão que não sabem fazer valer o seu peso e que são dominados por clubes que consideram "inferiores" é porque não têm competência nenhuma, se afirmam que isto está viciado tanto Sporting e Benfica juntos têm mais do que poder para "endireitar" o que está mal.

Quanto às declarações do DC sobre a Contabilidade, e aí já entro mais na minha área, isso já é um assunto diferente.
1º Quero destacar que o DC falou em clubes e não em SADs, o que agora são coisas completamente diferentes. Se a contabilidade das SADs tem de ser vista por empresas exteriores que fazem auditorias às suas contas e por entidades públicas (se não tou em erro) porque estão cotadas quanto aos clubes muita "trafulhice" se passa, pelo menos há uns anos assim era.
Sei através de um prof. meu que chegou a fazer Contabilidade num clube que está agora na SuperLiga,mas que na altura estava na Honra,ou 2ª divisão não me recordo, e que o homem ficou lá uma semana e saiu!
Ele disse-nos,não exactamente o quê,mas só disse que aquilo tem coisas que ninguém imagina, que é um atropelo completo às normas contabilísticase e chamar aquilo de "contabilidade criativa" é criar um nome simpático.
Quanto às SADs duvido que tal aconteça pois o controlo é muito mais apertado, tal como duvido que aconteça aos 3 grandes tal coisa pois o risco de serem "apanhados" é muito maior, mas como já vimos antes se até se consegue documentos assinados do estado a comprovar coisas que não foram feitas ou pagas então já nem sei bem...

[[ ]]

Re:Dias da Cunha...

Quanto muito existe uma "Trindade" no futebol e de certeza que Porto,Benfica e Sporting não estão de fora dela!
Ou então, desculpem lá a expressão, são MUITA BURROS, porque clubes desta dimensão que não sabem fazer valer o seu peso e que são dominados por clubes que consideram "inferiores" é porque não têm competência nenhuma, se afirmam que isto está viciado tanto Sporting e Benfica juntos têm mais do que poder para "endireitar" o que está mal.

Quanto às declarações do DC sobre a Contabilidade, e aí já entro mais na minha área, isso já é um assunto diferente.
1º Quero destacar que o DC falou em clubes e não em SADs, o que agora são coisas completamente diferentes. Se a contabilidade das SADs tem de ser vista por empresas exteriores que fazem auditorias às suas contas e por entidades públicas (se não tou em erro) porque estão cotadas quanto aos clubes muita "trafulhice" se passa, pelo menos há uns anos assim era.
Sei através de um prof. meu que chegou a fazer Contabilidade num clube que está agora na SuperLiga,mas que na altura estava na Honra,ou 2ª divisão não me recordo, e que o homem ficou lá uma semana e saiu!
Ele disse-nos,não exactamente o quê,mas só disse que aquilo tem coisas que ninguém imagina, que é um atropelo completo às normas contabilísticase e chamar aquilo de "contabilidade criativa" é criar um nome simpático.
Quanto às SADs duvido que tal aconteça pois o controlo é muito mais apertado, tal como duvido que aconteça aos 3 grandes tal coisa pois o risco de serem "apanhados" é muito maior, mas como já vimos antes se até se consegue documentos assinados do estado a comprovar coisas que não foram feitas ou pagas então já nem sei bem...

[[ ]]

credibilidade

Ainda não puseram um colete de forças a este senhor??
Sempre que abre a boca é para dizer palermices!!
Que credibilidade tem alguem que foi benificiado nos dois ultimos jogos com o Benfica e o Porto com penaltis que não existiram para estar a falar disto??

Se estivessemos num país a serio, o ministerio publico ia-lhe bater á porta para o obrigar a dizer o que sabe e, se se confirmasse o que ele diz, prendesse o Valentim Loureiro, o Pinto da Costa e o Pimenta Machado...
Eu sou portista mas estaria lá a aplaudir...
A partir daí seriamos todos felizes porque não havia sistema e todos os clubes que perdessem deixariam de por as culpas nos arbitros e no "sistema" porque ele já não existia!!
Seria lindo!! O Sporting no fim do jogo do Porto dizer que só conseguiram empatar com um penalti que não existiu....
Multar o Silva por simular um panalty contra o Benfica por falta de desportivismo.
Suspender internamente o Beto por agredir adversarios, etc....

Re:credibilidade

e o deco por simular faltas..e mandar adversarios para a rua, e multar o mccarthy..e multar o senhor Pinto da Costa que tb só diz merda..e o mourinho e etc..

Re:credibilidade

Exactamente!! Expulsar o Deco por simular faltas!! Tambem concordo!! Acho um grande jogador mas eu gosto de ver futebol, não de artistas na arte de simular faltas.
Teriamos um futebol muito mais bonito.
Eu só falei dos jogadores do sporting porque, o Sporting está armado em santinho no meio disto tudo, coisa que não é nem sequer está perto!!

Re:credibilidade

que engraçado, mas foi precisamente isso que já aconteceu ao Porto, tanto o McCarthy como o Mourinho e PC já foram todos multados e o Deco até já foi castigado para não fazer jogos importantes, tás a ver como o sistema é "bom" para o Porto?
E o Liedson e o Silva e ao Beto o que lhes fizeram?

[[ ]]

Re:credibilidade

só para te corrigir..o Deco foi castigado por ter mandado a bota ao arbitro..não por simular a falta, o beto castigado? ele não fez nada, o outro é que lhe deu uma cotovelada!!

Re:credibilidade

o liedson nao agradiu ninguem nem mandou bocas ao arbitro....o silva tambem nao..e o beto foi castigado depis de dar uma cotevelada...qual e o problema?

Entrevista fraquinha...

Antes de mais ficou claro que Dias da Cunha não é político. O seu discurso não consegue atingir o brilhantismo, nem adesão das massas. Neste aspecto está muito aquém de Pinto da Costa... um verdadeiro animal político e um brilhante tribuno, talvez o melhor do país.

A entrevista foi fraquinha não pelo entrevistado mas pelo entrevistador, que revelou uma profunda falta de imaginação. As perguntas foram as mesmas de sempre, as respostas diferentes e reveladoras...ou talvez não.

Em relação ao dito "sistema", Dias da Cunha, identificou três caras:

- O Major (Pai)
- O João Loureiro (Filho)
- E o Pinto da Costa (Padrinho)

Na minha opinião faltou-lhe identificar uma quarta:

- Pimenta Machado. (O Padrinho II)

Todos estes nomes pertencem ao sistema. São velhos conhecidos que actuam como se de mafiosos se tratassem. Protegem-se uns aos outros, zangam-se de vez em quando, mas no fim são todos amigos...grandes irmãos!!!

Dias da Cunha disse o que todos pensamos, mas logo tentou retratar-se porque se lembrou do dia de amanhã, e o amanhã é hoje... saberá que o Major irá berrar em todas as rádios e televisões deste país, irá acenar-lhe com processos e outras mezinhas que se aplicam na liga...o filho, dirá que Dias da Cunha está gágá e que terá de provar em tribunal,caso de polícia, clamará ele...O padrinho dirá que não liga a esse senhor que já conheceu mas que já não conhece. Enfim tudo igual...

Uma coisa é certa, todos estes senhores são do tempo da outra senhora, minaram o futebol, estenderam os seus tentáculos à política e hoje são quase donos do Norte...Neste aspecto Pimenta Machado é o elo mais fraco, apenas deseja "comer" o que é seu e dos vitorianos. Ele berra, chora, mas não mama. Ou por outra, mama apenas o que os outros deixam mamar . Para o Pimenta basta a teta vitoriana, que lhe vai dando muito jeito...já agora como é que andam essas contas bancárias?

A máfia dirige e manobra nos bastidores da bola. Vale tudo!!! Agressões, pressões e perseguições...Árbitros, observadores, jogadores, políticos e dirigentes são os alvos preferidos. Quem não se lembra do famoso túnel das Antas, do saudoso guarda Abel, das famosas perseguições até ao auto-estrada...As viagens Cosmos, os quinhentinhos, os Guímaros, os Martins dos Santos e outros artistas...

Em relação à personalidade de Pinto da Costa, Dias da Cunha, não disse nada que não tivesse dito Manuel Damásio ou José Roquette... o padrinho tem duas personalidades distintas. Uma a de presidente do FCP, outra a de cidadão português.Em relação à de cidadão português e portuense, sabe-se que é homem nobre e generoso de sentimentos e de acções, um grande "dizeur" da mais bela poesia portuguesa.

Em relação à corrupção no futebol esta só pode ser banida se existir vontade política, o que não me parece, de todo, que exista. Os negócios do imobiliário favorecem todos:

- Dirigentes (Principalmente c/ negócios na construção civil, mas não só.)

- Clubes
- Autarcas
- Partidos
- Empresas de Construção Civil

Desta podridão só os cidadãos, que pagam os seus impostos, não lucram. Estes vêem dia para dia o património da sua cidade a ser delapidado, os recursos do seu país a serem subtraidos em nome de uns quantos, que estão ligados a partidos e políticos. Estes aproveitam-se da dimensão dos clubes para fazerem aquilo que bem entendem...

A corrupção no futebol só poderá acabar quando governos independentes, que não estejam colados a figuras e a clubes desportivos, se consciencializem que o país não pode girar em torno do futebol, existem coisas mais importantes, existem problemas mais urgentes que têm de ser resolvidos.

Concluo dizendo que foi uma entrevista fraca, onde pareceu-me que Dias da Cunha poderia ter revelado mais, se lhe fossem colocadas as perguntas correctas.

Nota: Divirto-me mais com os discursos e as entrevistas de PC.

Nota2: No nosso "Relvado" pude constatar que não existe derby como um Benfica/Sporting, elucidativo da grandeza dos maiores emblemas nacionais.

Re:Entrevista fraquinha...

Ora aqui esta um comentário de jeito!!!!

Plenamente de acordo

Re:Entrevista fraquinha...

Apenas para dizer que está cinco estrelas.

A minha pergunta:

Sera que o sistema, deixara o Dr. Dias da Cunha andar na rua em segurança, depois destas declaraçoes?

Adimo a coragem do Dias da Cunha

Não é fácil dizer o ke disse o DC.
Apesar de não estar de acordo ao k ele disse em relação a só o slb e o scp serem as únicas colectividades de Portugal (que demonstra um desrespeiro e um insulto para o Porto)e tb ao dizer k o Porto tinha muitos menos adeptos em Portugal, o k é pura mentira. Ao resto, axo k ele falou muito bem do k é o sistema e de kem o controla e por intermédio de quê(arbitragem).
Tenho dito.

Re:Adimo a coragem do Dias da Cunha

Pois é, acho que o nº de penaltys dos ultimos anos,assinalados a favor e contra dizem tudo...

Re:Adimo a coragem do Dias da Cunha

Ganhar um campeonato à custa de 17 penaltis de jardel é o sistema!!

declarações do dr.dias da cunha à rtp

A Deloitte & Touche num estudo global do futebol português encomendado pela LPFP e publicada nos jornais em 23-07-2003, na parte respeitando à preferência clubística dos adeptos portugueses chegou à seguinte conclusão: 38,8% dos adeptos inquiridos manifestaram preferência clubística pelo Benfica, 24,4% pelo Porto, 20,2% pelo Sporting e 16,6% por outros clubes (sondagem realizada em todo o território nacional e ilhas,aparecendo gráficos com a implantação de cada um em cada região).
O Dr.Dias da Cunha baseado numa sondagem de que não divulgou a origem diz que o Benfica tem pouco mais de 800.000 adeptos que o Sporting e que o F.C.Porto tem muito menos adeptos, mais diz que «as duas verdadeiras colectividades nacionais são o Benfica e o Sporting».
Esta última frase já não é nova, como dizia Goebbels uma mentira dita muitas vezes torna-se verdadeira para as massas!
 
             

Re:declarações do dr.dias da cunha à rtp

olha-me este!!! mas tu queres comparar os adeptos leoninos para os tripeiros..acredito tanto nessa sondagem como acredito na que o Dias da Cunha disse!!
A seguir ao enfica podes te a certeza que o clube com mais adeptos é o Sporting!!

Re:declarações do dr.dias da cunha à rtp

No dia em que alguem perceber que tripeiros são os HABITANTES DA CIDADE DO PORTO eu dou graças a deus...
Qto ao número de adeptos, que fez o estudo foi uma empresa de grande prestigio a nivel internacional, uma empresa estrangeira, ISENTA de clubismos e palermices regionais num pais que nao chega a 11 milhoes de pessoas.

Realmente...

Se existem empresas independentes são as Consultoras, lolol

Re:Realmente...

Sim...realmente os franceses estao preocupadissimos em roubar e serem parciais qdo fazem trabalhos em portugal, nao sabia que os franceses eram todos do sistema....peço desculpa...

ERRATA

Nao devia ter dito franceses mas sim: funcionarios de varias proveniencias mundiais.

Querem saber de quem estamos a falar?

http://www.deloitte.com

Eu sei do que estou a falar...

Até sei que esse estudo foi feito nos escritórios Portgueses.

Já agora a Deloitte Touche Tohmatsu é uma multinacional, com escritórios em Lisboa e Porto.

Re:declarações do dr.dias da cunha à rtp

Que pena já ter comentado, senão merecias mesmo um oportuno!

Re:declarações do dr.dias da cunha à rtp

Essa sondagem é publica? Está publicada na net?

gostaria de ver os "gráficos com a implantação de cada um em cada região" ...

Cumps

Re:declarações do dr.dias da cunha à rtp

É pública, saiu nos jornais. Não sei se está ou não disponível na net, mas sei que na altura se falou bastante disso.

+1 Oportuno

Estou é de momento sem pontos.

Se calhar a sondagem foi feita á porta do Alvalade XXI

Saudações

Re:+1 Oportuno

e no fim do jogo.