FC Porto goleia Nacional e fica a 11 pontos do Benfica | Relvado

FC Porto goleia Nacional e fica a 11 pontos do Benfica

O FC Porto derrotou o Nacional por 3-0 com dois golos de Hulk e outro de James Rodríguez e fica a 11
 

Incrível Hulk mais uma vez decisivo

Na partida antecipada da Jornada 20, os dragões venceram sem contestação a única equipa a conseguir derrotá-los nesta temporada. Depois do desaire de 1-2 na Taça da Liga, os pupilos de André Villas-Boas redimem-se com um triunfo de 3-0 sobre os madeirenses e mantém a invencibilidade no campeonato.

Hulk apontou mais dois golos, aos 4 e 33 minutos, somando já 19 tentos no topo dos melhores marcadores da Liga. O "Incrível" ofereceu ainda de calcanhar o 3-0 a James Rodríguez aos 45 minutos do encontro.

Cristian Rodríguez meteu mais uma vez a bola no fundo das redes do Nacional, mas o golo foi anulado, e Hulk e João Moutinho enviaram dois remates à trave do guarda-redes Bracalli.

"Foi domínio absoluto do FC Porto e zero oportunidade para o Nacional", analisa o treinador André Villas-Boas no fim do encontro.

Os três pontos amealhados somam à conta do FC Porto um total de 50 em 18 jogos do campeonato, mais 11 do que o Benfica que tem 39 pontos em 17 desafios. Villas-Boas trata contudo de desvalorizar os números, sustentando que "para se ganharem campeonatos, o talento e a energia são decisivos". "Esta vitória só tem significado se continuarmos a ganhar", alerta.

O Sporting é terceiro da Liga com 31 pontos em 17 jornadas disputadas.

Ficha de Jogo
FC Porto:

Comentários [34]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Que jogaço!

A equipa que está cansada, joga mal e só marca de penalti deu um festival de bola na 1ª parte que até deu pena do Nacional. Grande intensidade na pressão, grande velocidade na transição e magia na hora de decidir junto da área de Bracalli. Até na construção curta a partir do GR deu para dar festival, chegou a haver tik-tak na própria área e tudo. E se isso revela uma enorme confiança com a bola nos pés, a intensidade que o Porto impôs no jogo vem tranquilizar todos os portistas que andavam preocupados com algumas exibições menos excitantes. Este Porto, quando quer e quando está motivado, é uma máquina demolidora. Bem sei que é preciso jogar sempre assim até o resultado estar feito, mas esta capacidade que a equipa demonstra de se transcender faz-me sentir que estaremos sempre bem nos jogos decisivos.

Este Nacional não era propriamente decisivo, mas foi a única equipa que nos derrotou esta época e estes 3 pontos ganhos antecipadamente à jornada do Sporting-Benfica eram demasiado preciosos para os pôr sequer em risco. Por isso, a equipa encarou o jogo com a seriedade que se exigia e mostrou que está aí sempre pronta para o que der e vier. O que escreverá Sousa Tavares na próxima crónica?

Há pouco falei em tik-tak. Já disse que a organização estrutural deste Porto me faz lembrar o Barcelona, mas quando vejo a velocidade de execução e a forma como a equipa desenvolve o ataque a jogar a 1/2 toques é o Arsenal que me vem à cabeça. Não estou a querer comparar a qualidade das equipas ou a dimensão dos nomes dos jogadores, mas cada vez mais acho que este Porto tem muitas semelhanças com as duas formações que melhor futebol jogam no Mundo. Podem gozar, mas é o que vejo. E isto revela um extraordinário e metódico trabalho de Villas-Boas, que conseguiu imprimir uma identidade muito forte à equipa em tão curto espaço de tempo.

Sapunaru parece outro, Fernando esteve enorme (Guarin tem estado sublime, mas com o Polvo é outra coisa), Rafa parece começar a mostrar ao que veio (bom jogo do miúdo, cheio de confiança), Moutinho é aquela máquina infalível e Belluschi continua com a arte que Jesualdo não ousou experimentar. Depois, lá na frente, o ouro. O Incrível - jogador banal, que só marca de penalti e que dá mais jeito à equipa quando está suspenso na bancada - é um dos maiores fenómenos mundiais da actualidade. Poucos jogadores no Mundo apresentam rendimento tão elevado e em lado nenhum se encontra avançado com estas características. É simplesmente soberbo e ontem mostrou uma vez mais porque é que vai valer mais de 50M€ e porque é que anda meio Mundo atrás dele. Depois, James. O puto tem uns pezinhos que até assustam. 19 anos, genialidade no pé esquerdo (que golaço, fosse o Messi a fazer aquilo e corria Mundo) e uma maturidade fora do normal. A capacidade de decisão de James com esta idade está ao alcance de muito poucos dos que vi jogar até hoje, escrevam o que vos digo...

E acho que vou ficar por aqui, que já falei de mais. Este Porto sabe quando carregar no acelerador e sabe quando não é preciso jogar mais forte. Sabe gerir esforços e preservar resultados. É inteligente, astuto e malandro, o que só se pode ser quando a organização colectiva está muito bem oleada e as individualidades podem fazer a diferença. Vamos perder algumas vezes, como é óbvio, mas a equipa de Villas-Boas enche-me as medidas e isso, como muita gente dizia o ano passado, "me envaidece".

FORÇA PORTO!! RUMO À TRIPLETA!!

Abraço,
JC

Apenas uma nota sobre AVB...

...esta coisa de estar sempre a "disparar" contra inimigos internos,não lhe fica bem. Está a valorizar muito ,um artigo de um gajo,que está sempre a falar mal.

Ontem foi mais um cheirete,isso é que deve valorizar.

Abraço!!

tb acho absolutamente inútil e até..

...contraproducente responder a mst. Apenas servirá de pretexto para que ele volte a ter avb como alvo em futuras crónicas e inicie uma guerra desnecessária.

o avb tem apenas e só de se preocupar com os seus adversários e/ou com outros agentes do futebol. Agora perder tempo com o mestre da incoerência jornalística é que não.

Está a gastar energias...

...num assunto que pouco diz ao "mundo portista". MST tem a sua opinião,tudo bem,agora o mister do FC porto preocupado com isso?? Por amor de Deus....

1 Reparo,

e 1 reclamação!

O reparo é que, penso que o "sistema" de jogo do Barça é conhecido por tiki-taka, não és o primeiro a quem leio tik-tak.

Ainda sobre a capacidade de sair a jogar desde a área, acho ser essa a mais notável característica deste Porto, em que a posse de bola é primordial. Nota ainda para o desconforto que esse tipo de lances ainda provoca nas bancadas do Dragão, o pessoal ainda não está habituado.

A reclamação é que com um comentário destes, pouco fica para dizer... :(

Sim, é tiki-taka, mas como eu

Sim, é tiki-taka, mas como eu detesto a expressão, "aportugueso-a" para tik-tak. Acho que é o que a maioria das pessoas faz. Quanto à construção curta, tens toda a razão, mas o pessoal habitua-se. Claro que pode dar merda, como ontem o Maicon meteu a bola nos pés do Mateus, mas é um jogar que me agrada bastante e que transmite outra calma e confiança à equipa... Além de chamar o adversário para a frente e obrigá-lo a abrir. O comentário... tinha de dizer tudo! :)

Não gosto nada de

Não gosto nada de "aportuguesamentos", tira todo o sentido. Ainda para mais tik-tak são os rebuçados!

O nosso principal obstáculo a sair sempre com o bola controlada, são os centrais, qualquer um dos 3 (o Sereno se calhar nisso é espectacular...) é sofrível com a bola nos pés. Felizmente que as poucas bolas que se entregam ao adversário são rapidamente recuperadas, o Moutinho tem uma leitura de jogo muito boa. (olá Cold!)

O médio mais importante na

O médio mais importante na saída de bola, além do Fernando que baixa para a linha de centrais e permite a abertura dos laterais, é o Belluschi. Quase sempre é ele que aproveita o espaço para vir atrás dar sequência à construção. O Moutinho também o faz, mas é quase sempre Belluschi. Sereno?! Por favor... ;)

Coisa feia...

..o passe de M8 no segundo golo........lol.

Há coisas que não se fazem,

Há coisas que não se fazem, até o Rafa já começou a perder o respeito.

Ainda mais estranho é...

..porque parece(é o que dizem),M8 não tem visão de jogo.

Começo a ficar curioso..

..relativamente a essa crónica do mst. Que disse ele?

tenho a no emal se quiseres

para onde ta posso enviar?

ja encontrei ;)

Tens de procurar, não sei ao

Tens de procurar, não sei ao certo qual foi a crítica desta semana porque não há crónica em que ele não fale mal da equipa. Basta leres a frase em destaque que vem na capa do pasquim, sempre que ele escreve, para ficares logo com vontade de lhe foder as trombas. Deve querer agradar aos amigos do jornal...

O que achaste do varela?!

pá ando a ficar cada vez com menos paciência...o gajo irrita com tanta perda de bola e displicência.

Tenho dito aqui com

Tenho dito aqui com insistência, ainda ontem tinha essa conversa com o Curva. O Varela é uma fraude, é malandro, só corre quando quer. Não há dúvida que tem tudo para ser craque, óptimos pés, velocidade e faro de golo, mas só joga o que lhe apetece e quando lhe apetece. E depois destoa em jogos como o de ontem... A frente de ataque será James/Hulk/Falcão, Varela vai perder o lugar. Gosto muito dele, mas com aquela atitude não vai longe. Faz-me lembrar o Quaresma, só que o cigano tinha outros argumentos...

Ontem foi muito

"malandro" ou a bola chegava-lhe redondinha aos pés ou desistia do lance. Perdia a bola e não corria para a recuperar. Não gosto disso...
Do que me lembro o Quaresma no ínicio também tinha esse vício (vou picar o Cold e dizer "será escola do Sporting?") mas foi melhorando com o tempo e sim outros argumentos.
Mas arte, as substituições deverão ser efectuadas mais cedo em casos flagrantes como o de ontem, já é a segunda vez seguida Sr. AVB!

Ontem ainda tem desculpa, vem

Ontem ainda tem desculpa, vem de lesão é capaz de ainda não estar com o ritmo certo. Até porque há uma apatia mesmo nos lances de ataque, tem falhado na compreensão das combinações atacantes com os colegas.

Os vícios dos jogadores que vem de Alvalade é por demais conhecido, ainda bem que o Moutinho saiu a tempo... :D

Varela está sem força..

..sente falta do Maxi Pereira.

LOL

:)

Adenda...

O "mono" entrou muito bem ontem, mostrou que podemos contar com ele. E teve um lance engraçado: sofre penalti, ainda consegue manter o equilíbrio e fazer golo... mas o árbitro anula. Às vezes acontece.

Um comentário primeiro para o titulo deste artigo

Está errado. Deveria ser "FC Porto goleia Nacional e DEIXA Benfica a 11 pontos de distância".

Se quiserem acrescentar Benfica com menos um jogo, também não fica mal! :)

os 11 pontos são irrelevantes

Para mim só contabilizo 8. Aliás em situações desta penso que os 3 pontos da vitória só deveriam ser averbados precisamente no fds da respectiva jornada.

cumps

Era uma ideia

mas a verdade é que são mais 3 pontos que ninguém nos tira (estejam em banho maria ou não!).

E na respectiva jornada temos um Sporting-Benfica. :)

Grande AVB:

"Este FC Porto é assim tão mau, mesmo quando marca como nunca? Quantas mais críticas vai merecer esta equipa que venceu 29 jogos em 33? de que adeptos e de que escritores? Mas isto não é como começa, é como acaba, como diz o mestre,"

vitoria limpinha

Ide cuspir fel para os penaltys que o jesus solicitou.

Erro de Villas-Boas..

Se limpou o historial de amarelos a Belluschi porque não fez para Hélton e Hulk? O próximo jogo será em casa.

O Hulk bem tentou o amarelo,

O Hulk bem tentou o amarelo, eu se fosse árbitro mostrava cartão por excesso de velocidade ou por uso de talento excessivo. Mas o árbitro foi porreiro. Em todo o caso, não convém ficar sem os jogadores todos de uma vez...

os comentadeiros ate falaram..

...na possibilidade de ele levar vermelho mas não aconteceu.

Já agora, com quem é o próximo jogo?