1ª Liga: Nacional 1 FC Porto 1 | Relvado

1ª Liga: Nacional 1 FC Porto 1

Dragões desperdiçam oportunidade de ficar a um ponto do líder, que perdeu esta jornada.
 
Manuel Machado (jogo do Nacional)
cdnacional.pt

O FC Porto desperdiçou esta noite uma oportunidade de ouro para encurtar ainda mais a distância que o separa do líder. Os azuis e brancos não foram além do empate na Madeira em jogo da 26ª Jornada, o que deixa um sabor amargo depois de saber da derrota do Benfica em Vila do Conde.

Os dragões tiveram uma exibição uns furos abaixo das que vinham realizando, entraram em campo sabendo que podiam colar-se ao Benfica mas terão acusado alguma pressão e não conseguiram desenvolver o futebol de qualidade que vinham mostrando.

A primeira parte não teve grande intensidade e justificava-se um nulo, mas mesmo antes do arbitro apitar Tello abriu o livro. Executou um grande trabalho individual e inaugurou o marcador, num remate colocado a entrada da área após tirar dois adversários da frente. O Nacional consente o golo quando jogava com 10 jogadores em campo, à espera de substituição.

Na etapa complementar surgiu uma reação do Nacional, que começa quando Lopetegui tira Casemiro por Ruben Neves. O FC Porto começou a perder o meio campo e o Nacional a acercar-se mais da área azul e branca e acabaria por empatar por intermédio de Wagner (62').
Os dragões, com pouca frescura física, tiveram dificuldade em reagir as transições rapidas do Nacional mas seria o FC Porto a ficar perto do golo por Danilo, que aos 65' atirou ao poste. Pouco depois Aboubakar viu Gottardi negar-lhe o golo.

O FC Porto tentou mas não mostrou argumentos físicos para encostar o Nacional as cordas, apenas Quaresma ia desestabilizando a organização insular. Na frente sentia-se a falta de Jackson, e no meio do terreno Quintero foi uma nulidade. O colombiano realizou uma exibição muito apagada.

Já perto do final o FC Porto quase naufragava na ilha da Madeira quando Lucas João só tinha de encostar para o golo e atirou por cima da barra.

Apesar do empate, os azuis e brancos encurtaram a distância para 3 pontos, o que lhe permite ficar a depender de si só para ser campeão. Mas revelaram inesperadamente alguma incapacidade neste jogo, realizando uma exibição descolorida e insuficiente para apertar e pressionar mais o líder Benfica.

FC Porto:

Comentários [133]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

FC Porto

Jogamos q.b. na 1a parte, pensei que com o golo ao intervalo teríamos quebrado a resistência do Nacional. Não "matamos" o jogo no começo da 2ª parte e sofremos o golo do empate. Depois o Lopetegui demorou a fazer mexidas no 11, e mexeu mal com a entrada de quintero- que raio de panca de só se lembrar do quintero quando joga na Madeira...- quando um oliver torres teria sido muito mais lógico e teria galvanizado o Porto para conseguir os 3 pontos. Depois a questão Quaresma/Brahimi- Quaresma tem que jogar no jogos fora e ponto final. Brahimi ainda não tem o conhecimento/"manha" de ler o jogo adversário (em jogos nacionais) quando estes jogam em casa,especialmente num campo como a choupana. Quaresma devia ter começado o Jogo e provavelmente teríamos resolvido o jogo ou brahimi entraria e ai sim dado o "empurrão" necessário.

Nota Final- Volta Jackson e depressa, porque aboubakar ainda não está preparado para os jogos fora do porto quando a equipa tem que assumir o jogo.

Resumo- Não foi bom, mas também não foi tão "mau" como pintam, é verdade que devíamos ter ganho mas também é verdade que na última viagem á madeira podíamos ter saído de lá com 1 ponto e saímos de mãos a abanar. De positivo dependemos só de nós, mas temos que aproveitar o descanso e meter a cabeça no lugar.

#APAGÃO2015

Agradecer...

Aqui ao fóculporto. Nunca pensei que fossem borrar a pintura quando finalmente tiveram a oportunidade que esperavam do Benfica. Apesar do ponto ganho, estou em crer que esta conjugação de resultados desmoraliza mais o fcp que o Sport Lisboa e Benfica. Não vi o jogo, mas pelo que fui lendo o grandioso Golpe_Tegui esteve impecável.
Agora 4 jogos em Lisboa seguidos, 3 em casa, sempre em bons relvados, Gaitan de volta, imperioso não ceder 1 único ponto. Se tal acontecer temos o "títalo" à mão.

Da outra vez perderam

Da outra vez perderam oportunidade de serem campeões contra o Estoril...em casa.

E?

Em que é que isso colide minimamente com o que eu escrevi?
Dasse, analfabetos funcionais...

Dasse? Analfabetos? "Agora 4

Dasse? Analfabetos?

"Agora 4 jogos em Lisboa seguidos, 3 em casa, sempre em bons relvados, Gaitan de volta, imperioso não ceder 1 único ponto. Se tal acontecer temos o "títalo" à mão. "

Queres um desenho ou vais meter o tico e teco a funcionar?

King, ó King, mas tu

King, ó King, mas tu amadureceste essa ideia do...

"Agora 4 jogos em Lisboa seguidos, 3 em casa, sempre em bons relvados, Gaitan de volta, imperioso não ceder 1 único ponto. Se tal acontecer temos o "títalo" à mão. "

Nos primeiros, ou nos segundos nove meses de gestação??? Hohohohohoh...

"Agora 4 jogos em Lisboa

"Agora 4 jogos em Lisboa seguidos, 3 em casa, sempre em bons relvados, Gaitan de volta, imperioso não ceder 1 único ponto"

O jogo no Restelo será oficial ou amigavel? lol

Curiosidade académica, em que Jornada fazem a festa do título?

Em Agosto não...

É de certeza oh palerma.

Vá lá, não tenhas medo de

Vá lá, não tenhas medo de parecer palerma, afinal já tens esse reconhecimento publico volto a perguntar : O jogo no Restelo será oficial ou amigavel?

Repara...

Esses teus cometariozinhos patéticos, já a antecipar a preparação de (mais) uma desculpa para o caso de perderem este campeonato para o Benfica, agora com o jogo com o Belenenses, só reforça o meu comentário inicial, que esta conjugação de resultados vos desmoralizou mais que ao Benfica. Provavelmente não reparas mas só demonstras a tua estupidez... Que, em abono da verdade, não é tão grande como a do teu cãozito amestrado que gane por atenção, mas mesmo assim é colossal...

Palerma encartado, não vais

Palerma encartado, não vais saber responder, o Belem benfica é jogo oficial ou amigavel?...

Mas é curioso, revelas e de forma tão clara que estás "borrado", 5 jogos em casa, outro amigavel em Lisboa no Restelo, tres pontos de avanço e recebem o FC Porto na Luz, isso reforça o quê? "que esta conjugação de resultados vos desmoralizou mais que ao Benfica"!

Entendi, confiança é coisa que não tens na tua equipa! lol

Como vai Evora e o Spettus Bar?

Eheh...

Calma, não te descontroles... Já não estás a fazer sentido nenhum. Já só estás a escrever porque tens que responder e, como de costume, já só escreves baboseiras...

Ah e não te diminuas mais... O outro rapaz de Évora que eu saiba já cá não põe os cotos há uns tempos - pelo menos com o nick que tinha - mas ainda te causa pesadelos, está-se a ver. "Será que é ele? Será que não? Será que estou a levar um granda baile? Deixa-me lá atirar o barro à parede a ver se é ele" Eheh! És patético. Arranja um vida Joantes, a sério, dás pena.

Curioso, a minha pergunta, é

Curioso, a minha pergunta, é sempre respondida de igual forma, com um silêncio ensurdecedor:

o Belem benfica é jogo oficial ou amigavel?...

Silencio ensurdecedor...

Foi o que eu recebi quando te perguntei se já tinham recorrido dos 6 pontos que vos retiraram por corrupção.
O que eu julgava é que essa pergunta, de tão absurda que é, era apenas retórica, apenas para marcares o teu ponto de vista. Afinal não, o que prova que ainda és mais estúpido do que imaginei.

Já retiram sim, aliás, dizem

Já retiram sim, aliás, são referentes ao ano vintage de 2004, quando o Porto de Mourinho precisou da arbitragem para ganhar em Janeiro ao ultimo E Amadora no Dragão, e depois na Jornada 31 em Aveiro, com um empate a zero com o Beira Mar, e com o FC Porto virtualmente Campeao!

Sabes que é uma completa estupidez pedires aos Deuses o que consegues tão bem sózinho, és o verdadeiro autodidata da imbecilidade, isto é, és um imbecil por conta propria! lol

até vão pintar de vermelho as

até vão pintar de vermelho as cadeiras do Restelo...só para se sentirem em casa.

È isso é isso

acredita no pai natal...olha que as páscoas para o Jesus são fatais LOL #apagão2015

Eis a "prova dos nove", mas com "numaros"!

Vejamos os registos dos actuais candidatos ao título, em jogos oficiais realizados, vitórias, golos marcados, sofridos e afins.

FC Porto realizou 41 jogos oficiais:
26 Campeonato; 10 na Liga dos Campeões, 4 T Liga e 1 T Portugal:

29 vitórias, 9 empates e 3 derrotas, marcou 92 golos, e sofreu 22 golos!

benfica realizou 40 jogos oficiais esta temporada, assim divididos :
26 Campeonato, 6 L Campeões, 4 T Liga, 3 T Portugal e 1 Supertaça!

28 vitórias, 5 empates e 7 derrotas, marcou 83 golos e sofreu 24 golos!

Se pontuarmos esses jogos oficiais realizados por ambos, sendo que o FC Porto acumula 10 jogos na Champions, e o benfica apenas 6 partidas :

FC Porto 41 jogos junta 96 pontos e uma GA de 92-22, apenas 3 derrotas!

benfica 40 jogos junta 89 pontos (com um jogo a menos, atingiria os 92 pontos) e uma GA de 83-24, com 7 derrotas, JJ na temporada passada em 57 jogos oficiais com 15 jogos disputados na Europa, acumulou apenas 5 derrotas!

Será que o acumulado destes registos traduzirá alguma coisa? Provavelmente só o "autismo" não permitirá observar as evidencias!

BOI...já chega de tanta

BOI...já chega de tanta palermice, as estatísticas só servem comparações passadas e como tu vives no e do passado, para ti e para os teus compinchas, serve na perfeição.

Com toda a merda que acabaste de escrever, quantos campeonatos e liga dos campeões ganhaste este ano...BOI?

Nunca poderiamos perder pontos

neste jogo e desta maneira, nunca mesmo.....
Faltou-nos um Jorge Costa- não pelo golo sofrido ou jogo em si- mas pela garra e por fazê-los comer a relva...
tantos jogos à espera de um deslize e fazemos isto? Muito mau

Notas Breves

Era melhor ter ganho? em teoria sim, ficariamos a 1 ponto. mas na minha óptica- foi melhor empatar: reduzimos a desvantagem para depender-mos só de nós e ao mesmo tempo foi um "relembrar" ao plantel e ao treinador que têm que se esforçar mais , não digo a correr mais mas a pensar melhor. Curiosidades desse jogo- tal como contra o marítimo, o porto "sofre" pela entrada de quintero(tem que jogar mas é no dragão, fora só se for para marcar livres e cantos porque não dá para sair em jogada rápida) quando podia meter oliver. Tal como no jogo com o maritimo, foi uma jornada em que o benfica perde, só que nos barreiros podiamos ter perdido o campeonato, e na Choupana ficamos a depender de nós próprios.

Que falta faz jackson! Volta logo!

Ali Ghazal, Dou-te os

Ali Ghazal,

Dou-te os parabéns, fizeste um belo jogo!

Razões para o empate, a pressão de ganhar, mas também as “brumas” em que normalmente está envolta a Choupana, ora é a altitude e a humidade, ora são as reduzidas dimensões do relvado, não há desculpas, tinhamos de ganhar, e nem vinhamos de uma ressaca Europeia, e pouco fizemos para isso, mesmo na 1ª metade, em que estivemos semptre por cima, fizemos um jogo penoso, com muita perda de bola, sem alma e sem rasgo!

Aponto a duas razões, que já aludi em cima, a humidade da Madeira, mas tambem a altitude da Choupana, que sempre causa dificuldades a quem não está habituado, aliás, o Nacional é das equipas que menos derrotas acumula como visitado nas ultimas temporadas, se excluirmos os 3 Grandes!

Pressão: Bom, nesta segunda volta, já tinha acontecido Barreiros/Paços, todavia, nos Campeonatos com V Pereira disputados a palmo, tambem tal aconteceu, quando o benfica perdia pontos, nós acusamos a pressão com a ansiedade a condicionar, e recordo :
2011/12 eles empatavam a zero em Olhão, e o FC Porto empatava em Paços a um golo!

2012/13, eles empatavam a dois golos na Choupana, e á noite no Dragão, o FC Porto empatava com o ultimo Olhanense, com Bracali na baliza.

Sem procurar desculpas, porque o FC Porto tinha a obrigação de ganhar, e ganhar bem, até porque nem vinha de ressaca Europeia, factores que condicionaram :

1 Ansiedade pela pressão de ganhar, quando a equipa deveria jogar tranquila, e ganhando gerava uma reviravolta animica!

2 Jogar na Choupana, e com o relvado molhado choveu na Madeira!

Não concordo contigo, preferia estar a um ponto, a estar a tres. Aliás, a massa adepta adversaria, respirou de alivio após o nosso empate, e a pressão sobre a equipa que aconteceu em V Conde após o jogo, foi amainada. Desperdiçamos a oportunidade de colar, e causar a habitual "tremideira" a JJ, e sobretudo provocar uma "viragem animica"!

Mas ai reside a vantagem

Demos-lhes aquela "falsa" sensação de segurança que atraiçoa o JJ...Se eles dizem agora que vão continuar rumo ao título, que vão ter descanso e recuperar animicamente, nós vamos recuperar o Jackson. Além de que,quem sabe, o nacional não decida repetir a graçola na luz e ser estoril por um dia? senão temos o Viterbismo, condição estranha a JJ e para já imbatível- 3 vitórias e 2 empates salvo o erro.

Ganhar no sábado teria sido melhor por ficarmos a 1 ponto, sim, mas ganhar como jogamos é que seria mau. Podia convencer os jogadores do porto de desleixo e entrar numa de SLB e pensar que já estava ganho.

Garanto-te 2 coisas- o Porto vai subir de produção já contra o Estoril e dai para frente, especialmente com o regresso de jackson. O benfica vai perder mais pontos até ao jogo do porto, e não te espantes que o porto chegue á luz em 1º lugar...e saia de lá com os 3 pontos

Bem, Ali G,

essa do "até nem foi mau empatar" vinda de um adepto de um grande clube.... enfim.

Curiosidade: não percebi essa referência "Viterbismo". Podes dar uma explicação lexical? :)

Não gosto

de empates, mas vendo o jogo, e pensando que acima de tudo tinhamos que garantir que passavamos a depender só e nós e não querendo que a equipa caia em facilitismos. às vezes um bom puxão de orelhas nesta altura pode render mais vitórias a seguir do que uma vitória pobre.

Viterbo-treinador da académica, está de "vento em poupa" na sua "remada" triunfal rumo á estabilidade do meio da tabela. Começou com uma vitória importante fora de casa na amoreira, segue-se empate caseiro com o arouca(o único jogo que "podia" ter ganho de entre os 2 empates) segue-se nova vitória num campo dificil frente ao moreirense, vitória caseira frente ao nacional e empate na pedreira frente ao SC Braga, ou seja, demonstra capacidade de ser incomodativo em campos dificeís, onde não era nem de perto nem de longe favorito. A sua forma de ser, o tal "viterbismo" que resulta da paixão pela académica mesclado com o patente conhecimento do futebol português e a crença instalada nos jogadores, podem surpreender na luz, no minimo vender carissima a derrota e,quem sabe, sonhar com 1 ponto. Já o nacional vamos ver- se fosse para a semana acho que o benfica vencia, mas daqui a 2 semanas...

Ali Ghazal, De igual forma, o

Ali Ghazal,

De igual forma, o Viterbismo que aludes, até pode surpreender no Dragão, até jogamos com a Académica entre jogos com o B Munique :
15 Abril B Munique casa!
18 " Academica casa!
21 " B Munique fora!

Aliás, com a Académica a rotatividade será imperiosa, mexer em 6/7 peças!

O Porto

á luz do empate na Choupana, aumentará os niveís de concentração e com o regresso de jackson, o "poder de fogo do dragão" aumenta substancialmente. 2 semanas de paragem servirão para recuperar atletas, descomprimir e reunir as tropas para as batalhas que se avizinham.

Mantendo a senda vitoriosa na recepção ao Estoril e na deslocação ao Rio Ave, esse sim importante devido á sua data aquando da 1a mão no Dragão frente aos "bichos papões" bávaros.

Advogas uma rotatividade nessa visita ás caxinas ou apenas gestão do plantel consoante o desenrolar da partida?

Frente á académica dependerá do resultado obtido no 1º jogo com o Bayern, conseguindo uma vitória,preferencialmente 2-0 se a coisa correr de feição, podemos não rodar tanto frente á académica de modo a resolver o jogo nos primeiros 60 mins e depois sim fazer descansar 3 unidades importantes para a 2ª mão.

Taça da liga- Equipa B com hélton na baliza e já chega.

Depois meias finais da champions, derrubando o "grande bicho papão" alemão, 5/6 de maio e 12/13 de maio

Se tivermos na Final da

Se tivermos na Final da Lucilio joga a segunda equipa, e o JJ fará o mesmo!

Final marcada para sabado 25 de Abril, depois 29 jogo do Campeonato, o JJ nao vai correr riscos!

Meia Final da Champions, vamos com calma... O Sporting em 3/4 dias perdeu tudo em Fevereiro (tem a Taça), a prioridade é o Campeonato quanto a mim, a Champions não precisa de aditivos para motivar os atletas, se lá chegarmos, tudo bem, mas não tenho expectativas elevadas, a coisa está 25/75, eles são Alemaes, e competentes competitivamente, são só a melhor Equipa da Europa, aquela percentagem aumentava se fosse apenas um só jogo, é o meu lado racional a falar, e não o de adepto, mas convictamente te afirmo, se o FC Porto superar o B Munique, só pára em Berlim na Final!

"Advogas uma rotatividade

"Advogas uma rotatividade nessa visita ás caxinas ou apenas gestão do plantel consoante o desenrolar da partida?"

Relativa, não mais de 3/4 unidades, numa lateral, Evandro, um ala, e Aboubakar, se Martinez estiver disponivel. Os jogos anteriores a Champions são mt perigosos, porque a cabeça está já na Champions. O Rio Ave jogará com o Braga Meia Final da Taça 3/4 dias antes de receber o FC Porto, é uma vantagem para nós!

"2 semanas de paragem servirão para recuperar atletas, descomprimir e reunir as tropas para as batalhas que se avizinham..."

Cerca de 13/14 atletas estão nas Selecções, aliás, jogamos a 2 de Abril nos Barreiros, e esses atletas jogam a meio da semana pelas suas Selecções, nem imagino a equipa que vai aos Barreiros, não creio na B, temos de ir à Final da Lucilio, caso contrario a Jornada 30 da Luz passa para 25/26 Abril, com o conluio do Maritimo e guardanapo, pós Munique, e a nós interessa-nos jogar na Luz a 29 de Abril, com 8 dias pós Munique, e na Final de Coimbra, jogam as segundas linhas!

Para V Conde, o Martinez fará

Para V Conde, o Martinez fará as 5/6 semanas de paragem do problema muscular, e será poupado se jogar com o B Munique no Dragão.

Para V Conde 11 Abril : Helton, Danilo, Indy/Marcano e Angel; Casemiro, Herrera e Evandro; Aboubakar, Quaresma e Tello.

Indy será titular com o BM com a suspensão de Marcano, e precisa de ritmo. Pouparia em V Conde sem descaraterizar: Maicon, Alex, Oliver, Brahimi e Martinez se estiver disponivel!

Com a Académica no Dragão a 18 de Abril, sendo que jogamos a 15 com BM, e a 21 vamos a Munique, maior rotatividade, com este onze :

Helton, Ricardo, Marcano/D Reyes e Angel; Ruben, Evandro e Oliver; Aboubakar, Quaresma e Hernani, este onze de qualidade não ganha á Académica no Dragão?

Este é um "bitaite" de um mero "treinador de bancada", dar oportunidade aos que tem jogado menos, para eles provarem qualidade com ganas e sem descompressão da Champions, e proteger/poupar os mais utilizados!