Viva o Éder... | Relvado

Viva o Éder...

Por cada jogador que vem e demonstra ser uma mais-valia, chegam aos nossos clubes dúzias de "flops".
 
Éder (Sp. Braga) em conferência de imprensa
MIGUEL RIOPA/AFP/Getty Images

Jackson, Ola John , Rinaudo... são, sem dúvida, jogadores que trazem qualidade ao nosso futebol. O problema é que por cada um que vem e demonstra ser uma mais-valia chegam aos nossos clubes dúzias de "flops", alguns com pompa e circunstância e augúrios de ascenção meteórica, mas que nunca confirmam tais dotes, como Kléber, Arias, etc.

Chegam também outros que, embora tendo feito bons percursos noutras latitudes, já não reúnem as condições, devido a lesões crónicas e idades avançadas, para serem peças importantes em equipas de alta competição.

Enquanto isto acontece, vemos jogadores portugueses a terem grande sucesso noutros países - Rui Pedro e José Fonte, por exemplo - e até clubes que se destacam cada vez mais na Europa do futebol, como Cluj ou Apoel, fundamentados em jogadores lusos que em Portugal nunca tiveram possibilidade de evoluir ou até de iniciar carreira.

Nada me move contra os estrangeiros. Só lamento que que aconteçam paradoxos como estes...

Os maiores êxitos dos clubes nacionais a nível internacional foram conseguidos com plantéis de portugueses, complementados com dois ou três de outras nacionalidades, no caso do FCP de 1987, e até 100% lusos, como aconteceu com o SLB dos idos 1960's.

Até o SCP, clube formador por excelência, entrou recentemente em campo com apenas um português, Rui Patrício...

Urge alterar este estado de coisas, legislar de forma consciente, aproveitar os nossos valores... para que jogadores como Éder não representem a exceção e passem a ser regra...

Feliz Natal a Todos.

Benfica:

Comentários [3]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Muito bem,

Jeco II, mal posso esperar pelo Jeco III...... and so on !!!

Jeco...

"O Luso"