Vítor Pereira: uma questão de humildade | Relvado

Vítor Pereira: uma questão de humildade

Uma equipa que, desde o início de época, praticava um futebol muito abaixo do exigível para o seu es
 
Supertaça: FC Porto vs Guimarães (foto 15 - Vítor Pereira)
Lusa

Lembro-me bem de que, no primeiro artigo que eu escrevi para este site, o tema central era a minha incompreensão em relação ao facto de Pinto da Costa, após o mercado de Janeiro, ter decidido manter Vítor Pereira como treinador da equipa principal do Futebol Clube do Porto. A minha equipa praticava, na altura, um futebol de reduzida qualidade, um futebol praticamente inconsequente do ponto de vista ofensivo e finalizador, assim como o rendimento da equipa nas mais diversas competições, quer nacionais, quer internacionais, era baixíssimo, culminando em humilhantes eliminações da Taça de Portugal, Liga dos Campeões e Liga Europa.

Contudo, meses depois desse meu artigo, e ainda na época 2011/2012, a realidade do Futebol Clube do Porto mudou consideravelmente; uma equipa que, desde o início de época, praticava um futebol muito abaixo do exigível para o seu estatuto, começou a evidenciar outro nível futebolístico e outra maturidade em campo, mudanças que resultaram numa alteração da tabela classificativa e na conquista de um campeonato que, para alguns, estaria perdido. Ainda assim, mesmo no final de uma época em que o meu clube se tinha sagrado campeão, eu continuava a não estar convencido de que Vítor Pereira era o treinador indicado para a minha equipa.

Hoje, a minha opinião é a de que, de facto, Vítor Pereira não estava à altura do clube que orientava. Na altura. Todavia, presentemente, talvez assim já não o seja. O futebol de excelente qualidade que o Futebol Clube do Porto pratica atualmente, o rigor tático que o FC Porto apresenta em campo, inclusivamente nos jogos mais exigentes, a gestão meticulosa do plantel a que assistimos nos dias de hoje no FC Porto e o nítido estudo dos adversários e da sua forma de jogar a que esta equipa técnica procede, nitidamente, pela forma como o Porto anula os mecanismos desses mesmos adversários levou-me à seguinte conclusão: Vítor Pereira não era um treinador à altura do FC Porto, mas o seu carácter tornou-o um treinador que consegue fazer o clube do Norte cumprir com os objetivos que lhe são exigidos pelos adeptos e direção.

Vítor Pereira soube corrigir, sem vergonha ou arrogância, os erros do passado. Soube voltar atrás onde errou, reconhecer o erro e retificá-lo, abandonando escolhas táticas que se demonstraram ineficazes ou inconsequentes, não continuando a colocar determinados jogadores em certas posições ou sequer em campo, entre outros fatores. A humildade de Vítor Pereira, fazendo com que este não hesitasse em não insistir em métodos e opções que ele achava corretas e adequadas, mas que a prática demonstrou que não o eram, fez com que Vítor Pereira se tornasse, hoje, um treinador competente e que confere aos adeptos pouco ou nada pelo que contestar.

O atual treinador do FCP é um exemplo de que como a experiência e a prática, combinadas com a capacidade de se fazer uma crítica objetiva ao próprio trabalho, podem resultar em mudanças profundas na maneira de estar e agir de um profissional. Para melhor, muito melhor.

FC Porto:

Comentários [8]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

2 resultados menos conseguidos

e estás aqui a pedir a cabeça dele :)

VP foi a opção mas lógica na

VP foi a opção mas lógica na altura e creio que o ano passado não fez melhor porques estava a ser queimado pelso jogadores e nó adeptos tb não fomos muito compreensivos. é smepre mais fácil despedir o treniador que o s jogadores... menos com Pinto da Costa. quis segrar um treinador em que acreditava e fê-lo contra a grande maioria dos adeptos.e fez bem. apesar de a época não ter sdo muito bem coneguido principalmente a nível exibicional, fomos campeões. e parece que ganhamos um treinador para os próximos anos se tudo correr bem. continuo a achar que VP ercebe muito de futebol mas nem sempre consegue transmitir a sua mesagem quer a adeptos quer a jogadores. mas que está muito melhor isso ninguém o pode negar.

cresceu muito e como dizes aprendeu com os erros. aliás já na época passada se podia verificar isso. tomava opções que não resultavam e não as repetia muito mais vezes para peceber que estava errado. espero que continue a crescer e a mudar para melhor. mas que não mude o seu caacter e a sua manera de ser, pois foi isso que o levou onde está hoje.

cumps

Não te esqueças de um pormenor

Os jogadores afastados em Janeiro, em que todos iziam que iamos ficar sem meio-campo e postas do género.

O afastamento de Bellushi, Alvaro Pereira e Rolando, ou vendidos ou encostados, foi o que safou Vitor Pereira e isso teve mão do Pinto da Costa. Ele viu que havia vedetas a querer encostar o treinador e optou.

E até nesses casos Vitor

E até nesses casos Vitor Pereira teve o mérito de não temer afastar jogadores que já tinham o seu espaço praticamente assegurado no onze da equipa, conseguindo afastá-los e evitar que um mau ambiente generalizado no balneário se criasse.

Exactamente

Ainda hoje o Rolando deu uma entrevista a criticar o FCP e o Vitor, vai acabar a carreira na bancada.

omaiorcádosítio

Se eu fosse como você, rude e mal-educado, poderia cair na tentação de insultá-lo gratuitamente sem qualquer motivo, como você fez. Mas como não sou do seu nível, apenas convido-o a não fazer comentários desse género em tópicos de artigos escritos por mim.

O Cara-de-Apalermado : uma questão de humildade???

POIS!!!

P.S. - E porque nãon os Xistralhados e demais abençados que o Flatulento a Pilhas tem AMESTRADOS. Só MERDA e sempre BIMBA por sinal.

Só eu sei...

Porque o Zbording vai beber orangina. Preocupa te como o teu clube de merda que para o ano vai para a segunda liga. Que raio de acéfalo, sempre a mesma conversa.