Vítor Pereira merece continuar? | Relvado

Vítor Pereira merece continuar?

Para mim será sempre um mau treinador e jamais poderá estar à altura de ser o líder do FC Porto!
 
Vítor Pereira preocupado, conferência de imprensa
Lusa

Sub-repticiamente, creio que com um empurrãozinho de Pinto da Costa, vou lendo em órgãos de informação mais próximos da SAD portista, nomeadamente em "O Jogo", alguns escritos que pretendem ir preparando os sócios para a continuidade de Vítor Pereira.

Basicamente a argumentação é simples: ele ganhou o campeonato e não é justo mandar embora um treinador que tenha conseguido o maior objetivo da temporada e que Vítor Pereira mudou. O próprio até já veio dizer que para o ano será melhor! Sinceramente, não acredito em nada disso!

Claro que o Porto, neste final de temporada, é melhor que aquele que foi perder a Barcelos, pois tem maior confiança e vem de resultados positivos, mas é uma mudança consistente?

Vítor Pereira introduziu algumas modificações no futebol jogado pela nossa formação, alterações essas que, a meu ver, pioraram a qualidade de jogo e tornaram a equipa menos agressiva e menos competitiva. A equipa, na época passada, jogava em 4-3-3 recuando, quando a defender, para 4-1-4-1 e abrindo-se no ataque. Pressionava os adversários no seu meio campo tentando conquistar a posse da bola rapidamente. Era uma formação sem medo dos adversários e que, mesmo na Europa, partia para cima deles desfazendo-os! Conquistou assim a admiração internacional (não posso esquecer os títulos dos jornais espanhóis depois de vencer o Villareal por 5-1 que pensavam iria ganhar a Liga Europa) e os seus jogadores foram muito valorizados.

Mas veio Vítor Pereira e o Porto passou a jogar com dois médios defensivos lado a lado, com Moutinho a recuar para o lado de Fernando ainda que cabendo a este compensar, como de costume, as subidas de outros jogadores. Inverteu assim o triângulo de médios e passou a defender mais atrás. Os adversários passaram a ter mais espaço para avançar sem serem incomodados até porque, geralmente, a nossa equipa não faz qualquer pressão. Também no ataque a mudança se fez sentir já que com André Villas-Boas o Porto atacava com dois extremos abertos que alargavam a frente de ataque, ainda que entrassem muitas vezes em diagonais. Com VP o Porto passou a jogar apenas com um extremo e por vezes sem nenhum.

James passou a jogar pelo meio e até Varela chegou a pisar esses terrenos. Hulk, ainda que tendo tendência para abrir o jogo na ala, também tinha instruções para ir da ala para o meio e, em muitos jogos via-se a nossa formação com demasiados jogadores no meio que se atrapalhavam e com a equipa adversária a ter apenas de se preocupar com o centro do terreno, já que as alas ficavam apenas para os laterais, sendo que estes se revelaram sempre incapazes de fazer tudo sozinhos, como seria de esperar. Muitos passes, (ainda contra o Sporting numa jogada contei 24 sem sair da zona de meio campo), mas não saber o que fazer com a bola foi uma das características mais marcantes deste nosso Porto de VP.

Se o grande defeito do ano passado era entrar nos jogos demasiado devagar, este ano esse defeito refinou-se. As primeiras partes foram quase sempre para esquecer e, nos jogos internacionais, isso foi mesmo fatal! Uma lentidão de processos que, mesmo em Portugal, perante equipas que apenas queriam defender e não queriam ameaçar a nossa, foi causando mossa e fazendo perder pontos. Tudo isto se viu, de forma bem evidente, com o Sporting mostrando que Vítor Pereira não muda!

Falta falar da gestão do plantel apenas para dizer que ela, este ano, simplesmente não existiu! Manteve as mesmas escolhas do princípio ao fim, apenas tirando da equipa Rolando e Álvaro Pereira, não por estes jogarem de forma desastrada desde o início da temporada, mas porque mostraram o seu desagrado quando foram substituídos! Então aí não mais entraram e Palito nem voltou a ser convocado.

Poderia falar de outros factos como a não utilização de Iturbe, mas nem vale a pena. Vítor Pereira será sempre um mau treinador e jamais poderá estar à altura de ser o líder do FC Porto! Se ficar para a próxima temporada espera-nos mais futebol para adormecer e mais maus resultados! Pela minha parte, a decisão está tomada: se ficar não renovo o meu cativo que mantenho há muitos anos para ajudar o clube apesar de ir poucas vezes ao estádio!

FC Porto:

Comentários [50]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O Presidente acha que sim. Eu

O Presidente acha que sim. Eu acho que o Presidente tem razão.

Lembrem-se que o Mourinho era

Lembrem-se que o Mourinho era o tradutor, e o AVB era o adjunto do tradutor!

LEITURA

LEITURA OBRIGATÓRIA!!!

http://www.ojogo.pt/28-131/artigo984715.asp

Leiam tudo para que nao restem duvidas, e agora digam-me como é possível fazer bem as coisas se nao há vontade?!

Eu sou contra a permanência de VP

Começo pelo fim, para mim, VP não tem qualidade para ser treinador do FCP.

Eu reconheço e respeito VP pelo trabalho que foi realizado que culminou no 26º título de Campeão nacional.

VP teve que ultrapassar uma série de obstáculos:
- Assumiu o cargo a 1 semana do início da pré-época;
- Teve um grupo de jogadores que com a saída de AVB ficou com a cabeça fora do FCP - originando problemas no balneário;
- A SAD do FCP falhou redondamente na questão do PL.

Estes factos condicionaram em muito a época do FCP.Contudo, estes factos não justificam TUDO.

Não justificam uma época de futebol medíocre ou simplesmente suficiente,
Não justificam a estagnação no desenvolvimento dos jogadores do plantel.
Não justificam escolhas tácticas medíocres.

Estes defeitos da equipa de futebol derivam de incapacidades de VP nos seguintes campos:
- Fraca liderança;
- Fraca capacidade de comunicar para o interior e exterior do clube;
- Fraca capacidade de desenvolver jogadores.

Estas lacunas do treinador levaram que o futebol do FCP este ano nunca tivesse demonstrado a qualidade dos últimos anos.
O FCP actualmente um estilo de jogo previsível, jogado a baixa velocidade e por isso, mega dependente de HULK. HULK resolveu inúmeros jogos que o colectivo da equipa de futebol não conseguia resolver..

Outro facto, e que tirando Maicon (que já vinha numa trajectória de crescimento), este ano, não vi um jogador do FCP a melhorar significativamente em termos individuais. Ora, dependendo o FCP da capacidade do clube valorizar jogadores para os conseguir vender a um valor acrescido, esta lacuna de VP pode minar toda a estratégia do FCP.

Pelos factos apresentados, sou contra a permanência de VP no cargo de treinador do FCP.

VP é um treinador novo e julgo que uns anos num clube de média dimensão, pode ajudar a desenvolver algumas das suas lacunas individuais. daqui a uns anos, com maior experiência, pode vir a ser um interessante treinador..

Contudo, PC tem todos os factos na mão, espero que tome uma boa decisão.

P.S. Em termos humanos VP teve sempre um bom comportamento e é um grande portistas, mas se estes factores contribuíssem para determinar a pessoa para o cargo de treinador, tínhamos que considerar muitos sócios do FCP..

Ao menos fomentas a tua

Ao menos fomentas a tua opinião e não te baseias no básico...a equipa jogou mal, mas eu só vou pedir-te para pensares nestes casos.
1º - A táctica sempre foi a mesma...4-3-3, e só mudou em 2 jogos quando jogou em 4-2-3-1 para colocar o Lucho a nº10 por causa da sua falta de resistência normal na idade.
2º- Quando um jogador quer sair o que faz? Joga mal, faz birra, certo?
3º- A falta de disciplina, é falso. Ele se castigasse os jogadores por falta de profissionalismo QUE ELE TANTO SE FARTOU DE PEDIR NAS CONFERÊNCIAS, passava de treinador mole para ditador e aí ninguém mais o respeitava.
4º- Nunca vi um clube a lutar para não descer e a colocar "jovens promessas". O Porto a lutar para ser campeão numa luta renhida a 3, não se faz experiências. Aposta-se nos que dão garantias. Vou tirar o Hulk para por o Iturbe? Poupem-me a imbecilidades.
5º Porra...PAREM PARA PENSAR! Um jogador não desaprende a jogar de um dia para o outro? O equipa do ano passado era praticamente a equipa deste ano. Só mudou o avançado, e o problema que vimos este ano, não era o ataque, era mais a defesa e o meio-campo que dormiam com a bola (tirando o Moutinho). Se o treinador usa a mesma táctica, coloca os mesmos jogadores e enfrenta os mesmos adversários, não é pelo treinador ser mais firme ou menos firme que a equipa vai ter uma mudança de comportamento tão drástica!
Na minha antiga empresa, eu sempre trabalhei da mesma forma. Bem. O patrão mudou, e eu continuei a trabalhar bem, mesmo que a filosofia da empresa tenha mudado. Houve uma altura em que desanimei...ambicionava mais. Falei com o meu patrão e ele disse-me que mais valia sair para não trabalhar mal. Foi o que fiz. Esperei pelo fim de contrato e saí. Mas tenho que admitir que trabalhei mal em alguns dias.

O que eu vejo em geral, é que no inicio ninguém acreditava que o Porto ia ser campeão e criticavam o treinador por isso. O Porto é campeão e dão mérito aos jogadores. Certamente ficavam contentes se o Porto jogasse bem e perdêssemos o campeonato.

Ia-me esquecer da "falta de coragem" do VP. Não sei o que vocês chamam ao que ele enfrentou vindo dos adeptos. Ele foi insultado do piorio! Poucos treinadores não pediam a demissão naquela altura. Pouquíssimos!

VP deve ser substituido

Lápis vermelho,

1º - "A táctica sempre foi a mesma...4-3-3, e só mudou em 2 jogos quando jogou em 4-2-3-1 para colocar o Lucho a nº10 por causa da sua falta de resistência normal na idade."

A tática foi quase sempre a mesma, concordo. O problema é a dinâmica de jogo. Jogo lento ou praticamente parado, tinhamos um PL totalmente diferente de Falcão e a equipa não se adaptou minimamente, a lateral jogava um central, as substituições foram muitas vezes demasiados más, etc..
Conclusão, demasiados erros para este nível.

2- "Quando um jogador quer sair o que faz? Joga mal, faz birra, certo?"

Os jogadores andaram a fazer birra todos os jogos até agora??
Obviamente que o problema existiu mas não é justificativo de TODA uma época.
Por exemplo, Alvaro e Rolando poderiam ter tido uma banho de humildade muito mais cedo.. Mas VP deixoua situação manter-se durante meses e meses..

3º- "A falta de disciplina, é falso. Ele se castigasse os jogadores por falta de profissionalismo QUE ELE TANTO SE FARTOU DE PEDIR NAS CONFERÊNCIAS, passava de treinador mole para ditador e aí ninguém mais o respeitava."

Falso?? Porque entrou Paulinho? Eu digo-te, fazer parte do trabalho de VP.

4º- "Nunca vi um clube a lutar para não descer e a colocar "jovens promessas". O Porto a lutar para ser campeão numa luta renhida a 3, não se faz experiências. Aposta-se nos que dão garantias. Vou tirar o Hulk para por o Iturbe? Poupem-me a imbecilidades."

Bem, poupa-me a expressões tipo " Poupem-me a imbecilidades". Agradecia a manutenção do nível e deixa-te de frases tipo bacocas.
Quanto ao assunto, a filosofia do FCP e a sua estretégia financeira obriga ao desenvolvimento dos jogadores e lançamento de jogadores jovens. E a questão tem duas partes, desenvolvimento individual dos jogadores, e tirando Maicon, nada vi..
Quanto aos jogadores jovens, obviamente mantendo a estrututa. Exemplo da péssima gestão de VP: contra o SCP, com o campeonato ganho, nem assim assistimos á convocatória de jogadores jovens..

5º "Porra...PAREM PARA PENSAR!"

Se a equipa dormia, a culpa era de VP. Ou VP não é o treinador do FCP????? Afinal quem manda, o treinador ou os jogadores?? O FCP é uma equipa profissional, ou amadores??

Ser treinador não é somente ter conhecimento de indole técnico-tática, é orbigatória ter outras valências de competências e VP tem graves lacunas ainda.

VP deve ser substituido.

Quer dizer, reclamas por ele

Quer dizer, reclamas por ele ter colocado o Maicin a lateral, mas criticas ele ter deixado em campo os que nao se esforçavam! Santa paciência...o mal dos novos portistas, é que nao estao habituados a perder...

A ti e a qualquer outro portista que quer colocar o VP na Cruz, É OBRIGATORIO que leiam a entrevista ao Fernando no jornal OJogo de hoje! VAI CALAR MUITOS!

Continuas errado..

"A ti e a qualquer outro portista que quer colocar o VP na Cruz, É OBRIGATORIO que leiam a entrevista ao Fernando no jornal OJogo de hoje! VAI CALAR MUITOS!"

Conclusão, tipo o jogo FCP- Académica ,realizado em março, em que fizemos o primeiro remate á baliza adversária aos 37 min, é justificado pelo que aconteceu em Agosto??

A teoria não justifica TODA a fraca época do FCP.

Os jogadores queriam passar a fase de grupos da LC e foi o que se viu..

Os jogadores queriam passar o City, e foi o que se viu..

A tua teoria justifica somente uma parte da época não toda..

VP não soube e nem sabe potenciar os jogadores e tem problema de liderança, comunicação e motivação..

Infelizmente é esta a verdade..

.

olha lá e não achas que se

olha lá e não achas que se uma equipa anda meio ano a jogar mal, é difícil de um momento para o outro jogar bem? Já reparaste que só te trocas todo? Primeiro criticas que ele não tira quem joga mal, depois criticas por ter apostado no Maicon....

Querias que apostasse em jovens? O Djalma é quê? É velho? Para que é que se contrataou o Djalma? Já reparaste com quantos extremos o Porto iniciou a época? James, Varela, Hulk, Djalma, CRodriguez e Iturbe. Agora põe-te na posição dele, a lutar para não falhar, e ter que escolher no máximo 4 dos 6 extremos disponíveis para levar para jogo. No inicio do campeonato ias deixar o Varela e o Cebola de fora? O James ou o Hulk?

Vocês revoltem-se como quiserem. Felizmente temos alguém na Presidência que sabe mais do que todos, e ele vai escolher. Os restantes limitam-se a escrever crónicas na net e se não gostarem deixam de ir ao estádio...se não bastarem, deixem de ser portistas. Já disse aqui mais do que uma vez. Um clube é dirigido de dentro para fora. Eu também não gostava do Jesualdo, mas agora sei reconhecer QUE TEVE MUITA IMPORTÂNCIA NO ACTUAL PORTO! 1º porque introduziu esta táctica actual, cimentou-a, criou mecanismos para que os mais novos entrem e saibam o que têm que fazer. 2º porque disciplinou e ensinou vários jogadores...foi ele que fez explodir atletas como Lucho, B.Alves, Hulk, Lisandro, Falcao, Meireles, Fernando, P. Assunção, Fucile, Cissokho e Anderson.

Dizer que "Os jogadores queriam passar o City, e foi o que se viu.." é de uma superficialidade que vou-te contar. Á uma porque o City não é uma equipa qualquer e depois, porque perdemos injustamente nas 2 mãos. O 1º golo que sofremos em Manchester não é culpa do treinador...é prova provada que muitos jogadores não entravam concentrados nos jogos!

Vou-te dizer que no inicio também não gostava do VP, mas depois de ver as péssimas exibições que fizemos em alguns jogos, parei para reflectir e cheguei á conclusão que o que via, era jogadores que não corriam apenas e só. Ficavam todos á espera que a bola fosse ter com eles e o Moutinho era a única formiguinha a correr dum lado para o outro.

Vou-te dar outro exemplo, e com este, espero que aprendas de vez. Tu dizes que AVB é grande treinador, certo? O que é que os jogadores do Chelsea lhe fizeram? A diferença, é que no Porto, não se despede treinadores á toa, muito menos os vencedores, e no Chelsea é mais barato despedir o treinador mais caro da história do futebol do que rescindir com um jogador. O Porto para o ano vai ter muito sangue novo, com ganas de ganhar....Alex Sandro, Danilo, James, Moutinho, Fernando, Maicon, Mangala...são exemplos de que o que aí vem vai ser bom...porque vê-se a entrega deles dentro do campo....já os Varelas, Palitos, Rolandos,...esses comigo tinham guia de marcha. Sempre na paz...palmadinha nas costas...obrigado e venham os €€€.

Precisas urgentemente de te acalmar..

Deves estar com um problema qualquer:
- Colocas palavras na minha boca que não disse;
- Armaste em maior portista que os restantes por estes terem opiniões diferentes da tua;
- Armaste em defensor do clube, face a outros portistas???

Ainda não percebeste que sou tão portista, como tu??

Por isso refrea os ânimos e acalma-te..

E quanto ao resto, deixa acabar o campeonato e vamos ver o que vai suceder..

Tiveste 1 ano inteiro a dizer

Tiveste 1 ano inteiro a dizer mal do treinador. Tu e muitos mais portistas, mas não vi nenhum lenço branco no Dragão....nem grafites nas paredes.

Mentes outra vez..

Realmente deves estar com um problema. Diz-me em outrubro, onde eu pedia a saída de VP?

Aguardo o envio dos link com esses meus supostos comentários.

P.S- Não viste e não percebeste porquê??
Porque os portistas apesar de poderem ter opiniões diferentes sabem quando a exprimir..

sabes..tenho memória de

sabes..tenho memória de elefante, e detesto que me tentem tratar como um cão. Não vou andar á procura de comentários nenhuns porque sei perfeitamente a opinião relativamente a vários assuntos, de quase toda a gente que "pára" neste site! Tendo em conta que as pessoas são sérias quando opinam.

memória fraca, então..

Pois, factos é que népias..

Para mandar bocas e tentar denegrir os outros, és extremamente rápido, para o contrário.. não tens tempo!!!

Por isso, poupa-me a sermões.

Fica sabendo que defendi a escolha do nosso presidente durante meses (entre julho e Novembro).

E olha, houve as declarações de hoje do nosso presidente e sê mais humilde, pois sou adepto, sócio, com lugar anual do nosso clube, desde muito novo.

caro dragão13

como já deixei a minha opinião num outro artigo, não me vou alongar muito. já disse que para mim o VP ia de vela como se costuma dizer, fundamentalmente pelo futebol que colocou a equipa a praticar que não é do meu agradado, como não era o do jesualdo por exemplo.

mas uma coisa lhe garanto, tenho para mim como dado adquirido que este treinador não sai. vejo muitos portistas já convencidos, portanto não havendo muita pressão dos sócios creio que o presidente não vai mudar. e portanto também compreendo a decisão de não renovar o cativo, eu próprio este ano deixei de ir ao estádio depois do jogo com o shaktar, que vi muita gente satisfeita mas para mim foi do piores jogos que vi no dragão.o facto que me tirou do sério foi ver a nossa equipa a jogar com mais um, o shaktar já nem saía da entrada da área e o nós só jogavamos pelo meio, parecia que tinhamos 3 pontas de lança. isso para mim não faz sentido nenhum e acho que foi por aí que o nosso futebol começou a ficar tão mau.

mas repare numa coisa, para mim o melhor jogo deste ano foi contra o barça. porque os jogadores tinham uma grande vontade de ganhar. por isso é que compreendo as opiniões de muitos portistas que consideram que VP não teve condições para fazer melhor. em parte também acho isso. mas como diz e muito bem, o nosso futebol dá sono.

ps:há pessoal por aqui que nem merece que se gaste tempo com resposta

Qual é a parte que ainda não

Qual é a parte que ainda não percebeste?

Ainda não reparaste que haviam muitos jogadores que no inicio da época estava contrariados? Em que parte da época futebolística se disputam as competições europeias? Não é no inicio da época?

Quando os jogadores não correm, a culpa é do treinador? Em parte é, mas ele se metesse no banco os que não corriam no inicio da época, tinha de chamar os juniores. Vou-te relembrar que Fucile, Rolando, Alvaro Pereira, Fernando, Belluschi, Guarin e Hulk pareciam autênticos zombies em alguns jogos. Kléber entrou sob pressão e andamos vários meses a jogar sem lateral direito.

Quando se pede uma mudança na estrutura da equipa e não se avaliam estes pormenores, não achas que estás a ser irresponsável?

Eu entendi e tu?

Devo-te dizer que não gostei da forma do teu comentário! É mal educado e pouco inteligente, mas enfim!
Vou tentar explicar-.te e espero que faças algum esforço para perceberes, não para concordar mas para entender!
Tento pensar pela minha cabeça e perceber o que se passa em vez de embracar em conversas que não me convencem e que são úteis para deitar areia para os olhos dos adeptos.
A história de que os jogadores queriam sair é uma conversa da carochinha! Na verdade até posso aceitar que Álvaro Pereira estivesse triste por não ter ido para o Chelsea, mas os outros nem propostas tiveram! E que ganhavam em não jogar? Apenas desvalorizarem-se e não ter propostas no fim do ano! Também me parece evidente que os jogadores estavam mal preparados e não conseguiam correr como deviam por culpa de quem tinha de os treinar!
Dos que falas, o Fucile apenas fez a continuidade do que já vinha a fazer anteriormente, o Rolando jogou (mal) a época toda e vem agora dizer que não quer sair do Porto, só tendo saído depois de demonstrar o seu desagrado por o treinador o tirar, o Álvaro Pereira teve uma época miserável mas só saiu da equipa depois de ter mostrado o mesmo tipo de desagrado; o Fernando entrou mal esteve pronto e foi logo tirar o lugar ao Souza que tinha sido o melhor do Porto na Supertaça Europeia e o Hulk foi o abono de família da equipa e bem podemos agradecer-lhe! Belluschi e Guarin doram embora em Janeiro mas não jogaram muito!
A Champions foi jogada não no início da temporada mas ate Dezembro! Os resultados foram sempre maus e a culpa é de quem? Mas a Taça de Portugal foi resolvida bem depois e não gosto nada de ver o meu clube humilhado daquela maneira! Também na Liga Europa o Porto foi fazer uma triste figura perante uma equipa que, na eliminatória seguinte foi afasada pelo... Sporting! Da Taça da Liga nem falemos e ficamos com a Liga porque, graças a Deus, o Jorge Jesus fez asneira e delapidou uma vantagem apreciável!
A tua apreciação do treinador é tua! Nunca vi ninguém chamar-lhe ambicioso (não o mostrou!), com coragem, com raça ou disciplinador porque foram atributos que nunca mostrou! Como queres que seja disciplinador um treinador que precisa que o Presidente vá ao balneário fazer os sermões aos jogadores?
Vítor Pereira até pode servir para esta ligazinha de trazer por casa, mas definitivamente, nao serve para um clube com ambições euripeias como eu quero o FC Porto!
Por mim, estou disposto a arriscar que venha um ainda pior, até porque será dificl! Mas acho que é preciso ter muito cuidado porque um treinador mau pode estragar uma equipa como se viu com V.P,!
A diferença, se calhar entre nós, é que tu ficas satisfeito com um Porto pequenino para consumo interno que vai lutar com Sporting, Benfica e Braga pela nossa Liga e eu quero um Porto a dar cartas na Europa e a sedimentar o prestigio que criou! E isso não se faz com Vítor Pereira!

Mas afinal pediste a opinião

Mas afinal pediste a opinião ou apenas usaste o artigo para fazer uma apreciação negativa ao treinador?

Detesto aquele adepto que só olha de cima e não tenta perceber o porquê das coisas. Vais-me desculpar mas esta época ou ouvi assobios ao Hulk no Dragão na 1ª metade da época. Deves-te lembrar que ele disse que pintou o cabelo do loiro para ver se mudava a nível psicológico. Se admites que Fucile, Rolando, Palito, Fernando jogaram mal, já são 4 de 5 que jogam na defesa. Mais o Guarin e o Belluschi que andavam irritadiços e o Hulk e o Varela que não acertavam uma, não achas que já é muita gente a jogar mal e inconformada no plantel? O que é que um ex-adjunto podia fazer? Ele também tem consciência (e ele próprio admitiu) que a função dele era "não desvalorizar o que tenho em mãos!". Ora, toda a gente sabe que um jogador no banco ou castigado, não valoriza, certo?

Quanto á champions, vou-te lembrar do Co Adriaanse, que tinha uma equipa super atacante. Defendia em 3-4-3 e atacava em 3-3-4. Era tudo muito bonito, futebol muito corrido, puro ataque e tal, mas na verdade fomos campeões com apenas 54 golos marcados e 16 sofridos, e na champions fomos de vela em ultimo lugar.

O Porto jogou mal este ano é certo, mas foi por falta de sangue novo. Vê lá o que Janko e Lucho vieram fazer ao plantel. Lucho veio adicionar tranquilidade ao meio campo e Janko veio trazer uma referência no ataque. Isto pôs a equipa a jogar melhor.

Não se pode avaliar um treinador por algo que não é dele. Esta equipa não é dele e com o tempo foi moldando e filtrando o plantel de acordo com o que ele acha que é melhor para o clube.

Para a próxima época eu contava indiscutivelmente com Helton, Danilo, Maicon, Mangala, Otamendi, Alex Sandro, Fernando, Moutinho, Defour, Lucho, James, Djalma, Iturbe, Hulk, Kléber e Janko, os restantes são para reciclar. Claro que conto com o Hulk mas sei que vai ser difícil ele ficar.

Mudar por mudar não é ser razoável, é birra.

A questão que se coloca, é.

A questão que se coloca, é. Vai-se despedir um treinador jovem, ambicioso, campeão, com raça, portista, com coragem, humilde e disciplinador para contratar um desconhecido?

Quem me garante que esse suposto treinador substituto fará melhor? E se for pior? E se colocar a equipa a jogar melhor mas a perder jogos?

Sempre ouvi dizer que "em equipa que ganha, não se mexe!" e "mais vale um pássaro na mão do que 2 a voar!"

Já agora...o dragão13 deve-se lembrar da discussão sobre o mesmo tema que tivemos no 1/3 da época...parece que tinha razão. O Porto a jogar q.b. foi campeão.

cumprimentos

PS- Há gente neste site, que é mesmo doente mental e sem coerência nenhuma. Num dia criticam e ameaçam de morte o Domingos, depois dizem que ele é inocente, depois a culpa é dos árbitros, depois são os dirigentes que são maus....enfim. Quem muito fala, pouco acerta.

Vitor Pereira

O futebol apresentado n foi de qualidade, muitas oscilações, problemas de balneário devido a jogadores com vontade de sair; os números no entanto dizem isto: pode terminar o campeonato com apenas uma derrota(aquele roubo em barcelos) com um plantel q n foi ele q planeou...acho q merece continuar até para tirar as teimas, pq agora sem a pressão de conseguir vencer pela primeira vez...

custa muito a ti o quê

a nós é que nos custa , até vós sabem que não foi por o treinaDOR E JOGADORES QUE FORAM CAMPEÕES ,,,,,,,, É POR ISSO QUE TE CUSTA , sabes que foi o campeonato mais bem pago que um clube podia ter pago para o titulo ser seu ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,---------------- DOMINGOS PODE-SE TER CONDENADO FACE AO CLUBE DO SEU CORAÇÃO , MAS DISSE A VERDADE , POR ISSO AINDA ESTOU MAIS REVOLTADO POR O MEU CLUBE O TER DESPEDIDO ,,,,,,,,,,,,, ---------------- CUSTA A TI MAS AOS SPORTINGUISTAS CUSTA AINDA MAIS TANTA MENTIRA JUNTA ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, SOU DE PÁZ MAS VOU DEDICARA O RESTO DA MINHA VIDA A COMBATER CORRUPTOS ,,,,,, É TEMPO DE OUTRO TEMPO

pois meu caro

ainda ontem se viu um dos arbitros vendidos pelo porto a "roubar" mais um titulo...isso é muito redutor pricipalmente para quem ja treinou miudos...domingos falou do leiria, do sporting, do benfica e do porto...não sei onde sustenta no domingos essas teses absurdas depois de o despedirem...se vai dedicar a sua vida a combater corruptos, acha que os que mais influenciam a sociedade são os do futebol? e os corrompidos professores que destroem geração atrás de geração? e os corrompidos funcionarios que empancam o desenvolvimento do país? o corrompido cidaddão que se preocupa com tudo menos com o que é importante?

Não sejas imbecil!

Não gosto de perder a paciência, mas realmente o que tu dizes faz perder a paciência a um santo!
O que me custa é jogar mal, o que me custa é pensar que temos de ser um clube da Europa, que pensa a outro nível que vocês não entendem, e andar para trás com este pobre Vítor Pereira!
O campeonato foi ganho com toda a justiça! Não porque tenhamos sido muito bons, como aconteceu no ano passado em que acabamos a 20 pontos do segundo, mas apenas porque fomos menos maus!
De resto, aconselho-te a não dizeres disparates mas, se tiveres vontade de os dizer, pelo menos não ponhas na minha boca afirmações que não fiz nem penso!
Não deixa de ser engraçado ver alguns sportinguistas, que na altura protestavam contra o mau jogo da equipa, mas que agora, por força de lhes dizerem e dos hábitos que têm, só falar dos árbitros e atribuir-lhes toda a culpa das suas frustrações!
O que tu fazes da tua vida só a ti diz respeito e nem tão pouco me interessa! Mas se te queres dedicar á lutra contra a corrupção, dou-te um conselho: antes de começares a luta, trata de saberes bem o que fazes e trata de arranjar provas da corrupção contra que dizes lutar. É que o D. Quijote de La Mancha lutou contra moinhos de vento em que pensava ver outras coisas! E talvez queiras (nada como começar por casa!) esclarecer a história do chinês que nunca foi investigada e que cheira a léguas a corrupção!
Passa bem!

Corrupção é só no Norte.

Corrupção é só no Norte. Felizmente que na capital os BPN´s, os gajos que fogem ao fisco, os membros da PJ e todos aqueles bancários no geral são uns santos. Colocar a PJ a trabalhar para mim é ilegal? Claro que não. Quem paga é o povinho...e o povo do Norte não conta.

ó possivel filho meu

então não te agradou a resposta aos possiveis corruptos do norte e ladrões

isto é digno de se vêr

em resposta a este srº , que vem aqui cagar bitatos , mas como caga tão mál que os seus sapatos são uma vergonha , tu vê lá de onde sairam os banqueiros de lisboa ,, depois váis ver como o belmiro é rico , sendo empregado de um banqueiro do porto , como o salavador caetano é os amorim , e as fugas dos impostos do vinho do douro , onde todos são milionários mas o povo continua na maior miséria ,
1º --http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Oliveira_e_Costa
2º rouba a sonae
http://pt.wikipedia.org/wiki/Belmiro_de_Azevedo
3º o 6º mais rico de portugal no tempo de lucro guarda
depois
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=546085&tm=8&layout=122&visu...
4º de onde é o bpi bcp-- vái lá ver

o chinês é invenção do português que estudou para padre

que eu saiba , quem tem a montra cheia de t´aças é o clube do português , que se formou no bem roubar , começou a sociédade com o belmiro no banco do infeliz até que a sonae modou de mãos , depois foi vender tintas e vernizes ,, passando para fogões , agora oferece casa á filha no valor de 800.000 € coisa de melionário , mas tu pensa que todos que andam aqui são ignorantes , vái entrar uma organização em foncionamento para espiara todos os bens dos árbitros , depois vamos vêr se o curropto do pinto da costa pagou ou não

dedicado a mpedroso

sinceramente não concordo muito com as análises feitas, mais do que juntar 2 medios defensivos, arriscou um sistema de 2 medios centros subidos com um distribuidor de jogo, que descompensou muito no inicio da epoca e deixava a defesa muito desgarduada...depois há que ter em conta o ataque cerrado de que foi alvo no inicio do ano, que mesmo com o recorde de golos marcados nas primeiras jornadas, melhor defesa, foi massacrado até se sentir a instabilidade do jogo do porto. na minha opinião foi um treinador que soube crescer com o porto e no porto, a europa sem ponta de lança seria sempre uma miragem como foi, muita produ~ção de jogo sem ninguem para meter as bolas...de resto o porto acabou consistente, em franca melhoria e sem dar hipotese aos rivais directos...pelo que se compreende que a continuidade seja um ponderável. penso que o maior inimigo de vitor pereira foi a comunicação social, e os proprios jogadores mais antigos que falharam no respeito, pela camisola e pelo treinador. Quanto a propria gestão de pinto da costa, mesmo sendo ano de europeu, o ter mandado todos os portugueses para rodar, como beto, sereno, emidifo rafael, ruben micael, até a saida de pedro emanuel foram factores a ter em conta que não ajudaram vitor pereira a segurar a influencia da critica e dos media dentro do balneario...saneados todos esses problemas, onde a eliminação da taça em coimbra representou o "bater no fundo" dos jogadores, onde nem me lembro de ver um porto tão desligado...após isso notou-se a melhoria...pelo que a continuidade me parece o mais lógico...

É claro que tenho de discordar!

Não concordas com as minhas análises e és livre de o fazer! Mas realmente não entendo como podes dizer que ele arriscou num sistema de dois médios centros subidos! E não o entendo porque, para além de não ter acontecido, se o fizesse o Porto teria a equipa subida, teria de pressionar alto o que nunca fez a não ser nos primeiros minutos do jogo da Luz! O que desequilibrou a defesa foi precisamente o facto de ter passado a defender mais atrás e sem pressão, acrescido ao facto dos dois médios recuados não se entenderem bem e por más escolhas de defesas já que Rolando teve uma época miserável e Álvaro Pereira também e andou a fazer inúmeros disparates como o de Maicon a lateral e outros!
Claro que também não concordo com a tua análise das forças externas (os maus) que atacam os bons com as suas canetas e metem golos(?!). Se a equipa joga bem não há jornalista ou crítico que a destrua e se joga mal ela própria encarrega-se de o fazer, como aconteceu!
O Porto, salvo em muito poucos jogos, jogou sempre mal e não produzia as jogadas de golo para se dizer que era o ponta de lança que fazia falta!
Mas enfim, cada cabeça cada sentença e se Vítyor Pereira ficar teremos mais uma época para andar a fazer tristes figuras na Europa!

...

ocmpreendo, mas refiro-me ao inicio da época, onde souza arrancou muito bem, tendo depois a entrada do fernando desestabilizado mais do que assegurado seja o que for...nessa altura o souza, distribuia, havia uma rotação entre os 3 medios, quando voltou fernando, que decidiu que nao ia sair, toda a ocmunicação social ocnseguiu determinar que seria melhor por o fernando por muito bem que o souza estivesse a jogar...a partir dai foi o descalabro...é assim que eu vejo, porque depois começaram, guarins, beluschis, a fazer as birras, alvaro pereira tambem desestabilizou muito....é uma questão estatistica, a quantidade de ataques, de posse de bola e de cruzamentos anda perto do ano passado, falta é quem meta lá as bolas...são numeros que eu uso apra fazer as análises não o golpe de vista. eu acredito que ganhamos mais do perdemos em ficar com o vitor pereira...se aguentamos o jesualdo 4 anos, gosto bem mais do futebol que o porto praticou tanto no inicio, como agora no fim da época. vamos ver de opinar somos todos livres, eu como nem pago é como se diz a verdadeira postada....e felizmente conseguimos falar assim com pontos de vista muitpo diferentes...da diferença e da diversidade vem a qualidade, ;)