Vítor Pereira, de besta a bestial? | Relvado

Vítor Pereira, de besta a bestial?

Nestas coisas do futebol, por vezes, o que parece não é assim tanto evidente.
 
Vítor Pereira, conferência de imprensa da Liga dos Campeões
Lusa

Como muitos dos leitores deste fórum, confesso que também eu, quando no início da época passada tive a notícia de que Vítor Pereira era o treinador escolhido pela SAD do FCP para dirigir a sua principal equipa, tive algumas dúvidas sobre o perfil e principalmente sobre o palmarés do profissional em causa. Não por razões de ordem de competência técnica, mas mais pela sua capacidade de liderança de um grupo sempre bastante complicado, mesmo estando a falar dum clube com o estatuto do FCP, que nestas situações sempre soube lidar muito bem com esta problemática.

Todavia, depois de uma simples reflexão sobre a matéria, várias ideias me vieram ao pensamento. Uma delas tinha a ver com a capacidade de JNPC, que, com algumas exceções nos seus mandatos, quase sempre não se engana nas suas escolhas. Outra, era o facto de que no FCP, como se costuma dizer, qualquer treinador se arrisca a ser campeão com relativa facilidade devido ao modelo de gestão que ostenta. E, por último, José Mourinho, tal e qual como Vítor Pereira, naquele tempo também não tinha um currículo que lhe garantisse os êxitos que mais tarde viria a patentear.

A verdade é que em alguns círculos noticiosos no início davam Vítor Pereira como um treinador morto, só pelo simples facto de por vezes se encontrar frio, quando deveriam antes esperar pela missa do 7.º dia para constatarem que nestas coisas do futebol, por vezes, o que parece não é assim tanto evidente. Paulatinamente, Vítor Pereira, através da sua capacidade como treinador e apoio incondicional da SAD do FCP, tem vindo a melhorar qualitativamente o modelo de jogo e as suas opções táticas na equipa com bons resultados.

FC Porto:

Comentários [21]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Caro Nerion, Sempre que opino

Caro Nerion,

Sempre que opino tento sempre seguir uma linha de coerência, apesar se reconhecer que por vezes somos toldados por Clubismos "irracionais" inconscientemente.

Relativamente ao paragrafo final, e como escreves e bem, baseia-se nas escolhas e ciclos que JNPC tem definido nos ultimos 31 anos. Recordo-te por exemplo, que PdC não tem o hábito de fazer regressar Treinadores que já foram felizes no Dragão ou nas Antas, Ivic e Artur Jorge foram as 2 excepções.

Em termos de longevidade, emergem 2 nomes: Artur Jorge (84/85 a 86/87, o 2º ciclo: Substitui Quinito em 88/89 até 90/91), depois surge o nome de Jesualdo (de 06/07 a 09/10). Isto é, Artur Jorge cumpre 5 temporadas e meia, em 2 ciclos, e Jesualdo cumpre 4 épocas desportivas consecutivas, num unico ciclo. Repito, a tese que defendi no ultimo paragrafo estará aqui sustentada, porém, vale o que vale, e como escreves e bem, não estaremos própriamente a analisar uma ciência exacta!

Contudo, não temos a mentalidade Inglesa, e os exemplos de Fergusson ou Wenger jamais vingaram no nosso País, ou mesmo na Europa do Sul, bom, entre nós tivemos um belo exemplo nas Divisões secundárias, recordo justamente Augusto Mata e o Infesta.

Quanto a Jorge Jesus. Bem, não será própriamente um "Treinador à Porto", mas é Treinador, e nunca sempre tivemos "Treinadores à Porto", e não foi por isso que continuamos a ganhar. Já aqui expressei neste espaço a minha opinião sobre Jesus, e é esta, depois de Mourinho, Jesus é o melhor Treinador Português (mera opinião pessoal, vale o que vale). Aliás, neste momento Jesus segura a Admnistração do Benfica e não o contrário, é evidente que esse cenário no Porto seria impensavel. Mas reforço o trabalho meritório de Jesus no Benfica: 1 Campeonato, 2 X Vice, 3 presenças muito interessantes nas provas Europeias, e com uma Admnistração literalmente amadora, se deixei o registo desportivo de Jesus, poderemos acumular as mais valias que Jesus tem garantido ao Benfica com o seu trabalho, os jovens que tem potenciado, dou o exemplo Coentrão, "inventou" dos melhores laterais esquerdos do Mundo, e de forma irrefutavel temos de reconhecer que é trabalho.

Para concluir, não, Jesus jamais ganhará o Nobel da literatura, mas sabe mesmo muito de Futebol, e sobretudo fala a sua "linguagem", apesar da sua boçalidade, e reforço, Jesus com o suporte da Estrutura Porto, corrigidos os defeitos que também lhe reconheço (Arrogancia, complexo de superioridade, talvez com "fita adesiva" na boca nas CI), faria e ganharia com toda a certeza coisas bem interessantes no Porto. Aliás, nos ultimos 5 anos, Jesus segundo os "mentideros" esteve perto do Porto, e em 3 temporadas desportivas diferentes: em 09/10 (Jesualdo cumpre a sua 4ª temporada, Jesus foi uma séria hipótese, e ruma de Braga para a Luz), de seguida após ter sido Campeão pelo Benfica, voltou a ser falado isto em 10/11 (justamente por isso renovou e melhorou e de que maneira o seu contrato com o Benfica), finalmente para esta temporada (12/13), o seu seu nome chegou a ser ventilado (o Prof Manuel Sérgio, muito ligado a Jesus, chegou a afirmar isso mesmo em Junho 2012), e justamente por isso, o Benfica não o despediu (apesar da clausula "gorda", mas o factor mais ponderado terá sido mesmo o "fantasma Porto"). Daí não ter sido descabido aquele meu paragrafo final, seja em forma de prognóstico, ou desejo pessoal, mas sempre suportado por factos, apesar de também reconhecer que Jesus não será própriamente um "Treinador à Porto"!

...

meu caro eu devo ser dos poucos que desde logo viu qualidade em vitor pereira...nunca o porto foi tão bem sucedido e gerido após uma vitória europeia, exceptuando mourinho que após ganhar a uefa ganhou a champions mas que o fez sem mudanças...vitor pereira conseguiu esfriar os egos todos, de rolando, fernando, alvaro pereira, guarin, beluschi...tudo jogadores que depois da conquista de liga europa "sairam" do porto imediatamente foi crucificado no inicio da época com a qualidade de jogo e isto quando bateu os recordes de golos marcados e sofridos no inicio da época, mas os especilaistas diziam que a qualidade do jogo não era a mesma suportou uma pressão que poucos suportam ou suportaram...sendo que ele foi capaz de levar a equipa a ser campeã...acertou no que pediu, janko e lucho foram as grandes soluções que permitiram ao porto ser campeão o ano passado, assim como se nota que este ano o plantel está completo, equilibrado e consistente, assim como o jogo da equipa....tudo isto trabalho de vitor pereira...

como disse um dia Jesualdo Ferreira...

Qualquer treinador no porto arrisca-se a ser campeao...

ate o antonio oliveira o foi...

António Oliveira esse

que conseguiu o 1º apuramento da Seleção para um Europeu em mais de 10 anos, e na 2ª passagem conseguiu o 1º apuramento para um Mundial desde 1966...

Inide permite-me uma

Inide permite-me uma correcção, depois dos "Magriços" em 1984 a "troika" Cabrita, Toni e A Morais qualificaram Portugal para o Europeu de França, posteriormente, passados 2 anos, José Torres o "bom Gigante" qualifica Portugal para o Mundial do México em 1986 (Portugal atinge a fase Final de um Mundial passados 20 anos).

Tens razão sim, após Saltillo (México), a nossa Selecçao passa novamente um jejum de 10 anos, até voltar aos Europeus e Mundiais, e Oliveira qualifica Portugal para o Europeu de 1996 (Inglaterra), e irá regressar à Selecção para a qualificar em 2002 para o Mundial do Japão e Coreia! Relevo que as qualificações de Oliveira (Europeu e Mundial), não foram sofridas e de "calculadora", Portugal em ambas as qualificações foi de forma incontestavel o 1º do Grupo!

Tens toda a razão e nem sei onde estava com a cabeça

não tenho idade para tanta falta de memória :) sim foram 10 anos sem qualquer qualificação... e foi a 1ª qualificação desde 86 para um mundial em 2002...

Mas, o facto é que foram das melhores qualificações que fizemos, e o tipo foi muito competente, ainda me lembor que toda a gente gabou a forma como jogamos o Europeu, para uma equipa sem experiência nessas competições, já eramos falados para ganhar a competição...

Inside, sem experiencia, mas

Inside, sem experiencia, mas tinha a geração de ouro quase no seu apogeu: Couto, Baía, J Costa, Figo, R Costa, JV Pinto, Conceição e tantos outros!

Então como hoje, não tinhamos P Lança: Domingos, Sá Pinto ou JV Pinto, não os considero homens de area!

Dois anos a seguir tinhamos os mesmos jogadores

alguns até com maior estatuto e falhamos a presença no Mundial...

E foi o que

foi na Coreia...

ha pouco fraseei Jesualdo, mas tambem ha umas frases engraçadas do Antonio Oliveira

esquecendo o feito que atingiu, pessimo treinador...

António Oliveira péssimo?

ao menos foi competente para termos ido espetar 5 secos à luz, foi competente para o Porto ter feito a melhor fase de grupos de sempre na champions, com 5 vitórias e 1 empate em 6 jogos (16 pontos!!!) e serviu para o Porto ter ido a Milão vencer o ACMilan por 2-3.

Ah, e também serviu para se ter tornado bicampeão nacional pelo Porto.

Àparte das qualificações para um europeu e para um mundial com a Selecção, eu diria mesmo, péssimo treinador ao quadrado!

PAH!

Isto para não falar que foi ele o responsável por termos sido eliminados do Mundial da Coreia, SIM, foi ele que deu um murro ao árbitro e foi expulso............. foi ele que falhou 2/3 golos de baliza praticamente aberta........ LOL Péssimo treinador..... bom bom foi o Souness ou o Camanho que fugiu com o rabo entre as pernas............

........................

Foi pelo jogo contra a Coreia que foste eliminado do mundial de 2002, ou foi pela crise interna que assolou a seleção que levou a que jogadores renegassem à seleção (Paulo Sousa, Jorge Costa, Paulo Bento, entre alguns outros) e outros que foram castigados perpétuamente sem que nunca ninguem soubesse o que realmente se passou no seio da equipa para que jogadores como Baia Fernando Couto João Pinto, não tivessem dado um melhor contributo à equipa.....foi nesse mesmo ano que o Mourinho "castiga" Baia dizendo que este não andava bem psicologicamente logo não poderia ser titular no Porto....

O Oliveira é bom em fase de grupos mas em eliminatórias é fraco, contra a Republica Checa, que era teoricamente mais fraca, deixou-se cair na tentação de jogar o tudo por tudo e o Resultado foi que a equipa esteve nervoso o jogo inteiro falhou oportunidades claras de golo e ainda teve em Baia (novamente) o protagonista num dos lances mais vistosos de sempre do futebol moderno, com este a estar demasiado deslocado da zona da baliza levando a que Poborsky (um jogador mediano como é apelidado por muitos dos azulados) sem marcação directa (quem era o lateral direito nesse jogo, hummmm?) efectuasse um chapeu com conta peso e medida e Baia desamparado e algo perplexo po ver tal lance de um jogador desconhecido quase que se limitou a ver a bola a entrar na baliza em câmara lenta como de um Replay se trata-se.......

António Oliveira para mim só serve para discutir assuntos com Artur Jorge...outro expert em humilhar a seleção nacional

não poderia estar mais de acordo

os bons treinadores são o Camacho com a sua vitória mítica de uma Taça de Portugal...

Não te esqueças do

Não te esqueças do "fabulástico" Quique, o craque das Conferencias de Imprensa, afinal é actual/ Treinador do credenciado Al-Ahli, o Camacho é Seleccionador de uma referencia do Futebol Mundial, a China, claro!

...............

Caro Bruxo o Quique ganhou uma taça UEFA pelo Atlético MAdrid, quando ainda não havia Falcão, por acaso não foi o mesmo que ganhou o Vilas Boas.......Coincidências

errata

tinha-me esquecido de 86...

A questão do futebol é esta

esquecendo os títulos do Mourinho ele também é um péssimo treinador na opinião de todos... eu lembro-me quando ele apareceu no Benfica toda a gente gozava com ele e as suas frases...

A questão é que o futebol é resultados, e Oliveira conseguiu apuramento para o Euro 96 depois de 12 anos sem nos qualificarmos para nada, e se me falares da geração de ouro, digo-te que os mesmos jogadores, falharam o Mundial 1998... de seguida fizemos um bom europeu, e ele qualificou-nos pela 1ª vez desde 66 para um Mundial... portanto, o futebol tem estas coisas chatas, pode-se mandar um tipo abaixo vezes sem conta, mas por muito que se queriam fazer análises sem os feitos conseguidos, não se consegue, porque o futebol resume-se a esses feitos...

E atenção, já não falei em vitórias míticas do Porto, proque já sei que para vocês essas não contam... mesmo que sejam em San Siro contra a melhor equipa europeia da altura, e ficamos em 1º nesse grupo na Champions...

O título deste Artigo poderia

O título deste Artigo poderia ser "VP no sítio certo, á hora certa". Um mero adjunto, com um curriculum curto e pobre para a grandeza do Porto: Treinou os escalões de Formação do Porto, Sanjoanense e Espinho, ambos na II B, passagem depois pela II Liga pelos Açores, onde revelou ser um "pé frio" (falha a promoção à I Liga na ultima jornada em 2 temporadas consecutivas), entretanto, académicamente fez uma tese sobre o futebol do Barça.

Bom, JNPC na semana anterior ao inicio da época passada, fica sem o seu timoneiro Villas Boas. Soluções em Portugal? Poucas ou nenhumas, soluções no exterior, um desconhecimento do nosso Futebol, Porto, cultura. E depois o Porto vinha de uma época anterior de ouro, havia tudo conquistado, e essa temporada, tinha afinidades com o ciclo Mourinho, mesmo na saída de ambos os Treinadores (JM e AVB) para Londres, recordo também, que no pós Mourinho, com um balneário complicado, com jogadores contrariados (acabaram por sair em Dezembro: Costinha, Maniche, Derley), isto é, a temporada 11/12 tinha claras semelhanças com a 04/05, mas nesta, o Porto "coleccionou" Treinadores, o Italiano fez a pré-época, Fernandez entrou na Supertaça Europeia, tendo Couceiro feito as 10 jornadas finais, numa época invulgar, muitos pontos perdidos em casa, Porto tão irregular e inconstante que perde esse Campeonato na ultima jornada.

Assim, perante tamanhas afinidades, JNPC decidiu e bem por VP, dando este continuidade ao trabalho de AVB. O Porto arranca bem, perde a Supertaça Europeia com uma exibição competente ante o Barça, vence a Supertaça, e vence os primeiros 4 jogos do Campeonato. Os primeiros focos de instabilidade surgem com o empate caseiro com o Benfica, com uma campanha mediocre na L Campeões (faltou 1 golo com o Zenit para ser 1º do Grupo), e agrava-se com a derrota e eliminação da T Portugal com a Académica. Nesse momento, todos constatamos e observamos a importância da Estrutura Porto, quando em Coimbra sai do Esatdio debaixo de enorme contestação, mas sob a protecção de PdC.

Daí até à janela de transferencias, foi um saltinho. E aí, o Porto registou uma chicotada interna, saíram: Fucile, Guarín, Belluschi, Souza e Walter, entra "El Comandante", Janko um P Lança experiente "Pinheiro" (aposta falhada, mas relativa/ util), assim como Paulinho Santos surge no banco como Adjunto, para em conjunto com Lucho colocar na ordem um balneario "amotinado".

Bom, apesar dos Campeonatos não se conquistarem nos jogos entre os Grandes, na Edição 11/12 o Benfica Porto de 2 Março desempatou e de que maneira, e aí, valha a verdade, essa vitória foi de Vítor Pereira. Eu explico, o Benfica vira o 0-1, para o 2-1, e VP mexe e bem na equipa, retira o central Rolando, Maicon que jogava na direita vai para o eixo, e Djalma médio ala, recua para lateral, quem entra? Pois claro, James que havia feito o estágio para esse jogo numa viagem transatlantica, entra e empate o jogo. Mas eis que VP volta a mexer, e a sua 2ª substituição não deixa dúvidas, tira o "calibrador" Moutinho e mete no jogo o P Lança Kleber, e nesta substituição a mensagem clara que passou para dentro foi : "É para ganhar!" e ganhou mesmo, com 3 pontos de vantagem sobre o Benfica, o Porto nas restantes jornadas revelou-se bipolar, empate em casa com a Academica, empata em Paços, mas cumpre uma recta final imaculada. Contudo, é de elementar justiça destacar as mexidas de VP no jogo de título, e o que elas conferiram para garantir uma "almofada" confortavel, poucas opiniões, ou opinadores relevaram essas mesmas substituições, e a influencia que as mesmas tiveram no resultado final, e no Campeonato.

Na penultima jornada desse Campeonato, todos vimos a "volta olimpica" (pré-preparada) de VP após o Porto Sporting, onde quase foi coroado, e sobretudo, nessa "volta" o Adjunto foi promovido pela exigente Tribunal do Dragão a Treinador principal!

Esta temporada, temos visto um VP mais seguro, mais maduro, com Conferencias de Imprensa mais consistentes, a revelarem que hoje será um Treinador mais competente. Os objectivos? Passagem aos 1/8 da L Campeões (faltará meio passo), colocar o Porto a jogar de forma mais colectiva e fazer esquecer Hulk (objectivo conseguido), por fim conquistar o Tri-Campeonato para o Porto, objectivo mais arduo, mas perfeitamente ao alcance deste Porto mais consistente e colectivo!

Creio que o ciclo de VP, irá encerrar no final desta temporada, aliás, como é hábito no Porto, os Treinadores cumprem ciclos de 2/3 anos, e estará criado mais um Treinador á Porto, e com "asas para voar"! Qual será o próximo Treinador do Porto? Aposto em Jesus em primeiro lugar, caso esteja mesmo de saída do Benfica, na 2ª linha surgirá Domingos, e numa 3ª opção poderá perfilar-se Pedro Emanuel!

Uma análise (de teor

Uma análise (de teor argumentativo) em suma, porém, sólida e coerente, do percurso de um clube que decerto deve muito ao homem que está ali em cima, na foto exibia com o artigo, Vítor Pereira, mas sobretudo, a uma estrutura que não cansa admirar e elogiar, dada a firmeza da sua organização, do seu propósito.
Mas eis que dou "um salto", sobrevoo pelos parágrafos em que encontro muitos pontos de convergência com a minha própria visão das coisas, e aterro finalmente num parágrafo que, sinceramente, me intrigou - o último.
Em primeiro lugar, a questão do ciclo dos treinadores não pode, a meu ver, ser considerada uma constante absoluta. Isto é, embora a história nos forneça a curiosidade de uma coerência cíclica a nível do tempo passagem de cada treinador principal pelo Futebol Clube do Porto, a verdade é que a estrutura do clube não assenta em nenhum pressuposto matemático no que concerne a essa questão. O clube não tem definido o prazo de validade de um treinador (vamos esquecer a oficialidade da realidade contratual aqui) ainda antes de o contratar. Seria ridículo, ou pelo menos levar ao extremo a paranóia de uma estrutura que funciona como uma máquina perfeita, matemática, absoluta. Isto não é um filme de James Cameron. Muitos dos treinadores estariam até, predestinados, na vontade da figura máxima, e inevitavelmente, fundadora da estrutura em questão, a prosseguir no seu "casamento azul-e-branco" com o clube e com a equipa, com o FCPorto, não fossem acontecimentos (im?)previstos os terem "desviado" dessa ligação, pelo menos da ligação profissional, casos de Mourinho, e principalmente de AVB, que nas palavras do Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, "iria ainda continuar por muitos anos na sua cadeira de sonho", destinado ainda a muitas mais conquistas ao serviço do seu clube do coração. Assim era o desejo do Presidente, e não manter qualquer equilibrio cíclico, qual equação matemática predefinida, inevitável. Pois não foi por sua vontade que esse seu desejo não fora cumprido. E com isto penso que já expus o suficiente o meu ponto.
E por fim, como já me alonguei o suficiente, não largarei muitas mais palavras acerca do outro ponto do último parágrafo em que encontro, desta vez, total discordância: A acontecer uma mudança na estrutura, mais propriamente no cargo de treinador principal, certamente não seria um convite de entrada para o baile destinada a Jorge Jesus. Porquê? Ele e o Pinto da Costa podem, supostamente, ter qualquer tipo de relação de amizade ou o que seja, porém, JJ não é um treinador para o FCPorto, e certamente não é um "Treinador á Porto", como clamas, e Pinto da Costa sabe disso, tem plena consciência, isso te digo. Não é o seu passado com o Benfica (aliás, seria pouco pragmático e consciente pensar assim) que o invalida de ser parte deste clube que é o Futebol Clube do Porto - ele é arrogante, possui um complexo de superioridade, e não é uma pessoa consistente. E é tão simples quanto isso.
Saudações

Nerion, Por lapso não te

Nerion,

Por lapso não te respondi aqui, e a minha resposta surge já no topo, mas dirigida a ti.

Relativamente a longevidade, deixei os registos de A Jorge e Jesualdo, mas omiti o ciclo de Pedroto nos anos 70, numa parceria com JNPC (mas este era sim Chefe Deparamento de Futebol, e não Presidente), mas como escrevia Pedroto cumpriu um ciclo de 4 anos (76/77 a 79/80), o Porto conquista o Campeonato em 77/78 (num Porto 1 Benfica 1, perto do fim do Campeonato, o golo do emapte de Ademir será o golo do título), após 19 anos de longo jejum, na época seguinte será Bi-Campeão, e na 4ª temporada da dupla JNPC&Pedroto, falham o Tri, ao perder em Espinho. Este ciclo dessa dupla foi excelente, Bi Campeão, Vice-Campeão, 1 T Portugal e excelentes Campanhas na Europa, creio aliás que começa a nascer neste período este Porto Europeu.

Após, esse ciclo de 4 anos, a dupla PdC&Pedroto saem ambos do Porto em conflito com o então Presidente Américo Sá (com questiunculas politicas pelo meio), e passados 2 anos, ambos irão regressar, justamente na temporada 82/83, então sim com JNPC já como Presidente!