E vai mudar alguma coisa? | Relvado

E vai mudar alguma coisa?

A arbitragem em Portugal vai mudar. Mas será que isso valerá mesmo a pena e que vai mudar alguma coi
 
Árbitro assistente corre na linha
David Madison/Getty Images

A arbitragem em Portugal vai mudar. Primeiro vai sair da Liga de Clubes e passar para a égide da Federação Portuguesa de Futebol. Depois vai passar a ter um factor muito mais profissional, sendo que arbitrar deverá tornar-se na principal atividade dos árbitros. Mas será que isso valerá mesmo a pena e que vai mudar alguma coisa?

Os vícios de cada arbitro já estão de tal forma enraizados que alguém acredita que se poderá realmente cortar o mal pela raiz? Formar novos árbitros demora demais até eles estarem realmente em condições de arbitrar e enfrentar a pressão de um jogo da 1ª liga ou até da Honra, daí que irão ser sempre os mesmos com as mesmas virtudes e defeitos. Mudar de casa, e como recebem, muda de alguma forma como pensam e como atuam?

Como se pode ler na imprensa está em marcha uma profunda revolução na arbitragem que terá resultados práticos já na próxima época. A total autonomia do sector vai tornar-se realidade, agora que, finalmente, a arbitragem passa para a responsabilidade exclusiva da FPF. A plena autonomia financeira e de gestão do sector é princípio básico para as mudanças que vão ser operadas, partindo-se do inspirador modelo inglês que assenta numa estrutura profissional e que promove a arbitragem como principal atividade dos árbitros. Em Inglaterra, a gestão está entregue à PGMOB (Associação Profissional de Árbitros de Futebol), criada em 2001, e que se responsabiliza por todo o edifício da arbitragem. E em Portugal vai ser entregue a quem? A Vítor Pereira?

Com isto até parece que a mudança vai ser enorme e que vai mudar tudo. Os jogos vão passar a ser bem arbitrados, não vão haver as suspeitas do costume, e nenhum árbitro será visto a entrar numa casa de algum dirigente. No fim dos campeonatos os vencedores serão justos e ninguém acusará os árbitros de terem inquinado os resultados. Será? Alguém acredita? Vamos passar a ser líricos e a viver no reino da utopia só porque mudam alguma coisa?

É preciso mudar os árbitros e o resto... é treta! Estou enganado?

I Liga:

Comentários [10]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

"E em Portugal vai ser

"E em Portugal vai ser entregue a quem? A Vítor Pereira?" Não. vai ser entregue à federação porto guesa de frutabol liderada pelos que mandam no nisto há mais de 30 anos; quem está à frente da federação é ... só um dos envolvidos nas vergonhosas escutas que já toda ouviu (e corou) no youtube!! e para vergonha minha apoiado pelo vieira (anda mesmo a dormir)!!
Portanto, o que vai mudar? O porto vai deixar de ser bi-ladrão pra passar a ser tri-ladrão - é esta a mudança!!

Mas alguém quer mudar?

Que seria dos dirigentes e treinadores se, de repente, todas as arbitragens passassem a ser boas? Como iriam justificar as derrotas? Como deitariam poeira para os olhos dos seus adeptos?
Quando realmente se quiser que as arbitragens deixem de ingluenciar competições só pode haver um caminho a seguir e que é exactamente o contrário do que a FIFA tem feito: acabar com o poder absoluto do árbitro principal e, aumentando o número de árbitros e dando-lhes a todos poderes para decidir lances e interromper o jogo, evitar também que possam tomar decisões erradas que influenciam as partidas .
Dar-lhes toda a ajuda tecnológica que for possível ajuda e é bom. Mas aumentar o número de árbitros, sobretudo nas áres, mas com poder de apitar mesmo e não dizer coisas ao árbitro principal que ninguém ouve, e, por outro lado, acabar com as expulsões que deixam uma equipa a jogar com menos um jogador seriam as medidas mais eficazers. Não sou contra as expulsões mas sim contra que a equpa que vê um seu jogador expulso não o possa substituir, mesmo que ao fim de alguns minutos.
Com estas simples medidas não se acabavam os erros de arbitragem mas reduziam-se bastante e era também reduzida, de forma significativa, as consequência dos eventuais erros!
Claro que em Portugal a doença de falar de arbitragens é uma praga! Toda a gente se queixa das arbitragens, toda a gente procura pressioná-los etenta tirar proveito dos seus erros. Todas as equipas, ainda que umas mais que outras, se queixam dos árbitros relembrando até à exaustão os erros contrários aos seus interesses e esquecendo todos os erros que os beneficiem. Veja-se o exemplo dorecente Benfica - Porto para a Liga que os dragões venceram por 1-3: todos os benfiquistas clamam que o Porto marcou um, golo irregular por fora de jogo de Maicon o que é um facto indesmentível. Mas esquecem (?) que nesse encontro houve mais dois erros do árbitro: o livre de que resultou o 2º golo do Benfica não existe e o lance em que Cardozo, dentro da área, jogou a bola com as duas mãos! Mas claro que esses não interessam!
Que seria de dirigentes e treinadores, nomeadamente portugueses, sem os árbitroa para culpar?

Curioso é que na 1º volta

Curioso é que na 1º volta ninguém falou das arbitragens...

Nas palavras do Khadafi dos pneus em Fevereiro: "as arbitragens subiram muito de nível".

Benfiquistas, há coisas mais importantes na vida que o futebol, e uma delas é ter opinião própria e não acenar com a cabeça a tudo o que lhes dizem...

Felizmente a maioria de vocês reconhece que o título do Porto é justo...

queres apostar

que não ganhas tão depressa um campeonato , com árbitros destes ,, não te esqueças do dia de hoje

Não vou comentar mas,

vou tentar postar o que me pareceu dizer sobre as declarações do sr. V.Pereira sobre a hipótese de virem
árbitros estrangeiros, arbitrar em Portugal e que considero descabido...
Oh sr. Vitor,
Enviado por Velha Águia a 17 de Maio de 2012, às 10:44.
[0 pts.]
por acaso apanhou muito sol na moleirinha nos últimos dias? Com que então árbitros estrangeiros? E
se aparece algum daqueles que tanta "merda" têm feito? Como descalçará a bota? Isto não tem nada
que ver com o Manel, Jaquim, Alfredo ou qualquer outro mas antes com o funcionamento que os srs.não
conseguem imprimir ás várias instituições...Esse é que é o busilis da questão...Não valerá a pena mais
conversa, embora pudesse fazê-lo...Vou tentar postar um comentário feito sobre umas declarações do
presidente federativo e gostaria que alguém viesse com dados contraditórios mas razoáveis.............................
Oh sr. Fernando
Enviado por Velha Águia a 20 de Fevereiro de 2012, às 12:37.
[0 pts.]
para melhorar as arbitragens, embora nunca se acabem os erros, haveria que: PONTO 1-A primeira regra e a
mais importante, era que as instituições funcionassem.PONTO 2-Nenhum árbitro seja de que escalão seja
tenha que estar sujeito à aplicação das regras por pessoas que representam os clubes nos vários organismos.
PONTO 3-Nestas condições, defender a actuação dos árbitros convictamente, dos ataques de tudo e de todos.
PONTO 4-Com este funcionamento, fazer os árbitros cumprir rigorosamente as leis do futebol, coisa que não
fazem habitualmente como por exemplo: Advertir e se for caso disso expulsar qualquer jogador que infringe
sistemáticamente as leis do jogo e advertir e expulsar os joagdores que tenham conduta injuriosa,grosseira
e indecorosa, vidé a enorme quantidade de palavrões que se ouvem em todos os jogos de futebol e que pelas
leis do jogo constam como penalizáveis. PONTO 5-Com estas situações salvaguardadas, castigar ou irradiar
os árbitros descaradamente imcumpridores.Cumprimentos e saudações desportivas e benfiquistas.
P.S.
Não acredito que a profissionalização resolva os problemas dos erros dos árbitros...

ESTA FINAL PODE SER O FIM DO FUTEBOL

COM ESTE CORRUPTO VITOR PEREIRA , É SÓ ESTAR PREPARADO PARA TUDO

sportinguistas vamOs é correr com este mafioso

que está ao serviço do F.C. PORTO , TEMOS DE FAZER ALGO E MUITO EM GRANDE TEMOS DE POR FIM A ISTO

Custa-me ver tanta ignorância

Custa-me ver tanta ignorância sem dizer nada. Se não percebes nada de futebol não fales.

O Porto equilibrou as arbitragens na 2º volta do campeonato, porque na 1º estas estiveram vergonhosamente ao serviço do benfica. E sei do que falo ao contrário de ti, que é um velhote que em vez de tratar dos netos vem para aqui mandar bitaites estúpidos.

E como estou por dentro também te posso já dizer o próximo campeão.

benfica

Sporting campeão nunca mais vais ver nos 10/12 anos que faltam para bateres a bota.

Palhaço ignorante...

ÚI COMO ELA ESTÁ

como estou por dentro do mundo que equilibra as coisas o próximo campeão até pode o benfica mas o porto vái passar 20 anos , vái voltar ao panico de passar a ponte , podes ter a certeza disto ,, será que não vês que já se mata por 10 € e vens aqui cagar postas de pescad , tem cuidado sim

Não, pela primeira vez não estás enganado!

Isto não muda nada. Os árbitros estão corrompidos pelo sistema e nada vai mudar, estejam ou não completamente profissionalizados. A não ser que os clubes, QUE SÃO QUEM PAGA TUDO ISTO, tenham realmente voz activa e, por exempçlo, o Sporting possa dizer, o árbitro JOÃO FERREIRA nunca mais nos pode apitar. E depois de 2, 3 ou 4 clubes dizerem o mesmo, o árbitro ser despedido da arbitragem. Só assim é que resulta.

Mas o que eu prevejo é que as coisas vão ser muito piores. Os árbitros vão continuar a errar, o Sporting será o Cristo como sempre, vai reclamar, vai pagar multas milionárias e... no fundo vai ser o principal pagador dos salários dos árbitros para ser ROUBADO.

QUE NINGUÉM DUVIDE DISTO. E QUE NINGUÉM DUVIDE DO QUE HÁ MUITO ANDO A DIZER: ENQUANTO UM ÁRBITRO NÂO RECEBER O TRATAMENTO DEVIDO EM ALVALADE, NADA VAI MUDAR NA ARBITRAGEM.

Veja-se o gozo que fazem ao Sporting com a nomeação de Paulo Batista. Hoje de manhã andava aí um filho da puta que pertence a um dos clubes do sistema a perguntar a um sportinguista "qual era o árbitro que queria" na presunção de que nenhum nos serve. Está enganado! Todos nos roubam mas pelo menos queremos ser enrabados com dignidade: qualquer árbitro não internacional nos serve. Sabem porquem? Porque os internacionais chegarem a esse estatatuto porque nos gamaram. Veja-se uma a um e digam se é mentira.