Uma ingratidão chamada Kelvin! | Relvado

Uma ingratidão chamada Kelvin!

Depois daquilo Kelvin merecia uma real oportunidade de mostrar o seu valor.
 
Kelvin vs Roderick e Luisão no FC Porto-Benfica (11/05/13)
FC Porto

Não sei se Kelvin fará uma carreira de grande nível, nem tão-pouco se terá o que é preciso para se tornar jogador de futebol. Porém, sei que ele deu a todo o Universo portista um dos momentos de maior felicidade arrebatadora das nossas vidas enquanto adeptos do Porto e, porque não, um dos grandes momentos de explosão eufórica das nossas vidas.

Podem chamar-me romântico do futebol, podem chamar-me outros nomes piores :), mas depois daquele momento o que se passou a seguir foi uma demonstração total de ingratidão do clube perante este jovem jogador. De facto, depois daquilo Kelvin merecia uma REAL oportunidade de mostrar o seu valor, merecia ser uma REAL aposta do clube. Não estou a dizer que se devia dar-lhe a titularidade perpétua ou qualquer coisa do género, mas porque não dar-lhe um conjunto de jogos como titular, ou mesmo um conjunto de jogos seguidos como suplente utilizado em boa parte do jogo? Dar-lhe possibilidades de crescer jogando, como a tantos outros o fizemos, perdoar-lhe alguns erros, ou seja, apostar realmente nele para o fazer evoluir. E depois, então, se ele não conseguisse evoluir, se ele não demonstrasse ter valor para jogar no clube, aí sim, o Porto poderia dispensá-lo com um sentimento de dever moral cumprido.

O que se passou não foi nada disso. Kelvin foi votado ao ostracismo desportivo sem nunca ter sido aposta. Aliás, alguém pode dizer que Kelvin tem ou não talento para jogar no Porto? Terá Kelvin merecido menos ser aposta que Licá ou Josué? Claro que podem sempre dizer que no futebol não existe espaço para a gratidão ou outros sentimentos mais nobres, mas eu tenho uma opinião contrária. Esses sentimentos muitas vezes geram as maiores surpresas desportivas, criam espíritos de grupo fortes, criam uma identidade. Alguém já parou para comparar as estrelas do Atlético quando nada ganhava e as atuais? Existe uma diferença de talento muito grande, não é verdade? Com vantagem para o... Atlético de antigamente.

FC Porto:

Comentários [24]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Espeta o Kelvin no pinheiro

Espeta o Kelvin no pinheiro de Natal. Já não há pachorra para tanto artigo com o intuito de provocar os adeptos portistas. Ricardo...porque não se dá mais oportunidades ao Ricardo. Gonçalo Paciência, Sergio Oliveira, ...

Se Kelvin passou pela mão de 4 treinadores do Porto e nenhum apostou nele como titular regular ou mesmo como opção válida, por alguma razão será. Agora porque marcou aquele golo ia ganhar direito á titularidade até ficarmos uns valentes pontos atrás dos rivais e deixar de sonhar para começar a jogar com Brahimi, Tello, Quaresma...

Tens de ter paciência...

...para aturar este "inside"!

O gajo é especialista em mudar de posição conforme sopram os ventos!

Dá-lhe o devido desconto; a maior parte das vezes o gajo escreve como se fosse um grande erudito (lá conversa tem o gajo) mas só escreve palermices e baboseiras que pretendem defender o indefensável!

é isso tudo, é pena que não consigas desde

os tempos do Sapo desporto, mostrar uma única incoerência no meu discurso, erros de avaliação com toda a certeza irás encontrar, agora, nunca me conseguiste demonstrar uma única vez que tenha mudado de opinião consoante o vento... e vê lá, ao tempo que tu tentas, aliás, até vieste para o relvado no dia seguinte a eu me ter criar um nick cá, só para seguires o teu mestre :)

Em relação ao defender o indefensável, gostaria de me mostrasses um momento em que eu tenha dito que Pinto da Costa era mais honesto que Vieira, ou o contrário... não sou, é um ser limitadinho que pensa que a corrupção é monopólio da direção do seu clube rival, mas disso já falámos muitas vezes, já gozei o que tinha a gozar contigo rapaz, já nem me lembrava de ti, mas eu devo ter tido grande impacto nessa cabecinha, parece até irrecuperável :)

LÁpis, coitado do pobre

LÁpis, coitado do pobre moço!

Já muitos Portistas sabem quem é o Toninho Sonso, dotado de dislexia mental e cognitiva, mas sempre se vai arvorando de profundo conhecedor de Futebol, seja Gestão Desportiva, Scouting e afins!

Mas não deixa de ser um BURRO presunçoso, o que é estranho! lol

Olha lá Lápis, queres que eu vá buscar o teu comentário, em

que consideravas uma boa escolha um formador para o Porto, para aproveitar Ghilas, Carlos Eduardo, acho que também kelvin etc... pá, a diferença entre tu e eu, é que eu não mudo de opinião consoante o vento que sopra da minha direção, se não tens pachorra, estás à vontade, se queres deturpar aquilo que digo, também... agora, depois de defenderes, ainda recentemente uma determinada estratégia, hoje vires para aqui com esse discurso...

Ok, estás à vontade, sobre Kelvin: Kelvin chega com 17/18 anos ao Porto e é emprestado ao Rio Ave onde foi sempre titular, volta para o Porto, com 18/19 anos com a consciência de toda a gente que ele ainda precisava de evoluir e em boa hora ficou, que quando foi chamado, marcou não só aquele golo, como dois golos frente ao Braga (é preciso não esquecer)... ou seja, ele desde que esteve em Portugal teve 4 treinadores é certo, teve o treinador do Rio Ave que o colocou a titular da equipa com idade de junior, teve Vitor Pereira que contra todas as expectativas, o colocou a fazer alguns minutos nesse ano, e depois, teve Fonseca... este ano, vieram não sei quantos jogadores, nem sequer foi opção... e é contra isso que estou, tu podes contratar Brahimi, outro extremo, mas colocar um entrave completo a jovens jogadores que já cá estavam é errado, ainda para mais, um jogador que nos deu tanto... mas, nem sei se foste tu que o disseste, muitos portistas o disseram, entre os quais eu, se o Porto tivesse mantido ano passado a mesma estrutura com Kelvin a fazer de James e Defour a fazer de Moutinho, podias ter sido campeão, eu não fui tão longe, eu diria que poderíamos ter feito uma boa época e eventualmente revalidarmos o título, agora, não se pode é dizer isto, e depois achar normal que um jogador que nos garantiria esse título, não merece hoje sequer ser um elemento a lançar na equipa.

Pá, se achas que os artigos são para provocar portistas, estás também à vontade, os artigos são a minha opinião, que não se altera com opiniões de terceiros, se provocam alguém, vais-me desculpar, mas... temos pena!

Cpts.

Sim. Quero que vás buscar

Sim. Quero que vás buscar esse comentário que não existe.

Mas mesmo que tivesse dito, uma coisa é dizer que gostava que apostassem no Ghilas e Carlos Eduardo. Outra é apelidar de ingratidão. Enfim. O Kelvin deu um pontapé na bola e o 4 treinadores do Porto estão a ser ingratos com ele. Não percebem nada de bola. Quem sabe não aproveitas já este erro de casting da direcção do Porto e sucedes ao Lopetegui?!

Lápis vê este comentário teu, e o meu

.

Em termos de gratidão,

é a minha opinião, que Kelvin não só pelo que fez, mas também por isso, merecia pelo menos uma oportunidade de mostrar se tinha ou não valor, pelo menos isso, nem que fosse a entrar a suplente em vários jogos.

Lápis estou certo que terás inteligência

para estruturares raciocínios teus sem precisares de ir buscar essas patétices dos castings etc...

Compreendo perfeitamente o

Compreendo perfeitamente o seu ponto de vista em termos do Kelvin que também eu comungo de igual forma, por mais uma vez estarmos na presença de um talento em formação, mas, como aconteceu também com o Iturbe, ambos precisavam de tempo e paciência para se imporem na equipa, que por vezes não há tempo pois há que mostrar serviço de imediato.
Ainda me lembro dos tempos do Capucho, por exemplo, no saudoso Estádio das Antas em que durante vários meses foi assobiado por de início não estar a corresponder ao que dele se pretendia, e posteriormente já ninguém se lembrava disso quando era titular indiscutível, mas eram outros tempos em que se apostava mais na formação.
Ainda sobre o Kelvin, foi pena não ter sido emprestado para poder jogar com mais regularidade noutra liga que não a nossa, que é o que este tipo de jogador precisa para evoluir, pois o seu futebol denota sempre uma ansiedade muito vincada para tentar dar nas vistas, o que por vezes o prejudica.
Cumprs.
Ctadeu.

A questão fundamental é que o Porto já nos tempos do futebol

moderno em que não se aposta muito na formação, deixava os jogadores respirarem, ainda neste milénio, tiveste jogadores contratados que falharam o seu primeiro ano, de cabeça lembro-me de Hulk que nos primeiros dois anos atrapalhava mais do que aquilo que ajudava, de vez em quando lá saía uma bomba, mas no global era mais problema do que solução; Lisandro fez uma primeira época fraca; Pepe nos seus primeiros dois anos no Porto, falhva tremendamente, ou seja, 3 casos em que a paciência rendeu títulos e dinheiro, o valor de venda absoluto destes jogadores foi de 110M€.

Eu não digo que Kelvin é um talento como estes nomes, poucos o foram na história portista, a questão é que Kelvin merecia pelo menos fazer a prova dos 9, é que do que eu vi do Kelvin na equipa A, foi um jogador nervoso é certo, mas a demonstrar muito comprometimento com a equipa, a tabelar muitas vezes, até um pouco demais, mas a confiança ganha-se aos poucos, ou seja, um jogador em evolução com capacidade de ser aposta em muitos jogos, e se o jogador sentir, que se a coisa correr mal nos 20 minutos que joga hoje, não vai comprometer a utilização de mais 20 minutos na semana seguinte, ele acalma, até poderia não dar nada, mas se não é para apostar minimamente para que é que se contratam estes putos?

E como Kelvin, lembro-me agora de Reyes que é um jovem que custou 5.5M€ por metade do passe ao Porto, que fez uma primeira época complicada de adaptação ao futebol europeu, ainda por cima, com um professor como Fonseca, e no seu segundo ano nem inscrito é para a Liga dos Campeões, e são contratados mais dois centrais feitos, tapando-lhe qualquer caminho de evolução no Porto que pudesse ter, tal como Ghilas, um jogador que sempre que foi chamado demonstrou raça, caráter à Porto, sangue frio em diversos momentos, estará recordado que dos pouco minutos que teve em campo, conseguiu fazer a diferença, em duas eliminatórias da Liga Europa, conseguiu fazer a diferença para a Taça contra o Estoril, e um jogador destes, com velocidade, remate, técnica, força, é dispensado sem sequer ter a oportunidade de mostrar algo. Estou a lembrar-me pe. do que seria Lisandro se esta mentalidade vigorasse na altura do final do seu primeiro ano.

Eu não sei como será a carreira de Ghilas, Reyes ou Klevin, até poderão, mesmo com oportunidades demonstrar que foram apostas falhadas que o Porto fez nos anos anteriores, não se pode acertar sempre, o problema é que eles saem, ou vão passando os anos no Porto, sem nós sabermos o que eles realmente valem como no caso do Iturbe.

Se reparar, o Porto ano passado tinha um problema nas laterais por falta de opções - na minha opinião, porque queria, mandava a lógica Ricardo jogar uns quantos jogos sempre a defesa lateral para se adequar à posição, já se percebia na altura que o talento dele era nessa função - contratam-se dois defesas laterais de raiz, e no final, são inscritos para a Liga dos Campeões os mesmos laterais que ano passado existiam, lá está, porque Ricardo realmente é um talento para a posição, mas já o era ano passado, entrentanto, gastou-se mais 2/3M€ de prémio de assinatura, mais um salário típico do famoso custo 0 elevado, em Opare...

Talvez, esteja eu errado, aliás, espero estar profundamente errado, e o Porto ter achado maneiras de se financiar de forma sustentada, não pontapeando a dívida para a frente, mas sinceramente olhando para as contas portistas dos últimos 2/3 anos não vejo isso, ainda para mais, com este aumento de investimento, dimuição de expectativas em relação às mais-valias e aumento da folha salarial.

Cpts.

Moco, vamos desmontar a

Moco, vamos desmontar a coisa.

»tiveste jogadores contratados que falharam o seu primeiro ano, de cabeça lembro-me de Hulk que nos primeiros dois anos atrapalhava mais do que aquilo que ajudava, de vez em quando lá saía uma bomba, mas no global era mais problema do que solução»

O Hulk na sua 1ªa temporada no FC Porto vindo do Japão, época 2008/09, fez 16 jogos como titular, meia época, e marcou 8 golos, Hulk que jogava na sua 1ª época á direita ou à esquerda, sendo Lisandro o P Lança, em 16 jogos como titular, em estreia 8 golos marcados para um extremo, era um problema e não solução? Nessa época de estreia na Taça de Portugal eliminou o Sporting da Taça de Portugal, com um um golo em Alvalade do outro Mundo.

»Pepe nos seus primeiros dois anos no Porto, falhva tremendamente...»

Pepe chegou ao FC Porto na época 2004/05, pós Mourinho, com 2 Treinadores e cerca de 30 jogadores, nenhum activo do FC Porto se valorizou nessa temporada. Na sua 2ª época, explode justamente com Co Adriaanse, jogando sózinho no eixo central nessa temporada 2005/06, na sua 3ª temporada prova o que havia feito, e é vendido!

"gastou-se mais 2/3M€ de prémio de assinatura, mais um salário típico do famoso custo 0 elevado, em Opare.."

Tens inside information na Admnistração do FC Porto? Bom, mas dou de barato os milhoes de imbecilidade, e recordo que na temporada passada o FC Porto contratou o G Redes Bolat ao mesmo S Liege, 2 emprestimos de Bolat geraram 1,5 M€ de encaixe, e o passe pertence ao FC Porto!

Com tantas inverdades, e informação inquinada, mal intencionada e deformada, pergunto-te pobre moço :

PORQUÉ NO TE CALLAS? Já não chega digitares tanta imbecilidade por metro2?

Fonseca, o grande bode espiatório!!!

Epá, poupem-me...

1- Problemas com empresários, fundos e o diabo a 4 são culpas do Fonseca? E aqui também incluo o Iturbe que já estava encostado por essa razão antes do Fonseca chegar.

2- Kelvin treinava com jogadores de qualidade antes do Fonseca chegar, quando o Fonseca lá esteve e depois do Fonseca sair. Podia evoluir nos treinos absorvendo o conhecimento de jogo dos seus companheiros e provar que a equipa não se descaracterizava colectivamente consigo em campo. Mas nenhum, NENHUM treinador antes e depois do Fonseca conseguiu ver nele uma alternativa válida.

Quanto à alegria que te deu, o Vitor Pereira explicou-a e nessa explicação podes perceber o porquê de não ter sido aposta mais vezes.

Não é assim tão linear Maltese,

sobre Iturbe concordo contigo.

Sobre Kelvin, isto é como tudo, ele marca aquele golo com 19 anos, ou seja, um jogador a precisar ainda de aprender tudo sobre futebol, nas poucas oportunidades que teve com Fonseca notava-se que havia ali um esforço em jogar mais com os colegas, VP colocou-o porque achava que ele tinha talento em estado bruto, por isso, meu caro, VP treinou um rapaz com idade de júnior, apanhou Fonseca no ano seguinte, e agora neste é dispensado antes sequer de ter uma oportunidade.

Hulk que é um jogador com maior talento, quando chegou ao Porto também era um indisciplinado, Di Maria quantos treinadores apanhou antes de JJ fazer dele jogador? As coisas como te disse não são assim tão lineares, Kelvin merecia ter tido mais oportunidades ano passado, mas ao contrário de outros, acho que este ano também poderia ser aposta.

Ingratidão?!

Ok, obrigado Kelvin por teres ajoelhado 6 milhões de cabeçudos que arrogantemente já vandalizavam tudo com o famoso "Reservado", depois de arbitragens como a da Capela.

................................

Em Iturbe acho que Fonseca deveria ter feito mais para o manter no plantel, ele até fez 2/3 jogos interessantes na pré-temporada e depois recambiaram-no para Itália até pode nem ter sido por consentimento de Fonseca mas que ter falado com a direção e dizer que contava com o jogador.

Em relação a Kelvin, Fonseca teve muitas culpas em primeiro até Janeiro só teve 2 extremos de raíz no plantel, segundo adaptou Josué um jogador lento à extrema, não apostando em Kelvin que tinha muitas mais probabilidades de ter sucesso que o português.

Por último acho que já sabes a minha opinião sobre a forma como o plantel do Porto deste ano foi formado e a partir daí concluí que Kelvin estaria tapado.

Cumprimentos

rmvg, Uma ingratidão o Gomes,

rmvg,

Uma ingratidão o Gomes, o Futre, o Madjer ou o Jardel já não caberem neste plantel mal "amanhado" do FC Porto, veio um Tello, um Brahimi entre outros, e o Kelvin nem é inferior a eles, é de facto uma cruel ingratidão querer reconquistar o Campeonato com melhores jogadores e não com promessas, pese embora o Kelvin nos ter oferecido um Campeonato, mas afinal o Madjer e o Futre não ganharam Campeonatos e Tças Europeias no FC Porto? Ou então os Clubes apesar de deverem ser gratos, não devem aspirar a ter melhores jogadores e planteis e resignarem-se ao propalado final de ciclo que foi decretado esta temporada!

...........................

Não digo que Kelvin é melhor que Brahimi ou Tello (que não é) mas será que não merecia mais oportunidades no Porto principalmente por parte de Fonseca que preferiu andar com adaptações.

Quem fala em Kelvin fala em Iturbe que nunca teve oportunidades no Porto para mostrar o que realmente valia e teve de ir para Itália mostrar a qualidade com que vinha rotulado.

Para terminar aqueles que falaram no decretado fim de ciclo acho que se anteciparam porque não é num ano que se pode tirar uma conclusão dessas

Cumprimentos

Lé nas entrelinhas entenderás

Lé nas entrelinhas entenderás melhor, e dá uma vista de olhos a esta soberba narrativa aberta. Aberta porquê? Quando não se conhece o desenlace da história... Mas terá um final infeliz, sobretudo para alguns!

http://relvado.sapo.pt/lopeteguia-para-um-final-infeliz-495196

..........................

Sabes cada um tem direito à sua opinião e acho que muitas vezes não tirámos as melhores ilações de certos e determinados assuntos, acho que errar é humano e todos nós já errámos muitas vezes.

Em relação ao artigo que tu me recomendastes ler acho que é legítimo as desconfianças que um adepto tem de um treinador não muito conhecido e que à primeira vista poderia não ter um grande conhecimento do futebol português(o que se veio comprovar que é mentira, lopetegui parece que treinou toda a vida em Portugal).

Mas volto-me a repetir que nunca tirou ilações erradas?

Cumprimentos

Olha lá, e o legado de 3

Olha lá, e o legado de 3 decadas de Pinto da Costa não te merece crédito?

Erros de casting de Pinto da Costa, identifico 3/4 em 32 temporadas, uma taxa de insucesso infima, ou não será?

Quando Pinto da Costa após a temporada penosa, não terá feito uma escolha criteriosa e rigorosa, com o saber acumulado de 3 decadas?

Não consiedras abusivo alguem de forma estupida apelidar o Lopetegui de Frieitas Lobo, sem tão pouco conhecer o que este tinha para oferecer em termos de trabalho?

Bom, esse putativo artigo é estupido, nmal intencionado, e sobretudo presunçoso (provavelmente o seu autor terá capacidades que a Adminstração do FC Porto não tem), e estará a ser desperdiçado neste espaço um talentoso detector dos "melhores do Mundo"...

Em Iturbe,

ele terá a sua culpa também em não defender a continuidade do jogador, agora, a principal culpa foi de algo que ainda hoje não se percebe bem o quê, e isso envolveu a direção do Porto e a empresa que detinha parte do jogador.

Kelvin, concordo em absoluto contigo que Fonseca também teve culpa, aliás, são poucas as coisas que ano passado aconteceram de grave no Porto que não tenha o dedo destes senhor, acho que Kelvin daria maior velocidade nas transições que afinal era aquilo que ele queria do Porto, não se perdia movimentações interiores porque Kelvin é aquele típico falso extremo, e a vir para o meio o rapaz tem muita qualidade de passe, aliás, eu acho que aquele golo não acontece por acaso, ele quando joga prático, tem uma grande capacidade de colocar a bola tensa onde quer... mas, a principal culpa não é de Fonseca, ele é incompetente, ninguém tem culpa de o ser, também não culpo a direção do Porto de o ter contratado, eu queria Jardim ano passado, tu provavelmente querias outro, Pinto da Costa quis Fonseca, nada a apontar, às vezes acerta-se outras nem tanto, a questão é deixá-lo para lá de Dezembro por uma questão de orgulho balofo, como se fosse impossível eles terem errado...

Sobre o teu último parágrafo, é verdade.

Cpts.

.................................

De facto Kelvin merecia uma oportunidade por parte do Porto, para mostrar se tinha ou não capacidade para ser «jogador importante» numa equipa como o Porto.

Este ano era complicado Kelvin ser opção mas talvez Paulo Fonseca pudesse e devesse dar a oportunidade que o brasileiro fez por merecer.

1º Mesmo que Kelvin não mostrasse capacidade para ser opção, acho que os adeptos compreenderiam e aceitariam a opção.

2º Até Janeiro o Porto só teve 2 extremos de raíz na equipa principal e um deles não era nada de especial (Licá), Fonseca preferiu adaptar Josué do que apostar no brasileiro.

Para concluir Kelvin como Iturbe sofreram por causa da incopetência, ou da falta de coragem de Fonseca em apostar neles

Rmgv

eu não concordo que a incompetência no Iturbe tenha passado por Fonseca, existiu sempre ali algo mais, uma disputa de empresários, da direção, qualquer outra coisa... e também não concordo quando dizes que a culpa de Kelvin não dar é só do treinador, em última análise o treinador foi escolhido pela direção, depois ficou bem demonstrado que era um homem fraco que não decidia nada, vê o caso de QUaresma que contra a sua vontade batia cantos e livres, e o homem continuou a colocá-lo em campo porque a direção lhe tinha dado a indicação que este era para ser titular... portanto, se a direção tivesse dito a Fonseca que dar uma oportunidade a Kelvin era uma prioridade, estou certo, que Fonseca daria oportunidades a Kelvin.

Também discordo que este ano fosse especialmente complicado, o problema foi andarmos a desbaratar dinheiro a fazer duas equipas completas, porque Kelvin poderia ficar no plantel, salvaguardado com outros extremos com experiência e qualidade, mas tendo algum espaço de manobra para aparecer. Foi sempre assim no Porto, um misto de jogadores com experiência perto da saída e outros suplentes aprendizes de feiticeiro, e não me parece que tenha resultado mal essa receita.

Da discórdia é que surge a discussão, portanto, ainda bem que pensamos de maneira diferente.

Cpts.