FC Porto: uma época horrível... mas que ninguém pense irrepetível! | Relvado

FC Porto: uma época horrível... mas que ninguém pense irrepetível!

O Sporting aprendeu a ser Porto e o Porto aprendeu a ser... Sporting!
 
Luís Castro (FC Porto) em conferência de imprensa

O FC Porto fará uma época desastrosa, é já uma certeza com o resultado verificado em Sevilha. Num clube como o nosso, a única forma de ser uma boa época é ganhar a Liga ou uma competição europeia. Pois bem, esses objetivos foram à vida... e não é uma Taça de Portugal e muito menos uma Taça da Liga que farão a época razoável.

Ainda assim, para chegar ao desastre não basta perder. Isso pode acontecer e não é drama. Por exemplo, se o FC Porto tivesse perdido no ano passado o título, a época teria de ser considerada má, contudo não seria desastrosa. O FC Porto tinha passado a primeira fase da Liga dos Campeões, teríamos feito um grande campeonato, que mesmo com o empate frente ao Benfica nesse jogo daria um volume de pontos suficientes para sermos campeões este ano.

O problema deste ano é a maneira como o FC Porto perdeu, e a forma como se comportou na adversidade. 1.º Manutenção de um treinador fraco que enfraqueceu o plantel. 2º Opção pelo treinador ao invés de alguns jogadores, como Lucho, que bem fazia falta este ano, mesmo não sendo sempre titular. 3º A resposta pouco pronta aos ataques de Bruno de Carvalho, dando a ideia que o FC Porto se comporta como uma qualquer nobreza em decadência não querendo dar importância à plebe. 4º O pouco aproveitamento dos jogadores da cantera, dispensando um jogador como Castro (que nunca seria titular), que respira portismo, não dando possibilidades a tempo e horas de jogadores como Mikel ou Ricardo serem no final da época jogadores afirmados no plantel... e que falta fez no jogo de Sevilha um Mikel já identificado com a equipa A do FC Porto. 5º A forma atabalhoada como se comunica, nunca se percebendo qual é a política, com atrasos nas respostas, com desculpas de mau pagador, com jogadores a dizerem o que lhes apetece, com informações do que se passa no interior do FC Porto cá para fora...

Tudo isto fez passar a ideia de que o FC Porto tinha um plantel fraco e desequilibrado, o que não correspondia à realidade. O plantel com que o FC Porto começou o ano era forte, não sendo perfeito. Tudo o que foi feito entretanto com os erros que apontei acima é que o enfraqueceu.

Em conclusão, o FC Porto não poderá pensar que isto foi apenas um ano mau, como alguns outros que tivemos ao longo destas últimas décadas. Terá de escolher com critério, primeiro que tudo quem será o sucessor de Pinto da Costa e afastar todos os pretendentes do circuito. Terá que escolher um bom treinador e não ir em soluções fáceis, como Fernando Santos ou Luís Castro, que resultarão em algo bom, mas não suficientemente bom para combater este Benfica cheio de estrelas e a estrela Leonardo Jardim. Terão que ter a noção de que existe muito talento neste FC Porto e ver para além do que muitos fizeram nesta época. E terão que fechar o plantel à comunicação social à FC Porto... porque o que verificámos este ano é que principalmente o Sporting aprendeu a ser Porto e o Porto aprendeu a ser... Sporting!

FC Porto:

Comentários [52]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Democracia no FC Porto ?!

"Terá de escolher com critério, primeiro que tudo quem será o sucessor de Pinto da Costa e afastar todos os pretendentes do circuito."

Então mas no fc porto não há democracia ? O pessoal interno é que decide quem vai ser o próximo Presidente ?! Não há eleições entre 2 ou mais candidatos para que os sócios portistas se decidam ? Tem que ser nomeado por eles para que todos votem nesse ? Mas que raio de regime queres no fc porto ?

Não percebo que raio de raciocínio é esse. Inside o tempo da outra senhora já lá vai. Sei que estás mal habituado com o Pinto da Costa a mandar em tudo e todos e ninguém tem se quer a coragem de se mostrar alternativa a ele, mas tem calma pois não vivemos no tempo da Assembleia Delegada onde antigos dirigentes do fc porto escolhiam o novo Presidente e não os sócios.

Muito semelhante ao Conselho leonino no Sporting.

Alias este é um dos motivos pelo qual no Benfica há sempre muita discussão e muitos candidatos às eleições porque somos um clube democrático onde SEMPRE houve eleições livres ou votações em Assembleias Gerais.
Aqui vou divagar um pouco mas talvez sejas monárquico e concordas que se deve funciona por um sistema como hereditário (de pinto da costa) e que fique a governar até ao fim das suas vidas ou até mesmo ditatorial, mas eu prefiro um sistema como a república . São escolhas e opinião ...

E que tal, olhares para as minhas palavras sem tentares

vanglorizares a democracia do teu clube ou a ditadura do meu...

1º Gratidão: Por tudo o que PdC fez por aquele clube que foi sempre afastado dos centros de poder que estavam em Lisboa onde até para certos orgão era necessário viveres a 50km de Lisboa, pela mudançad e mentalidade de deixarmos de ser os coitadinhos que aplaudiamos as vitórias dos outros, por termos que ver árbitros a prolongarem jogos para outros ainda nos conseguirem ganhar, por vermos um árbitro sem qualquer vergonha depois de nos tirar uma Taça de Portugal, ir com o clube beneficiado logo no dia seguinte para a China vestido convenientemente... sim, ele tem o direito de dar a sua palavra no futuro do clube que geriu, e os adeptos democraticamente aceitarão a sua palavra...

2º A alteração não é já, eu não digo que ele terá que deixar de ser Presidente do Porto, digo simplesmente que não poderá ter gente com poder ao seu lado a remar para lados opostos... isso é o que o Benfica antes de Vieira tinha, que o Sporting tinha antes de BdC e todos eles copiaram o modelo de gestão de PdC, dentro das possibilidades que tinham em cada clube, claro está, que se ganharem mais a coisa é mais fácil de implementar.

3º Achas que vives em Democracia? Eu não sou monárquico nem coisa que pareça, mas achas que escolher alternância é o mesmo que Democracia, achas que tens alternativas? E já agora, quantas Empresas conheces no mundo que funcionem em Democracia? Citric estas coisas são muito claras, cada Empresa tem que prestar de x e x anos contas aos seus acionistas, neste caso sócios, mas dentro desses anos, qualquer Empresa terá que viver em ditadura, porque de outra forma não consegue chegar mais rápido que os concorrentes, neste momento, Vieira é a última palavra no Benfica, BdC no Sporting e PdC no Porto porque assim é a forma mais competente de funcionar... depois se a ditadura do homem X não resulta, a democracia funcionará no final do seu mandato, até lá não quero na minha direção pessoas a puxarem para lados diferentes.

...

...LOL...ao que está entregue o relvado.com... :)

Apenas copiei as tuas palavras

Volto a transcrever o que disseste. E eu vanglorizei a democracia do meu porque é verdade e critiquei o facto de haver assembleia delegada no teu e também pela oponião que tens que deveria continuar essa mesma assembleia delegada.

Repara que não fui eu que escrevi isto:
"Terá de escolher com critério, primeiro que tudo quem será o sucessor de Pinto da Costa e afastar todos os pretendentes do circuito." Com isto depreendo que os sócios nunca terão poder de escolhar pois todos os pretendentes do circuito estarão já afastados nesse momento de escolha. E afastado pelas poucas pessoas que terão influência de escolher o sucessor de Pinto da costa

já agora que árbitro é que prolongou jogos para que o Benfica seja campeão ? mostra-me uns factos de jornais por exemplo se faz favor.

Por outro lado eu posso-te dar exemplos de árbitros que decidiram campeonatos em golos em fora de jogo em golos que não foram assinalados, penaltis inexistentes etc .. até conheço árbitros que marcaram golos de apanha bolas....

As empresas não têm nada a ver com Países. As empresas para mim são diferentes de clubes. É normalíssimo que um Presidente de um clube ou até de um País tenham determinado tipo de responsabilidade e que tenham poder para tomar determinado tipo de decisões. Em democracia "normalmente" (porque sim, sei que é longe de ser um sistema perfeito) essas pessoas foram eleitas entre vários para governarem. É diferente de um regime onde é sempre o mesmo a governar, porque nunca é dada alternativa ao povo. é tudo

Recorda-me por favor como é

Recorda-me por favor como é que o Vieira entrou no benfica. Não tenho duvidas nenhumas que vocês são os que têm mais telhados de vidro (telhados, alicerces, chão da casa...) mas insistem em atirar pedras aos outros.

Telhados de vidro ?

Mas estás a gozar com a cara dos Benfiquistas? Eu recordo-te como é que Luís Filipe Vieira chegou à presidência:

Eleições em 31.10.03, com 12 751 sócios votantes ganhado com 92% dos votos. Houve não 2 escolhas para os sócios, mas 3:

Luís Filipe Vieira (92%)
Dr. Jaime Antunes ( 7%)
Dr. Guerra Madaleno (1%)

Queres que eu te recordo como é que a Assembleia Delegada funcionava no FC Porto ? queres que eu te recordo como se passou o verão quente de 1980 ? Nos outros clubes nunca houve esses subterfúgios à pinto da costa e pedroto os criadores da corrupção no futebol português.

Luis Filipe Vieira além desses 2 oponentes que te falei, ainda teve em mais recentes eleições outros oponentes como Rui Rangel e também Bruno Carvalho ganhando em ambos os casos com 80 ou 90% votos. O Pinto da Costa nos últimos 30 anos já teve quantos oponentes ?
O Benfica sempre foi e será democrático.

Fica então o pedido recorda-me então como chegou Pinto de Magalhães à Presidência do FC Porto e como é que ele fugiu de Portugal e como é que ele cedeu o cargo a Américo de Sá e o que se passou nesse verão quente. Consegues imaginar o chefe do departamento de hoje de futebol revoltar-se e os jogadores recusarem-se de treinar ? :)

Bom, a conversa nem é comigo,

Bom, a conversa nem é comigo, mas digitaste tanta barbaridade por m2 que vou deixar 2/3 pontos para refletires:

Pinto da Costa neste seu legado que tem cerca de 3 décadas ganhou como Presidente: 20 Campeonatos, 12 T Portugal e 7 Taças Internacionais, é o Presidente do Mundo mais titulado. Se o barometro de um clube são as suas conquistas desportivas, estas são tão evidentes que nem merecem discussão. A oposição em democracia é um sinal de vitalidade da mesma, e a Oposição no FC Porto não terá surgido porquê? Será que o putativo candidato superava tais registos desportivos de Pinto da Costa? Ou os mandatos desportivos são despreziveis num Clube? Não serão nestes os mais importantes e relevantes?

No sentido inverso, observo o Benfica, os 11/12 anos do ex sócio do FC Porto como Presidente do Benfica (com um bénio anterior como Director Desportivo, cerca de 14 anos de responsabilidades), está no seu 4º mandato, e conquistou à data de hoje 2 Campeonatos e 1 T Portugal. Se a isso acrescentarmos que o passivo do Benfica quando Vale e Azevedo deixou o Benfica era de 80 M€, em 14 anos foi multiplicado por 7, e superaram os 500 milhões de passivo. E eu pergunto, as 4 maiorias esmagadoras do ex sócio do FC Porto foram conquistadas pelos mandatos desportivos, ou pelos milagres financeiros?

Relativamente ao ultimo paragrafo, no final da década de 70 houve um período conturbado no FC Porto, com Pinto da Costa e Pedroto a deixarem o clube em 1980. O Presidente do FC Porto Américo Sá por pressões politicas de Lisboa (era deputado do CDS na AR) afastou Pinto da Costa do departamento de futebol e suspendeu a equipa técnica, que com PC se solidarizou. "Américo de Sá queria entrar na Assembleia da República com a cabeça de Pinto da Costa debaixo do braço, mas, em vez disso, leva na testa o grande letreiro de traidor", comentou na altura Pedroto, abrindo as hostilidades para aquele que veio a ser conhecido como o "Verão Quente" do clube. Curiosamente, numa Final da Taça de Portugal em 1980, claques do Benfica e Sporting estiveram de braço dado, para garantirem essa T Portugal ao Benfica. Após essa Final, atletas e adeptos do FC Porto foram apedrejados no Jamor, enquanto isso, o Presidente Américo Sá confraternizava amigavelmente na tribuna de honra do Jamor com politicos e restante fauna, isto é, Américo Sá será que defendeu os legitimos interesses do FC Porto? O que achas?

Nao confundir alhos com bogalhos

Podes entrar na conversa na boa, mas atenção que eu falei de eleicoes livres e democratias pois sou da opiniao que qq clube no mundo deveria ter a oportunidade de dar a escolhar aos socios po proximo Presidente. Não sou adepto das nomeações.

Se quiseres posso-te dar as datas de todas as eleicoes no Benfica e os concorrentes, etc ...

Não percebi a tua opiniao no ult paragrafo. tiraste isso dum blogue tenho a certeza absoluta. Mas ok então tu concordas com o blogue e dizes que o Américo de Sá em tempo de liberdade e já na decada de 80 teve pressões de Lisboa para tirar pinto da costa. Portanto dizes tu que quem mandava no FC Pporto era Lisboa ? é isso ? Então afinal o Benfica é o clube do regime e da liberdade é isso ? lol já não percebo nada, portanto o FC Porto seja em tempo de monarquia ou I república ou ditadura ou depois do 25 Abril foi sempre dominado por Lisboa é isso ?

E criticas que o Amérido de Sá confraternizava amigavelmente com políticos, certo ?

Então e o pinto da costa ?faz o quê ?

http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2012/06/14/pinto_da...

Não era o lapis vermelho que falava em telhados de vidoro ? o pinto da costa faz o que fez o americo de sá o que faz o Presidente do Benfica e Sporting conviver com políticos e no estrangeiro acontece o mesmo. Pensas que o pinto da costa não se dá com deputados, com o Presidente da Câmara do Porto com o Presidente da Câmara de Gaia ? etc

as perguntas que fiz ao lápis fiquei sem resposta, talvez tu bruxo o possas ajudar.

Vivenciei ainda em miudo o

Vivenciei ainda em miudo o "Verão Quente".

Se queres confundir a estrada da beira, com a beira da estada, é um problema teu!

Eleições livres e democráticas há em todo o lado, só te pergunto com o passado glorioso de Pinto da Costa quem ousa ser oposição? Fará melhor?

No sentido inverso, não entendo, e ninguem minimamente inteligente entenderá como é possivel que o ex sócio de 2 decadas do FC Porto acumule mandatos desportivos e financeiros, com maiorias esmagadoras, sabes qual será o segredo?

Sobre a convivência de Clubes com o Poder existiu ontem, hoje e amanhã!

Vou mais longe, Angelo Cesar Machado (hoje soube que o Pinto da Costa dos anos 30, provocou o suicidio da Florbela Espanca, o motivo, um amor impossivel), Cesario Bonito, ou Pires de Lima, todos eles pertenceram aos orgões sociais do F C Porto, todos eles conotados com o Regime, pese embora Salazar ter anuido a irradiar Angelo Cesar, após uma vergonhosa 2ª mão nas Amoreiras num Benfica FC Porto!

O Porto era e é, um Clube conotado com o Regime!

Pois então, o F C Porto em 4 décadas de Estado Novo ganhou 5 Campeonatos e 3 T Portugal, é esse justamente o período desportivo dourado do F C Porto, e justamente com o beneplacito do Antigo Regime, isto é, teve fama, e sobretudo proveito desportivo!

referiste ai o nome do meu

avo, cesário bonito, e já agora,se me puderes mandar o link onde escreveram essas barbaridades...é que o meu avo foi irradiado porque se insurgiu contra o adiamento de um sporting-porto pq queriam esperar chegar o jesus correia...esses libios...

O teu avô também foi irradiado?

Pensava que tinha sido somente o Ângelo César Machado.
Incrível o que se vem a descobrir. Alturas em que a justiça portuguesa funcionava, penso eu de quê

i

O blogue não sei onde foste tirar se calhar reflexão portisa ou paixao portista ou outro semelhante mas copiei as tuas frases no google e apareceram logo, portanto para quem vivenciou o verão quente achei estranho ter que ir copiar de um blogue, mas tudo bem aceito.

Em relação a essa do Florbela Espanca desconhecia. Obrigado

"Américo de Sá queria entrar

"Américo de Sá queria entrar na Assembleia da República com a cabeça de Pinto da Costa debaixo do braço, mas, em vez disso, leva na testa o grande letreiro de traidor", comentou na altura Pedroto, abrindo as hostilidades para aquele que veio a ser conhecido como o "Verão Quente" do clube»

A afirmação de Pedroto foi retirado de um blogue sim, ou queres que me recorde das afirmações de Pedroto há 34 anos?

Vê estas imagens, e com Américo Sá conivente com Poder politico, no pós essa Final Pinto da Costa e Pedroto sairam ambos do FC Porto, e repito, atletas e adeptos do FC Porto foram apedrejados :

http://youtu.be/tBYKStPswM4

...

...deduzo que sejas o único que ainda desconhece a "omnisciência" desse rapaz. E omnisciência leia-se "talento para o copy paste"...

Não lhe dês paleio. É o que esse eremita quer, para combater o degredo da solidão em que está mergulhado...

obrigado

pelo conselho !

Pois sim, mas entrou sobre a

Pois sim, mas entrou sobre a alçada do Vilarinho que já por sua vez ganhou eleições com o apoio e votos do PSD.

Esta é a democracia no teu clube. Qualquer semelhança com a propaganda fascista é pura coincidência.

OK ganhaste o Benfica é fascista

e eu sou o teu pai.

mais te digo. Numa

mais te digo. Numa democracia, o eleito deve respeitar a opinião de todos e não apenas os que votarem nele. Logo, mandar á merda os sócios benfiquistas logo após ter sido eleito não demonstra grande respeito pela democracia.

http://showdebola.pt/luis-filipe-vieira-apanhado-a-mandar-socios-do-benf...

Citric deixa-me só esclarecer uma coisa,

como é óbvio as pessoas irão votar em quem tanto fez pelo clube, é a vida... não significa falta de democracia... para meu descontentamento, quando Vieira sair do Benfica, vais ver se também se o próximo não será ele a escolher...

Ps. Vieira infelizmente para mim irá ficar para a história do Benfica como um grande presidente...

Cpts e até amanhã.

Citric, vamo ver uma coisa...

1º se o Porto tivesse o monopólio da corrupção nestes anos, não teria ficado 3 anos sem ganhar o campeonato...

2º tens Coroado a falar do funcionamento normal da arbitragem nas décadas de 80 e 90, e não aparece lá só o nome do Porto

3º tiveste presidentes como Vale e Azevedo...

4º acharias normal o Pablo Escobar queixar-se do estado da justiça na Colômbia?

5º o que disse, é que PdC terá que retirar de lá uma das facções que existem, e escolher o seu sucessor, depois nas eleições, como clube democrático nessa altura como todos, os sócios escolhem e todos poderão concorrer... agora, não confundas é gratidão, e a popularidade de um líder, com ditadura...

Em conclusão, e não me vou alongar muito mais neste assunto, por muito que me mostres escutas etc... eu seu em que País vivo, e sei quem é LFV e sei quem foi Vale e Azevedo...

Cumprimentos

1° É impossível ganhar sempre, nem o Marselha nem a Juventus, nem ninguém...

2° Os 3 grandes sempre foram beneficiados em relação a todos os outros clubes pequenos, por isso é que apenas eles mais o Boavista que desceu de divisão devido a corrupção, mais o Belenenses do grande Matateus é que ganharam o campeonato. Agora toda a vigarice e ilegalidade que vemos hoje em dia é que não. Nos anos 90 vemos bastante benefícios ao fc porto e vemos muitas ilegalidades como o caso Penafielgate logo em Novembro de 1990, Carlos Calheiros e a viagem ao Brasil, e o episodio dos quinhetinhos e mais o famoso Guarda Abel, etc .. a lista não tem fim e muita coisa não veio a público.

3° Tens toda a razão Tanto o Sporting como o Benfica tiveram direcções que os prejudicaram e que ainda os deitaram mais abaixo, não foi somente serem prejudicados no campeonato nacional ou taça, foi também na vertente organizativa e económica. Não chegava o pinto da costa puxar os dois para baixo com a corrupção mas ainda davam tiros nos pés infelizmente.

4° Não acho normal obviamente.

5° Eu acho que o que podias ter dito era algo do género como "demonstrar o seu apoio a uma pessoa", mas o que escreveste foi outra coisa e por isso escrevi o que escrevi. Aí sim é correcto e aceito perfeitamente a tua opinião.

abraço e obrigado pela discussão, foste sempre correcto comigo e agradeço-te por isso

Citric,

Nada a apontar no teu 1º ponto, acho sinceramente que o vento que corre é favorável a mais vitórias do Benfica que portistas, é assim que tem que ser, mas dar os pontos, não é à Porto...

4º tu percebeste bem... :) mas, ok...

5º sim, poderia ter dito de outra forma, mas é o meu estilo, não vejo porque é que as pessoas não falam mais de acordo com aquilo que pensam... a verdade é que PdC (NESTE MOMENTO) tem poder para forçar qualquer um, e como tal, em vez de utilizar esse eufemismo, preferi ser direto e não perder tempo :)

Em relação aos outros pontos, Citric, não vale a pena estarmos a discutir muito mais sobre eles, tu sabes que uma vez corrupto... não há tipos que um dia são honestos e no outro são desonestos, ou seja, se PdC andou a fazer coisas, e não as nego, acreditas que homens como Vale e Azevedo não as fizeram?... percebes, essa dos anjos e demónios serve muito bem para esconder algo... porque anjos, é coisa que em Portugal nunca existiu...

Cpts.

Ps. não precisas de agradecer por uma coisa que tem que ser banal :)

Costuma-se dizer que as

Costuma-se dizer que as equipas constroem-se de trás para a frente, e no FC Porto isso sempre foi uma maxima. A verdade é que sempre tivemos defesas de referência não só nacional como internacional, e quando assim não acontecia, tinhamos sempre um lider, um "patrão" na defesa que organiza-se a mesma. Julgo que é isso que mais falta faz ao Porto. Um lider com voz no balneário e no relvado. Recordo Jorge Costa e Bruno Alves como os ultimos grandes patrões. Capitães não pelo que auferem mensalmente mas sim pela capacidade de liderança, comunicação dentro do relvado, capacidade organizativa...tudo o que um capitão deve ter. Otamendi conseguia camuflar esse defice na defesa do Porto e Maicon também demonstra capacidades para, mas como tem sido bastante irregular fica a ideia que é apenas um "capitão wanna be". Mangala, Abdoulaye e Reyes são muito fracos nestes aspectos e como tal a defesa recente-se. Na próxima época e com Mangala de malas aviadas, o Porto terá de contratar 2 centrais a juntar a Maicon e Reyes. Bruno Alves seria bem recebido de volta porque os tempos actuais não são de vestir a mesma camisola uma carreira inteira e todos os jogadores sonham pisar outros palcos e experimentar outros ares...pelo meio dizem-se coisas que não se devia. Quaresma e Lucho disseram coisas que não cairam bem no seio portista e foram bem recebidos de volta. Não há tempo para guardar rancores e os bons jogadores são sempre benvindos.

Posso estar enganado, mas Maicon e Reyes, fazem uma dupla

mais forte que mangala e Reyes, por causa da capacidade de liderança de Maicon, eu ainda o defendo como central de qualidade para títular do Porto... tem tido azar, mas acho que esta dupla é boa, e além disso, Maicon é jogador à Porto, tem voz de comando, claro está, se não joga perde confiança até na liderança... além disso, tens Mikel na equipa B que na minha opinião tanto pode ser um grande central como um grande trinco, contratando um trinco, nas minhas contas fica somente a faltar um central... Bruno Alves, não veria com maus olhos, mas vejo em Maicon alguém capaz de fazer esse trabalho.

O mais certo é que entremos

O mais certo é que entremos na próxima época com apenas esses 2 centrais transitados desta época. Maicon no entanto tem tido vários problemas físicos e dificuldades em impor-se por muito tempo no onze porque vira que não vira comete erros a mais. Não é um lider nato mas tem capacidade para organizar a defesa...ou pelo menos tenta, e nesse aspecto nem o Otamendi e muito menos Mangala, Reyes e Abdoulaye conseguem esbocejar sequer. Na defesa é imperial uma constante comunicação e uma voz de liderança.

Também tens razão, ainda assim, eu dou mais crédito

que a maior parte dos portistas a Maicon, eu acho que ele é líder, o problema dele, foi a lesão que o tirou da titularidade há um ou dois anos, numa altura que era ele e mais 3 na defesa... agora, admito que não seja jogador para estar no banco...

Se este ano foi mau para o ano, assim, vai ser bem pior.

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/dragao-em-crise-p...

Que eu saiba o treinador não joga e até podia vir o Mourinho que sem jogadores que façam a diferença não vão a lado nenhum.

Bufão, não cliquei na notícia porque é política minha

nunca clicar nestas coisas (más experiências virais :)) ainda assim, não sabendo o que é, CM?!?!? A sério?!?!? O mesmo jornal que colocava Marco Silva com toda a certeza no Porto, e que volvido pouco mais de mês e meio, já dá como certo Fernando Santos :)

E é engraçado falares em Mourinho, é que eu tenho memória, e ainda me lembro quando o pessoal andava a falar no tempo de Otávio e primeiros tempos do próprio Mourinho, que Deco não dava nada, jogava só para ele, que Alenitchev era uma porcaria, que Costinha ia jogando mas não era jogador para o Porto, que Ricardo Carvalho e outros que por lá andavam tinham sido colocados à pressão e não eram jogadores da qualidade de Fernando Coutos etc... eu já vi este filme, mas as mesmas pessoas que diziam isso, no ano seguinte, andavam a dizer maravilhas de Deco, da capacidade de leitura de jogo de Costinha, etc...

Eu como penso pela minha cabeça, digo-te, neste Porto existe muito talento no banco... Ghilas é um grande jogador, rápido, forte, imprevisivel... Ricardo, e marca as minhas palavras nesta para cobrança futura, como já disse aqui, vai ser o crónico titular da Seleção como lateral direito... tem um Mikel fantástico na equipa B que com Jardim já seria uma opção válida... Josué é um jogador de grande qualidde no último passe... Carlos Eduardo precisa de ganhar somente confiança... pá, como eu disse, se chegar um bom treinador ao Porto, veremos então o que valem estes jogadores, claro nem todos serão titulares, mas não tenho a mínima dúvida que muitos irão espantar meio mundo, mas lá está, nessa altura já toda a gente esqueceu o que andaram a falar este ano...

E não é...

...que és capaz de ter razão?

Mas são opiniões e eu não acredito que os jogadores de que falas venham a ser assim tão primordiais. Mas isso sou eu.

Atenção, eu não digo que serão todos titulares e grandes jogador

agora, que muitos destes jogadores serão titulares no futuro, não tenho dúvidas...

Ps. Mikel e Ricardo, marca e cobra no futuro :)