De um Sporting temido | Relvado

De um Sporting temido

É facto: incomoda este Sporting, cria desconforto ver um Sporting avasslador.
 
Montero festeja (Sporting)
sporting.pt

De há umas semanas a esta parte, os comentadores de futebol e colunistas têm acentuado a ideia de que o Sporting tem um plantel curto (o que em parte é verdade), igualmente que o Sporting ainda não foi posto à prova contra equipas grandes (o que é mentira e sintoma da desonestidade intelectual de quem produz esses comentários – o Sporting já leva quatro dérbis), e ainda a ideia de que o Sporting não é candidato ao título, sendo antes os outros dois adversários (o que, mais uma vez, demonstra a desonestidade intelectual, na medida em que há umas semanas esses mesmos apontavam o Sporting como candidato ao título).

Diríamos que estas afirmações são o resultado do desconforto de ver o Sporting a praticar um futebol de qualidade como há muito não se via, e ainda o facto de estar em primeiro lugar. Há uns dias, no jornal Record, João Querido Manha tentava dar o toque final nessa tentativa de menosprezar este Sporting com estas irónicas e despropositadas palavras: “A realidade é esta: quatro jogos, dois empates, duas derrotas e a conclusão de que falta um bocadinho, um pouco maior do que um iogurte, para ombrear com os outros dois grandes.”

Qualquer sportinguista que se preze prefere que o Sporting perca os quatro dérbis, se apesar disso e com isso ganhar o campeonato. Cremos que não há dúvidas a este respeito, mesmo que os dérbis se revistam de uma importância simbólica (aqueles que não preferem o campeonato a quatro derrotas nos dérbis, podemos dizer, não são seguramente sportinguistas. O mesmo poderemos dizer dos rivais. O campeonato, ou melhor, os títulos sobrepõem-se sempre a qualquer rivalidade/dérbi, dado que é esse o objetivo fundamental do futebol: a conquista de algo – campeonato e taças.). A realidade (para começar como fez Manha acima), porém, é mais difícil de enfrentar quando se olha para as estatísticas e a própria realidade tal como é.

O Sporting tem sido de longe a equipa que melhor pratica futebol (como ainda agora ficou demonstrado com o domínio avassalador sobre o FC Porto). Tem mais golos marcados; leva seis jogos sem sofrer golos; tem o melhor marcador do campeonato; tem o melhor meio-campo do campeonato, constituído por três jogadores que estão num excelente momento de forma (que só por miopia do selecionador português não irão ao Mundial); tem o melhor guarda-redes do campeonato; e tem o melhor treinador do campeonato. Até há umas semanas, isto que se acaba de dizer era consensual. De umas semanas para cá, tudo isto tem sido posto em causa.

É facto: incomoda este Sporting, cria desconforto ver um Sporting avassalador (quase metade dos jogos deram em goleada). Até onde vai este Sporting, é a pergunta que os comentadores fazem de momento. Quais videntes, afirmam que o Sporting apenas lutará por um lugar na Liga dos Campeões. Como justificação, aduzem o plantel curto, a jovialidade dos jogadores, o facto de ser uma equipa em construção. Alguma vez estes comentadores param para pensar verdadeiramente? Não!

Vejamos: do facto de ser um plantel curto não se segue que não seja capaz de fazer face às adversidades que encontrará. Pelo contrário, um plantel curto sustenta mais competitividade entre os jogadores, da mesma forma que lhes garante mais possibilidade de jogar. O Barcelona é uma equipa que desde há anos tem um plantel curto e consegue fazer face a todas as competições em que está envolvido. Portanto, esse argumento não colhe.

A jovialidade dos jogadores também não pode ser justificação para o facto de não poder lutar pelo título. De facto, se olharmos o plantel ele é constituído por jogadores jovens mas com alguns anos de experiência de primeira liga. Logo, também não é justificação.

Quanto ao ser uma equipa em construção, esta é talvez a maior de todas as falácias. Lembremos o primeiro ano de Jorge Jesus no Benfica, cuja equipa era quase toda nova e mesmo assim ganhou o campeonato. Outro argumento que não colhe.

Não espantam, portanto, estas declarações. Quem está habituado a ouvir os comentadores e a ler os colunistas apercebe-se que não se pautam por um raciocínio coerente. Dizem e escrevem não apenas o que lhes convém ou o que lhes diz o coração, como, sobretudo, emaranham-se no discurso prolixo do futebolês com ares de intelectualidade saloia. Discurso que, além de ridículo, lhes tolhe o raciocínio na altura de abordar a realidade que se lhes apresenta.

Eis a realidade: o Sporting é primeiro na liga; é constituído por um conjunto de jogadores com garras para lutar até ao fim do campeonato pelo primeiro lugar; tem um treinador competente que está a fazer um excelente trabalho; e tem uma direção que, não obstante algumas declarações despropositadas, tem feito todos os esforços para por o Sporting no caminho certo.

Sporting:

Comentários [12]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Tal como há uns anos a

Tal como há uns anos a contratação de três jogadores foi fundamental para conquistar o título, também agora creio que três jogadores (um central, um extremo e um médio ofensivo) de grande qualidade podiam catapultar o Sporting para o título. Contudo, a situação financeira do clube impossibilitam a ida ao mercado para contratar esses três jogadores que fizessem a diferença.
Claro que se houvesse certezas que o Sporting era campeão com esse investimento, estou em crer que a direcção avançava, mas no futebol não há certezas e também porque a situação financeira do clube é péssima, não vale a pena correr riscos, não vale a pena entrar em aventureirismos, porque foram estes que conduziram o clube ao estado em que está.
Continuo a achar que o Sporting tem um plantel bem inferior aos rivais e que muito dificilmente será campeão ou mesmo lutará pelo título até ao fim. Acredito, isso sim, que esta equipa pode crescer muito e lutar com qualquer adversário em Portugal de igual para igual, sendo a base para, a curto prazo, ser um sério candidato ao título, como hoje o são benfica e porto.

..........................

1º O Sporting tem uma equipa curta, verdade, mas pensando bem o Sporting apenas vai jogar Taça da Liga e Campeonato......logo o Plantel chega e sobra.

2º Um Plantel "inexperiente" é um plantel que tenhas poucas provas dadas ao mais alto nivel, algo que não corresponde à verdade do Sporting, onde os seus "jovens" em média cada um deles já leva pelo menos cerca de 30 a 40 jogos na 1ª liga.

3º O Sporting ainda não venceu nenhum clássico mas tem demonstrado capacidade e qualidade de jogo, o problema é mesmo uma questão de hábitos, o Sporting está a ganhar hábitos novos mas para jogar e ganhar clássicos é preciso mais do que um simples Bom futebol, e se o Sporting á bem pouco fez um excelente jogo contra o FC Porto mostrando muita qualidade tb é verdade que não ganhou esse jogo, mesmo jogando contra um Porto a 50% daquela que é a sua real valia.

4º É estranho dizer que uma equipa massacra e não ganha, eu sei que o Sporting rematou lutou e guerreou com o Porto pela vitória mas dai a ter sido um massacre......só se o Sporting tivesse mesmo ganho o jogo ou tivesse "massacrado" o Porto em termos fisicos (lesionados, cartões vermelhos, etc.....tipo algo semelhante a um ataque bombista em Beirute) agora um massacre sem vitória e sem nada a apontar........é um massacre à 25 de Abril.......Uma revolução dos Cravos....LOL

5º Mais um engano do autor deste texto, quando compara este Sporting com o Benfica de JJ, lembre-se que o Benfica nessa época para a equipa titular contrata apenas Javi Garcia, Saviola, Ramires, Cesar Peixoto e depois contrata para complementar o restante plantel Airton, Patric, Stretenovic, Kardec.....ou seja, da época de Quique para a 1ª época de JJ apenas 3 titulares não foram repetidos nomeadamente Javi Garcia Ramires Saviola todos os restantes já estavam no plantel na época anterior.....por isso não concordo quando afirma que o Benfica teve de reconstruir o plantel, e quando comparado com o Sporting que mudou de uma época para a outra nada mais do que cerca de 75% da equipa titular, é lógico que considero a equipa do Sporting demasiado frágil ainda em termos de grupo com alicerces para competir com Benfica e Porto, mas sim concordo com a questão do Sporting ser um possivel Candidato....mas atenção ainda não passou com Brilho o Periodo de Fogo que é o mês de Fevereiro e Março como tal e apesar de ainda ir em primeiro em exequo com Benfica e Porto e de ter mais golos marcados e menos sofridos não indica que vá bem embalado para ser campeão, quanto muito está a realizar uma excelente época quando comparada com as de um passado recente....

Basicamente estou de acordo com todos os pontos

O último ponto, já não me lembro muito bem...

Relativamente ao ponto 5, não

Relativamente ao ponto 5, não concordo, e refuto:

Benfica de 2009/10 onze tipo:
Quim; Maxi, Luisão, David Luís e Coentrão; Javi, Ramirez, Aimar e Di Maria, Saviola e Cardozo, deste onze, entraram : Javi, Ramirez e Saviola. Coentrão nunca tinha feito um minuto pelo Benfica, e regressou e foi uma adaptação feliz e com bons resultados, isto é, o ultimo Benfica Campeão tinha 4 unidades novas. No mercado de Inverno reforçou-se com Airton, Kardec e Eder Luís, além de outras contratações que não resultaram, de Patric a Julio Cesar, ao Weldon, ou mesmo o utilizado Cesar Peixoto, o benfica nessa temporada contratou 12/13 novos jogadores, e gastou mais de 20 milhoes €!

O Sporting nesta Edição 2013/14 onze base:
Patrício; Cedric, Rojo, Mauricio e Jefferson; Wiliam, Adrien e André Martins, Carrillo, Capel e Montero. Identificamos neste onze as mesmas 4 unidades novas tal como nesse Benfica (sendo William tal como Coentrão o foi um regresso), onde é que o Sporting mudou 75% da sua equipa titular?

Contudo, a grande diferença é que o Benfica gastou em 2009/10 mais de 20 milhões de euros, o Sporting não investiu mais de 2 milhões em contratações nesta temporada!

..................................

Ok não foram 3 jogadores foram 4 do Benfica que não foram repetidos ......... ok ................ e corrijo o Benfica apenas contrata 11 jogadores por perto de 25 milhões..........desses 11 jogadores apenas 4 ficaram no plantel, mas desses 11 pelo menos 9 tiveram impacto no campeonato ganho pelo Benfica ou nessa temporada...

Weldon deu pelo menos 2 ou 3 vitórias ao Benfica e deu pontos ao Benfica pelo menos 4 ou 5 vezes, pouco?
Sim, mas desenrascou.....
Kardec marcou 2 ou 3 golos nessa época sendo que um deles deu passagem frente ao Marselha na Europa...
Eder Luiz Marcou uns golitos (4 salvo erro) na Liga Portuguesa um deles contra o rival Sporting..
Patric.....não servia
Julio Cesar.....não cabia nem servia....
Cesar Peixoto fez 3 anos de águia ao Peito, jogou bastantes vezes mais nunca conseguiu ser opção muito por força da inconstância exibicional e por motivos fisicos...............

O Sporting do Plantel actual inteiro tem apenas cerca de 10 ou 11 caras que derivam da época passada sendo que outras tantas são gente nova.

Patricio é titular absoluto à várias épocas

Cedric tinha "meia duzia" de jogos na época passada pois os titular chegaram a ser Dier e o Miguel Lopes

Rojo jogou a esquerda e ao meio, depois deu o lugar a Ilori e a Dier, e depois voltou a ganhar o lugar....foi uma época aos pulos

Mauricio, cara nova no plantel numa posição ocupada na época passada por Xandão

Jeferson, cara nova no plantel numa posição ocupada por Evaldo/Joãozinho/Rojo

William não sendo uma cara nova, é um miudo que se tinha 30 minutos na equipa principal pelo Sporting era muito, pois tinha estado pelo menos 2 época emprestado ao Cercle

Adrien apesar de já estar no plantel não estava bem fisicamente nem psicologicamente e só passou a ser opção com a chegada de Jesualdo

André Martins só passou definitivamente para o plantel principal a partir de Janeiro com a saida de Elias e Izmaylov.

Carrillo andou sempre no entra sai da equipa durante 2 épocas

Capel era e é titular absoluto

Montero cara nova no plantel numa posição ocupada por Wolsfwinkel

Ora conto 3 caras novas e pelo menos 3 miudos com poucos minutos de 1ª Liga pelo Sporting..............e se pegarmos na equipa base da época passada vamos então descobrir que afinal a equipa deste ano não tem nada a ver com o 11 mais utilizado pelo Sporting da época passada.................................

Volto a afirmar o Sporting mudou 75% da sua equipa titular............tem que se saber ler o que as pessoas escrevem para se saber criticar.....................

Em 2009/2010 o Benfica investiu um pouco menos de 24 milhões, mas o Sporting que "não investiu mais de 2 milhões em contratações nesta temporada!" investiu pelo menos 2 milhões em Montero, mais os prémios de assinatura aqueles que entraram a custo 0 (não é só o Benfica que os paga).....penso que caminha largo para os perto de 6 milhões não os ultrapassando é claro.......................

Neste artigo de mera propaganda ...

... convém alertar ao autor que um "derbi" é um jogo entre equipas da mesma cidade, ou na pior das hipóteses da mesma região. Por conseguinte quando o autor se refere os ditos 4 jogos contra equipas grandes convém se referir a eles como "Clássicos".

Já agora de referir que o sporting, clube simpático que tem feito um campeonato excelente para um clube do meio da tabela, foi tão avassalador que dos tais 4 jogos contra equipas mais fortes apenas conseguiu 2 empates. No jogo em Alvalade contra o Benfica o sporting, o tal avassalador, não criou uma única oportunidade flagrante de golo, marcou um golo irregular e ainda lhe foi perdoado um penalti no fim do jogo.

O sporting não incomoda, como o paços de ferreira também não incomodava o ano passado, e curiosamente, tal como o paços o sporting também se encontra em 3º lugar.

O sporting não é um rival, mas sim um adversário pelo qual os adeptos dos dois clubes Grandes em Portugal até nutrem uma certa simpatia. Como tal, não se entende este discurso patético de "todos contra nós", quando até têm 3 jornais desportivos a levá-los de "marsupial".

Devo dizer que o artigo é enfadonho, não muito bem escrito e mal estruturado.

Classificação do artigo: Lixo!

O Sporting em 4 jogos...

como Porto e Benfica empatou 2 e perdeu 2. Então vamos lá ver: o que normalmente vai o Benfica fazer ao Dragão? No jogo para a Taça, no fim dos 90m não terminou empatado, e o Duarte Gomes impossibilitou o Sporting de poder pelo menos levar o jogo para penaltis? No Sporting 1 Benfica 1 foi só o Benfica o único prejudicado? Quando o Sporting empata um jogo com o Benfica e o Porto ( como neste último jogo para a Taça Lucílio ) , só o Sporting é que leva com nota negativa?

Quanto ao resto, nem vale apena comentar, pois é o mesmo papageado do costume LOL.

Caro pedaço de massa fecal ...

... não falhas nenhum dos meus comentários, e ainda vens dizer que não vale a pena comentar!

Cumprimentos e votos de um 2014 próspero em desenvolvimento intelectual!

Qual foi a parte que não percebeste...

de que não vale apena comentar aquilo que para além escrevi, precisamente a comentar algo que disseste?

És sempre assim tão limitado, ou isso foi falta de levares uns tabefes nessa tromba quando eras puto ( se é que não és mesmo um puto, pela infantilidade que demonstras ) dos teus pais?

Sabias que nas horas vagas farto-me de humilhar gentalha como tu?

Podes continuar à vontade, que cá continuarei!

Concordo com o facto do plantel do Sporting

ser suficiente para ganhar o campeonato, com o facto de Jardim ser de LONGE e como disse antes dele ter jogado um jogo pelo Sporting o melhor treinador, aliás, coloquei-o logo como um "treinador de milhões contratado por tostões" e era o meu preferido para treinar o Porto, não concordo que Patrício seja o melhor guarda redes da liga, mas isso são opiniões... também concordo que existem certos colunistas e jornalistas que estão a ver a realidade como lhes interessa, contudo, se te chateias contra eles, pela mesma lógica tens que te chatear com os responsáveis do teu clube, que e bem, dão essa mesma ideia ao público em geral, sendo o seu treinador o mais acérrimo defensor dessa linha de pensamento...

Quanto ao facto do Sporting já ter jogado 4 clássicos, é verdade que os jogou, mas também é verdade que não os ganhou... e isso demosntra que ainda falta algo nesses grandes jogos... pode ser campeão sem ganhar algum desses jogos, mas no campeonato português será muito complicado tal acontecer, para sorte do Sporting, acho que a equipa ao contrário do que se diz, e isso sim não percebo o porquê, ainda tem uma margem de progressão grandes, pela juventude de alguns dos seus já experimentados jogadores, e talvez nos próximos clássicos possam ganhar... em relação ao massacre, e acho que foi um jogo dominado pelo Sporting, não existem massacres acabados em 0-0...

Força...

nessa euforia:) Eu, enquanto Benfiquista, já me vacinei no ano passado. Quanto mais eufóricos andarem os Sportinguistas, mais talhados para o insucesso estarão:) Opinião pessoal simplesmente.

O Sporting tem de facto....

um plantel curto para jogar TODAS as competições. Mas jogando só para o campeonato e para a Taça da Liga - que é uma prova que não tem substancial importância - pode chegar para vencer o campeonato com um Porto e Benfica um pouco mais fracos. Vamos ver.

O que até muitos sportinguistas querem dizer, é que é preciso dar um passo de cada vez. Não era espectável que o Sporting há 14º jornada fosse líder. Imaginemos que o Sporting é já campeão depois da sua pior época de sempre: será que já está tudo feito? Claro que não! Haverá muito trabalho pelo futuro para que o clube possa ser campeão com regularidade. Mesmo que o Sporting seja campeão, deverá manter-se o discurso de jogo a jogo, pois não sabemos como reagirá a equipa numa prova como a Liga dos Campeões em que já não lá entra desde 2008-2009.

Vamos com calma...