Sporting ganha Taça de Portugal com bis de Tiuí no prolongamento | Relvado

Sporting ganha Taça de Portugal com bis de Tiuí no prolongamento

 


Sporting ganha Taça de Portugal com bis de Tiuí no prolongamento
O Sporting repete o triunfo da época passada na final da Taça de Portugal. A equipa de Paulo Bento derrotou o campeão FC Porto por 2-0, dois golos marcados por Rodrigo Tiuí no prolongamento. Os portistas ficaram reduzidos a 10 aos 70 minutos de jogo, depois de João Paulo ter visto o vermelho directo após entrada dura sobre João Moutinho. Os leões terminam a época como começaram, com um triunfo sobre os dragões, depois de terem ganho a Supertaça no arranque da temporada.



O Sporting entrou em campo sem Liedson, o homem que deu a Taça da época passada, marcando o único golo do jogo com o Belenenses. No lugar do "Levezinho" jogava Derlei, de volta ao onze após ter cumprido 3 jogos de suspensão, e o ex-portista foi um dos protagonistas da primeira parte, travando um duelo aceso com Nuno. O guarda-redes azul e branco levou a melhor, evitando por várias vezes o golo dos leões.

No FC Porto o treinador Jesualdo Ferreira tinha apostado em Fucile na lateral-direita, em vez do grande ausente Bosingwa, e em João Paulo na esquerda. Durante grande parte da primeira metade o jogo centrou-se no sector defensivo direito dos dragões com o corredor esquerdo leonino particularmente activo. O Sporting aparecia mais pressionante e aguerrido diante de uma formação da Invicta lenta e desmotivada que não mostrava os pergaminhos de campeã nacional.

Nuno ia sendo a principal figura do FC Porto, travando remates de Derlei e Yannick Djaló. Aos 39 minutos, Romagnoli conseguia bater o guardião e marcava, mas o árbitro Olegário Benquerença anulou o lance por sinal de fora-de-jogo do seu assistente. Um lance que causa algumas dúvidas.

Nesta altura já o FC Porto tinha conseguido equilibrar o encontro e a equipa portista entrou melhor no regresso dos balneários, mas o ataque azul e branco era inconsequente. Do mesmo modo estéril, o Sporting acercava-se da baliza de Nuno. Os adeptos iam fazendo a festa nas bancadas e aos 67 minutos Ricardo Quaresma e João Moutinho envolveram-se num lance onde os leões reclamam agressão do craque portista. Das bancadas choviam apupos ao ex-jogador do Sporting que mostrava o símbolo do FC Porto em resposta.


Pouco depois acontecia um dos lances capitais do jogo com João Paulo expulso, com cartão vermelho directo, depois de uma entrada muito dura sobre João Moutinho. Mas o Sporting não soube aproveitar a superioridade numérica e o jogo arrastava-se para o prolongamento.

Logo a abrir o tempo suplementar, Tiuí, que tinha acabado de entrar para o lugar de Abel, marcava, mas o lance era anulado, uma vez que a bola lhe tinha sido endossada por Derlei após falta deste sobre Pedro Emanuel. Foi um aviso para as hostes portistas.

À terceira foi de vez e quando Tiuí atirou a bola para o fundo das redes de Nuno, num lance de felicidade, com o esférico a tabelar em Pedro Emanuel e na barra da baliza antes de entrar, o golo valeu mesmo. Foi ao minuto 111 e logo a seguir a mais um lance polémico da partida. Lisandro tinha caído em cima da linha da grande área leonina, após uma disputa de bola com Anderson Polga, e os portistas reclamam, pelo menos, falta.

A partida parecia resolvida, mas não terminaria sem que houvesse uma confusão entre jogadores no relvado e sem que Tiuí apontasse o segundo golo. O brasileiro voltou a marcar, no seguimento de um contra-ataque e através de um pontapé de bicicleta. Estava irremediavelmente perdida a Taça para os portistas.

Após o apito final, Raúl Meireles, Lisandro e mesmo Bosingwa, que não foi convocado para o encontro, não conseguiam segurar as lágrimas. No relvado os sportinguistas celebravam a segunda Taça de Portugal consecutiva. É a 15ª do historial dos leões, contra 13 averbadas pelo FC Porto.


+ Sporting: Rui Patrício, Abel (92' Tiuí), Anderson Polga, Tonel, Grimi, Miguel Veloso, João Moutinho, Izmailov (76' Izmailov), Romagnoli, Derlei (116' Gladstone) e Yannick.

GOLOS: Rodrigo Tiuí (111' e 118')

+ FC Porto: Nuno, João Paulo, Pedro Emanuel, Bruno Alves, Fucile, Paulo Assunção (112' Tarik), Lucho, Raúl Meireles (104' Kazmierczack), Mariano Gonzalez (78' Lino), Quaresma e Lisandro.


Fotos: Lusa


Taça de Portugal:

Comentários [112]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Apesar de roubados pelo Olegário

Um golo limpo anulado e expulsões perdoadas a Lisandro e Quaresma! O Porto só joga bem contra equipas pequenas onde o Sporting tem mais dificuldades para abrir espaços, por isso a diferença pontual no campeonato. Aposto que se o Sporting e o Porto disputassem o campeonato espanhol ficávamos à frente deles. SOMOS OS MELHORES! VIVA O SPORTING!

Re: Apesar de roubados pelo Olegário

lol amigo! vê-se bem que não percebe nada do que diz!

Re: Apesar de roubados pelo Olegário

a verdade é que o porto tem execelentes jogadores, a do treinador nao se pode dizer o mesmo, o jesulado sempre que joga contra o sporting leva um banho tactico.

Re: Apesar de roubados pelo Olegário

MAS A VERDADE É QUE LEVA UM BANHO TÁCTICO DE SI PRÓPRIO.

o vedder acha que:

o comentador tinha razão no que disse. o fcp entrou nervoso, desconcentrado e alheado do jogo. o nervosismo nao tem a ver com o adversário...coitado do scp......equipas banais derrotamos aos montes este ano por isso esta tem de ser igualmente vencida.

Ó oliveirafcp, não eras sportinguista?

Mas tu não eras do sporting?

Re: o vedder acha que:

epah , caga nesta merda deste forum,sinceramente vou parar de escrever aqui e so azeiteiros do sul a escrever. eu nao tenho pontos ou entao moderava-te diferente

INCHA FEDORENTO!!!

É SÓ RIR, NO REINO DO LEÃO!!!

PARABÉNS OLEGÁRIO

E o corrupto é o PdC ?!

PARABENS AO SPORTING...

QUE FOI O JUSTO VENCEDOR GOLEANDO O PORTO POR 4-0,SEMPRE SUPERIOR AO PORTO NO CONFRONTO DIRECTO ESTA EPOCA,E ESPERO VENDAS DE PSEUDO ESTRELAS E COMPRAS DE JOGADORES COM VALOR,NÃO INCOGNITAS,SE O SENHOR PINTO COSTA NAO O QUISER SIMPLESMENTE LHE RESTA DEMITIR-SE PORQUE O PORTO NÃO ESTA A BENEFICIAR COM A GESTAO DESSE SENHOR ACTUALMENTE E O SEU TEMPO JÁ PASSOU,COMO SOCIO,DEFENDO ESSA LUTA COM UNHAS E DENTES...

Re: PARABENS AO SPORTING...

pois por isso o porto e tri-campeao ,nao sabes do que falas

O rapaz vai la com os fanatismos para outro lado..

O Porto leva banhos tecnicos do Sporting e esta dado como corrupto por culpa desse senhor que por suposto se declara como inocente...Por isso abutres como voces n me dizem nada,NAO SAO PORTISTAS!!! VAMOS DEIXAR ESSE CORRUPTO FORA DO FCP,FORÇA PORTO!!!

Parabéns pela tua dignidade...

...HULK VERDE...

Obrigado Hulk...

Só digo simplesmente a verdade,não vivo ofuscado por facções duvidosas...

ÉS NOBRE E GRANDE...

...ÉS DIGNO DO TEU DRAGÃO... EU CÁ SOU LEÃO!!!

Re: ÉS NOBRE E GRANDE...

dois palermas a elogiarem-se um ao outro....

Nunca te tinha visto por aqui...

Curtes,ou és algum clone com 6 meses?

Como adepto neutro ...

Como adepto neutro, vi este jogo e não vejo nada mais nada menos que um resultado justo. Parabéns naturalmente ao Sporting, com jovens da "cantera" afina ganham-se títulos, e, parabéns ao Porto, um justo vencido, mas que diga-se esteve uns furos abaixo daquilo que sabe fazer. Cumprimentos

Re: Como adepto neutro ...

Neutro, que clube é esse?

Re: Como adepto neutro ...

Engraçadinho ... "Como adepto neutro" e não "Como adepto DO neutro" Ainda não acordaste do "pesadelo" ?

Re: Como adepto neutro ...

Porra por momentos lembraste-me o Estrelado. ;) DEvia ser o gajo com mais fair-play cá do sítio. Cumps

Re: Como adepto neutro ...

Ele é da Serra da Estrela, eu da Serra da Lousã. Ares da Serra :-)

Assim é fácil!

Quando se tem árbitros como o de hoje a apitar jogos como este... Amarelos que não existem aparecem, amarelos que deviam de existir nem vê-los... Golos a partir de faltas óbvias a favor da equipa contrária... Assim é fácil... O que não é fácil é acabar o campeonato como FCP acabou... tantos pontos à frente destes eternos favorecidos pelas arbitragens! Força Porto! Campeões nacionais, como é óbvio!

Re: Assim é fácil!

Golos mal anulados, expulsões por efectuar...se é para enumerar os erros da arbitragem, que se enumerem todos...

Vitória justa

Para além da polémica que os polémicos queiram atribuir ao jogo, uma coisa é totalmente inquestionálvel: O Sporting foi a equipa que mais jogou, que mais procurou ganhar o jogo e que no final mais o mereceu ganhar. Parabéns ao clube e a todos os sportinguistas. Pullman

Final Taça

Primeiro ponto: como portista (presente no Jamor) queria dar os parabens ao sporting pela vitoria de ontem, sem duvida que foram a melhor equipa e a que mais fez por levar a taça para casa. Ponto dois: relativamente a arbitragem, a mesma foi pessima, com clara responsabilidade no resultado. Pelo que vi em fotos do jornal (ainda nao vi na televisao) tenho muitas duvidas no golo anulado ao sporting, mas dou o beneficio da duvida ao assistente. Antes da expulsao do Joao paulo existe uma falta nitida do Veloso sobre o lisandro (no campo nao vislumbrei se dentro ou fora da area mas pelo que ja li, era grande penalidade). Imediatamente antes do primeiro golo do sporting existe uma falta clarissima sobre o lisandro que o arbitro (perto do lance) decidiu apenas ter havido corte na bola, pergunto eu nao seria pelo menos canto para o porto? Entrada durissima de derlei sobre o fucile com o cartão a ficar no bolso, expulsao perdoada ao abel. Provavelmente cartoes vermelhos por mostrar a jogadores do porto na "molhada" depois de uma falta a meio campo.. mau demais para ser verdade. Ponto tres: ambiente fantastico antes do jogo, tomara que fosse sempre assim, por isso muitos parabens aos adeptos dos dois clubes.. Por fim, voltando ao inicio MUITOS PARABENSao Sporting, foi quem mais fez para levar a taça para casa. Cps portistas,

Depois disto chego a esta conclusão.

O Porto não é melhor nem pior que os outros, e fica a aqui provado que se forem prejudicados pela arbitragem perdem. O que não aconteceu no campeonato, que nunca foram prejudicados e eu não estou a dizer que foram benifeciados. As Arbitagens têm de dos prejudicar assim como fazem com o Benfica e Sporting. Fico feliz por ver cores diferentes a comemorar pois ja estava farto de ver desdentados na TV. cumps.

taça

desloquei me ao Jamor para ver ao vivo o jogo, como tal os meus comentários são baseados no que vi lá e não na Tv (não vi ainda imagens) O FCP fez um jogo mau, teve opurtunidades de marcar , mas não o fazendo assinou a sua sentença. O melhor jogador do Porto foi o Nuno, hoje mais espirito Santo do que nunca.... talvez esteja tudo dito! Como sempre nestes jogos grandes o Jesualdo joga em 4-4-2, penso que não ganhou nenhum jogo assim, mas ele insiste em ter medo nestes jogos.... o que é mau. Não sei se se viu na Tv mas o Raul Meieles acabou os 90 minutos arrasado, agarrado às pernas com caimbras.Pois ainda jogou uns bons minutos do prolongamento sem conseguir correr... Esperar pelo golo do Sporting para meter o tarik foi mau.... A não convocatória do bosingwa vê-se agora o quanto influenciou o jogo, ao não ser convocado, permitiu uma adaptação (mais uma....). Não foi muito à porto esta venda pondo os interesses do chelsea à frente dos do fcp. não me lembro de isto ter acontecido na história do clube. O árbitro, pareceu me péssimo, paa os dois, mas não sei se será por aí. O mal é que em momento algum, senti que o FCP estivesse a jogar e que ganharia... perder por 2-0 nem sempre custa (em Alvalade não custou) mas estes chateiam-me. terá pago o facto de estar sem jogos a sério há 3 ou 4 semanas??

Sporting Mereceu

Um Porto muito apático,a errar muitos passes,a não conseguir fazer uma jogada com 3 toques seguidos,sem garra e sem vontade.Pareciamos o Sporting a jogar,ja desconfiava que as poupanças de Jesualdo iam dar problemas.Ainda valeu Meireles,grande coração, foi até onde foi possivel,mas aquela entrada do Abel arrumou com ele. Jesualdo nestes jogos a eliminar continua a não ter o discurso apropriado e a fazer escolhas verdadeiramente palermas. Em relação arbitro ,não é preciso grandes comentários ,basta ver o primeiro cartão amarelo que ele mostrou.

É SÓ RIR DOS BORRAS NA CUECA, NO REINO DO LEÃO!!!

INCHA CABEÇUDO!!! Pareciam o SPORTING??? AHAHAHAHAHAHAHAHAHAH QUE GRANDE BAILINHO LEVARAM DO SPORTING!!! ATIRASTE OS FOGUETES, AGORA APANHA AS CANAS!!!