FC Porto nunca venceu Benfica na Luz para a Taça | Relvado

FC Porto nunca venceu Benfica na Luz para a Taça

Dragões procuram triunfo inédito na quarta-feira, mas a História joga contra equipa de André Villas-
 

O FC Porto nunca venceu um jogo para a Taça de Portugal de futebol no terreno do Benfica em eliminatórias a duas mãos, nem virou um resultado negativo depois de ter perdido o primeiro jogo.

Para se qualificar para a final da Taça de Portugal de 2010/11, o FC Porto, detentor do troféu, necessita de vencer o Benfica na quarta-feira no Estádio da Luz por pelo menos dois golos de diferença, depois de ter perdido em casa por 2-0, há 78 dias.

No histórico da competição, os dragões só partiram em desvantagem para o segundo encontro nos 16 avos de final da época 1964/65, tendo empatado a um golo no Porto, depois de terem perdido em Lisboa por 4-1.

Já o Benfica conseguiu duas reviravoltas, em eliminatórias a dois jogos, consumando a qualificação em Lisboa, em 1939 e 1941, depois de ter perdido no Porto.

Em 1938/39, nas meias-finais da competição, o FC Porto goleou o Benfica por 6-1, no Estádio do Lima, no Porto, e, na segunda mão perdeu por 6-0 no Campo das Amoreiras, num jogo em que os azuis-e-brancos abandonaram o terreno aos 75 minutos e protestaram o encontro.

Duas épocas depois, em 1940/41, os dois rivais encontraram-se nos quartos de final da Taça de Portugal e os dragões voltaram a levar a melhor no Estádio do Lima, por 4-3, mas permitiram a reviravolta no Campo do Lumiar, onde o Benfica ganhou por 2-0.

Nas eliminatórias a dois jogos, o FC Porto só venceu cinco vezes em visitas ao terreno das águias, uma para o Campeonato de Portugal – a prova antecessora da Taça –, e outras quatro para a Supertaça.

A primeira remonta à época de 1931/32, ainda a contar para o Campeonato de Portugal, tendo Acácio Mesquita e Valdemar e marcado para os dragões e Pedro Silva para os encarnados. Este triunfo no Campo das Amoreiras deu avanço ao FC Porto que confirmou a passagem à final da prova no Campo da Constituição, com nova vitória (3-0).

Na supertaça, os dragões venceram mais quatro vezes no Estádio da Luz, sempre nos jogos da segunda mão, duas vezes pela margem mínima nas épocas de 1982/83 (2-1) e 1983/84 (1-0) e outras tantas com resultados mais dilatados.

Em 1985/86, Futre (2), Madjer e Gomes marcaram os golos da vitória do FC Porto, orientado por Artur Jorge, por 4-2 no terreno do Benfica, de John Mortimore, que reduziu por Diamantino e Dito.

Mais de dez anos depois, os dragões, comandados por António Oliveira, impuseram uma goleada de 5-0, com tentos de Artur, Edmilson, Jorge Costa, Wetl e Drulovic, ao “onze” de Paulo Autuori.

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

Benfica:

Comentários [60]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O Benfica tem vantagem na segunda mão

Mas o Porto tem a vantagem de poder jogar com a mão.

A avaliar pela confiança dos

A avaliar pela confiança dos labregos, se só levarmos 3 já é um bom resultado!!

Vai ficar 1-3

Podem apostar no resultado exacto.

Estou com fé, o Porto marca 3 golos amanhã.

E passa a eliminatória. Quer o benfica fique em branco ou marque 1 golo, os 3 golos do Porto servirão para este passar.

Eu estou com fe

Que vao ser na propria balisa. :)

:)

that would be the first!

Um abraço, Zé

OFF-TOPIC: Castigo de JJ

"Enquanto a instrutora - Drª Maria João Ribeiro - deu como provada a agressão de Jorge Jesus ao jogador do Nacional, concluindo ser "ajustado aplicar ao arguido Jorge Fernando Pinheiro de Jesus, treinador do Sport Lisboa e Benfica, Futebol SAD, as penas de suspensão de 2 (dois) meses e multa de € 6000 (seis mil euros)" a Comissão Disciplinar da Liga considerou que o treinador do Benfica apenas tentou agredir Luís Alberto, sem o ter conseguido. Ao contrário, o acórdão final não faz qualquer referência à divergência de opiniões entre a instrutora e os juízes da Comissão Disciplinar. Contudo, o desacordo fica patente na análise dos factos considerados como provados e elencados quer no relatório da instrutora, quer no acórdão final. Aliás, o segundo transcreve quase integralmente o primeiro, com um par de excepções a partir do ponto 15. "

Decisão engraçada..

lolololo.. Andaram 2 meses a investiguar um video de 1 min e depois meteram no armário as conclusões..

Fantástico!!
Digam lá, se não foi mesmo à medida do SLB??

:)

Ehehehe...assim que li a notícia no jornal, comecei logo a fazer apostas sobre quem é que seria o artolas a meter aqui o devido Off-topic. Devo confessar que a análise se limitou a dois utilizadores em particular...sendo que um deles seria certamente a criancinha à procura de atenção.
E aqui está ela...tão prevísivel...:)

Lê o acordão no total, rapaz...e depois diz-me quem é que é incoerente na apreciação.

Tanto "lol" que o chavalo manda. Deve corresponder a quilos de estupidez...
Ah, e este comentário é que foi à tua medida...sem qualquer dúvida e incoerência...

ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

Eheh...

...mais uma vez. :)

Vá, vai lá voltar a insultar utilizadores como o J. Aí é que tu ficas mesmo bem... :)

Tão tótózinho, graças a Deus... :)

ZZZZZZZZZZZZ

ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

Já viste o que é engraçado

Já viste o que é engraçado nisto tudo, tu disseste em tempos aqui no Relvado que tinhas a certeza que o castigo do Jesus sairia na semana do clássico para o campeonato, ou seja não tua perspectividade a intenção da comissão disciplinar da liga era beneficiar o FCP... olha que neste caso, é caso para dizer, pela boca morre o peixe...

p.s. É bom ter JJ no banco, dá outra "côr" ao jogo :)

Tecnicamente...

...não falhei no timing. Saiu, sem dúvida...e olha que lendo o acordão da instrutora, fica-se com a ideia de que se tentou, de facto, prejudicar o Benfica.
Não sei como é que se desenrolaram as coisas, mas as justificações para os tais 2 meses de castigo (não sei se seria correcto este tempo ou não) são rídiculas e mesmo incoerentes.

Sou o primeiro a dizer que fazer o castigo entre os dois jogos é por demais suspeito. Contra isso nada se pode opinar...
E convém ainda acrescentar que a boca, por muito que tenha morrido pelo peixe (que pérola do Vieira, de facto...entre esta a dos sponsors, temos grande parte da comédia nacional sintetizada)...tem o ónus (que não desculpa nada) de ter andado mal habituada.
Tanto ´"benefício" seguido ao Benfica, convenhamos, não é normal. E é por isso é que ando a lamentar tantas coisas do meu clube. Já disseram, preto no branco, que não conseguem vencer. Pelo que o melhor meio é lutar com as mesmas armas. Dispensava...

P.S: Ainda estou à espera de ver o gajo com uma coloração qualquer em tons de caju...havia de ser giro. :)

Abraço.

O caju ficaria giro mas só se

O caju ficaria giro mas só se fosse com uma madeixas azuladas :)

Não sou jurista, muito menos especialista em questões judiciais... por isso não sou capaz de opinar de forma séria e realista se o castigo é bom mau ou assim-assim ou se demorou muito ou pouco tempo a sair... Apenas fiz referencia ao assunto porque não me esqueci do teu "bitaite", e ocorrendo da forma que sabemos, saindo o castigo já depois do titulo decidido e a terminar na véspera de mais um clássico achei piada porque foi um "tiro ao lado"...

Abraço!

Acredita...

...que gosto que tenha sido ao lado por razões meramente clubísticas (e em função das declarações iniciais do Luis Alberto, que me pareceram muito a pedido)...mas lamento que o seja pela evidente promiscuidade que já se instalou no meu clube.

São já demasiadas as razões que me fazem ter vergonha do meu clube em termos de organização. Não preciso que o relembres, amigo. :)

Abraço...

P.S: Madeixas azuladas??! Olha, não era mal pensado...mas tem que ser já amanhã. Quando forem eliminados, vai cheirar a reconhecimento por uma boa campanha do adversário. :)

Eu acredito... num jogo com

Eu acredito... num jogo com muitos golos... 2-4 será o score final :)

Acordei... vou almoçar :)

Abraço!

Contanto...

...que não haja molho, já me dou por contente.
Aliás, acho que nos últimos 3 a 4 anos, é sempre esse o meu desejo.
Desde que não haja merda...estamos bem...

Abraço...e bom almoço.

E só agora é que acordaste? Malandro... :)

O SLB tem a eliminatória na mão

O FCP falhou no promeiro jogo e hipotecou as hipóteses de passagem à final da competição.
Os erros foram uma deficiente atitude dos jogadores e o FCP não ter um ponta-de-lança no banco.. Correu mal, e por isso, não importa continuar com as lamentações....

O SLB tem a passagem na mão, é uma vantagem de 2-0!!! O FCP tem 10% das possibilidades, se tanto.

O único factor positivo para este jogo é que a pressão está toda do lado do SLB. O FCP, depois de vencer o campeonato, e ter assimilado a derrota da primeira mão, nada tem a perder.. Se o SLB passar, com toda a naturalidade se dirá que se cumpriu o que ficou definido na primeira-mão, já se o FCP passar, as consequências para o SLB serão muito mais dificil de resolver..

Apesar de confiar totalmente na equipae ter esperança, sou realista, o FCP poucas hipoteses tem de passar a eliminatória. E se o SLB marcar primeiro, a eliminatória acaba ai ponto final. Por isso, o jogo pode-se resolver logo nos primeiros minutos..Obviamente que caso ocorra o contrário, está tudo lançado e animado..

Estou curioso para ver a constituição e postura da equipa do SLB..

Que seja um bom jogo, e que a arbitragem actue com nível, para não acontecer o descalabro do último confronto entre as duas equipas..

Isto já parece o antigamente!

Isto já parece o antigamente! O Porto ir jogar à Luz já a perder! :D

slb favorito

Se o jogo começasse 0 - 0 a confiança seria máxima, no entanto, chegar ao "apagão" com 0 - 2 é bem mais complicado.

No jogo da 1ª mão não respeitamos o benfica como deviamos e entramos desconcentrados e displicentes no campo. Dar 2 de avanço numa 1ª mão em casa é inadmissivel, mas realmente foi o que aconteceu.

Agora no apagão o Porto terá 20/30% de probablidades de vencer e 5/10% de marcar 2 ou mais golos que nos poderá dar a passagem. Como futebol ainda é futebol tudo pode acontecer e por isso temos de entrar confiantes e com a ambição de rumar ao jamor. Se não acontecer paciência.

+1

Concordo totalmente..
Falhamos quando não deviamos, agora o dano está feito, não vale a pena bater com a cabeça na parede..

Queremos o 25.º caneco no museu!

Mais nada!

Não me metem medo nenhum...

Não me metem medo nenhum...

Hulk,Falcao,Varela,Guarin,Moutinho..

..não te metem medo?!!Sendo tu adepto do benfica? Se ainda fosses do Barça.........

Metem respeito. Tal como

Metem respeito. Tal como Saviola, Cardozo, Aimar, Gaitan...

Aimar?!?

LOL.

Mas qual é o vosso problema

Mas qual é o vosso problema com Aimar.
Um jogador de pura classe...
Um gajo que acha o Lipcsei bom, despreza o Aimar... Isso sim é de rir...

Os Alfa Romeos antigos tinham

Os Alfa Romeos antigos tinham muita classe, mas ficavam muitas vezes nas bermas de estrada, é só isso...

Pois ficavam, se estivessem

Pois ficavam, se estivessem nas mãos de nabos...

Ah os carros só avariam nas

Ah os carros só avariam nas mão de nabos! O seu nunca deve ter avariado então? Ou é o contrário?