Taça da Liga com formato renovado na próxima época | Relvado

Taça da Liga com formato renovado na próxima época

 


Taça da Liga com formato renovado na próxima época
Hermínio Loureiro anuncia que a Taça da Liga vai sofrer «alterações» na próxima temporada. O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) assegura que a prova é «para manter» e «para melhorar». Sem querer revelar as mudanças que se poderão verificar, o dirigente fala em «várias propostas», que serão discutidas e votadas pelos clubes em Assembleia-Geral, e diz que a LPFP está a «trabalhar para tornar melhor a competição».




Uma das medidas para trazer mais interesse à prova poderá passar pela instauração de uma competição por grupos numa primeira fase, realizando-se os jogos a eliminar apenas numa fase posterior, inversamente ao que aconteceu na primeira edição do torneio que tem como desfecho a final de 22 de Março no Algarve. Vitória de Setúbal e Sporting vão disputar o primeiro troféu da Carslberg Cup.


Foto: Lusa


Taça da Liga:

Comentários [24]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

E a Carlsberg vai dar mais guita, não é? Claro.

Continuem a evoluir

e eu creio que a inclusão de uma nova competição foi uma boa aposta, os nossos jogadores têm que que progredir no que toca a ritmo competitivo, se quisermos fazer boa figura na Champions e Uefa.

Só tem duas hipóteses:

Ou muda, ou acaba. Este formato é ridículo!! Como ridícula é a calendarização desta taça!!

Tem sido tão má

que só podiam mudar, seja como for isto vai ser sempre a competição oficial com menor interesse.

Muito bem

Acho bem que seja dada mais importancia a esta taça, para que esta seja tao importante como a taça de portugal!!! Claro que será melhor uma fase de grupos primeiro e só depois passar as eliminatorias, por mim de duas mãos seria melhor!!!! parabens ao setubal e ao sporting...boa sorte pa final!!!! Vitoria até morrer

Proposta

Para mim o melhor modelo passaria sempre por uma primeira fase com oito grupos de quatro equipas. Nos grupos poderia jogar-se a duas maos (como na champions) ou a uma (como na uefa). A seguir eliminatórias com sorteio livre, sem quaisquer condicionalismos. Agora, para tornar esta competição apelativa só mesmo dando uma vaga na UEFA ao vencedor, pois só assim os clubes levarão esta competição mais a sério. Cps,

Jogar a feijões...

nunca motiva ninguém. Para mim, a única solução para aumentar a competividade da prova é permitir o acesso à Taça UEFA do vencedor da mesma. Além de tentar aumentar prémios monetários, mas na realidade que temos não é fácil...

como eu alterava:

-Obrigação de utilizar um numero x de jogadores formados no clube -1ª fase a eliminar, mas onde entravam logo todos os clubes. -2º fase em grupos. Como há 16 equipas, ficariam 4 grupos de 4. 1 jogo em casa, 1 jogo fora, 1 em campo neutro. Passariam apenas o 1º classificado de cada grupo. -3ªfase. Meias finais em 2 mãos. -4ªfase, a final, jogada no estádio do Algarve, como este ano. E podiam inovar qualquer coisa, do tipo: se acabasse empatado nos 90 minutos, em vez de penaltis, podiam fazer jogadas isoladas, como fazem em Itália, nalguns trodéus de pre-época.

Re: como eu alterava:

Jogadas isoladas? Que é isso? Só sei que não está previsto nas regras para competições oficias qualquer tipo de forma para determinar um vencedor desse género! Para isso a FIFA teria que alterar as regras, o que acho pouco provável!

Re: como eu alterava:

"Obrigação de utilizar um numero x de jogadores formados no clube" Concordo em absoluto! Dar "calo" aos putos...e deveria ser uma percentagem bem alta. Acordem senhores da liga!

Re: Taça da Liga com formato renovado na próxima época

Não concordo com a fase de grupos no início e eliminatórias no final. Essa formula afastaria a possibilidade das equipas mais fraquinhas poderem ter o privilégio de poderem um dia jogar contra um dos grandes como este ano aconteceu ao Lagoa. Alguém imagina a alegria daquele povo, que até vinho trouxeram para OFERECER às pessoas? Se fizerem grupos no início, naturalmente que as equipas mais fortes ganharão esses grupos e adeus festa da taça da liga. O que podiam, era começar com os grupos mais cedo, fazer três grupos mais ou menos geográficos, todos contra todos, sendo que os três grandes iriam um para cada grupo. Assim, todas as equipas pequenas teriam oportunidade de jogar com um dos grandes. Apurar-se-iam os primeiros classificados de cada grupo e o melhor segundo classificado dos três grupos, por exemplo o que tivesse metido mais golos, para privilegiar o ataque. Esses quatro fariam uma eliminatória e os vencedores a final. Assim, promovia-se a competitividade, sem estragar a festa aos mais pequenos. Saudações desportivas

Taça da Liga

Concordo que é uma competição para manter ,na minha opinião ,primeiro uma fase de grupos depois sim eliminatórias até á final.Nesta fase de grupos Porto,Benfica,Sporting e Fátima não podiam ficar juntos,:).

Melhor proposta

De acordo com algumas mentes iluminadas, que acham que a Taça não tem prestígio: "Os 3 primeiros classificados do campeonato têm acesso directo às meias-finais". A melhor mudança seria incluir a fase de grupos no início (8 grupos de 4, 3 jogos), e não no fim, e depois passava-se para fases a eliminar, a uma ou duas mãos.

Re: Melhor proposta

O actual formato foi desenhado de forma a tornar mais imprevisíveis os desfechos das eliminatórias, ao colocar os teoricamente mais fortes a jogar fora. Funcionou tão bem que na fase final 50% das equipas são do escalão inferior.

Re: Melhor proposta

Exactamente!!! Se tivesse moderação dava-te "Bem escrito!". E para além disso possibilitou tempo de antena televisiva a clubes que não têm tanta visibilidade! É assim o caminho para o futuro do futebol em Portugal! Quando deixar de parte o jugo de 3 clubes e começar a moldar-se um país para daqui a umas décadas estarem mais divididos em número de adeptos com os outros clubes e clubes da terra?

Eu sou um desses iluminados...

...porque ainda não percebi que raio de prestígio ou vantagens é que a Taça da Liga traz para clubes como os 3 grandes. Gostava que me convencessem do contrário. Compreendo que para os outros clubes o prémio final seja interessante, mas de resto não vejo interesse neste novo caneco. Opiniões...

Eu estou na mesma...

... mas pode ser que até consiga despertar algum interesse. Também não se pode matar um projecto logo à nascença. Vamos ver se com um novo formato a coisa fica mais atractiva e sobretudo, se é possível os clubes mais pequenos se intrometerem na luta pela taça. É que este formato, com os três grandes a empenharem-se a sério, vai ser uma competição de 3 + 1. Este ano é claramente uma excepção. Com os meus cumprimentos, JPS

Concordo...

...e por não querer matar este projecto à nascença é que vejo com bons olhos uma mudança no formato da Taça. Mas também te digo que acho que é preciso introduzir outros factores de motivação nesta prova. Senão repara nas assistências que se verificaram em Alvalade e na Luz. Os adeptos não estão interessados na Carlsberg Cup. E depois há o factor que referiste, e que é preciso ter em conta. A continuar assim, na grande maioria das edições da prova, a fase final terá a presença dos 3 grandes e de um Guimarães, Braga, Marítimo ou outra 4ª equipa que se apresentar melhor na altura.

Re: Concordo...

Queres ver que o meu Vitória (o 4º clube com mais finais de Taças de Portugal) não entra nessas contas? Realmente eu bem disse ontem, para vocês é bom é 3+1! Já agora faz-se uma Taça em que só entram os 3 grandes e a 30 voltas para apurar o campeão! Já agora podia-se fazer o mesmo com o campeonato! Realmente... Deixem-se de tretas e não estraguem a festa a quem vai estar no ALGARVE!

Re: Concordo...

A continuar assim, na grande maioria das edições da prova, a fase final terá a presença dos 3 grandes e de um Guimarães, Braga, Marítimo ou outra 4ª equipa que se apresentar melhor na altura. E mais não digo, porque acho que dá para perceber que não excluí o Vitória.

Re: Concordo...

Ao dizeres ou outra 4ª equipa pode ser qualquer uma e pelo seu historial em Taças o Vitória tem muito mais possibilidade de se incluir nos seguidores dos 3 clubes que qualquer dos outros 3 que colocaste! É só o meu reparo!

Re: Concordo...

"A continuar assim, na grande maioria das edições da prova, a fase final terá a presença dos 3 grandes e de um Guimarães, Braga, Marítimo ou outra 4ª equipa que se apresentar melhor na altura." Isso podia ter acontecido este ano e não aconteceu porquê? Queres vir para aqui com a velha treta que a prova não interessava ao Porto e ao Benfica? Acaso esses dois clubes quando entram numa competição não é sempre para a ganharem? Estão a atirar areia para os olhos de quem? Trata-se de uma competição oficial que julgo irá durar muitos anos como acontece noutros países. Interessa aos clubes, a todos, porque aos pequenos sempre dá algum dinheiro e aos grandes porque lhes interessa ver jogadores que estão na prateleira em competição, como aconteceu com o Sporting e também com o Porto e com o Benfica. O Benfica e o Porto tiveram azar e saltaram da carroça, porque facilitaram demasiado perante equipas equipas apostadas em dar tudo o que tinham, como foi o caso da Amadora, do Fátima e do outro que eliminou o slb. Para além da rodagem de jogadores no caso do Sporting, as duas equipas que vão à final já ganharam algum dinheiro com as televisões, terão uma final de estádio cheio e mais televisões a cagar €. Haverá algum adepto do Porto ou do Benfica que não gostasse de ver o seu clube na final? Tretas!!!

Re: Concordo...

Para bom entendedor, meia palavra basta e se não queres fazer por perceber o que eu disse eu não vou insistir em te explicar. Se eu gostava de ver o Benfica na final? Claro. Dava prestígio ou vantagens ao meu clube? Claro que não, tendo em conta o actual formato e prémio inerente à vitória. e aos grandes porque lhes interessa ver jogadores que estão na prateleira em competição, como aconteceu com o Sporting e também com o Porto e com o Benfica Esta tua afirmação vai de encontro ao que eu critico nesta Taça, por exemplo...

Re: Concordo...

"Esta tua afirmação vai de encontro ao que eu critico nesta Taça, por exemplo..." Mas não tens razão! Nesse caso, vamos também acabar com a taça de Portugal e vamos tirar do campeonato aquelas equipas que, por regra, permitem aos grandes rodar os jogadores parados. A taça da liga é uma competição oficial e dá honra ao clube que a ganhe, independentemente do seu formato actual. Acaso o nosso próprio campeonato não sofreu ao longo dos anos centenas de alterações ao seu formato? Cumprimentos.