A Travessia do Deserto | Relvado

A Travessia do Deserto

 

Antes de começar o meu raciocínio queria apresentar um facto que é que em 25 épocas o Sporting apenas conquistou 3 títulos, o que é verdadeiramente muito mau para um chamado grande. Também é claro que, tirando a final perdida para o CSKA de Moscovo, todas as participações europeias do Sporting acabam sem honra nem glória. Ora isto será um registo digno de um grande? Não me parece. É que se isto fosse compensado por várias vitórias em Taças de Portugal, mas não, pois desde 81/82 apenas foram conquistadas 3 Taças, juntando a esse pecúlio 5 Supertaças. Ora isto tudo junto temos o total de 11 troféus em 25 anos!Também podem argumentar que o Sporting tem as melhores escolas de formação do país. É verdade, mas como já demonstrei aqui não existe um resultado visível em nº de troféus conquistados.Assim termino o meu raciocínio dizendo que nestes últimos 25 anos o Sporting, mais que um grande, parece mais uma grande escola de formação que utiliza a sua equipa principal para desenvolver os seus jogadores, vendendo depois os melhores que muitas vezes saiem do clube sem ganharem nada de significativo, enquanto que os que não são vendidos ficam para tornar a equipa competitiva, mas sempre sem ganharem nada que se veja.
Pretorian_23

Sporting:

Comentários [113]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Re: A Travessia do Deserto

Outra vez a mesma coisa?! Ultimamente o relvado não tem primado pela originalidade.

Até fui ver quem era o proponente do artigo

Pensei que era o... Mas não era caraças.

Re: Até fui ver quem era o proponente do artigo

Se calahar era algum clone pá... :)

...

O Sporting luta pelo titulo e está nas competições europeias todos os anos, sem duvida uma caracteristica de clubes "um pouco mais pequenos"... E acho que as travessias do deserto tambem servem para testar a devoção das pessoas ao clube.

Cada um faz as comparações que quiser!

A minha filha, por exemplo, que tem doze anos e é sportinguista, costuma dizer que nos últimos dez anos o Sporting ganhou o dobro dos campeonatos do Benfica. E como ela é boa na Matemática eu acredito, apesar de ficar na dúvida quando vejo artigos destes. Mas lá vou fazer as contas e vejo que é verdade. E ainda hoje liguei a um amigo meu a perguntar se ele já tinha reparado que mais de dois terços dos convocados por Scolari são da formação do Sporting! Ele disse-me que não sabia e nem estava interessado porque estava preocupado era que o Sporting conseguisse ter 1.536 adeptos na Indochina para ser um verdadeiro grande clube... Ele há cada idiota! Mas no geral estou de acordo com o artigo.

Re: Cada um faz as comparações que quiser!

e alias !! eu ainda poderei dizer mais !! eu com os meus 27 anos de idade , posso dizer sem problema nenhum , que aquilo que a memoria me permite alcançar em relação ao passado , do que me lembro de conquistas e feitos do meu clube , em nada fica atras do que me lembro em relação a outro , e com a vantagem de em relação ao meu ter memorias bem mais recentes de mais feitos e conquistas !!

Que raio de argumento...

O meu filho tem 5 anos e já viu o Benfica ser campeão, quando tiver 12 de certeza que será um génio da matematica... Mas sinceramente acho que o artigo não faz muito sentido. Tal como o teu argumento é apenas uma provocação... Não vale a pena...

Uma questão de perspectiva e de momento...

Artigo polémico... Mais um daqueles para promover as discussões do tipo "a minha pila é maior que a tua". Sou benfiquista e nem me passa pela cabeça não considerar o Sporting um grande clube. É claro que há muitos critérios de classificação dos clubes: nº de troféus conquistados (no futebol e em todas as outras modalidades), nº de adeptos, nº sócios, visibilidade internacional, nº de jogadores internacionais formados... e muitos mais poderiam ser enunciados. Se quisessemos construir um indicador sintético com todos os critérios possíveis e imaginários facilmente chegaríamos à conclusão que o Sporting é, de facto um grande clube, tal como o Porto e o Benfica. O critério seguido pelo autor é claro: "o nível de resultados". Olhando apenas e só para este critério é verdade que nos últimos 25 anos o Sporting tem estado abaixo dos outros dois. Mas se olharmos para os últimos 10 anos o Sporting conquistou o dobro dos campeonatos do Benfica... é tudo uma questão de perspectiva e de momento de análise. Ainda por cima o critério usado é dos mais voláteis. O FCP tem o record de campeonatos vencidos consecutivamente, mas também tem o record de campeonatos perdidos consecutivamente. Uma questão do momento de análise. E toda a gente associa as grandes vitórias do Porto à liderança de Pinto da Costa, que não durará eternamente... O FCP há-de voltar a ter travessias no deserto e há-de voltar a ter momentos de glória, tal como o Benfica... e tal como o Sporting. Outros critérios há que são mais permanentes. O nº de adeptos, o nº de sócios, qualidade da formação... e em cada um deles há grandes que são mais fortes e há grandes que são mais fracos. Mas uma coisa é certa, em todos eles (o Sporting, o Benfica e o FCP) dominam claramente sobre os outros e é por isso que lhes chamam "os três grandes".

Re: Uma questão de perspectiva e de momento...

ok,é destes lamps que o benfica precisa...assim só me dá vontade de te convidar para ir jantar e ir contigo ver algum jogo do slb e gritar pela vitória de um clube português. os meus parabéns.

Re: Uma questão de perspectiva e de momento...

este artigo já apareceu no relvado pelo menos 5(!!!) vezes...e os moderadores insistem em coloca-los....

Grande comentário. Parabéns

Agradou-me imenso ler o teu comentário, uma vez que demonstra completa insenção. Parabéns Saudações leoninas Thy NightWolf

Re: Uma questão de perspectiva e de momento...

Claro que tens razão. E o parvalhão que esceveu este artigo também sabe disso. Só que agora tem medo de ir para a 2ª circular fazer garraiada com os sportinguistas e então vem para aqui onde sabe que ninguém lhe pode dar uns merecidos murros no focinho. Tudo isto, claro, com o apoio da Exmª editora Suzana. Os dois, aliás, fazem um bom par de jarras. Só não percebo o que é que a Suzana ganha em correr daqui com os sportinguistas, em última análise, em destruir o relvado. cumpts

Fala-se no Benfica...

...que é o pequeno dos grandes...

Re: Fala-se no Benfica...

Até lhe podes chamar o mais pequeno dos pequenos, que continuará sempre a ser maior que o Braga.

Re: Re: Fala-se no Benfica...

Pena que não falei no Sp.Braga

Deves fumar umas cenas brutais..

hehehehehe

Re: Deves fumar umas cenas brutais..

Não, eu não fumo nada.

Re: Re: Deves fumar umas cenas brutais..

Olha que enganas bem... :)

Não sendo então um grande...

Vejam só o mérito do Sporting nos últimos anos: 1º- Os melhores jogadores desses monstros que são Porto e Benfica(lol) são jogadores formados nas escolas do Sporting Clube de Portugal! 2º - Nos últimos anos e não sendo um grande, tem lutado pelo titulo nacional regularmente e muitas vezes até fica à frente de um desses monstros do nosso futebol! 3º - Houve alguém que lembrou aqui bem, não teve nos últimos tempos nennhum seu dirigente envolvido em nenhum escândalo, já Porto e Benfica... 4º - Vejam lá que até conseguiu chegar a uma final europeia aqueles malvados. 5º - Tem sido presença regular nas competições europeias, sim, mais na taça uefa, mas tem lá estado, já outros andaram quantos anos? 2? sem meterem lá os pés. 6º - Consegue sempre discutir os jogos frente a esses monstros do nosso futebol, e a uns até lhes ganha muitas vezes, não há muito tempo até goleou uns desses monstros do nosso futebol. 7º - Tem uma massa adepta que para um "não grande" é bem significativa não acham? 8º - Formou um jogador que já foi melhor do mundo, e que afirmou ser do clube...ATÉ À MORTE". 9º - Na selecção nacional que ficou em 4º lugar no último mundial, a maioria dos jogadores eram formados no clube. 10º - E por fim, nunca o Sporting será mais pequeno que Benfica e Porto! Também é claro que, tirando a final perdida para o CSKA de Moscovo, todas as participações europeias do Sporting acabam sem honra nem glória. Falas muito depois de ter chegado a uns quartos de final da liga dos campeões, mas e antes disso? Perdeu para um Anderlecht que nem um ponto conquistou na prova, nem um golo, teve uns aninhos sem ir as competições europeias, por isso nos últimos anos nas competições europeias de Benfica a Sporting a diferença não é muita. Acertas-te quando dizes que o Sporting não aproveita bem as suas grandes escolas de futebol, algo que penso que vai mudar e que Soares Franco garantiu que isso irá acontecer, o Sporting tem de proteger os seus melhores jogadores, e se um Simão só pode ser vendido por uns irrisórios 20 milhões então um Moutinho nunca poderá ser vendido por menos de 25 milhões... Para finalizar, discursos "à lá presidente de Nacional" servem sempre para aquecer isto por aqui e até foi uma boa tentativa, mas o Sporting é um clube grande, porque um clube não se mede apenas por os seus titulos, titulos esses que o Sporting tem, e como tal o Sporting nunca deixará de ser GRANDE!!

Re: Não sendo então um grande...

Para responder ao teu 1º ponto o Porto apenas tem Quaresma e o Benfica Simão, mas o Sporting tem o Tonel que foi formado no Porto por isso não podes ir por aí...

Re: Re: Não sendo então um grande...

E Tonel é o melhor jogador do Sporting? Por favor...

Re: Não sendo então um grande...

"Também é claro que, tirando a final perdida para o CSKA de Moscovo, todas as participações europeias do Sporting acabam sem honra nem glória. Falas muito depois de ter chegado a uns quartos de final da liga dos campeões, mas e antes disso? Perdeu para um Anderlecht que nem um ponto conquistou na prova, nem um golo, teve uns aninhos sem ir as competições europeias, por isso nos últimos anos nas competições europeias de Benfica a Sporting a diferença não é muita." Acho que te enganaste, se querias falar do meu clube podias falar de uma Taça UEFA e uma Liga dos campeões conquistadas em anos consecutivos, se sabes do que estou a falar...

Se fosse um clone

Responderia-te da seguinte forma aos teus pontos: Vejam só o mérito do Sporting nos últimos anos: 1º- Os grandes jogadores mundiais são sempre formados em qualquer lado. Alguém se lembra donde é que eles vieram? Lol, ninguém quer saber. O que interessa é quem os tem. E quem é que os tem? Benfica e Porto. Já o Sporting (lol) fica com os que ninguém dá nada por eles (o tarado do C. Martins e o João Moutinho, o gajo mais sobrevalorizado que já alguma vez vi. 2º - Nos últimos 4 anos foi 3 vezes 3º lugar e uma vez 2º. Que orgulho. 3º - Que heróis. 22 penalties realmente não é escândalo nenhum. 4º - Mil vezes mais mérito uns oitavos de final na LC do que uma final na UEFA. Basta ver as equipas que vão aos 1/8 da LC e as que vão à final da UEFA. Pois... Agora dizes "Mas vocês nesse ano nem lá chegaram". Pois é. Perdemos com a equipa vencedora e que vos encavou. 5º - LOL. Este 5º ponto é o máximo. Nos últimos anos competições Europeias? Só se for nas primeiras eliminatórias. Quem não se lembra dos Halmstaads, Genclerbirligi ou Udinese? 6º - Goleou? Se estás a falar do 3-1 realmente isso é uma grande goleada. Quanto ao histórico entre Benfica e Sporting é hilariante: Na Luz o Benfica temmais 20 vitórias que o Sporting. Já em Alvalade o benfica tem mais vitórias que o Sporting (esta é demais lol) 7º - 20000 sócios pagantes. É razoável. 8º - Uau. Benfica também. 9º - De novo a estória da carochinha. Interessa é onde eles estão. 10º - OK. Mas não sou um clone. Por isso apenas posso dizer que é uma honra ver tão sábias palavras! Saudações Fair-Playistas

Re: Se fosse um clone

1º- Os grandes jogadores mundiais são sempre formados em qualquer lado. Alguém se lembra donde é que eles vieram? Lol, ninguém quer saber. O que interessa é quem os tem. E quem é que os tem? Benfica e Porto. Já o Sporting (lol) fica com os que ninguém dá nada por eles (o tarado do C. Martins e o João Moutinho, o gajo mais sobrevalorizado que já alguma vez vi. Ah ninguém quer saber? Então porquê que se compara Anderson a Ronaldinho, por ambos terem sido formados no Grémio de Portalegre? E quem te dera ter um Carlos Martins ou um Moutinho, invês disso tens um Katsouranis e mais uns quantos gatos-pingados! 2º - Nos últimos 4 anos foi 3 vezes 3º lugar e uma vez 2º. Que orgulho. Pronto, pegando em alguns comentários, nos últimos 10 anos tem o dobro dos titulos do Benfica. 3º - Que heróis. 22 penalties realmente não é escândalo nenhum. Eu falei do Veiguinha e do Pintinho, quanto a esses penalties, para mim não me trazem escândalo nenhum, ou tu sabes alguma coisa? 4º - Mil vezes mais mérito uns oitavos de final na LC do que uma final na UEFA. Basta ver as equipas que vão aos 1/8 da LC e as que vão à final da UEFA. Pois... Agora dizes "Mas vocês nesse ano nem lá chegaram". Pois é. Perdemos com a equipa vencedora e que vos encavou. São competições europeias e ambas dão prestigio, e a verdade é que nos últimos 5 anos o Sporting tem uma final europeia e o Benfica não! 5º - LOL. Este 5º ponto é o máximo. Nos últimos anos competições Europeias? Só se for nas primeiras eliminatórias. Quem não se lembra dos Halmstaads, Genclerbirligi ou Udinese? Acho uma piada falarem do Halmstad quando já foram encavados por essa equipa, e quem nos dera ter apanhado uma equipa amadora como este Aústria de Viena em vez de uma Udinese, que te garanto que com este Benfica teria grande hipóteses de ter ganho. 6º - Goleou? Se estás a falar do 3-1 realmente isso é uma grande goleada. Quanto ao histórico entre Benfica e Sporting é hilariante: Na Luz o Benfica temmais 20 vitórias que o Sporting. Já em Alvalade o benfica tem mais vitórias que o Sporting (esta é demais lol) Tou mesmo a falar dos 3-0 no último jogo realizado, no amigável no torneio do guadiana, ahhh já sei qual vai ser a desculpa, não precisas de dizer... E mostra-me lá essa estatistica de que o Benfica tem mais vitórias que o Sporting em Alvalade...acho que já reverteu outra vez dado que o Benfica para ganhar ao Sporting nos últimos anos, nem ao berlinde, e acho que no novo estádio da luz, acho que o Sporting também tem mais vitórias que o benfica. 7º - 20000 sócios pagantes. É razoável. O novo mito...mostra-me provas e não palavras de um dirigente que fala para ver se provoca reacções de dentro do clube. 8º - Uau. Benfica também. Sim, mas aquele foi MELHOR DO MUNDO e não anda para aí a fazer anúncios estúpidos para ver se vendem o kit...até já há o júnior não é? lol 9º - De novo a estória da carochinha. Interessa é onde eles estão. Eu acho importante também saber quem os formou, e não só como jogadores... A verdade é que nem sempre temos êxito nesse ponto, como aconteceu com Simão. E parabéns por não seres um clone! Deve ser um grande orgulho.

Re: Re: Se fosse um clone

Onde é que foi formado o Zidane? O Platini? Roberto Baggio? Tantos mitos que podia estar aqui a escrever que nem farias a puta de ideia onde foram formados sem ires ver no CM. Depois ias ver o clubezeco que era e lá pensavas "OK clube de merda". JÁ OS CLUBES POR ONDE ELE PASSOU, CLUBES EUROPEUS, consegues concerteza enumerar. Vamos à seguinte bacorada: Katsouranis? Lol ainsda se falasses num Beto. Mil vezes Katsouranis ao "puto da Imprensa" Moutinho. É outro que não sei o que vêem nele. Quanto ao melhopr do Mundo: Não estava a falar de Rui Costa. Cometi uma falácia. Nós não tivémos um gajo que foi formado no Benfica e depois foi o melhor do mundo noutro lado qualquer. Tivémos simplesmente o melhor do mundo que foi formado noutro lado qualquer mas foi o melhor do mundo no BENFICA: Eusébio da Silva Ferreira. Resumindo e sem perder mais tempo: Sporting: Casinha da formação; Portugal dos pequeninos. Benfica e Porto: Ficam com eles e tranformam-nos em jogadores a sério.

Re: Re: Re: Se fosse um clone

Ahahahaha Katsouranis? A sério, eu acabei de comer agora e não sendo tu um clone, devias ter menos clubite, mas como és como qualquer outro adepto de futebol vês tudo, neste caso, encarnadinho. Quanto a Eusébio, não me lembro de ter sido considerado melhor do mundo, mas pronto eu naquela altura não era nascido e nunca gostei muito de televisão a preto e branco. Ahhh e já agora sabes onde foi Eusébio formado? Benfica e Porto transformam-nos em jogadores a sério? Simão nem consegue se transferir para um clube onde tenha mais visibilidade! E Quaresma continua com a mesma mentalidade de sempre, passando por as agressões a colegas de profissão, com as bocas ao treinador quando foi substituido nesse mesmo jogo, acho que mesmo assim no Sporting conseguia ser melhor jogador, por menos quando foi à selecção enquanto jogador do Sporting fez mais do que enquanto jogador do Puerto quando foi também chamado à selecção nacional.

Acho piada a estas

Tristes osgas, quando falam em televisão a preto e branco. Fodasse é impressão minha ou quando ganharam mais títulos com os brilhantes 5 violinos nem televisão havia??? É impressão minha ou mais de metade dos campeonatos ganhos até hj pela lagartada foi antes de 1960??!!!! Haveria televisão sequer antes de 1960? Tenham juízo pá e piquem-se com quem de direito, pq com Porto e Benfica... Mas eu percebo... A tesão de mijo da pré-época, associada à conquista de mais 2 taças de plástico para o vosso palmarés de plástico, tolda-vos um bocado o juízo. Como diz o Sartor... Estrebuchar para quê? Resigna-te! Podes gritar, espernear, vociferar, chorar. Mas os factos são o q são. E contra factos não há argumentos!

Re: Re: Re: Re: Se fosse um clone

estrebuchar para quê? resigna-te aos factos.

Re: Re: Re: Re: Se fosse um clone

Eusébio foi considerado o melhor jogador do mundo pelo único troféu Mundial existente na altura. Não gostas de ver a preto e branco então nem sei do que estamos para aqui a falar se nem os cinco violinos te safam lol. Quanto a essa do Simão é para rir. Finalmente, o vosso levezinho, o melhor ponta de lança de Portugal e arredores e quiçá do Mundo, o isto e aquilo, que o Sporting dizia que só vendia por 8 milhões de euros(lol) não houveram propostas.

Re:Algumas correcções

1º- Os melhores jogadores desses monstros que são Porto e Benfica(lol) são jogadores formados nas escolas do Sporting Clube de Portugal! Falando só do meu Clube, dos grandes jogadores que compõem o plantel, apenas Quaresma foi formado no Sporting. Lucho, Pepe, Helton, Assunção, Ibson, de certeza nunca terão tido e sofrido imfluência do teu Clube. Já agora, permite-me que te diga, não sei se ter perdido para os rivais jogadores formados na cantera será um motivo de regozijo ou de lamentação. Não significará isso uma administração fraca perante os rivais? 2º - Nos últimos anos e não sendo um grande, tem lutado pelo titulo nacional regularmente e muitas vezes até fica à frente de um desses monstros do nosso futebol! Nos ultimos 10 o Sporting apenas 2 vezes ficou à frente do FCP, elucidativo. E no que concerne ao numero de titulos conquistados o melhor é mesmo nem comparar. 3º - Houve alguém que lembrou aqui bem, não teve nos últimos tempos nennhum seu dirigente envolvido em nenhum escândalo, já Porto e Benfica... De facto a lisura dos dirigentes do Sporting é singular. Que o digam os dirigentes leoninos do tempo de Salazar e as suas promiscuas ligações ao Estado Novo, que o diga Jorge Gonçalves, que se refugiou nas Africas. E que caraças, porque raio andam os actuais dirigentes do sporting tão interessados em ter um lugar na Liga? Estrão tambem a enveredar pelo negocio da "fruta"? 5º - Tem sido presença regular nas competições europeias, sim, mais na taça uefa, mas tem lá estado, já outros andaram quantos anos? 2? sem meterem lá os pés. Como podes confirmar aqui o Porto é 10º no actual ranking na UEFA, o sporting é 32º. O FC Porto está no TOP 10 dos clubes com mais Titulos Europeus. O FCP faz parte ao Grupo dos Clubes de elite da Europa, o G-14. Queres que diga mais alguma coisa?