Tomaz Morais a treinador do Sporting | Relvado

Tomaz Morais a treinador do Sporting

 

O sportinguista Tomaz Morais anunciou no ano passado uma colaboração com o departamento de futebol do Sporting no capítulo da motivação desportiva. Nunca mais se ouviu falar desta colaboração que, ao que parece, nunca foi do agrado de Paulo Bento.Neste momento e na profunda crise em que o Sporting mergulhou, não vejo no panorama nacional um treinador com qualidade para treinar o Sporting. É preciso uma revolução, na mentalidade dos jogadores, na entrega, no rigor e no cumprimento de objectivos. Para esta revolução vejo o Seleccionador Nacional de Rugby como o homem certo para aquele lugar. É o único treinador português (analisando todas as modalidades) que mais fez crescer a sua, estando ao nível, no rugby, de um José Mourinho para o futebol.MRPP

Sporting:

Comentários [70]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

What??!!

Tive que reler várias vezes o artigo para ver se poderiamos estar a falar de outro Tomaz Morais...ilustre desconhecido. :) Mas...bem...estranho! Muito estranho. Que raio de paragem é que este user teve? E quem é que propões para director desportivo?? A Odete Santos??!! Já agora que se faça a revolução total...e que se substitua a equipa de futebol pelos escalões juniores de tenis de mesa e de snooker! Enfim...

AHAHAH

Havia de ser bonito com mimados como o Veloso, o Djaló ou o Vukcevic!! É preciso uma revolução, na mentalidade dos jogadores, na entrega, no rigor e no cumprimento de objectivos. Esta está boa, realmente!! Depois do Paulo Bento tentar fazer essa mesma revolução, tantos adeptos lhe cairam em cima, protegendo os coitadinhos do Velosinho ou do Vukzinho, que estavam a ser injustiçados, que o mauzão do treinador estava a castrar a sua criatividade, etc... E agora, tratamento de choque "à rugby"?? Por falar nisso, já notaram como os jogadores do Sporting estão mais aguerridos e motivados agora que Bento se deixou dessas guerrinhas parvas e que, na opinião de tantos, não passavam de birrinhas do casmurro do treinador? O Vukcevic, então, está a corresponder ao máximo à sua pretensão de ser titular indiscutível!!

Re: AHAHAH

Não esquecer os outros mimados do actual plantel, como Liedson ou Stojkovic. Na prática, todos os jogadores que tiveram problemas com o Paulo Bento.

Re: AHAHAH

Que eu saiba, o Liedson, o Polga e o Moutinho eram tão mimados que rapidamente ultrapassaram as "birras". O Veloso, o Vukcevic e o Djaló é que continuaram a espernear no chão até alguém lhes dar atenção! O Stojkovic sabes bem que foi um caso diferente, como já discutimos no outro dia. Cumps!

Re: AHAHAH

Nem falei no Polga e no Moutinho... o Liedson ficou tantos jogos de fora como ficou, por exemplo, o Veloso. Mas, como joga sempre na posição onde mais rende e, basicamente, não é filho dum jogador do Benfica, nem tem cortes de cabelo modernos, toda a gente se esqueceu que já teve os seus problemas com Paulo Bento. Quanto ao Stojkovic, não, não sei que foi um caso diferente. Qual é a explicação oficial, afinal? É que os boatos que para aí andam ainda dão pior imagem do Paulo Bento que o simples facto de ter embirrado com ele, palavra de honra...

Re: AHAHAH

Olha lá ó Killer, que eu saiba já ninguém anda a cascar no Miguel Veloso, e sabes porquê? Porque ele aprendeu que está aqui para jogar e não para tagarelar sem sentido. O Sporting pode estar pelas ruas da amargura e os jogadores podem estar a jogar mal e com desmotivação, mas não me vês agora a mandar bocas acerca da postura actual do Veloso ou do Vukcevic. Este último, por exemplo, está a jogar uma boa merda e que eu saiba já está a titular, que era a pretensão do menino, não era? Ai, espera, agora pode embirrar que quer é ir para o ataque para render mais... quiçá?? E quanto a declarações oficiais acerca da situação do Stojkovic ou de outra situação qualquer do nosso clube, bem podes esperar sentado, que desconfio que não levas nada... Mas se quiseres, podemos pôr o dedo nessa ferida... Curiosamente, parece que apenas gostas de pôr o dedo na ferida "Paulo Bento", não sei bem porquê... Que bom que era que o nosso problema se resolvesse com a saída do Paulo Bento... Olha, que saia já, porque realmente nenhum treinador é eterno nem resistente a tudo. Mas, não sei bem porquê, algo me diz que o seu sucessor nos vai acabar de enterrar de tapar a cova!

Re: AHAHAH

Não mandas bocas sobre a postura actual do Vukcevic porque, jogue bem ou mal, a atitude é sempre a correcta e pelo menos sabemos que a qualidade está lá (coisa que não podemos dizer sobre Djaló ou Abel e Grimi - dois imprescindíveis de Bento, já agora). Não mandas bocas sobre o Veloso porque é, de muito longe, um dos jogadores do Sporting com real valor para jogar no Sporting. Devias estar a perguntar-te é por que porra não rendeu nada nos últimos dois anos... tu achas que isso depende apenas da postura do jogador, tudo bem. Pergunto-te eu: que raio de treinador é este que demora dois anos a voltar a colocar um jogador a jogar qualquer coisa semelhante ao seu nível? Eu digo-te: é um treinador que não tem qualquer influência a esse nível, a não ser para desmotivar e deitar abaixo com recadinhos e trocadilhos mal amanhados pela imprensa. Quanto ao Stojkovic, eu lamento, mas só há "ferida Paulo Bento". Repara bem que, das duas, uma: para nunca mais jogar, o jogador teve que fazer algo de muito grave, logo, era despedido/dispensado na hora (ou até vendido ao Getafe pelos 500 mil euros que eles ofereceram). Isto aconteceu? Não! Então, não tendo feito algo tão grave que justificava dispensa/despedimento, o Stojkovic para não jogar, para nunca mais ser sequer hipótese, para ser assumidamente, um jogador que não jogará com Paulo Bento, está apenas a ser alvo da teimosia do treinador. Entendes? Ou ele deixou ficar no plantel um jogador que devia ter sido despedido na hora ou amuou e cagou de alto nos interesses desportivos e financeiros do Sporting. É um treinador que, relembro, coloca sempre a sua posição no balneário, de "quero, posso e mando", acima dos interesses do clube. Confunde disciplina com "tenho sempre razão, não há conversas e mando bocas nas conferências de imprensa". Não te parece estranho que só vejas o Paulo Bento danado nas conferências de imprensa (nos seus Titanics, Bufos, e parolices afins), enquanto que nos jogos, perante o futebol-zero que está à frente das fuças, fica impávido e sereno? O problema não é só o Paulo Bento, não. É o Paulo Bento, a sua incapacidade de distinguir entre focos de indisciplinas e ocorrências normais em balneários, treinos e jogos, a sua incapacidade de meter a equipa a jogar acima de 30% daquilo que pode render e a sua incapacidade para escolher bem os jogadores que podemos ter (ou Grimi e Abel são jogadores para alguma coisa acima dum Paços, por amor de Deus?). Eu não tenho dúvida duma coisa: nenhum jogador evoluiu e vai evoluir com esse tipo à frente do Sporting e vamos demorar décadas a recuperar da porcaria que ele para lá fez. Lamento, é a minha opinião.

Re: AHAHAH

Não lamentes, antes congratula-te por teres uma opinião e saberes fundamentá-la, ao contrário de muito boa gente que por cá se apanha... Já te disse uma vez e repito, estou aqui neste fórum para discutir opiniões convergentes ou divergentes, desde que me agrade fazê-lo. Ademais, eu não afirmo que sou detentor da verdade absoluta, posso até estar redondamente enganado e tu estares certo, não sei!! O caricato é que, neste momento, e perante a crueza e realidade dos péssimos resultados no Campeonato, eu já equaciono a saída do Paulo Bento (não sou louco nem nasci autista), mas o que diz o nosso Presidente?? Quer dizer, se ele nem consegue decidir se é para manter ou não o treinador (quem acredita que está a ser sincero nestas últimas declarações?), o que poderemos nós esperar "deste" Sporting, desta Direcção, seja quem for o mono que esteja lá a treinar?? Vou-me repetir, desculpa, mas já viste que estamos na iminência de chegar ao cúmulo de pedir ao Paulo Bento para se despedir ele já que não temos mais ninguém para o fazer e para, já agora nos fazer um último favorzinho de contratar o seu substituto, porque senão ninguém mexerá uma palha?? P.S.: Já sei que a desculpa da era pós-Bento vai ser essa ideia que acabaste de lançar - "vai demorar muito tempo a limpar a porcaria toda que ele cá deixou" -, mas lembra-te por favor que no meio dessa porcaria ainda ganhámos duas Taças, duas Supertaças e ficámos sempre em segundo lugar, falhando apenas por uma vez a Champions. Isto não é discurso de falhado, é discurso de realista, e só espero, continuando o meu raciocínio, que durante essa tal limpeza de fundo que tu advogas que o próximo treinador vai ter que fazer, ele não nos sirva terceiros ou quartos lugares e Taças da Liga... Um abraço sportinguista!

Re: AHAHAH

Nem eu me acho detentor da verdade absoluta, calma. O que deixo aqui é a minha opinião e isso, enquanto minha opinião, é absoluto. Caramba, quem me dera a mim estar errado, sobretudo na questão de irmos demorar décadas a recuperar disto... Começo pelas questões objectivas, as dos títulos. Sim, ganhámos taças e duas supertaças. Tínhamos melhor equipa nessa altura. Ricardo não é pior que Patrício, isto parece-me óbvio. Falha cruzamentos, é certo, mas o Patrício só não os falha porque se sai a uma bola por mês. Se tanto. Tello, enfim, foi o melhor lateral esquerdo do clube da década, ou quase. Nani dava toda uma dinâmica distinta ao jogo do Sporting. Alguém no Sporting tenta sequer driblar um adversário, actualmente? Como é que se constrói um plantel e um sistema de jogo em que o única desequilibrador é obrigado a defender mais que atacar(Fernandez)? E Alecssandro é muito melhor que Postigas, Djalós e, até ver, Caicedors... eu relembro: não se ficou com o Alecssandro, que custava 3 milhões, para se ir buscar o Purovic por 2,5 milhões. Aliás, o Purovic é a típica contratação "eh pá, vamos comprar um gajo alto, para marcar golos de cabeça", quando bastaria ver um jogo completo do rapaz para perceber que futebol deveria ser para aí a sua 10ª escolha de carreira. O que quero dizer é que a equipa era melhor, funcionava melhor, tinha ainda muitos mecanismos de treinadores anteriores (que, por não parecerem sargentos, tiveram vida curta em Alvalade) e isso, claro, foi-se perdendo. Ou achas que é coincidência que, anos após ano, o Sporting jogue pior? Quando é preciso inovar, meter a equipa a improvisar, surpreender, etc., Paulo Bento demonstra a sua profunda banalidade. E, às duas taças e supertaças, há que contrapor com alguns registos humilhantes, com as duas maiores derrota europeias de toda a nossa história(!!!), bem como o futebol mais sonolento desde que me lembro, à cabeça. O presidente, apesar de tudo, está lá há 3 meses. Não há 5 anos. Parece-me que é adepto de esticar a corda até não dar mais. Eu não sou. Mas não sou sobretudo porque desde há 3 épocas que os sinais estão lá. Embora, verdade seja dita, eu não perceba a política de contratações do Sporting, quando qualquer criança com Internet consegue uma base de dados de jogadores de valor e a custo zero ou perto disso... mas é também aí que se vê a grande diferença entre um bom treinador e um Paulo Bento. Mourinho, por exemplo, quando vai para o Porto, não sabia perfeitamente que jogadores queria? Sabia, claro. E foram caros? Não. Eu, sinceramente, não sei quem escolhe estes cepos que o Sporting tem (que tem, apesar de, ainda assim, apesar dos cepos, jogar 30% do que devia), mas presumo que o Bento, se quiser ou não quiser alguém (e estando ao alcance financeiro do Sporting), o tenha. Portanto, resumindo: futebol zero, quezílias constantes, recados permanentes pela imprensa, discurso gasto, não se ver nos jogos um pingo de treino, incapacidade para escolher bons jogadores, e, acima de tudo, absoluta incapacidade de fazer os seus jogadores evoluírem e meter a equipa a jogar algo remotamente próxima do seu real valor. Como é que alguém assim ainda é treinador do Sporting? Não faço ideia... eu gostava é de saber que raio de qualidades tem Paulo Bento, sinceramente... e sem ser aquilo de dar a cara, que isso, num clube de futebol, tem valor muito, muito relativo.

Re: AHAHAH

Tenho muita consideração pela tua opinião, porque, concordando ou não com ela, uma coisa é certa, está muito bem fundamentada e contém uma lógica indubitável com a qual encontro vários pontos comuns. Não sou tão "fundamentalista" (desculpa o termo, é apenas uma maneira de dizer) em relação ao Paulo Bento, e, reconhecendo-lhe muitos defeitos, encontro-lhe também várias qualidades. Resumindo, eu acho que a principal qualidade do Paulo Bento é o realismo, que faltou por exemplo a Peseiro, Carlos Queiroz ou Bobby Robson (apenas para citar alguns dos técnicos que passaram por Alvalade), sendo o seu principal defeito advindo deste mesmo realismo, quiçá excessivo. E passo a explicar melhor... Independentemente das falências técnico-tácticas do homem, que admito serem várias e levarem a maus resultados da equipa de futebol, creio estarmos perante uma pessoa que, em condições favoráveis, teria alguma amrgem de manobra para evoluir, conforme demonstrou durante os primeiros tempos no Sporting (e não, não considero que se tenha aproveitado de trabalhos anteriores, porque o que eu vi foi uma ruptura total com o estilo de Peseiro, mal chegou). Este realismo que elogio em Paulo Bento também critico por me parecer descambar em conformismo e até conivência com algum marasmo directivo. E aqui é que acho que Paulo Bento pode ter sérias culpas no cartório se, por exemplo, deu o aval ao empréstimo do Caicedo e à contratação do Angulo, quando o que precisavamos era de defesas (de preferência laterais!!); quando, outro exemplo, cruzou os braços em sinal de resignação quando o JEB anunciou que não haveria margem para contratações e depois saiu-se com o Mati Fernandez (bom jogador, sem dúvida, mas insuficiente). Tal como disse o artenigma, o Sporting tinha tudo para fazer uma boa época - equipa junta há muito tempo, o mesmo treinador, nenhuma saída relevante -, mas, acrescento eu, deitou tudo rebanceira abaixo por péssima preparação da época. Não fizemos aqueles pequenos ajustes essenciais em posições-chave (laterais - não me canso de repetir, vezes sem conta!! e até centro da defesa, a meu ver) e o que acontece? vai toda a qualidade que existe em outros sectores por arrasto, tudo desperdiçado, deitado ao lixo!! Se Paulo Bento tem culpas nesta situação? Ah, pois, certamente! Mas não as principais, na minha óptica. É um cúmplice conivente, que teria a obrigação de dar um murro na mesa, não apenas para os jogadores, como faz, mas para os seus superiores hierárquicos - porque urgia esse aviso "destemido"!! Mais do que questões disciplinares, rigidezes e casmurrices tácticas, incapacidade de motivação, este foi, a meu ver, o busílis desta grande questão que é a péssima época que estamos a fazer - a sua preparação...

Re: AHAHAH

Então e indo a uma questão objectiva... não te parece óbvio que o Paulo Bento não consegue retirar nem 60% do potencial da equipa em 95% dos jogos da época? Constrói um plantel com deficiências notórias (os laterais são dos piores que já vi no clube), a equipa joga como se nunca treinasse junta sequer, não há um lampejo de treino e basta ver os lances de bola parada... logo, onde estão as grandes qualidades de Paulo Bento, afinal? Paulo Bento parecerá bom quando treinar uma equipa que jogue sozinha, a exemplo de muitos outros.

eu proponho o treinador do ténis-de-mesa

ou então uma comissão técnica formada pelos treinadores de atletismo do Sporting. Director desportivo: Moniz Pereira. "Nunca mais se ouviu falar desta colaboração que, ao que parece, nunca foi do agrado de Paulo Bento." para tua informação o Tomás Morais não continuou no Sporting por falta de tempo, não dava para conciliar as actividades no clube com o râguebi. Não era descabida a sua colaboração com o clube. mas nunca como treinador principal

Acho que a ideia do Ricardinho

jogar no plantel de futebol de 11 do benfica era menos ridicula. Mas é a beleza destes foruns, podemos dizer o que queremos.

Boa ideia!

Tendo em conta o peso excessivo de alguns dos jogadores leoninos, nomeadamente Miguel Veloso, Pedro Silva e Polga, nada melhor que um treinador de Rugby para orientar estes atletas, neste momento Rochemback fazia falta para dar mais peso à equipa. No Rugby também dá para utilizar o losango?

Re: Boa ideia!

o que me parte mais é ler "Tendo em conta o peso excessivo de alguns dos jogadores leoninos, nomeadamente Miguel Veloso, Pedro Silva e Polga, nada melhor que um treinador de Rugby para orientar estes atletas" e concluir dizendo: "neste momento Rochemback fazia falta para dar mais peso à equipa." Das duas uma, ou sofres de dislexia cerebral, ou só queres mesmo é ver gajos a correr em calções.

Re: Boa ideia!

Esta tua frase partiu-me todinho HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAH..."No Rugby também dá para utilizar o losango?" - fantastico HAHAHAHAHAHAHAHAHA screwie

E passamos quê?

Vamos passar também a jogar com as mãos? E a chutar por cima da baliza?

Man, numa placagem falhada, bateste com a fronte

mais concretamente com os cornos num dos postes em H, só pode para escreveres uma coisa destas... Agora um brutamontes, do jogo dos cheira-o-cu-uns-aos-outros, mesmo que fosse só para comandar os técnicos???, o que percebe esse cromo do desporto propriamente em análise o futebol??? Existe cada um que mais parecem três, e acredite estou a levar o seu artigo no gozo, caso assim não fosse já tinha saído um chorrilho de impropérios para a sua sapiência!!! Jadscl

Re: Tomaz Morais a treinador do Sporting

Ensaio.

LOOOOOOOLLLL

Já tinha visto ideias absurdas, mas colocar um treinador de rugby a treinar uma equipa de futebol... Sinceramente... Não lembra ao careca! Mas sendo no Sporting, passa para cá a folha que eu assino na boa. PS - Cheira-me que isto é artigo para o "Sr. Temos que Cerrar Fileiras" brilhar...

O desespero...

é tanto que ate de Rugby ja querem :S

Eu as vezes leio cada uma...

Ó MRPP artigozinho escrito com uma mao no teclado e outra num copito de Reguengos reserva de 99 ? Nao te censuro já o fiz também a fumar uma bela ganza, mas confesso que nunca me inspirei tanto...

Não há pachorra para tanta...

demagogia! Não bastava os ataques dos rivais que estão sempre prontos a espezinhar-nos quando as coisas não nos correm que só faltava que viessem a discussão este tipo de barbaridades! O Tomaz é Sportinguista e ainda bem. É sinal que mesmo um clube em vias de desaparecimento como o Sporting ainda tem adeptos tão credenciados como este. Agora vir lançar o homem para treinador do Sporting revela um certo analfabetismo futebolístico e demonstra que talvez este relva seja tudo menos Sportinguista. Onde é que já se viu alguém ter uma ideia destas? Era a mesma coisa que lançar um Jorge Gabriel para treinador do Sporting ou um Ricardinho para a equipa de futebol profissional do Benfica. Ridículo! Saudações Leoninas

Isto, meus amigos,

é ao ponto a que chegou o Sporting Clube de Portugal...

se tomas morais treinar o sporting é bom para

liedson,assim não vai cair tantas vezes no chão eehhe

e o curso...

ele não tem curso para treinar na 1º liga e não tou a ver o que axam dele para treinar uma equipa de futebol,....e ja agora porque não o Jorge Gabriel

"E esta, hein?"

Vou recuperar aqui algo dito por este mesmo user, há uns meses atrás: "Paulo Bento deve ficar! O treinador do Sporting deve manter-se à frente da equipa até ao final do seu contrato. Se Bettencourt optar por demitir Paulo Bento deve pela mesma ordem de razões apresentar a demissão e levar o SCP de novo a eleições. O problema não está em Paulo Bento. Sem ovos já se sabe que não se fazem boas omoletes..." Então o que aconteceu ao "Paulo Bento deve ficar"?! É por este tipo de mentalidades que o nosso futebol (e também o nosso país), anda como anda... Hoje diz-se uma coisa e amanhã, já estamos a dizer o oposto! Quanto à alternativa apresentada, é no minimo ridicula... lool

Re: Tomaz Morais a treinador do Sporting

alem de ser muito ridiculo este artigo, o homem concerteza que não quer descer na vida, teve um tamanho de um trabalho para chegar onde chegou e agora querem dar cabo dele de um dia para o outro é só rir no reino do leão. saudações

Mais valia a Tânia Ribas de Oliveira

Não seria maior loucura do que pôr lá um treinador de rugby, é sportinguista assumida (penso que sócia) e tem o sorriso mais bonito da TV portuguesa. Com ela a treinar o Sporting acho que até eu começava a ir aos jogos. E sou do Benfica!

desculpa la mas a sónia araujo é muito melhor

a cristina areia também é muito boa as quarentonas são as melhores