Sportinguistas serão mesmo diferentes dos demais? | Relvado

Sportinguistas serão mesmo diferentes dos demais?

 

Folheando outro dia um jornal, deparei-me com a apresentação de um novo livro de Joel Neto, o qual foi apresentado por Pedro Santana Lopes, o qual tem o título "Todos nascemos benfiquistas (Mas depois alguns crescem)". Para além do polémico e discutível, para não chamar despropositado, título da obra, aparecem extractos polémicos, como os que passo a transcrever:- «No fundo, nós não gostamos de ganhar. Aspiramos à vitória, mas somos percorridos por um calafrio sempre que ela acontece e não sabemos, sequer, celebrar» - isto a propósito do facto de o ser sportinguista se assemelhar a um pessimismo nato...- No livro o jornalista defende que todos nascem benfiquistas - «na primeira ou na segunda infância, todos quisemos ser normais, membros anónimos da turba»; «um sportinguista não é uma pessoa normal. Ser do Benfica é uma coisa medíocre»!- Mas o pensamento "melhor" vem no fim! «Perder o próximo campeonato nos últimos cinco minutos. Perder a Taça com um penálti mal assinalado. Ser eliminado da Liga dos Campeões após uma derrota, por 3-0, em casa frente ao Neftochimik, da Bulgária. É a nossa natureza, esse abismo».Eu recuso-me a aceitar, talvez seja ingenuidade minha, que a maioria esmagadora dos sportinguistas seja assim - eu acredito que haja destes assim, que haja adeptos como eu que sou portista, enfim, que haja de tudo como em tudo na vida...Comentários dos Relvas a estas ideias?
devenish

Sporting:

Comentários [72]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Diferentes!?

Não vejo em que o Sporting seja diferente dos outros clubes médios da europa.Um clube que ganha uma taça de vez em quando e que tem como principal objectivo formar jovens atletas para os grandes clubes europeus,muito na maneira de trabalhar do Auxerre de França. Se o Sporting fosse por exemplo um clube da região do Algarve sem os média de Lisboa por trás era um clube mediano muito na linha do Boavista. Eu sei que custa muito aos sportinguistas esta realidade mas onde voces são bons e ganham é no atletismo.

Re: Diferentes!?

É verdade...não somos assim tão diferentes do FCPorto...

Re: Re: Diferentes!?

Pois não,nós ganhamos no futebol e voces ganham no atletismo, igualzinho!

Re: Re: Re: Diferentes!?

Estava a referir-me ao clube médio europeu...obviamente... E o FCPorto também tem muitos títulos ligados à corrupção...e o Sporting não tem...também é verdade...

Re: Re: Re: Re: Diferentes!?

"tem muitos titulos ligados á corrupção"ai tem não sabia ,como sabes dessas coisas!? Bem dizer que o Porto que nos ultimos 5 anos ganhou uma Champions ,Taça UEFA,uma Taça do Mundo,foi a duas finais da Supertaça Europeia é um clube médio só podes estar a brincar ou realmente percebes pouco disto.

Re: Re: Re: Re: Re: Diferentes!?

É como dizeres que o Boavista é um clube mediano...

Re: Re: Re: Re: Re: Diferentes!?

""tem muitos titulos ligados á corrupção"ai tem não sabia ,como sabes dessas coisas!?" Chama-se senso comum...dá jeito às vezes...para compreender o que está à frente dos olhos por exemplo.Se bem que às vezes tem um "nemesis" chamado "clubismo". O que _foi_ já não _é_... Da equipa com que o FCPorto ganhou essas competições já poucos jogadores restam(e a maioria nem titular era na altura). Para ser alguém na Europa, é necessária continuidade, senão também se poderia fazer muita propaganda com a recente final da UEFA do Sporting ou com os passados sucessos do Benfica ou até com a prestação do Boavista na Liga dos Campeões aqui há uns anos. CSKA outro portento europeu... Se para ti perceber de futebol é encontrar alguém que concorde contigo...deves conhecer um grupinho muito restrito de pessoas que perceba de futebol.

Re: Diferentes!?

Somos tão diferentes que ainda não utilizamos novas tecnologias! Telemóveis e sms sobre escuta! E as novas técnicas de marketing utilizando fruta e café com leite! Nisso somos diferente!

Re: Re: Diferentes!?

Na "mouche"! Abraço

Re: Re: Diferentes!?

Tu és capaz de mais, foste pela resposta mais facil parece que acertei no alvo. Para o bem do Sporting espero que não te revejas neste Joel Neto.

Re: Re: Re: Diferentes!?

Espero também que não te revejas nos arguídos do apito dourado e que sejas um gajo sério. Não há nada como um gajo dormir bem.

Confesso Sportinguista???

Diz antes que ele disfarça muito bem!!! Esse tipo é o maior aborto que eu já na minha vida,não havia Semana onde não ridicularizasse o Sporting na NS. Chegou ao cúmulo de dizer que haviam Sportinguistas que queriam a derrota do próprio clube no Dragão só para o Benfica não ser campeão...isto é ser Sportinguista? Foda-se!!! Confesso Sportinguista... Também o Hitler descendia de Judeus,segundo alguns.

Coisa...! COISA!!!!!!!

«um sportinguista não é uma pessoa normal. Ser do Benfica é uma coisa medíocre» "Coisa" deve ser o que tem no lugar do "Tico e Teco".

Re: Sportinguistas serão mesmo diferentes dos demais?

Os comentários de qualquer adepto de futebol valem o que valem... Não dou mais credibilidade a um comentário do Rui Águas, do Jorge Gabriel, do Manuel Serrão, do Dias ferreira, do Fernando Seara, do Antonio Pedro, do Guilherme Aguiar, Rui Santos ou até desses gurus da bola que toda a gente idolatra (não sei porquê!) como o Luis Feitas Lobo, do que ao comentário do velhote de 80 anos que está a beber uns copos de vinho na taberna a "meias" com uns amendoins... Joel Neto (Quem?????) pode assumir-se sportinguista, benfiquista, portista, alguidarense ou o que bem entender... A opinião dele não é "lei" nem "regra". Eu como Sportinguista e provavelmente a maioria dos relvas, somos do clube que somos por influencia de familiares ou amigos... Há sportinguistas, benfiquistas e portistas com quem se pode conversar "seriamente" acerca de futebol, como tambem os há nos 3 clubes que nem vontade de olhar pra eles ha... Quanto à ideia de que ser sportinguista é "nascer" para sofrer até é algo com que concordo...mas não só no caso dos sportinguistas... é o "sindrome" de todos os adeptos de futebol! Quem não sofre com o seu clube? Ser sportinguista para mim é uma honra e um orgulho....como o seria se fosse benfiquista ou portista... Quanto a todos nascerem benfiquistas e depois "serem normais"...... lol

Eu por acaso sinto-me assim!

Já o tenho repetido aqui inúmeras vezes e sob diversos aspectos. Uma das coisas que eu tenho referido é que o Sporting, ao contrário de outros clubes (pronto, vou dar o exemplo o Benfica) nunca tem (ou muito raramente tem) aquela pontinha de sorte pelo seu lado. Ainda este ano o Sporting, com uma pontinha de sorte teria sido campeão. Nas duas últimas jornadas o Porto esteve perto de claudicar mas conseguiu sempre o pequeno milagre. Se fosse ao contrário não tenho dúvidas que o Sporting teria mesmo perdido o campeonato. Depois há aquelas recuperações e viragens de jogo fantásticas que muitos clubes conseguem fazer. O Sporting é exactamente ao contrário, permite sempre que os adversários virem o jogo in extremis. A nível nacional e nos últimos anos, a maior parte deste azar tem tido sobretudo a ver com as arbitragens: relembro mais uma vez o jogo do Bessa de 2004, uma vergonha. Mas, voltando ao fatalismo sportinguista, é realmente algo que nos destaca dos demais clubes mas somente porque não estamos habituados a grandes vitórias (em parte pela "conjuntura" criada em Portugal á volta do Sporting). Se por acaso viesse aí uma grande onda de vitórias (sei lá, 2 Champions League e 10 campeonatos consecutivos) talvez depois ficassemos comos tiques elitistas de portistas e benfiquistas e comecassemos a dizer baboseiras como "não estamos habituados a perder", "somos os maiores", "temos tradição". Mas o que é facto é que o que anima os sportinguistas actualmente são coisas diferentes como integridade, formação e distanciamento do poder. E este distanciamento não deixa de ser uma coisa de que nos devamos orgulhar tendo em conta o que se tem visto no reino da bola indígena e a podridão que crassa pelos gabinetes dos orgãos decisores.

Caro Catota

A nível nacional e nos últimos anos, a maior parte deste azar tem tido sobretudo a ver com as arbitragens: relembro mais uma vez o jogo do Bessa de 2004, uma vergonha. Eu concordo plernamente contigo, mas a data está errada...recordo uma vez que o Jaime Pacheco - a exemplo do que fez Scolari após o jogo de estreia com Portugal frente à Itália - disse antes de um jogo com o Sporting que queria que a equipa fizesse mais faltas... Caíu o Carmo e a Trindade, aqui dèl rei que vêm os caceteiros...apelando ao fair-play, o mesmo que depois os responsáveis leoninos se esqueceram de invocar para justificar o triunfo por 1-0 numa simulação de Contreras que redundou numa expulsão e numa grande penalidade...injustiça. Roubo monumental... p.s. - Já agora para o rótulo de caceteiros eu apenas respondo com o nome de um jogador que ficou lesionado para o resto da vida em Alvalade e caso mais do que raro até, recentemenete viu o Tribunal atribuír-lhe uma pensão/indemnização... Pedrosa...

Isso

É psicológico. Se houve algo que aconteceu este ano foi mesmo o facto do Benfica ter tido um azar descomunal, só que ninguém falou muito sobre isso. Paços de Ferreira, Dragão, Boavista (lol que sorte) ou Braga só para dar uns exemplos.

tipico

"Uma das coisas que eu tenho referido é que o Sporting, ao contrário de outros clubes (pronto, vou dar o exemplo o Benfica) nunca tem (ou muito raramente tem) aquela pontinha de sorte pelo seu lado. " -deves tar a gozar!?, não foi o benfica que ganhou 3-0 ao braga com 3 autogolos da equipa minhota.....viste o benfica-boavista?...quantas bolas ao poste o benfica mandou esta temporada?.(deve ter batido o record mundial) a obcessão dos sportinguistas para com o benfica, realmente, não tem limites!.

Re: tipico

só consegues arranjar esse exemplo ? não tens mais nenhum para dar das ultimas epocas ?

Tu chamas-lhe sorte, eu chamo-lhe...

incompetência porque o campeonato não se faz nas duas últimas jornadas e sim em 30 jogos. Nem mesmo em relação ao Benfica, que teve jogos em que a bola não quis entrar(casos do Boavista na Luz e Paços fora por exemplo), eu posso falar em falta de sorte. O Benfica também não ganhou o campeonato por pura incompetência, tal como o Sporting, isso de tapar insucessos com a falta de sorte é o caminho mais fácil. E olha que se fosse falta de sorte então vocês nunca a tinham, basta olhar para o ano em que estiveram a ganhar quase tudo e não levaram nada. Mais uma vez, pura incompetência, e repara que isto encaixa tanto no teu Sporing como no meu Benfica, que nos últimos anos também tem mostrado pouco ou nada em termos de competência. E a história de vocês serem os eternos prejudicados é ridícula, vocês não têm outro discurso? Prejudicados e beneficiados somos todos, há-que lutar dentro de campo para contrariar essas adversidades. Cumps

Re: Tu chamas-lhe sorte, eu chamo-lhe...

Epá Ramzi tirasteme as palavras da boca realmente ja cansa essa coisa do "somos injustiçados" e os morcoes e os lagartos têm a mania de dizer "contra tudo e contra todos" não percebo porque beneficiado e prejudicado sao todos injustiçados e sobrevaloriados sao todos tambem isso realmente e mesmo mania da perseguiçao cumps

A mão de Ronny diz-vos alguma coisa?

Ó "cansados"?

Eu lembro-me dum jogo

Quase perfeito do Sporting contra o Real Madrid na Champions há 6 anos e troca o passo. Estávamos a ganhar 2-0 ao intervalo e o Real nem se mexia e de repente...empate. Já nem falo das últimas vezes que jogámos com o FCP para a Taça.Choradinho dizem eles! É preciso ser melhor mas a sorte também conta e nesse ponto o Sporting lixa-se sempre.

Re: Eu por acaso sinto-me assim!

Meu amigo catota, sorte é algo que não acontece no futebol português, e está a ser provado pelo admirável mundo novo das tecnologias à mão da Polícia Judiciária do nosso país. Cumps e saudações leoninas

Re: Re: Eu por acaso sinto-me assim!

LOL Cumps

Por isso é que disse...

em parte pela "conjuntura" criada em Portugal á volta do Sporting É claro que esse estado de coisas ajudou a criar um espécie de fatalismo muçulmano nos sportinguistas. Mas vê as coisas pelo lado positivo e repara a legria que nos dão as pequenas vitórias que deixam os adeptos dos clubes "gloriosos" a espumar de raiva por verem aquele "pequenino" clube de Alvalade a crescer e a sobreviver contra tudo e contra todos.

Não me revejo minimamente

nos argumentos utilizados pelo Joel Neto na definição da mentalidade sportinguista. O que não quer dizer que haja Sportinguistas que sintam e vivam o clube dessa maneira. Talvez habituação à derrota(imposta por factores externos ao jogo), tenha criado na generalidade da massa adepta do Sporting um sentimento algo parecido com o que os portugueses tem em relação à perda do dito "império". Resignação que se manifestará até na maneira como se festeja as vitórias! Mas no meu caso, e na maior parte dos Sportinguistas do meu circulo de amigos, existe uma postura de apoio ao clube sem exemplo e com total noção de distinção do que é bom ou mau. E uma coisa é certa, mau é o Benfica, e para quem não mora ou conhece a realidade da cidade de Lisboa não compreende que esta rivalidade ultrapassa por vezes o mínimo da razoabilidade. Só compreendida e aceite por quem todos os dias se confronta neste ideal da defesa dos dois maiores rivais portugueses. E essa história do "Todos nascemos benfiquistas (Mas depois alguns crescem)" mostra o quão ridículo é este senhor! Deverá ser algum paradigma dos anos 60 da sua vida, onde toda a gente se revia nos F´s instituídos pelo estado novo. Mas que no meu caso e nos que eu conheço, são apenas a tradição familiar a passar e o clube a absorver novas gerações. Outro aspecto é o a apresentação do livro por esse grande Sportinguista P.S.L., que calculo que não tenha pago alguma vez na vida para ver o seu clube, exemplo de coerência e amor ao clube. Ironia, está claro. Saudações leoninas

a propósito do Sporting

Queria deixar aqui o meu desagrado pela secção "7-1" da responsabilidade das produções fictícias na Bola à terça-feira. Será que alguém se revê num humor em que se afirma que um dos princípios dos sportinguistas é o da discriminação... Ou de dizer que os benfiquistas vivem em barracas... De muito mau gosto.

Mau gosto é a Leonor Pinhão

Escrever cronicas nesse jornal. Isso sim, é uma ofensa.

E també me chateia a história de os benfiquistas..

...serem sempre retratados como comedores de bifanas e couratos e bebados!