Sporting venceu a Juventus por 2-1 (CRÓNICA) | Relvado

Sporting venceu a Juventus por 2-1 (CRÓNICA)

Primeira parte muito boa dos leões, coroada com dois golos de Yannick. Italianos reagiram perto do f
 

Continua a encher o balão verde e branco nesta pré-época. O Sporting venceu a Juventus por 2-1 no seu teste mais complicado até ao momento e voltou a mostrar que parece estar no bom caminho. A forte formação italiana foi completamente dominada durante a primeira parte e houve períodos da equipa portuguesa com momentos de muito bom futebol.

Domingos Paciência deu pela primeira vez a titularidade ao central Onyewu (boa exibição) e a Pereirinha, testando o jovem formado nas escolas no lado direito do meio-campo. E mais uma vez, o esquema utilizado foi 4.1.3.2.

A Juventus dispôs da primeira oportunidade de golo, com Krasic a beneficiar de muito espaço, mas a rematar ao lado. Os italianos começaram melhor, mas a sua superioridade durou...cinco minutos. Desde essa altura e até ao intervalo, só deu Sporting!

O leão utilizava preferencialmente o flanco direito, com João Pereira a ser um autêntico extremo, combinando muito bem com Pereirinha. Só faltava a ambos acertar nos cruzamentos...

O Sporting tinha muita posse de bola e dominava totalmente as operações, com a pressão alta que já é a sua imagem de marca. A meio-campo, a dupla Rinaudo-Schaars voltou a impor a sua lei: o argentino fortíssimo nos duelos individuais e o holandês muito bem a construir.

A defesa leonina esteve sempre muito subida, o que por vezes criou alguns problemas, devido aos muitos lançamentos longos da Juventus. Isto porque Evaldo, Carriço e Onyewu não têm propriamente na velocidade a sua principal qualidade...

Postiga esteve muito perto do golo aos 12', através de um remate de fora da área defendido por Buffon. Mas na sequência do pontapé de canto, Yannick inaugurou o marcador, após assistência de cabeça de Onyewu.

O 2-0 esteve muito perto aos 29', num canto direto de Schaars que bateu na barra. Mas não foi preciso esperar muito para ver a equipa de Domingos Paciência aumentar a vantagem. Yannick passou por vários adversários e rematou de fora da área, sem hipóteses para Buffon. O avançado certamente que aumentou a sua cotação em Itália depois deste jogo...

Mexidas quebraram ritmo

Domingos Paciência fez apenas uma alteração no recomeço, com Marcelo Boeck a substituir Rui Patrício. António Conte, pelo contrário, alterou quase toda a equipa.

A partida manteve-se na mesma toada e aos 51' Postiga e Schaars estiveram perto do 3-0. O leão mantinha o mesmo ritmo alto, não acusando o esforço em demasia, apesar dos escassos 19 dias que tem de trabalho.

A partir da hora de jogo, a Juventus equilibrou as operações e Luca Toni viu um golo ser-lhe (bem) anulado por fora de jogo, aos 63'. Silvestro, extremo esquerdo dos italianos, trouxe a velocidade que faltava, criando problemas aos dois Joões de Alvalade (primeiro, o Pereira, depois o Gonçalves).

Aos 67' Domingos Paciência operou três alterações, com André Martins, André Santos e Rubio a renderem Pereirinha, Postiga e Van Wolfswinkel. A equipa passou a apresentar-se em 4.1.4.1, com Yannick a passar para o lado direito do meio-campo e Schaars para a esquerda.

Tantas mudanças quebraram naturalmente o ritmo. E a qualidade de jogo não poderia naturalmente ser a mesma, pois a falta de opções a meio-campo nesta altura (faltaram Luís Aguiar, Matías Fernández, Capel e Carrillo) "obrigou" Domingos a colocar três médios defensivos ao mesmo tempo (Rinaudo, André Santos e André Martins) e Schaars na esquerda, posição que claramente não é a sua.

A 15 minutos do final, Luca Toni teve entrada bárbara sobre Rinaudo, punida apenas com cartão amarelo. O avançado italiano devia estar com mau perder pelo facto da Juventus ter sido dominado por uma equipa formada por jogadores dos quais nunca terá ouvido falar...

Até que apareceu em jogo Del Piero. Está velho? Pois, mas a classe pura continua naquele pé direito. O avançado italiano reduziu a desvantagem da sua equipa, executando fantástico chapéu a Marcelo Boeck.

Até ao final, a Juventus criou perigo em mais uma situação, mas Marcelo desviou bem para canto. O empate seria uma tremenda injustiça para um Sporting que faz crescer a água na boca.

O próximo teste é dia 30 de julho, outra vez com um nome forte do futebol europeu, o Valência. Espera-se romaria a Alvalade no jogo de apresentação aos sócios e adeptos...

FICHA DE JOGO
Sporting:

Comentários [34]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

o habitual...

ganhar a Juventus não é nada de especial mas ja ganhar a uns toscos da segunda metade da tabela francesa e com um golo as 3 tabelas ja é noticia,vamos ver quantos kebabs levam na 5a AH AH AH,carrega Sporting

hehehehehe!

E isso porque te referes ao jogo contra o Toulouse na ETAR porque se falarmos no Dijon...

Mais importante que vencer a Juventus

Na pré-época, sim porque esse campeonato é de 'outros', o que importa ressalvar é que a equipa além da quantidade de opções tem também qualidade para fazer uma época boa, e digo apenas boa porque mesmo como em todos os anos o Sporting aspirando a vencer todas as competições, há que perceber que o projecto tem de ser de continuidade com ou sem Domingos, que essse a meu ver ainda lhe falta muito para ser treinador do Sporting.
O projecto é para conquistar tudo!? este ano e espero que assim seja, mas se não acontecer temos de consolidar a equipa mantendo uma base de qualidade que estes grupo de jogadores pode oferecer a quem venha para os 'comandar', seja Domingos ou outro qualquer.

Agora, passando ao menos importante do jogo... o resultado, é uma vitória sobre um histórico do futebol europeu, e mesmo sendo na pré-época, para os jogadores e grupo de trabalho será motivante. Mais ainda para Djálo, mas quanto a esse, há que esperar e não ficar eufórico por o rapaz ter marcado dois golos, um de belo efeito, à Juventus. É que Djálo é e talvez sempre seja, inconstante.
Venham os jogos a sério, quero ver este Sporting a competir para conquistar titulos a sério e não titulos de pré-época como 'Guadianas', 'Eusébios Cup' ou afins.

Também me congratulo com o aprovado na Assembleia Geral do SCP

"...Comunicado sobre a Assembleia Geral para a alteração de Estatutos do Sporting Clube de Portugal:

Ontem foi um dia histórico para todos nós. A tão desejada alteração de estatutos foi feita. Com um espírito de grande elevação, digno do nosso Clube, conseguimos promover alterações importantes. Neste momento podemos congratular-nos de que nenhum passo atrás foi dado como por mim defendido: mantivemos a penalização para uma má gestões do Clube e não foram delegadas as principais decisões do Clube de todos os associados para o Conselho Leonino. (Também me congratulo com tal, esse conselho leonino, deveria era ser extinto, pois andam lá fósseis em demasia..., foi neste ponto que o barbuças Do José Dias Ferreira, arranjou confusão, gosta é de poder o artolas...)

"...pena pelos sócios não terem aprovado as minhas alterações no artigo 32 que previam a necessidade de apresentação de contas consolidadas. Espero que todas as Direcções do Sporting CP, apesar de não ser estatutário, não as deixem de apresentar desta forma pois apesar de não estar nos Estatutos assim o podem fazer a bem da transparência..."

A somar a estas vitórias de todos os sportinguistas temos finalmente aprovado uns Estatutos que permitem condições para a elaboração de um Regulamento Eleitoral que permita a descentralização dos votos, os votos que passam a ser um direito de todos os sócios do Sporting CP a partir do 18 anos (desde que já sejam socios pagantes durante pelo menos os 12 meses anteriores), uma diminuição da ponderação dos votos entre os associados mais novos e mais antigos, isto é, estão criadas as condições para um Sporting CP mais moderno e sempre de e para todos os sportinguistas.

Como balanço final foi muito positivo. Avanços importantes foram feitos e não foram permitidos pelos associados recuos. Num futuro cremos que existirão condições para irmos todos um pouco mais longe, modernizando ainda mais O MAIOR o SPORTING CLUBE de PORTUGAL.

Parabéns a todos os SPORTINGUISTA que não quiseram deixar de estar presentes nesta Assembleia Geral histórica.

Com os melhores cumprimentos,

Bruno de Carvalho

eu vi o jogo e reparei que a

eu vi o jogo e reparei que a defesa parecia + solida cortamos muitas vezes as bolas longas e curtas tivemos muita posse de bola

Excelente 1ª parte

Ontem vi pela primeira vez uns minutos do SCP, especificamente a 1ª parte.

Gostei do que vi, basicamente para mim, o SCP volta a ter um treinador de futebol. PS pode ser muito boa pessoa mas não tinha maturidade para treinar o SCP..

Pontos fortes:
- Frescura física;
- Pressing logo à saída da área do adversário;
- Fio de jogo/ Organização;
- Novos jogadores com classe: Rinaudo, Schaars, Onyewu

Pontos fracos:
- Falta um central rápido;
- Pelo menos um extremo de qualidade;
- Apostas de alto risco para a posição de ponta-de-lança;
- Alternativas para as laterais.

Mas foi uma bela exibição na 1ª parte e o SCP deste ano, vai ser totalmente diferente.. Ainda bem para o futebol português.

Nota: A Juventus vai lutar pela europa em Itália. Onde pára a grande Juventus??
O golo de Juventus era impossível de defender

o que? o golo deles era

o que? o golo deles era impossivel de defender? devias de tar a dormir se tu reparares o boeck nem se mexeu se fosse o patricio ele defendia

Sim..sim..

O Super-Homem defendia..

A bola passou a mais de um metro por cima dele, com o guarda-redes a recuar..

o domingos tirou o patricio

o domingos tirou o patricio mas se fosse ele que tivesse la ele de certeza que teria defendido, e ui + de um metro? n pode entao a baliza mede uns 3 ou 4 metros

Yannick...

O monstro das pré-épocas! Mas que grande jogador...

ano apos ano é assim que

ano apos ano é assim que yannick vai mantendo emprego. Aparece sempre nestas pre epocas com uma velocidade e resistencia fisica impressionantes, fruto de ferias que nao goza e treina para ir enganando, fazendo pensar, e este ano de yanick. Depois chega a altura que todos os jogadores estao ao mesmo nivel fisico e yanick la regressa a sua mediocridade.
Ja o beto do benfica e robocop usavam esta estrategia e por isso ficou mais que uma epoca

Mas é verdade. Esqueceste-te

Mas é verdade. Esqueceste-te foi que também acaba as épocas assim. O que faz com que, quer quando começa a época se mantenha no plantel, quer quando a acaba que se mantenha igualmente. É um jogador que apesar das suas limitações técnicas, que ainda ontem se viram, pode ser útil em alguns sistemas. Mas como um jogador não se faz de relâmpagos, quer-se antes regular, já deveria então estar despachado há muito. Qualquer dia tem 35 anos e ainda se espera que exploda . Pelo mesmo caminho vai o Carriço, quando se der por ela já passaram 10 anos e ele a continuar na mesma: fraquinho. Este é o pior problema do Sporting, emprenha pela imprensa, que eleva alguns jogadores da sua mediocridade a uma patamar que nunca vão alcançar, e depois torna-se-lhe difícil retirar essa ideia de que determinado jogador é bom, quando na verdade é fraco. Encasquetam-lhe de tal forma essas ideias a respeitos de vários jogadores que a sua percepção deles nunca será a mesma, donde que resulta uma dificuldade em se livrar deles porque já não os vê com os mesmos olhos. Às vezes dir-se-ia que a imprensa faz de propósito, tão anjinhos somos.

Tiveste piada, lol

Tiveste piada, lol

O Sporting tem condições para

O Sporting tem condições para fazer um bom campeonato! Vai ser um dos mais disputados dos últimos tempos. Espero que como sempre o Porto ganhe e o Sporting empurre o Benfica para uma luta com o Braga pelo terceiro lugar!hehe

A competiçao do Porto para este ano

vai ser o Sporting, estou em crer...

Estás em crer...

...que é o que desejas. Adoro estes comentários em início de época.

tb não exageres..

Para já, pode-se dizer que são capazes de ter vida para o real madrid C, agora p dar luta ao Porto ainda é preciso um pouco mais.

vi pela 1ª vez..

..um jogo de uma equipa da 2ª circular e apesar daquela juve jogar ao ritmo de uma equipa do lar de idosos. aparentemente este sporting tem condições para não fazer as figurinhas triste da época passada.

Coitado...

Isso é tudo medo ó rapazinho? Tu deves ser mais inteligente do que aquilo que os teus comentários imbecis revelam e sabes que o teu fêquêpê pode voltar aos tempos em que conquistou 5 campeonatos nacionais em 85 anos de existência...

aaahahahhah

tas com azia ,amigo...lol...rennie...hahahahahahah

medo de quê?..

E que história é essa dos 85 anos?

Não sabes?!!!

Vai ver o palmarés do teu clube e verás que, quando entrou o "papa da fruta" no futebolo português, o teu fêquêpê tinha 7 (SETE) campeonatos nacionais conqiuistados. Ou seja, em 90 anos (1893 - 1983) havia ganho apenas 7 campeonatozitos nacionais de futebol - a não ser que consideres como válido o campeonato de Portugal que era uma espécie de prova oficiosa - ja tinha passado por um jejum de 19 anos e era um clube simpático de provincia (esse estatuto de pequeno e provinciano ainda hoje se mantém porque as vitórias não compram o mais importante, grandeza). Portanto, entre 1893 e 1977 (os primeiros 84 anos de existência do fcp) conquistaram uns estonteantes 5 campeonatos e umas incríveis 4 taças de Portugal... hehehehehe! És muito novinho rapazola! E olha que os ciclos victoriosos não duram para sempre... Informa-te sobre as choradeiras das gentes do teu clube antes da chegada da "fruta e chocolatinhos" e vais verificar duas coisas: 1ª Vocês eram uns coitadinhos do futebol nacional, 2ª quando acabar o "tal" ciclo "frutuoso" o mais certo é esses espectáculos vexatórios voltarem á invicta.

Andas aqui a comentar diariamente...

e esta foi a "1ª vez que viste um jogo de uma equipa da 2ª circular"... Só isso diz tudo.

Com o tempo...

...irás aperceber-te que o nosso amigo Zefil fala à boca cheia de coisas das quais nada sabe e de acontecimentos dos quais nada viu e/ou leu...

Enfim...

E?...

Tenho alguma obrigação de ver os jogos da 2ª circular?..

Isso impede-me de comentar diariamente?

se n ves os jogos do sporting

se n ves os jogos do sporting nao os comentes para nao arranjares chatiçes de coisas que nao sabes

Este resultado foi

Este resultado foi supreendente, não estava á espera que o scp vence-se a Juve.
Este jogo mostrou que o scp "grande" pode estar de regresso

espero q essas vitorias

espero q essas vitorias continuem no campeonato

O chapéu do Del Piero tem nível

mas é perfeitamente defensável. A bola passa a 30 cm da cabeça do Boeck, não se percebe por que raio nem esboçou a defesa. Bastava levantar um braço e parava a bola, provavelmente sem ter sequer de saltar.

De resto, espero a recuperação física de Bojinov, para ver se aquele Postiga salta duma vez do onze. É agoniante.

Killer!..

Mas o golo também é fora de jogo..