Sporting: UEFA não quer imagens no túnel em jogos europeus | Relvado

Sporting: UEFA não quer imagens no túnel em jogos europeus

A polémica à volta das fotografias de adeptos no acesso aos balneários de Alvalade continua. Agora é
 
Fotos de adeptos do Sporting no túne de acesso aos balneários (reprodução do publico.pt)
publico.pt

A UEFA pediu ao Sporting que remova ou cubra as imagens colocadas nos acessos ao balneário da equipa visitante do Estádio José Alvalade, em Lisboa, disse hoje fonte do organismo europeu à agência Lusa.

“A UEFA solicitou que o clube remova ou cubra estas imagens em jogos da UEFA”, afirmou a mesma fonte, em resposta às perguntas feitas pela Lusa na sexta-feira sobre se os “leões” incorriam em alguma penalização e se algum delegado do organismo, nos quatro jogos europeus já realizados esta época em Alvalade, tinha dado conta destes factos.

Confrontado com esta resposta, a diretora de comunicação do Sporting, Irene Palma, disse à Lusa que "essa informação foi divulgada com base em fotos enviadas por um jornal português" e que "só após a vistoria efetuada hoje pela UEFA" é que o organismo poderia "ser tomada uma posição sobre o assunto".

Fonte do organismo europeu confirmou à Lusa que esta decisão foi tomada a partir das imagens divulgadas na imprensa, acrescentando que as mesmas eram bastante explícitas.

As imagens foram divulgadas na sexta-feira pelo jornal Público, mostrando cartazes com fotografias de alguns adeptos de cara tapada, tochas nas mãos, com o braço em riste ou com tatuagens com a cruz de ferro, associado a movimentos da extrema-direita.

Na altura, o clube lisboeta considerou que a divulgação de várias imagens nesta zona do estádio, pelo jornal, na véspera do “clássico” entre Sporting e FC Porto, da 14.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, tinha “o claro propósito de incendiar ânimos e provocar polémicas inúteis”, enquanto a diretora do jornal Público, Bárbara Reis, justificou a publicação das imagens com o “interesse público”.

Sporting:

Comentários [103]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

afinal tambem somos muito mentirosos

mentirosos, é só o que tenho a dizer do clube do salazer do clube dos fascistas, que ainda por cima chamam isso aos outros, como costumo dizer só muda a cor do balde pq a merda é a mesma.

Reforço o que já tinha dito anteriormente...

Apenas ontem tive oportunidade de ver como deve ser as imagens que tanta celeuma estão a provocar.
Após a visualização gostaria de tecer os seguintes comentários:

- Confirma-se que realmente as imagens não são dignas de representar o Sporting, não houve um critério sério de selecção e de defesa do bom nome do Sporting e dos seus ideais de ESFORÇO, DEDICAÇÃO, DEVOÇÃO E GLÓRIA pelo que defendo que as imagens devem ser retiradas pois podem induzir a transmissão de valores com os quais o Sporting, enquanto instituição, não se identifica e, como tal, não pode, nem quer ser, associado a tal....
Ouve uma falha grave por parte do sporting ao ter autorizado e avaliado a colocação de tais imagens!!!

- O presidente e a estrutura do Sporting não ficam nada bem vistos com o teor do comunicado emitido na 6ª feira, uma vez que mentiu ao país e aos seus associados e adeptos, o que é uma situação que a mim como sportinguista me envergonha pois não é este tipo de tratamento a que estou habituado. Nõs orgulhamo-nos de ser diferentes e dispensamos técnicas e tácticas de comunicação e gestão utilizadas pelos nossos adversários para mandar areia aos olhos dos seus rebanhos. No sporting não existe "carneirada" e espero bem que os dirigentes do sporting tenham isto em atenção, pois trata-se da nossa identidade....presidentes e directores passam mas o Sporting enquanto clube ficará.....

- Gostaria também de enaltecer o critério editorial do jornal "Publico", pois esperar pelo 1º clássico de 2012 para dar a conhecer uma situação que já tem 5 meses revelou-se uma aposta acertada, uma vez que mais comentada e debatida esta situação era dificil, além de que se criaram um rol de noticias associadas que por certo continuará a encher as páginas do jornal. O seu sucesso foi tal que até houve na Suiça, na sede da FIFA, quem comprasse o jornal. Com tamanhas potencialidades admito que o "publico" esteja a preparar a sua internacionalização.
Condeno no entanto a atitude do Sporting não autorizar a entrada no recinto do dito jornalista do "Publico" no dia do jogo...É, no minimo, de muito mau gosto não deixar que quem preparou e armou a "bomba" não tivesse o direito a vê-la explodir...realmente não se faz....

- Gostaria também de ressalvar a nobreza de ideais, e presença de espirito, dos nossos adversários pela rapidez com que se adaptaram aos novos valores das sociedades modernas pois ainda à tão pouco tempo recebiam os seus clubes adversários com seguranças, e dirigentes, em constantes provocações a equipas adversárias, bolas de golf, pedras, etc....É de facto de louvar a rapidez com que estas mentalidades se moldaram à sociedade pois por norma costuma levar décadas a este tipo de alteração comportamental. Digno de registo.

Cumps

PONHAM FOTOS DESTAS

AO MENOS A MALTA VAI COM A PICA TODA
http://www.youtube.com/watch?v=vER42W36nM0

Bem...

presume-se que as fotos são diferentes das que lá estiveram durante os jogos europeus do Sporting de 2011/12. Ou, então, são as mesmas, só que, de repente, tornaram-se ofensivas. Acontece, por vezes. Basta a merda do politicamente correcto dar de si.

Já agora, espero que a UEFA proíba expressões como "Inferno" associadas a estádios ou que obrigue o Guimarães a deixar de ser chamado de guerreiros do Minho. São dois exemplos. Aliás, qualquer analogia bélica deve ser proibida.

Acho ainda que os adeptos devem ser analisados e, se tiverem tatuagens que, de uma forma ou de outra, possam ter leituras de extrema-direita, esquerda, racistas, xenófobas, homofóbicas, etnocêntricas, intolerância religiosa, bifobia ou etaísmo (só para citar algumas), devem ser impedidos de entrar e, eventualmente, presos.. Espero ainda que, por exemplo, se chamarem "paneleiro" a alguém (como em "O Simão é paneleiro, ó-ó-ó"), o clube deve ser exemplarmente punido, visto tratar-se de homofobia clara.

Vamos todos tornar o futebol num desporto completamente estéril e sermos todos umas meninas de baile.

P.S: em contrapartida, espero que o Sporting adopte medidas que a UEFA aprova, nomeadamente jaulas e adeptos visitantes a perderem a primeira parte de jogos.

sem duvida killer !!!!

sem duvida killer !!!!

concordo

acho que estão a fazer disto uma polémica sem fundamento.... Pressão é entrar num estádio Turco ou Grego e ver aquele ambiente, agora, umas imagens num corredor? não vejo mal nenhum, daqui a pouco proíbe-se também os assobios aos adversários

MA NADA!!!!!!!

inchaaaaaaaaaaaaaa, porque o fascismo é porco, foram MENTIROSOS E IRRESPONSÁVEIS

Comunicado

«5 - Ainda relativamente a estas imagens, cumpre dizer que no início da época, aquando das vistorias efectuadas, quer pela Liga de Clubes quer pela UEFA, não só foram aprovadas como foram elogiadas as novas imagens dos corredores dos balneários;»

http://www.sporting.pt/Noticias/Futebol/Fut_Prof/notfutprof_futcomunicad...

enfim, diferentes e mentirosos!

ta calado

porque a nivel de etiqueta estamos conversado tas despedido vais arranjar trabalho certo

E a uefa tambem nao deve

E a uefa tambem nao deve autorizar que pintem a relva de verde!!!

Nunca vi ideias tao pobres como as que o sporting tem.

agora vamos ver o ke e ke a

agora vamos ver o ke e ke a uefa sobre as capoeira da luz este senhor jornalista vai ter que pedir para não entrar em ALVALADE PORQUE SE LHE ACONTECE ALGO NÃO SE QUEIXE

A UEFA, liga, bombeiros, psp, todos aprovaram a "jaula"

Se é uma coisa tão má, porque não se queixaram quando foram cilindrados pelo Bayern, em Munique? É que o dispositivo era o mesmo...

O estádio do Olympiakos não

O estádio do Olympiakos não sei se não terá o mesmo dispositivo (não deve ter, porque é um clube muito menor), mas adiante...
Toda a gente sabe que o Sporting queixou-se do timing de tal inauguração, e não do raio do dispositivo (que, como ficou provado, era de uma segurança a toda a prova).
Agora, se há alguém que se devesse queixar, e desta vez do timing em que as tais fotos foram milagrosamente "descobertas" seria novamente o Sporting, porque elas já lá estão desde o início da época, e, são tão ofensivas e aterrorizadoras, que nenhum adversário tinha ainda reparado nas dita-cujas...

Timing? Exaltam-se com muito pouco!

portanto, o problema é com o timing... é uma provocação accionar o dispositivo no primeiro jogo da época em que se prevê um estádio cheio? E se fôr, claro, então a indignação demonstra-se com incêndios? Está tudo doido! Então mas que raio de posição haveria de ter a UEFA? Se promove o fim da violência dos estádios, deixa passar umas imagens com encapuçados em poses provocatórias? Ah, o timing não é bom, não nos vamos pronunciar? Independentemente de QUALQUER timing possível e imaginário, se fazem o que lhes competem, estão errados por causa do timing?

Sim, o timing é importante

Sim, o timing é importante para qualquer coisa.
Neste caso, e para mim, nem sequer é uma questão de timing, é a questão do raio das imagens serem provocatórias talvez para a minha avó, se por ali passasse de repente, não para uma equipa adversária que mal sai do balneário está a apanhar com a própria claque ali retratada, "em carne e osso"!
No caso da "jaula", sim, foi uma questão de timing, mantenho! E não mantenho porque nunca disse que pegar fogo às coisas fosse solução fosse para o que fosse (nesse caso, foi apenas uma "ironia do destino" engraçada de constatar, a tal segurança à prova de tudo)...

estás a falar de quê

Munique , que eu saiba é um colosso do futebol mundial , é sempre candidato a campeão europeu ,, perder com esta equipa com 8 portugueses com média de idade de 21 , note bem para não se esquecer é que patricio moutinho pereirinha , tinham 18 anos , entende voçe não entende não compreende - porque se esquece com uma facilidade terrivem parece que sofre de alzáimer, o S.L. LAMPIPATATÓIDE DE pato . gasta 40 milhões em sul americanos tudo internacionais , para levar 7 ------------ entende o que é um 7 -- do celta de vigo -------- e 5 de um clube da grécia ------------- 3 de um clube de israel ----------------- na liga dos campeões num ano fêz apenas um ponto --- esteve 2 anos sem ir á uefa ficou em 6 º lugar na liga portuguesa ,,,,,,,,,,,, a gastar aos 40-50-60 milhões e tem a lata de chmar para aqui o sporting porque perde 7 com o munique . olhe está despedido sem direito a fundo de pensão

Portanto estávamos a falar de caixas de segurança?

e portanto, o que falaste tem a ver com a jaula porque... ? Mais uma vez demonstras, o teu problema não é caixa de segurança, é só síndrome de SLBite aguda! Acabaste de admitir que se exaltaram porque perderam com o SLB! Perder com o Bayern, com 8 portugueses é que é! Os estrangeiros todos do SLB, os milhões todos gastos do slb, com o 6º lugar do SLB, isso é que é o problema... E sou eu que sofro de Alzheimer? Já agora, quantos portugueses sobram? O andré santos até já está de saída... titulares já só sobra o Patrício e o J. Pereira...

e digo isto com toda a raiva que há dentro de mim

peço a Deus que isto nãso aconteça a um familiar meu tenho filhos e netos que vão ao futebol , já disse isto e até na tv, se algo parecido com isto acontecer a um dos meus , seja de que clube for eu mesmo MATAREI O PRESIDENTE DESSE CLUBE DIGO ISTO SEM MEDO E RECEIO ,
http://www.youtube.com/watch?v=hhKAMotnvI0&feature=related-------------- EU MATO SE UM MEU SOFRER O MESMO QUE ESTE JOVEM SOFREU SEJA VIEIRA PINTO SEJA O FILHA DA PUTA QUE FOR DESTES CLUBE PORQUE SÃO OS UNICOS QUE QUEREM GANHAR DE QUALQUER MANEIRA ----------------------------------- E AGORA PARA TI AS FOTOS SÃO ALGO PARECIDO COM ISTO ---------- TEM VERGONHA SIM

sabes o que é

é ódio revolta e ansia de vingança que tenho ante lampipatos , ódio enquanto não for feita a vingança .
http://www.youtube.com/watch?v=4J6_TAIFH1A

até a covardia do próprio clube que insiste em jogar contra toda a pressão que o meu clube f~ez pela morte de um sportinguista ,,,,,,, é isto que me move -- a covardia do teu clube

és lampipatóide

porque tentas enganar as pessoas que és do sporting .---- filho 4 anos --- fujir --- não sei quantos - olha posso ter muitos defeitos ser mal educado por vezes mas só te digo isto ,, a minha palavra vale por todas as declarações escritas e assinadas --- digo sou do sporting do coração a seguir á familia vem o clube ,, mas em termos de ráiva é ódio é de pessoas que não têem palavra e tu és um deles , não me ofendes-tes mas não tens palavra isso para mim é pior do que tu seres do clube que és -------- adeus mas é mesmo adeus casr srº

Mas eu disse que o texto era meu?

Inclusive pus lá o nome da pessoa que o disse... queres link? http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1528422
Enfim, a Alzheimer está a bater forte... ou será a falta de argumentos?

jaula

O PROBLEMA MINHA BESTA DA MERDA NÃO E QUEIXAR MAS SIM APRENDER E SEREM CIVILIZADOS A RECEBER OS QUE TE VISITAM VE E REVE O KE ACONTECEU COMO SABEMOS RECEBER QUEM NOS VISITA SEUS PIOLHOSOS DE MERDA

Civilizados são os do Botafogo, claro está?

tal como tu sabes manter uma conversa civilizada não é... deve ser esse bem receber de que falas...

leaovivo

http://aeiou.expresso.pt/diabo-de-gaia-tem-de-pagar-2500-euros-ao-arbitr...
Este ficou interdito de entrar em estádios... qual é o teu problema com a notícia então? Os outros que incendiaram claro, já foram uns santinhos e justos indignados! As imagens por princípio nunca poderiam ser aceites pela UEFA e a FIFA, é a mesma coisa que dizer que não queremos violência nos estádios, mas estes tipos com ar de assaltantes são o público que queremos!

LEAOVIVO

DEVIAS ESTAR CALADINHO O QUE QUE VALE MEIA DUZIA DE CADEIRAS OU A MORTE DE UM INOCENTE OU JA NÃO LEMBRAM E PRECISO FAZER 1 DESENHO

curioso, mas mais uma vez, o

curioso, mas mais uma vez, o adepto em questão foi julgado e condenado... Independentemente da alarvidade do acto, vale o facto que o energúmeno não pretendia matar ninguém (homicído por negligência foi a pena), já a intencionalidade de arder umas cadeiras estava bem presente, e tendo em conta que atear um fogo não é nada que acarrete riscos, está tudo normal não é? Eram todos escuteiros que foram assar salsichas no estádio da Luz, inclusive confirmaram a velocidade e direcção do vento para ter a certeza que o fogo ficava controlado não era? Se alguém tivesse sido apanhado pelo fogo, se alguma estrutura ficasse danificada pelas temperaturas, se algum bombeiro ficasse ferido no combate às chamas aí já passava a ser comparável? É isso?

deve sofrer de

ter-tro-trecicolo ou lá como se diz . porque algo não o deixa ver para todos os lados , sabe quantos jogos internacionais já fez o sporting em alvalade este ano quantos para a liga ,,,,,,,,,,,, não há um jogador- treinador - director- delegado da liga -da u.e.f.a. , jjornalista em fim do jogos ,,a falar das fotos ,,,,,,,,,,, é um jornalista um jornal , que em visita guiáda ao estádio , que se lança esta histórias das fotos , as fotos é um problema ,,,,,,,,,, entrar no dragão -luz- alvalade , com bandeiras e todos de cara tapada , com gestos e simbolos názis com acompanhamento da policia ali ao vivo , não se detem um que seja , passa tudo com uma exebição publica e agora é as fotos que até não está em publico é em local reservado , uma imagem tão grande que se o srº passar no corredor nem consegue defenir o que é que ali está isso lhe posso garantir , a visão humana não descodifica a imagem ,, não seja hipócrita , porque parece que quer parecer uma pessoa com conhecimento e civilizada , mas não o é ,

A FIFA então não devia dizer nada?

A FIFA é que tem que regular os acessos ao estádio? ou é da competência dos clubes e das instituições de segurança? Agora no que se refere a imagem, regras da competição, não faz parte da competência da FIFA? Em inglaterra nos estádios, imagens como estas nas bancadas já desapareceram, e n foi a FIFA mas sim o Governo Britânico aliado aos clubes! E se é uma coisa tão inócua, qual foi então a necessidade da direcção oficializar uma mentira num comunicado? Juro que não entendo!

o srº só tem de compreender

não é entender , que as claques dos clubes que menciono , quando são escoltadas pela policia no percurso para os estádios , ( VOLTO A REPETIR ) LEVAM BANDEIRAS AGRESSIVAS- GESTOS - GRITOS - SIMBOLOS NAZIS , EM PUBLICO , TODO UM CITAMENTO DESPROPRIADO E CONDENÁVEL POR LEI EM PORTUGAL TODA ESTA FORMA DE INCITAMENTO ,, e a policia vái a GUIAR ESTA TURBE DE MALFEITORES , NÃO TEM NADA A VER COM FIFA E UEFA , MAS SIM A AGRESSIVIDADE E VÃO PROTEGIDOS QUER QUE LHE DIGA O QUÊ MAIS ,,,,,,, AS FOTOS AO PÉ DISTO SÃO UM CONTO PARA CRIANÇAS ,,,,,,,,,,,,,, ISTO É QUE TEM DE COMPREENDER , PORQUE ENTENDER SERIA O MINIMO MAS NEM ISSO O SRº CONSEGUE

De um Sportinguista...

Mário Torres, Sesimbra

Grandes teorias sim senhor…. Com que então, a saudação fascista não tem ligação à extrema direita… estão a bater palmas. E as imagens não incitam violência…. Não… é só amor. Os gorros não são de bandidos a esconder a cara…não, são de seres pacíficos muito friorentos (em tronco nu) e os adeptos são os melhores, estão sempre nos estádios, só que a maior parte das vezes tão broncos e violentos que provocam episódios como os do jogo com o atlético de Madrid….. que eu tive de fugir com o meu filho de 4 anos ao colo para não ser abalroado por tanto “amor” e “desportivismo”. É por causa de adeptos como os que estão nas imagens que nunca mais fui a Alvalade (desde o jogo com o Atlético). Tenham juízo, bom senso, desportivismo e retirem essas imagens violentas. Saudações Sportinguistas