Sporting: SAD falida e sem salvação à vista? | Relvado

Sporting: SAD falida e sem salvação à vista?

Que as contas do Sporting não são famosas é público, mas os cofres dos leões poderão estar mais depa
 

Uma SAD "falida", com "os passes dos jogadores do plantel principal todos penhorados à Banca" e onde "não há dinheiro para pagar salários até ao final da época", é o cenário negro que o jornal Correio da Manhã traça no que concerne aos números de Alvalade.

Alegada realidade que os candidatos à presidência do clube esperam esclarecer nesta quinta-feira, na reunião marcada para as 15 horas com José Nobre Guedes, vice-presidente de José Eduardo Bettencourt na área financeira e elemento da lista de candidatura de Godinho Lopes. O administrador em exercício na SAD vai apresentar aos candidatos números que vão certamente merecer contestação num encontro que se adivinha particularmente animado.

Os valores do passivo consolidado do clube e da SAD não são claros e há divergências da ordem dos 30 milhões de euros entre as várias versões. Nobre Guedes deverá apresentar aos candidatos um valor de cerca de 295 milhões de euros, mas alguns dos pretendentes ao lugar de Bettencourt falam em verbas da ordem dos 320 milhões.

A esta quantia desmesurada, em qualquer dos casos, acrescentam-se 13 milhões de euros que serão necessários para suportar salários e juros à Banca até Junho próximo e mais 29 milhões de dívidas aos fornecedores. Há ainda que contar com 17 milhões de euros de prejuízos previstos para a época 2011/2012 e com 30 milhões adiantados pela Banca para a temporada vindoura, mas já gastos.

Contas complicadas para os candidatos à presidência leonina que terão que encontrar soluções, mais do que para viabilizar o futuro, para garantir a gestão corrente do clube. Renegociar com a Banca é sempre solução na lista de opções. Bruno de Carvalho e Pedro Baltazar acenam com Fundos de Investimento como alternativa, o primeiro da ordem dos 50 milhões de euros e o segundo de cerca de 30 milhões.

Os passes das principais figuras do plantel, e logo das mais rentáveis, não estarão a salvo num clima turbulento como este. Godinho Lopes falou já, em entrevista ao jornal Record, da venda de João Moutinho ao FC Porto, criticando o parco valor que resultou da transferência do ex-capitão leonino para a Invicta, como tendo sido feita para "pagar salários".

E o passe do capitão do presente, Daniel Carriço, foi dado pelo Sporting como garantia do pagamento de uma dívida de 5 milhões de euros a Pedro Baltazar, o candidato que foi o maior accionista individual da SAD, pela venda da sua participação. Acresce a esta circunstância que Baltazar vendeu por 5 depois de ter investido 7,5 milhões de euros.

Sporting:

Comentários [22]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Artigo sem pés nem cabeça

O SCP está numa situação financeira dificil, todos sabemos e não vale a pena estar a escamotear a verdade, mas daí a escrever-se que a SAD está falida e misturar as contas da SAD com o passivo consolidado do clube é uma grande confusão que revela ignorância económica, isto para não dizer má-fé! Existem, aliás, contra-sensos na própria noticia ao dizer que os passes estão todos penhorados aos bancos, o que não é verdade, como se sabe, porque o de Carriço está penhorado a favor de Pedro Baltazar por um valor de 5 milhões de euros. Além deste, existem outros jogadores cujos passes estão livres e que pertencem ao Fundo que foi criado e ainda não accionado junto da CMVM.
O que valem estas noticias? Zero. A situação é má, mas mais milhão menos milhão todos os candidatos estão esclarecidos da realidade económica do clube e hoje, a esta hora precisamente, Nobre Guedes está a comunicar e explicar oficialmente a todos os candidatos a realidade financeira do clube. Noticias destas, com este relevo, não vejo serem aplicadas aos clubes rivais, onde notinhas de rodapé aparecem com a informação de que os atletas das diversas modalidades ditas amadoras do FCP ainda não receberam um tostão este ano e que o SLB já antecipou as receitas de publicidade da Sagres até 2020. Isto não é importante, somente as contas do SCP!

porra...

se o Sporting está falido então o que dizer dos vizinhos da 2ª circular....lol... nem digo nada...

sim, mas Sporting não teve perdões fiscais

em troca de votos políticos, como os outros...

...

O Parvo Sartor...zinho no seu melhor lol

pois é...

...nem vale a pena entramos em pormenores senão... os vermelhos atacam nos por todos os lados....volta vale e Azevedo...lol

Qual perdão fiscal?

Qual perdão fiscal?

não foi perdão...

foi ter aceite acções que não estavam cotadas na bolsa a um valor.....um valor..como hei de dizer... a um valor...lol

Aceitou acções como garantia

Aceitou acções como garantia de pagamento, qual o problema? Depois foi pago... Essas mentirinhas facciosas...

o que vai dar ao mesmo,

não é, fafe?

Essa foi o máximo

Essa foi o máximo. pegaram em algo que não valia nada e alguém determinou que aquilo tinha um valor nominal que dava para pagar uma divida e resolver um problema.

Lá em casa tenho dinheiro do monopólio, será que também aceitam para eu pagar os impostos este ano??

não sei...

mas com a crise pode ser que aceitem, depois com a "entrada" do FMI já não vai ser possível, lol, e se a Ferreira Leite tivesse lá, e o Dias Ferreira ganhasse as eleições com jeitinho...lol...e só compadrio, faz lembrar a Morgado e o seu "falecido" Saldanha, fiscalista do SLB....

Foi para pagar o caralho !!!

Foi para pagar o caralho !!! Fodasse só pode ser por maldade essas mentiras !! As acções foram sim COMO GARANTIA de pagamento. Depois o valor foi pago...

Sr. j eagle não é preciso

Sr. j eagle não é preciso estar a esaltar-se.mas continua a pergunta no ar: Como se pode ter como base uma negociação que se dá como uma garantia um objecto que não está cotado?o equivalente a um maço de tabaco vazio está-me a entender.Não tem a haver com clubismos,mas tem que haver mais qualquer coisa....tem que haver!!!!
Vou-lhe dar um termo comparativo..............eu devo-lhe dezenas de milhares de euros mas como garantia não dou a chave do meu carro mas sim a fotografia dele quando saiu do stand.Está a perceber o sentido que faz.. Não é minimamente lógico,não faz sentido.

Como é que se pode dar "como garantia"..

..uma coisa sem valor?

Não sei curva... Sei que é

Não sei curva... Sei que é diferente dar algo como garantia do que realmente fazer um pagamento como estão aí a deturpar com as acções...

Não percebo porque tens problemas...

..em admitir que nessa situação foram ajudados pelo governo. Os gajos nem são da tua cor ;).

Foi ajudado o Benfica e

Foi ajudado o Benfica e algumas milhares de empresas nacionais...

pois...

um caralho não se paga

nem que a gaja seja muito feia! Ou se come de graça ou então deixa-se para os abutres...

não sei...

foi pago...tens a certeza...

é por isso que eu tenho dificuldade em acreditar

em Rijkaars e Zicos e etc. Não há guito. E se afinal há, porque é que não foram buscar um "Rijkaard" em vez de trazerem um Paulo Sérgio? A situação está agora melhor do que há uns meses atrás? Ou estará um dos candidatos à concorrência pela presidência disposto a cometer a loucura de meter dinheiro do próprio bolso, já sabendo de antemão que fica sem ele? Imagino se assim fosse! Era o" ver se te avias" diário, atrás de reaver o guito, fosse de que maneira fosse, um esquema financeiro, uma comissãozita por debaixo da mesa, em vez de andar a tratar dos assuntos do clube!

Não há dinheiro?! Então não

Não há dinheiro?!
Então não se foi comprar o Pongolle por 7.5M, o Torsiglieri por 3.5M, paga-se 200 mil/mês ao Maniche, rejeitam-se propostas pelo Djaló (7M do Colónia no início da época passada)?
É porque há dinheiro! Só que não é bem investido. Apenas isso.

Porque não veio logo um Rijkaard e veio o Paulo Sérgio?
Porque o cotonete não tinha ambição nenhuma.
Era presidente do Sporting mas devia achar que estava no Campomaiorense ou no Leça. Era um medíocre, sem qualidade nenhuma.