Sporting: Losango ou 4-3-3 | Relvado

Sporting: Losango ou 4-3-3

 

Ter uma linha de 3 avançados móveis, a pressionar e em constantes mudanças de posição pode ser a solução para defender ainda dentro do meio campo e logo à saída da grande área o adversário: Caicedo, Liedson e Postiga podem ser a tripla eleita, tendo como alternativa o Djaló, o Saleiro e o Vukcevic.No meio campo, a combinação de um médio criativo, número 10, com um volante e um trinco, permitiria uma capacidade de recuperação de bola e de criação de jogo ofensivo mais eficiente. Combinar a tripla Matias, Moutinho e Veloso e com as alternativas Izmailov, Adrien, Rochemback e outro possível reforço.Na defesa, um quarteto defensivo com laterais que sejam equilibrados a atacar e defender e centrais fortes na marcação. Neste momento optaria por Pereirinha na direita, André Marques na esquerda e em Carriço e Polga a centrais.Na baliza, hoje e sempre, Rui Patrício...Acredito que com este modelo o Sporting pode jogar um futebol mais objectivo e perigoso, tirando o máximo partido das características dos jogadores de que dispõe. É preciso dar vez a Matias nos lances de bola parada, ele que é um especialista nos cantos, livres e penaltis deveria ser a primeira opção.MRPP

Sporting:

Comentários [39]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

E já agora...

e como estamos de férias, queria que algum relva que me explicasse a noticia que li hoje. O Djaló está a caminho do Colónia ou da colónia de férias do século?

Re: E já agora...

Quando li colónia balnear do século fiquei logo saudosista da minha feira popular.

Re: E já agora...

Pá, há dias, pelos vistos, queriam o Abel... agora parece que é o Djaló. Se por acaso entrarmos na twilight zone e o Colónia nos levar os dois, não sei se aguento tanta emoção.

Re: E já agora...

se fossem os 2 festejava ate Outubro paí... ha cada um....para um clube estar disposto a dar dinheiro por um desses 2 jogadores é porque a falta de apanha-bolas/cortadores d relva sao mesmo raros naquela zona.... para mim o djalo é o pior jogador do MUNDO lol

Dar vida ao losango

Será que o problema é o sistema táctico? Não me parece que assim seja. O problema será talvez o trabalho que sido realizado (?) para que esse sistema funcione. O sistema parece esgotado porque simplesmente não funciona, caso contrário ninguém levantaria a questão. Com o devido trabalho, acredito que qualquer sistema poderá dar resultados. Mais do que colocar um jogador na esquerda, outra na direita, um mais à frente e o quarto mais atrás, o que realmente importa são os processos desenvolvidos entres eles, entre eles e o resto da equipa, enfim, o modo de como funcionam as coisas. Neste momento parecem não estar a funcionar de todo. A qualidade dos próprios jogadores, outro problema. Os laterais poderiam desempenhar um papel importante neste lonsago do Sporting, ele que normalmente é formado por jogadores cujas características os levam a actuar pelo meio do terreno. Com flanqueadores de outro nível, certamente seria possível apresentar um futebol mais agradável e ultrapassar casos difíceis como o Twente. Na minha opinião falta também alguma velocidade e capacidade de criar desequilíbrios, virtuosismo. Jogar em 4x3x3? Com os jogadores disponíveis, o lonsago talvez seja melhor solução que um 4x3x3. Jogar com Postiga, Caicedo e Liedson na frente não me parece muito viável, seria complicado atribuir novas tarefas aos avançados, o que sobrecarregaria os médios. Digo eu, quem sabe fosse uma boa alternativa? E que tal um 3x4x3 ou variante? Ou uma táctica mais arrojada? Adriaanse tinha razão numa coisa: em Portugal, num grande, não são precisos quatro defesas. De qualquer das formas, continuo na minha. Com mais mais trabalho e qualidade, o losango teria outra vida.

Na minha opinião o problema não está na táctica...

... mas se acham que mudarem-na fará bem para o grupo, força nisso! Penso que o problema está na forma como o Sporting sai para o ataque. Existem duas formas de sair para o ataque tão bem conhecidas de todos:
  • ataque "rápido", o chamado contra-ataque
  • ataque "lento", o chamado ataque continuado
  • Ora o Sporting ainda não criou essas dinâmicas. Porquê? Bem, poderá existir imensas questões, como:
  • falta de entrosamento entre colegas, sobretudo de Fernandez
  • demasiada rotatividade no meio-campo, ou seja, tanto o Moutinho joga a "10", como a interior dto ou esq, como a "6", ou inclusivé, tanto num jogo joga Pereirinha a médio interior direito, como no jogo seguinte já é outro jogador
  • má forma física dos jogadores e como todos sabemos sem o "pulmão" não se consegue ter profundidade ofensiva e defensiva
  • treinos demasiado leves em termos de jogadas de ataque
  • ...
  • Relativamente à opção 4-3-3, ao contrário do que muitos argumentam (a falta de extremos de raíz) o Sporting até poderia beneficiar. Recordo-vos por exemplo no Barcelona, onde supostamente Messi e Henry são os seus "extremos" de eleição, mas nenhum deles é um extremo de raíz. Contudo, não é concerteza a 1 ou 2 semanas de entrar no campeonato que essa mudança é aconselhada. O meu único conselho ao Paulo Bento seria face ao perfil dos seus meio-campistas cimentar um quarteto homogéneo enquanto equipa e heterogéneo enquanto capacidades individuais. Dar-lhes confiança e sobretudo funções específicas no que se refere a processos de equipa e individuais. Dar-lhes um plano de jogadas típicas para sair tanto em ataque continuado e contra-ataque.

    Re: Na minha opinião o problema não está na táctica...

    O problema é que o ataque "lento" passa por gajos como o Roca e o Miguel, e o "rápido" por Abel e Djaló. E já agora o "lento" é melhor preferível ao "rápido"?

    Sinceramente...

    ... não vejo tipos melhores noutras equipas. Eu sou fan do Veloso e até do Rochemback (ok! daquele Rochemback da primeira época ao serviço do Sporting...) e penso que eles num esquema que protege os seus defeitos e potencia as suas virtudes, podem muito bem passarem a ser bestiais. É tudo uma questão de saber misturar muito bem as individualidades... Agora se o Paulo Bento é o treinador certo? Eu penso que até pode não o ser, mas não é neste momento que devem mudar tudo... seria um crime para a vossa equipa.

    O problema não é táctico, mas sim psicológico!

    O Paulo Bento está agarrado às mesmas ideias que tinha quando chegou ao Sporting e continua a utilizar a táctica implementada no Sporting por Fernando Santos. Reparem que no caso do Benfica, a atitude dos jogadores parece ser outra e isso tem a ver com o trabalho psicológico feito pelo treinador. Não interessa o modelo táctico mas antes a atitude. E qual a atitude do Sporting? Alguém viu algum jogador inconformado, quando perdiam a eliminatória na Holanda? Só se for o Rui Patrício, que até resolveu ir lá à frente, porque o resto da equipa, parecia mais que conformada. Creio que a única alternativa é mesmo mudar de treinador e fazer a tal chicotada psicológica, caso contrário vão ter muitos dissabores. A única ressalva que faço, é que os dois reforços (que na minha perspectiva são ambos bons jogadores) queiram mostrar serviço e acabem com a sua atitude por contagiar o resto do grupo, mas o mais provável é que seja o grupo a contagiá-los a eles...

    Re: O problema não é táctico, mas sim psicológico!

    Fdx,ainda não conseguiste entrar.Levanta o pé que vais conseguir.

    Concordo e discordo Andebol...

    Concordo no que referes relativamente à atitude! Discordo que a chicotada psicológica seria benéfica para o Sporting neste momento. Poderiam ganhar mais atitude, mas tal seria apenas no primeiro mês, fruto de todos os jogadores pensarem que podem começar do 0 com o novo treinador e por isso dariam o litro. De qualquer maneira, a chicotada seria a longo termo (esta temporada) a razão para a desculpa de não conseguir ganhar o campeonato. Neste momento, tanto os jogadores como o treinador têm de fazer "mea culpa" pois ambos não têm estado a 100%.

    Sporting

    ja aqui disse á uns tempos que o sporting poderia optar perfeitamente por um sistema novo ou integrar o 4-4-2 losangolo a defender e o 4-3-3 a atacar.tem jogadores para o 4-3-3 perfeitamente adequados.caicedo pode jogar da direita no 4-4-3e até acho que ai poderia trazer grandes coisas á forma de defender e atacar do sporting,sendo um jogador agressivo.djaló e postiga e até liedson descaiem muito para as laterais e ai poderia favorecer o 4-4-3.o unico se não neste sistema é que o sporting nao tem nenhum médio defensivo de boa cobertura e posicional.veloso nao o é e até acho adrien melhor na cobertura que o veloso,carriço tambem poderia fazer essa posição perfeitamente e é aqui que eu queria chegar.porque emprestar um medio que pode fazer pelo menos 3 posiçoes no meio campo do sporting que se chama diogo rosado,emprestalo ao real massamá?nao chega?pensso que poderia ajudar e muito o sporting.ainda por mais agora que andam á procura de um médio esquerdino,so se o paulo bento numca ter o visto jogar,porque de pé direito tem pouco.veremos em dezembro

    Nem um nem outro!

    Eu até percebo o dilema do Bento e a sua dúvida em abandonar o sistema táctico implementado pelo Fernando Santos! Mas não há volta a dar. O Sporting tem o sistema implementado e não tem jogadores para o 4-3-3. Eu na minha singela opinião, preferia jogar com três centrais, o Polga e o Caneira na marcação e o Carriço nas dobras. O Miguel Veloso à esquerda e o Pereirinha à direita. O Moutinho a médio cento, o Matias a descair para a esquerda e o Simon para a direita sempre no apoio ao Moutinho quando defendêssemos. Caicedo e Liedson à frente sem qualquer posicionamento fixo mas sempre os primeiros a defender. Mas isto sou eu, treinador de bancada. Acredito apenas que talvez alguma inovação táctica desse um novo alento aos jogadores e que confundisse a maior parte dos adversários que não precisam muitos para nos joder! Saudações Leoninas

    Re: Nem um nem outro!

    Eu até apostava mais neste onze, que não deixa de ser uma grande equipa, mas com outra motivação. ---------------Rui--------------- Pereirinha-Polga-Carriço-Marques -------------Veloso-------------- ---Moutinho--------Izmailov------ -------------Fernandez----------- ----Liedson------------Caicedo---

    Re: Nem um nem outro!

    Neste sistema volto a dizer que o Moutinho e o Matias não podem jogar juntos.O Moutinho não consegue fixar-se no lado direito do losângulo fugindo para dentro o que logo vai reduzir e muito o raio de acção do Matias.

    O Izmailov não está ainda lesionado?

    Essa é fácil !

    Sendo o vosso treinador o Paulo Bento, é óbvio que vão jogar em losango até porque não têm extremos para jogar em 4-3-3. PS: gostei dessa do Rui Patricio forever.

    Losango 4ever

    Não acredito que P.Bento,ponha sequer a hipotese de mudar de sistema táctico.Aliás o artigo está um pouco "desligado",porque não consigo verificar quais são os extremos que o sporting tem no plantel. Isso de inovar e de mudar,é na pré-época e não a uma semana de começar a Liga.

    Re: Losango 4ever

    Repara que o 4-3-3 dele é com 3 PL, perfeitamente irrealista essa equipa. Hoje é um bom dia, despachamos o Moretto, agora o Makukula, até ao fim do dia temos o Balboa no Carregado ou no 4-3-3 do sporting...

    Re: Losango 4ever

    O Maku"4 Milhões",foi para onde??

    Re: Losango 4ever

    Salamanca

    Re: Losango 4ever

    Dupla com o Purovic.

    A meu ver...

    ...quer seja em Losango quer seja em 4x3x3, com esta equipa, o Sporting não vai a lado nenhum.

    Ideias novas são sempre bem-vindas

    Mas cheira-me que a única táctica que o Paulo Bento quer treinar é o 4-4-2, muito possivelmente porque também não sabe outra, mas isto já sou eu a falar mal do homem.

    Este tópico...

    Vem na linha do outro... Paulo Bento para a Rua.

    No 4-3-3

    Só se meter o Dias da Cunha e o Paulinho como extremos.

    Re: Sporting: Losango ou 4-3-3

    Até pode continuar a jogar em losango, agora o Paulo Bento tem que saber colocar a equipa a jogar com o Matías, que bem aproveitado seria o jogador mais importante do Sporting. No jogo de Enschede foi incrível a maneira como a equipa desaproveitou a qualidade dele. Os alas do losango, em vez de mal recebem a bola começarem a construir jogo deviam preocupar-se em dar linhas de passe ao nº10 e desmarcarem-se nas alas, assim o Matías tem muito pouco jogo. A melhor equipa do Sporting é esta: Patrício; Pereirinha, Carriço, Tonel, A. Marques; Veloso, Moutinho, Izmailov(Vuk enquanto não estiver ok), Matías; Caicedo e Liedson.

    como não temos laterais de jeito

    jogava á Co Adriense. Acho que é o que melhor aproveita as qualidades dos nossos jogadores: ...........Patricio......... ...Carriço......Polga.....Caneira.... ...........Moutinho..Veloso......... ....Izmailov.....Matias.........Vukcevic ............Liedson...Caicedo.......

    Re: como não temos laterais de jeito

    eu sei k ter la os nossos laterais ou ninguem muitas vezes é igual...mas se jogassemos assim, e se ja sofremos golos a torto e a direito, entao tavamos feitos... mas gosto da ideia....qui ça esperimentar um dia.... mas c esses 3 defesas nao.... cumps

    Re: como não temos laterais de jeito

    A melhor opinião até agora.