Sporting está em falência técnica | Relvado

Sporting está em falência técnica

Auditoria independente revelou primeiros resultados: endividamento atingiu os 276 milhões de euros e
 

A auditoria independente às contas do Grupo Sporting, pedida pela atual direção, liderada por Godinho Lopes, apresenta o universo empresarial dos “leões” em “falência técnica”, apontando o futebol profissional como principal fator para os “resultados negativos crónicos”.

Uma versão sumária do documento, publicada no sítio oficial dos “leões” e que analisou os últimos 13 anos de gestão em Alvalade, adianta que as contas consolidadas “apresentam capitais próprios negativos de 138 milhões de euros, situação estruturalmente desequilibrada, usualmente denominada como de falência técnica”.

“No período analisado, registou-se um agravamento de 194 milhões de euros (ME) atingindo as dívidas de financiamento o valor de 263 ME - o endividamento subiu para 276 ME, nele se incluindo os denominados VMOC (Valor Mobiliário Obrigatoriamente Convertível), contabilizados em capital próprio”, lê-se no texto.

Os peritos, que se dedicaram às contas entre 01 de agosto de 1998 e 26 de março de 2011, ao longo dos mandatos dos presidentes José Roquette, Dias da Cunha, Soares Franco e José Eduardo Bettencourt, sublinham os “resultados líquidos negativos consolidados em quase todas as épocas”.

“A margem bruta anual do futebol profissional tem o seu ponto crítico nos 45 milhões de euros, cerca de 33 ME acima do seu valor médio anual registado no período em análise da ordem dos 12 ME”, destaca-se.

Um “défice crónico de tesouraria”, de “quase 20 milhões de euros por ano”, e o consequente “recurso a empréstimos” contribuíram para o “agravamento do passivo” em 230 ME, situação que originou custos adicionais em juros de financiamento de 115 ME.

A auditoria indica ainda o investimento em passes de jogadores e na construção do Complexo Alvalade XXI e da Academia de Alcochete como responsáveis para o défice em 81 milhões de euros e em 72 ME, respetivamente, tendo já em conta os juros anuais pagos.

Sporting:

Comentários [8]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Ora bem,

não sendo hábito meu comentar notícias sobre os outros clubes, neste caso vou dizer qualquer coisa uma vez
que se trata de uma situação generalizada...No que ao Benfica diz respeito já várias vezes critiquei directamente
a administração, em assembleias, pelo facto de o passivo ser cada vez mais elevado. Quanto a mim considero
uma vergonha que os clubes andem a gastar milhões de euros que NÃO TÊM, em contratações,principalmente
quando o dinheiro é para ir para o estrangeiro. Aliás, neste site e até noutros já disse várias vezes que uns tais
da Troika deviam ter auditado as contas dos clubes para que fossem proibidos de continuar a contratar os tais
estrangeiros, tantos jogadores como treinadores.Cumprimentos e saudações desportivas e benfiquistas.
estrangeiros

E neste momento

Quem não está em crise em Portugal!

E depois?

Os outros também estão!!!
Alguém liga pêva?

É pedir aí mais uns terrenos

É pedir aí mais uns terrenos ao presidente da Câmara de Lisboa. Eles são uns gajos porreiros. Pelo menos para o clube do regime...

a resolucao é facil, so é

a resolucao é facil, so é preciso é continuar a alimentar esta bola de neve, contraindo mais creditos para pagar os creditos dos creditos..
Podem andar a deitar fogo a estadios ou a enviar jogadores de valor para os rivais que qual quê liedson, os bancos resolvem!

Nada de novo

A auditoria apenas revela números exatos , a situação era conhecida , só é "notícia" porque o clube publicou os resultados.
Ao menos as nossas "contas" não caem na penumbra de outras...

SA

lá isso é verdade

eu como portista até tremo só de olhar para as contas do meu clube, e suspeito mesmo que o Porto se não está em falência, deverá andar lá perto, já para não falar do Benfica, andam todos entusiasmados a falar e a gozar os outros, mas também estão com passivos que até assustam os deuses, enfim triste dirigismo a acabar com grandes clubes. Saudações

LOL

LOL