Sporting: Esperança nas mudanças | Relvado

Sporting: Esperança nas mudanças

 
 

O ano de 2010 não deixa saudades entre os adeptos sportinguistas. O Relvado faz o balanço do que se passou em Alvalade.

Há pouco menos de um ano, Carlos Carvalhal era o técnico da equipa leonina que vencia o Sporting de Braga em jogo a contar para a Taça da Liga. Carlos Saleiro e Miguel Veloso assinaram os golos de um jogo que, à altura, todos esperavam que marcasse uma viragem na sorte do clube.

O Braga brilhava no campeonato mas os leõezinhos mostraram uma garra que os havia de levar a uma série de seis vitórias que fizeram de Janeiro um dos melhores meses do ano. Para ser perfeito, apenas faltou um resultado positivo no dia 29, quando frente ao mesmo Braga, mas na capital minhota, o Sporting perdeu pela primeira vez em 2010.

Fevereiro foi um mês negro. Derrotas com Porto, Académica, Benfica e Everton, empate em Paços de Ferreira, e o caso Sá Pinto, que levou à saída do ex-internacional português de Alvalade. O que fora construído em Janeiro parecia perdido, com o presidente José Eduardo Bettencourt a encontrar a solução em Costinha, que de um dia para o outro passou de jogador não utilizado no Atalanta, a homem-forte do futebol verde e branco. O seu primeiro dia na casa marcou também o regresso às vitórias, e logo na Liga Europa, o que garantiu ao Sporting a continuidade na prova.

Entre Março e Maio, o Sporting não mais voltou a vencer dois jogos consecutivos, acabando eliminado na Liga Europa e terminando a Liga em 4º lugar, pior classificação desde o início do século.

A instabilidade da equipa de futebol levou a uma pequena revolução no plantel. Primeiro, deu-se a contratação do novo treinador, Paulo Sérgio, chegado de um frustrante afastamento da Liga Europa na última jornada em Guimarães.

Durante a pré-temporada, assistiu-se ainda à saída de Miguel Veloso para Itália e à novela que terminou com João Moutinho no FC Porto. A verdadeira história da transferência do ano em Portugal talvez nunca venha a ser pública. Mas aquele que, nas últimas épocas, havia sido a principal figura do conjunto de Alvalade, quer pela constância das suas exibições, quer pela braçadeira que transportava, saiu pela porta pequena, enxovalhado por José Eduardo Bettencourt numa conferência de imprensa onde apelidou o algarvio de “maçã podre” da árvore de Alvalade.

Os milhões recebidos pelas duas vendas acabaram por ser investidos em jogadores como Evaldo, Valdés, Torsiglieri e Nuno André Coelho, sendo que apenas o defesa-esquerdo vindo de Braga garantiu um lugar constante no onze leonino.

A pré-temporada foi auspiciosa, com a vitória no New York Challenge, mas, após uma eliminatória fácil na Europa frente ao Nordsjelland, o Sporting entrou a perder na Liga, em Paços de Ferreira, repetindo a derrota, na mesma semana, em jogo contra o Brondby, o que quase o deixou de fora das competições europeias.

Nova convulsão em Alvalade, minimizada por um Setembro e um Outubro positivos, com uma única derrota, frente ao Benfica, em jogo da quinta jornada da Liga Zon Sagres, e uma campanha vitoriosa nas competições da UEFA. Mas as duas derrotas no início de Novembro (frente ao Gent e ao Vitória de Guimarães), a incapacidade da equipa mostrar um nível de exibições satisfatório e o afastamento da Taça de Portugal às mãos do Vitória de Setúbal deixaram Alvalade à beira de novo ataque de nervos.

À equipa faltam reforços que foram exigidos pelo treinador Paulo Sérgio, faltam confirmações entre os actuais membros do plantel e faltará pulso na direcção dos destinos do clube. Por isso mesmo, o final do ano ficou marcado pelo anúncio de um novo director-geral no Sporting, José Couceiro.

Em jeito de balanço, foram 67 jogos disputados, com 34 vitórias para o Sporting, 13 empates e 17 derrotas. Números curtos, para quem se quer grande. Mas a esperança, em 2011, voltará a ser verde… e branca.

Sporting:

Comentários [44]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

As mudanças que vejo são as

As mudanças que vejo são as vendas dos talentosos ( Matias e Vuk ) , a continuação dos mediocres ( Yannick ,Grimi ) e a renovação dos que nunca foram e dos que nunca serão ( Postiga e Carriço ).
Com um treinador destes não vamos longe e pelo andar da carruagem , se Bettencourt e Cia. lá continuarem é com Paulo Sérgio que a próxima época começará. Enganem-se aqueles que pensam que o plantel que temos não dá para mais. Daria e poderia dar , não fossem os timoneiros uns mentecaptos de 1ª !! Más escolhas , maus escalonamentos para o 11 inicial , mau posicionamento dos jogadores em campo , pouca dinâmica e MUITO pouco trabalho físico. Temos que pensar no que queremos e depois avançar para as escolhas ... o contrário é contraproducente. Postiga na ala é arranjar lenha para se queimar. Yannick na ala é não ter olhos para perceber que um jogador que não sabe controlar e passar uma bola jamais pode transportar jogo. Carriço é o Menino Querido da formação e não vale o que dizem. Ainda me lembro de Paulo Sérgio dizer que queria centrais altos ... opta pelos mais baixos ... falta de " cojones ". Liedosn já não dá para mais e quem não vê isso é BURRO. Hildebrand é 3ª escolha ... não digo mais nada. Matias é 10 ... 10 pahh !! Colocar o homem nas alas e pedir-lhe nota 10 é no mínimo anedótico. As merdas das polivalências são para quando o plantel é assolado por lesões e existem faltas de escolha ( quantidade ). Abel é nabo demais para andar ali ... um gajo que ora cruza contra os chifres do adversário , ora cruza contra a sola das chuteiras do adversário não pode ser um jogador com qualidade. Tem garra ... e depois !??? Futebol é ter cabeça , pés e garra ... só garra no Sporting não existe ... isso é bom no Dragões Sandinenses. Autistas na Direcção , dress codes num clube com falta de militância e de gente com carisma é o mesmo que esses carros Tuning ... Chaços com apetrechos que valem o triplo da " carcaça " !! Abramos os olhos e vejamos as coisas como devem ser vistas. O Sporting muniu-se de gente fraca ... fraco Rei faz fraca a forte gente !! É esse o problema do Sporting, Não me interessa de o Sporting não compra na Argentina e no Brasil.Não me interessa que gastem 3 vezes menos que os concorrentes directos. Não me interessa que tenhamos gente nova. Interessa-me que sejamos bons , que tenhamos resultados e construamos bons planteis. Isso faz-se com inteligência não com dinheiro. O Braga e o Guimarães gastam 4 vezes menos que nós e jogam 5 vezes mais e ganham o mesmo com jogadores de menor craveira. Ao Sporting falta um rumo , uma linha de orientação com gente do FUTEBOL e não das finanças- Alguém imagina um Sr. da Bola ( Rui Costa ou Figo ) a gerir o BES ou o Millennium BCP sem estudos para isso !?? Pois claro que não ... o inverso também não se coaduna com a realidade. Deixemo-nos de gente fraca e passemos a pensar em grande !! Olhemos para o nosso umbigo que está cheio de cotão e deixemos o umbigo dos outros em paz. Seremos grandes quando pensarmos em grande. Contratar Maniche com 33 anos e dar-lhe renovação automática ao fim de 20 jogos mostra o amadorismo em que estamos mergulhados. Saudações Leoninas

Concordo com tudo!

TUDO!!

É muito bom ver Sportiguistas a sério!
Obrigado.

Ai se todos fôssemos assim...

Demissões de JEB e PS!

A melhor mudança possível no Sporting eram as demissões do Bettencourt e do Paulo Sérgio - o cotonete e o taberneiro.

O Bettencourt, que eu apoiei inicialmente, está mesmo a arruinar o Sporting.
Não tem ambição e não respeita a história do Sporting. Deve achar que está a presidir um Leça ou um Campomaiorense. Daí a contratação de treinadores à sua imagem, sem ambição, medíocres, sem qualidade...

Acho que trazer bons jogadores ajuda sempre, mas a grande mudança seria mesmo as demissões desses dois coveiros já no início de Janeiro.

Mudanças?!...

Eh pá, vamos ter mudanças, finalmente, é?...
Vai o Presidente abdicar, querem ver?...
Vai o Paulo Sérgio pedir a demissão, querem ver?...
Vem aí um pacote de jogadores parecido com o de 1999/2000, querem ver?...
Ah, afinal é o Couceiro que entra... é esta a mudança...

99/2000?

Quem entrou em Janeiro? Mpenza? Era isso que resolvia os problemas do SCP?

Mpenza, por si só, não, mas

Mpenza, por si só, não, mas trocava-o pelo Djaló, por exemplo. André Cruz e César Prates talvez ajudassem...
O Sporting contratava com cabeça, e não à toa. Supria lacunas, não criava ainda mais...

Mas o Presidente não era o

Mas o Presidente não era o Roquette? A fonte de todos os problemas?

Claro que o André Cruz era fantástico, falei no Mpenza para pegar. Melhor que o Jáló? Falta quem o aproveite e potencie as qualidades. Não me importo que venha como o Varela.

A fonte de todos os problemas

A fonte de todos os problemas não, de alguns, principalmente financeiros, quando todos julgávamos que seria nesse capítulo que poderíamos estar mais descansados com ele...
Roquette, para mim, teve um grande condão de conseguir enquadrar bem a estrutura do futebol com a realidade da época. Ou seja, numa altura em que teve que apertar o cinto, apertou-o e assumiu que o Sporting não era candidato ao título, para, na época seguinte, sermos campeões. Chamou um treinador da casa e rodeou-se de pessoas bem mais competentes que esta estrutura actual. Bettencourt, perante uma realidade semelhente d econtenção de custos, baralha-se todo, gasta quando não deve e onde não deve (a contratação de Pongolle, meu Deus, acho que foi a maior gaffe da história do Sporting!!) e aposta em tipos duvidosos e que não vêm acrescentar nada.

Em relação ao Djaló, por acaso também tenho uma percepção idêntica. Não me espantaria nada se fosse um novo Varela, desde que bem enquadrado e trabalhado. O problema é que no Sporting não existe ninguém que faça isso, e os próprios jogadores parece que não estão para grandes evoluções, quando estão no Sporting. É um problema de "educação"...

???

Estas bem?

agora que se fala tanto

em equipas B , podia fazer algum sentido...
:)

:).

O Capt queria a florbela nas bancadas do dragão :).

Então o Ukra vai para Portimão? Na minha opinião,nunca aproveitou as oportunidades que teve.

sim, mas se rodar

só lhe faz bem...

o Castro é que espero que não vá...

Oh caraças, não disse que

Oh caraças, não disse que queria, disse que não me importava.

O Ukra teve azar com a lesão, depois fica complicado apanhar o comboio em movimento. Com a saída, quer dizer que o Mariano regressa em grande?

Sim é verdade..

...se não estou em erro,ele começa a época como titular.Mas nunca conseguiu agarrar as oportunidades.

O Mariano está dado como apto,apesar de lhe reconhecer empenho,espero que o FC porto não renove.Apesar que o mais certo é que isso aconteça :).

O Mariano é irritante (os

O Mariano é irritante (os domínios de bola são arrepiantes) mas é um jogador muito técnico e que, penso, se encaixa bem neste futebol de tabelinhas.

E tenho um grande apreço por ele, já que marcou um dos mais fantásticos golos que vi ao vivo. (E o Tarik também!)

Grande Tarik!

Aquele golo "á maradona" vai ficar nos registos.

O Mariano agora como vem com a perna torta,os dominios vão ser um regalo :). de que golos falas:
-contra os lagartos
-contra Académica
-contra O M.united

Agora não há mails?!

Falo do golo contra os lagartos, é na "minha" baliza, o remate vem na minha direcção, e a bola faz um puto dum efeito!

O jáló a custo 0? Sim, porque

O jáló a custo 0?

Sim, porque não?

Só queria que o teu

Só queria que o teu presidente pensasse como tu.

Ver-me livre do Djaló era a minha melhor prenda de Natal, depois das demissõs do Bettencourt e do Paulo Sérgio!

Já agora, o que achas do Grimi?

O Djaló ainda tem muito

O Djaló ainda tem muito mercado em Inglaterra, é um erro deixar sair de borla.

O Grimi é muito fraco, grande barrete que o Milan vos enfiou.

Não foi o Milan que nos

Não foi o Milan que nos enfiou o barrete.
Foi o Paulo Bento.
Ele esteve cá emprestado, viu-se que era péssimo, e o Paulo Bento decidiu dar quatro milhões por ele!

E essa do mercado em Inglaterra para o Djaló, é o que estamos para ver há duas ou três épocas.
Até agora, propostas concretas só do Colónia, no início da época passada.
O inteligente do Paulo Bento não o vendeu por sete milhões!! Disse que era indispensável para a época! Eehehe! E que época!!

A verdade é que ninguém pega nele.

Já agora, o Varela foi um que o Paulo Bento deixou sair para ficar com o Djaló!!

Isso não é bem assim, caro

Isso não é bem assim, caro colega.

Quando o Grimi veio por empréstimo do Milan, assentou como uma luva no Sporting. Ninguém o criticava e havia já quem dissesse até que estávamos perante o sucessor do Rui Jorge. O que acontece é que foi um dos que enganou, e bem, porque assim que foi chamado para demonstrar outros dotes, espalhou-se ao comprido e revelou que, afinal, é bem fraquinho tecnicamente (nem parece argentino).

O Paulo Bento não quis vender o Djaló, é verdade, mas também não quis vender o Veloso nem o Moutinho. Ele queria construir uma grande equipa, mas falhou devido a fragilidades estruturais dos que o rodeavam, que não conseguiram impedir que os empresários de muitos jogadores começassem a mandar no clube. Abriu-se os olhos, pelo menos nesse campo, mas agora já cá não temos Paulo Bento, para mal dos nossos pecados, na minha humilde opinião.

O Varela foi um erro de cálculo de muita gente, Bento incluído. Ninguém é perfeito...

e o Varela

ainda assim tem que render mais, faz muitos jogos apagados também.

Eu gosto muito do Varela e do

Eu gosto muito do Varela e do estilo dele. Claro que não é dos melhores do mundo, mas daí até o dispensar... :p

na altura

não achei estranho, não o seguia com muita atenção, não esperava que rendesse o que rende no FCP

A custo 0??

Achas que o Pinto da Costa fazia uma coisa dessas ao seu amigo?
Vinha já cá negociar... Por isso é que acho que seria uma excelente notícia para nós! Com jeitinho, ainda levávamos com o Cebola para troca... Lol

Preferia...

..o regresso do Ivanildo. Esse djálo não tem nada a ver com o nosso clube.

Esse djálo não tem nada a ver

Esse djálo não tem nada a ver com o nosso clube.
Não é "um jogador à Porto"? Lol
"Jogador à Porto" é quem aceite assinar um novo contrato com aumento salarial e uma extensão ainda mais alargada, num ano, e no ano seguinte resolva que afinal sempre quer sair, faça perrice e force a saída de qualquer maneira, falte aos treinos, cague na braçadeira de capitão e passe os dias a telefonar para arranjar um "salvador" que o resgate do martírio... certo? ;)

Contas muitas vezes...

..essa história,mas tens a certeza que foi isso que se passou? Confias assim tão cegamente no banana do teu presidente,que até ainda há bem pouco tempo,classificou o atleta de excelente profissional?? Em que ficamos.

Estava mais a pensar na comparação com Varela,um jogador que subiu na carreira a pulso.O Capt vê nele capacidades para singrar no FC porto? Não concordo.

Das coisas que disse, apenas

Das coisas que disse, apenas não tenho certeza dos telefonemas, porque, como deves compreender, não tenho acesso ao telemóvel do senhor em questão e ainda não houve nenhum tipo do Uganda que resolvesse meter essas escutas no YouTube (lol)... De resto, não é verdade que ele concordou em assinar um novo contrato com o Sporting, apenas um ano antes de resolver novamente sair? E nesse contrato não teve uma substancial melhoria salarial, por troca com a abolição daquela cláusula estúpida que obrigava o Sporting a indemnizá-lo por cada proposta recusada? Esse mesmo senhor não envergava a braçadeira de capitão? Mudou alguma coisa do seu comportamento por causa disso? E ele não recusou comparecer nos primeiros treinos de pré-época até ver a sua birra resolvida?
De resto, da boca do mais novo jogador da história do Sporting a envergar a braçadeira de capitão não ouvi uma única palavra a desmentir o que quer que fosse... Não tinha esse dever moral, caso fosse mentira?? Teve alguma consideração para com os adeptos do seu até então clube de sempre??

Curva, nem sequer fui eu que apelidei o Moutinho de "jogador à Porto", pois não?...

Em relação ao Djaló, não me admirava que o teu clube conseguisse fazer dele um jogador razoável e mais equilibrado. Ele tem muitos defeitos, mas também tem bons atributos, matéria-prima para ser trabalhada. (Ó pra mim a querer vender a mercadoria... Lol)

Bom almoço, pá!

Indemnização por cada....

..proposta recusada,se fosse acima de um certo valor.Penso que não estou enganado. Mas mesmo aqui,foi um acordo entre ambas as partes,tomando de principio que os dirigentes leoninos,defendem os interesses do sporting.

Acho que ele fez muito bem em não responder ao JEB,aliás a declaração deste onde diz "é um profissional exemplar",foi sublime.Essa história que faltou aos treinos é verdadeira?

Sinceramente meu caro,isso do amor á camisola,já passou!! Eu aqueles que vestem a camisola azul e branco,apenas peço dedicação e respeito..............o clube fica.

Estás certo. O contrato

Estás certo. O contrato anterior tinha uma cláusula que implicava indemnização de propostas acima dos 15 milhões, se não estou em erro. Mas claro que deu barraca, porque depois o empresário do Moutinho inventava propostas só para ele receber as indemnizações. O Sporting alterou essa barracada, mas em contrapartida teve que abrir os cordões à bolsa para novo aumento salarial.
O ponto aqui não é se foi com acordo do Sporting, porque obviamente que um contrato tem que ser um acordo entre as partes. O que está em causa é que, se ele queria sair a todo o custo, aproveitava e não assinava esse acordo. Assim, agiu de má-fé.

Em relação aos treinos, ele chegou a apresentar-se na Academia, na pré-época e até fez um treino, se não estou em erro, mas no segundo dia exigiu falar com o Presidente, e depois de uma discussão, recusou-se a treinar mais. Isto é público. Isto não se pode fazer!

Também não falei em responder ao anormal do JEB, Curva... mas sim em dar uma satisfação aos adeptos, não ao ex-Presidente. Ele quando estava no Sporting andava sempre a dar explicações aos adeptos, a torto e a direito - é um falso!

E também já não vou em "amor à camisola", mas esse respeito de que falas há que ter onde quer que se esteja. Esse artista perdeu o meu inteirinho...

Estas no teu direito...

..de achar que o gajo é fdp. Secalhar até é mesmo,mas quer me parecer que "só" queres ouvir um lado da história.Acredito em ti,isso de faltar aos treinos não se faz!!
Sobre as propostas,não acredito que uma direcção de um clube,vá apenas e só na conversa do empresário.(nem sabia que o M8 tinha empresário)

Agora uma coisa não podes negar,sempre deu a cara pelo colectivo.Na minha opinião até vezes de mais,mas isso é o sporting.

Mas tu querias uma justificação para quê?!? Eu só o queria era ver longe,que metesse a justificação pelo cú acima.

És capaz de ouvir falar dele

És capaz de ouvir falar dele (empresário de Moutinho) em breve... ou talvez não (vocês sabem tratar esta laia como merece!)

O empresário do Moutinho é o Pini Zahavi. Curiosamente, o Vukcevic mudou-se para ele, agora recentemente... :p

O jáló (não vou parar de

O jáló (não vou parar de chamar assim) tem muitas limitações: domínio de bola, posicionamento, falta de leitura de jogo. Mas tem características interessantes, é rápido e dentro da área chuta bem.

O Ivanildo infelizmente era muito fraquinho.

bem...

.... dentro da área chuta bem.

talvez dentro da pequena área diria eu
;)

Acabaste de fazer...

..a descrição do Lino :). "chuta Lino"

Abraço.

:)

Decisivo num jogo de Champions!

dentro da área chuta bem -

dentro da área chuta bem - Basta recordar o primor de execução do segundo golo em Setúbal... Eheheh... ;)

:D

É um chapéu fantástico, deves estar muito contente por jogadores com essa capacidade no plantel!

Ainda assim, mantenho o que disse. Aliás, se jogasse tantas vezes como o Postman, teria bastantes mais golos que ele.

Claro que o Mpenza não era

Claro que o Mpenza não era nada de especial, mas, mesmo assim, valia 10 Djalós!!
Eu disse "10"?!
Enganei-me. Queria dizer 100 Djalós! CEM!!

O André Cruz e o César Prates

O André Cruz e o César Prates ajudaram muito.
E o Mpenza não era mau de todo.

Se viesse um central da qualidade do André Cruz agora em Janeiro, já não era nada mau.
Claro que não resolvia todos os problemas, porque o problema maior está no cotonete e no taberneiro.

porque o problema maior está

porque o problema maior está no cotonete e no taberneiro
O "taberneiro" é problema criado pelo "cotonete", assim como o "fatiotas", por exemplo.
Enquanto não sair a raiz destes problemas todos, o próprio "cotonete" e toda a estrutura cancerígena que ele já ramificou, estes actuais problemas apenas serão substituídos por outros problemas.

Concordo, claro! Como digo

Concordo, claro!

Como digo abaixo noutro comentário, a grande culpa é do cotonete, já que é ele quem contrata mal, faz tudo mal, gere tudo mal.

O taberneiro não tem culpa de não saber mais e de não ser talhado para treinar clubes da dimensão do Sporting!
Só tem culpa numa coisa, que é em não ter vergonha na cara para se demitir depois dos resultados que tem tido!
Anda ali "agarrado" à direcção e à confiança que esta lhe dá e não sai enquanto esta não se demitir.
Um bocadinho de orgulho e vergonha na cara não lhe faziam mal nenhum.

"Porra, esta direcção é mesmo má. Eu só tenho resultados de merda e eles não me demitem. Vou-me despedir eu!" - era isto que devia dizer um trenador com orgulho e vergonha na fuça.
Mas claro que o Bettencourt é o grande culpado de tudo isto, como é lógico.