Sporting-Chelsea: ganhou o mais forte mas leões agradaram | Relvado

Sporting-Chelsea: ganhou o mais forte mas leões agradaram

Segunda parte do Sporting faz acreditar em boa campanha europeia.
 
Nani agradece (Sporting)
sporting.pt

O Sporting perdeu esta terça-feira em Alvalade com o Chelsea, por 0-1, na segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Um resultado natural, face ao desnível qualitativo e quantitativo entre as duas equipas, mas que até poderia ter sido diferente, caso o árbitro tivesse assinalado um derrube a Carrillo dentro da área, a meio da segunda parte.

Não é, todavia, do árbitro que o Sporting se deve queixar, mas sim da forma como jogou a primeira parte. Os leões entraram como gatinhos, demasiado receosos do poderio do adversário e a cometer erros defensivos inacreditáveis e pouco condizentes com a Liga dos Campeões. Sarr, mais uma vez, mostrou que está longe de ser um defesa central para uma equipa de topo. As faltas de concentração do francês poderiam ter resultado em vários golos do Chelsea na primeira parte. Valeu então a falta de pontaria de Schürrle e Diego Costa e, em especial, uma exibição do outro mundo de Rui Patrício, ao seu melhor nível. Um pouco mais à frente, William Carvalho era também uma unidade em fraco rendimento, lento e a falhar demasiados passes.

Perante os erros lá atrás, de pouco serviam as jogadas inspiradas dos homens da frente. Nani, Carrillo e João Mário, como já se tinha visto frente ao FC Porto, constituem um triângulo de bom futebol e não mereciam tão pouca qualidade dos seus colegas mais recuados.

O golo de Matic, aos 33 minutos, acabou por não surpreender, tantas eram as oportunidades de golo do Chelsea. O sérvio ex-Benfica aproveitou um erro de marcação de Jonathan.

A segunda parte foi completamente diferente. Sem nada a perder, o Sporting reentrou desinibido e com outra atitude competitiva. As marcações funcionaram melhor, embora não fossem perfeitas, e o jogo ficou equilibrado. As jogadas de ataque, aliás, passaram a pertencer mais à equipa da casa, que tentou de várias formas chegar ao golo do empate. O golo não surgiu, é um facto, mas o Sporting conseguiu preocupar Mourinho, obrigar o Chelsea a recorrer a sucessivas faltas e deixar satisfeitos os muitos adeptos que encheram o estádio.

No final, Mourinho atravessou o relvado para cumprimentar Rui Patrício. Um gesto de reconhecimento para com o melhor em campo.

O Sporting é último no Grupo G, com um ponto, mas face ao empate entre Schalke e Maribor, é-lhe permitido sonhar. Se continuar a demonstrar a atitude da segunda parte de hoje, os oitavos de final não são inalcançáveis.

Equipas iniciais:

Sporting -  Rui Patrício; Cedric, Maurício (Paulo Oliveira, 60’), Sarr e Jonathan Silva; Adrien Silva (Montero, 79’), William Carvalho e João Mário; Carrillo (Capel, 79’), Slimani e Nani.
Suplentes: Marcelo Boeck, Jefferson, Paulo Oliveira, André Martins, Oriol Rosell, Montero e Diego Capel.

Chelsea - Courtois; Ivanovic, Cahill, John Terry e Filipe Luís; Matic e Fàbregas; Schürrle (Willian, 56’), Oscar (Obi Mikel, 69’) e Hazard (Salah, 84’); Diego Costa.
Suplentes: Petr Cech, Zouma, Azpilicueta, Mikel, Salah, Willian e Rémy.

Sporting:

Comentários [34]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Algumas notas: 1.º Excelente

Algumas notas:

1.º Excelente Rui Patrício que só não esteve imaculado, porque teve responsabilidades no golo sofrido;
2.º Nani, Carrilho, Adrien e William (a subir de forma) são os craques da equipa, João Mário e Jonathan (a crescer, apesar da culpa repartida com Patrício no golo sofrido) podem chegar aquele nível e Cedric e Slimani os lutadores incansáveis;
3.º Mauricio e Sarr são dois passadores, sem nível para uma equipa com as ambições do Sporting, agudizando-se esta perspectiva por jogarem em simultâneo;
4.º A arbitragem teve influência no resultado, ao não assinalar um penalty claro sobre Carrilho, para além de outros pormenores que favoreceram sempre o Chelsea, como aquela falta sobre Nani quase na entrada da área e ao perdoar reiteradamente o amarelo ao alemão;
5.º Grande intensidade de jogo, com o chelsea a jogar sempre no limite;
6.º Diego Costa e Fabregas podem fazer muita mossa nesta champions;
7.º Extraordinário apoio do público durante toda a partida, mesmo quando o Chelsea marcou continuámos de imediato a apoiar a equipa.

Subscrevo, Jass. O Chelsea

Subscrevo, Jass. O Chelsea mostrou, ontem, que é claramente um clube de outro nível face a este Sporting. O Sporting conseguiu manter-se vivo na partida até final muito graças a Patrício - não obstante de ter responsabilidades no golo sofrido, partlhadas com Jonathan Silva - e podia, até, ter conseguido algo mais. O árbitro teve influência mas não serve de justificação para nada quando ficou provada tamanha diferença entre as duas equipas. No entanto, esta é a prova (mais uma) da qualidade de jogo que Marco Silva tem imposto neste Sporting. Penso que a equipa joga o melhor que pode dentro das suas limitações e este dinẫmica ofensiva, bem como a presença de Nani, fez explodir finalmente Carrillo. O problema é lá atrás, onde claramente falta qualidade individual. Maurício não tem escola nem classe, apesar de ser muito concentrado, voluntarioso e competente. Chega para as despesas domésticas, mas aumentando o grau de exigência todas as suas limitações são deixadas a nú. O que me preocupa mais em Sarr é a lentidão, já que a experiência, intensidade e maior rigor posicional pode ganhá-lo com os anos. Cédric é certinho, mas não mais que isso e Jonathan Silva tem também ainda muito para crescer, embora me pareça neste momento melhor opção, até, que Jefferson (ou pelo menos em nada fica a dever). Posto isto, dizer ainda que o Sporting pode não ganhar (como não ganhou ao Chelsea e ao Porto) mas, neste momento, joga olhos nos olhos com qualquer adversário, algo que não acontecia ha muitos anos.

Concordo contigo, em quase

Concordo contigo, em quase tudo, menos na influência do árbitro. Se o Sporting ganhar ao Penafiel um a zero, não tendo sido assinalada uma grande a favor dos nortenhos, claro que o árbitro tem influência no resultado.
Quanto ao Cédric acho que ontem fez uma boa exibição, secando o Hazard que quase não se viu. Claro que não é excepcional, mas é competente e se a máquina estiver oleada, não é por ele que emperra, um pouco à imagem de Slimani. Relativamente a Jonathan, atendendo à sua juventude (20 anos) e falta de experiência, vem provando, jogo a jogo, que pode estar ali um grande defesa esquerdo, tendo que melhorar um pouco o posicionamento defensivo, mas isso só os jogos é que lhe irão dar.

E o Miguel Lopes

achas que tira o lugar ao Cédric ?

Ele acabou por ficar, ao aceitar baixar o vencimento...

Não sei se vai tirar o lugar

Não sei se vai tirar o lugar ou não, essa decisão caberá, obviamente a Marco Silva, mas não deixa de ser uma boa noticia porque aumentará a concorrência interna. Fará todo o sentido o empréstimo de Esgaio em Janeiro, caso esta integração se confirme, pois vejo Esgaio como uma boa opção no futuro para o lugar de defesa e não como médio, como erroneamente, alguns técnicos insistiram.
Parece o outro, que achava que Dier podia ser um bom médio...

.....................

Desculpa por estar-me a meter no vosso diálogo, mas eu acho que Miguel Lopes poderá tirar o lugar a Cédric apesar de este ser muito esforçado e dedicado não dando nenhum nenhum lance por perdido mas acho que com Lopes o Sporting ficaria a ganhar um defesa direito mais competente em termos defensivos onde o Cédric possui algumas debilidades principalmente em termos do posicionamento.

Cumprimentos

Vi à mesma hora o FC Porto, e

Vi à mesma hora o FC Porto, e como não fazes referencia ao resultado, pergunto-te, o resultado foi justo? Ou o Sporting merecia pelo menos o empate?

A vitória do Chelsea é justa,

A vitória do Chelsea é justa, mas o empate podia ter acontecido, porque o Sporting teve também algumas ocasiões para marcar e ficou um penalty por assinalar que, na altura que foi, podia ter mudado muita coisa.

Obrigado, só li as

Obrigado, só li as declarações do Mourinho, e afirmava que seria jogo para 4 ou 5 zero, ou para empate, mas como o Mourinho é sempre exagerado...

Mais e muito melhores

Mais e muito melhores ocasiões, mas isso não quer dizer que não tenham passado maus bocados, especialmente entre os 55 e os 85 minutos de jogo, sensivelmente. Não foi por acaso que saiu Oscar e entrou Mikel. Mas repito, a vitória do Chelsea é justa!

O Sporting nas 2 proximas

O Sporting nas 2 proximas Jornadas irá decidir a permanencia na Champions, se pontuar na Alemanha, e ganhar em Alvalade ao Schalke passa aos Oitavos, caso não haja essa conjugação de resultados, lutará com o Maribor pela L Europa. Acredito em 2 bons resultados com os Alemães nas 2 proximas Jornadas, é possivel superar os Alemães, mas com Mauricio e Naby ou Nabu, fica mais dificil, que a lesão de Mauricio seja a oportunidade de Paulo Oliveira, que na minha opinião é superior aqueles dois!

Sim, também li as declarações

Sim, também li as declarações de Mourinho, conhecia o plano C do Sporting, entrada de Montero, tirei Oscar, meti Mikel a par de Matic e "fechei a porta"!

Puto de massacre...

..valeu Patrício e uma terrível ineficácia inglesa na finalização.

Um passeio para o Chelsea , este grupo.

Mas que massacre??? Viste as

Mas que massacre??? Viste as oportunidades que o Sporting também teve, menos claras e em menor número, mas mesmo assim, boas ocasiões. Viste a percentagem de posse de bola? Se isto é um massacre, o porto na sexta-feira foi cilindrado!

Mesmo sem fazer pontos, foi a

Mesmo sem fazer pontos, foi a equipa que mais dignificou Portugal. Certamente que em Inglaterra, muitos passarao a ver o Sporting com outros olhos.

Fala-se aqui que o resultado justo era o empate, eu nao concordo, o Chelsea podia ter matado o jogo por varias vezes, nao fosse o Patricio. E depois tivemos um Mourinho "pequeninho", que com uma equipa de milhoes, a ganhar 1-0 entregou o jogo ao Sporting, deixou o sporting assumir riscos de forma a aproveitar espaços para fazer o contra ataque.

Com o Empate do Maribor, o Sporitng ainda continua na Corrida para o apuramento .

Sporting jogou muito

Sporting jogou muito bem.
Patrício a mostrar mais uma vez que é o melhor guarda-redes português. Só os cegos e fanáticos é que dizem que não.
Tem de se mudar os centrais, porque com estes dois não vamos longe.

Parece que os jogos da

Parece que os jogos da champions em lisboa este ano vao se resumir a vitorias morais estes tal como o SLB saem todos felizes com a derrota....

Realmente jogar com um Chelsea

Deve de ser o mesmo que jogar com a equipa de solteiros la do bairro.

Leva a garrafa Maior e vai para o

Leva a garrafa Maior e vai para o Marquês festejar para o MarquÊs!

E o Maribor continua a somar pontos.

Ó Grandela, Não vi o jogo,

Ó Grandela,

Não vi o jogo, mas o Sporting foi humilhado em casa como o extinto benfica com o Zenit?

Não, mas tu ontem goleaste o

Não, mas tu ontem goleaste o Shakthar (2-2) como estava previsto...aliás, estes últimos jogos do portinho tem sido só goleadas.

Quem falou em goleada? Bom,

Quem falou em goleada? Bom, identifiquei bons resultados a Leste, e só uma vez goleamos o S Moscovo, e apenas acumulamos 1 derrota no Leste Europeu.

O Shakhtar, aos 88 minutos, tal como o Zenit (estes desdes os 30 minutos), começaram a fazer um treino de recuperação, e conseguiram um empate que foi lisonjeiro para os Ucranianos!

Conseguiram um empate ou um

Conseguiram um empate ou um milagre a dois munutos do final do jogo?
Ontem ninguem acreditava num golo de honra aos 88 minutos a perder por 2-0, quanto mais um empate.

Exacto, foi uma injustiça

Exacto, foi uma injustiça para o Shakthar, tiveram mais posse, mais remates, mais oportunidades, dominaram sempre o jogo, e os "Ucras" mereciam a vitória!

Ora vez como tu sabes, lindo

Ora vez como tu sabes, lindo menino.

....

é cá estamos....

Mais logo o melhor Clube
Enviado por Bruxoempatafada a 30 de Setembro de 2014, às 11:18.
[0 pts.]
Mais logo o melhor Clube Português, tem a obrigação de conseguir um bom resultado no Leste Europeu, como aliás é tradição.
Onze para logo : Fabiano; Danilo; Indi/Maicon e Alex Sandro; Ruben Neves, Herrera e Oliver; Brahimi, Tello (ou Adrian) e Jackson.
Recordo que o FC Porto já defrontou 2 X este Shakhtar em Donetsk, e ganhou e empatou na Ucrania, mas a tradição vale o que vale, do outro lado está uma equipa dotada técnicamente do meio campo para a frente com Fernandinho, Bernard, Taison e Luiz Adriano, entre outros, jogo muito, muito dificil.
Recordo as deslocações do FC Porto à Ex URSS, e posteriormente à Russia e Ucrania:
1983/84 T Taças Shakhtar 1 FC Porto 1
1986/87 T Campeões D Kiev 1 FC Porto 2
2004/05 L Campeões CSKA 0 FC Porto 1
2006/07 L Campeões CSKA 0 FC Porto 2
2008/09 L Campeões D Kiev 1 FC Porto 2
2010/11 L Europa CSKA 0 FC Porto 1
2010/11 L Europa S Moscovo 2 FC Porto 5
2011/12 L Campeoes Shakhtar 0 FC Porto 2
2011/12 L Campeões Zenit 3 FC Porto 1
2012/13 L Campeões D Kiev 0 FC Porto 0
2013/14 L Campeões Zenit 1 FC Porto 1
Em 11 eliminatórias no Leste: ex URSS, Russia ou Ucrania, com neve, ou com gelo, os Dragões gelaram essas equipas do Leste, com um saldo de 7 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota, derrota essa que aconteceu em condições desfavoraveis com o Zenit, o FC Porto começa a ganhar 1-0, e uma expulsao tão estupida como desnecessária de Fucile viraram o resultado.
Hoje, que a tradição se mantenha, e que o FC Porto traga na bagagem mais uma Jornada de prestigio para o Futebol Português, a comprovar a competencia do melhor Clube Português!

É verdade, em 12 deslocações

É verdade, em 12 deslocações á Russia, Ucrania, e ex URSS, o FC Porto só perdeu uma vez com o Zenit, quando começou a ganhar 1-0, e o Fucile foi estupidamente expulso!

Isto é, como ontem escrevia, afinal a tradição manteve-se, e o melhor Clube Português fez um belo jogo, e deu mais um passo rumo á passagem seguinte!

Ó Bruxo do dia

Ó Bruxo do dia seguinte,

Quantas vitórias tem o(s) teu(s) clube(s) no mês de Setembro?

Esta previsão para ti deve ser facilima!!!

Para já o Flopetegui agrada-me muito, tirando os Bates tem conseguido resultados estrondosos, hoje, foi mais um honroso e extraordinário empate contra os ucranianos.

Os Campeonatos ganham-se em

Os Campeonatos ganham-se em Setembro ó Grandela?

Não sabia... Uma coisa é certa, nunca festejamos um Campeonato nos Barreiros!

Cuidado amanhã, nao há Capelas, Paixões, Motas, Duartes, Esteves ou Ferreiras...

Quando em Agosto andavas a

Quando em Agosto andavas a festejar que o Benfica este ano não contava para o totobola porque a pré-época tinha sido fraquinha e vocês já eram campeões sem jogar, escrevi algures que os campeonatos só se festejam em Maio.

Quanto aos Capelas, Paixões, Motas, Duartes, Esteves ou Ferreiras não me metem medo mas nos ultimos 30 anos tem sido uma grande mais valia para o clube do Norte.

Quanto à Champions tanto podemos ser primeiros como já aqui escrevi como podemos ser ultimos mas vamos lutar sempre seja com quem for.

Voltando ao clube do Norte, quando os rumores de que este ano nem precisavam de jogar porque já eram campeões antes do campeonato começar e que o o velho trafulhas ainda tinha olho porque o Flopetegui era o melhor treinador dos arredores, contudo agora já se questionam se será o treinador adequado para comandar uma equipa que com o investimento que fez tem a obrigação de ganhar porque senão a casa vem abaixo.