Sporting à beira de um ataque de nervos | Relvado

Sporting à beira de um ataque de nervos

Faz todo o sentido que Paulo Bento repetisse vezes sem conta a palavra "tranquilidade"... simplesmen
 
Domingos Paciência no SCP 3-0 V. Setúbal
Lusa

Toda esta situação não é nova no Sporting, seja por falta de resultados ou por falta de coordenação e desvio de responsabilidades entre quem está em campo (treinadores e jogadores) com quem está na secretaria (presidente e diretores desportivos), é um filme que se repete ao longo de anos!

Vamos aos factos e apenas vou pegar em uma ou duas situações óbvias e que estão à vista de todos. Paulo Bento foi crucificado e responsabilizado pelo fracasso e falta de resultados, como tal foi despedido... após um período em que não teve trabalho, foi chamado à seleção nacional e logo se viram resultados positivos, melhores do que com o comando de um treinador conceituado como Carlos Queiroz.

Com a mesma equipa e direção, Portugal inverteu uma situação em que jogava mal e estava em risco de não se classificar. Tudo estava mal na seleção, desde o futebol praticado que era desinteressante e não nos dava resultados, até jogos em que fomos humilhados por equipas supostamente mais fracas, e falta de disciplina entre os jogadores... chegou Paulo Bento e tudo mudou... Pergunto: no Sporting, seria o treinador o problema?

Situação inversa, a chegada de um treinador que tinha resultados maravilhosos e após a chegada ao Sporting o seu trabalho é contestado: Domingos chegou com provas dadas de competência e com ele a esperança de que pouco a pouco tudo iria melhorar. Sócios, imprensa, adversários... todos diziam durante a altura de melhores resultados: "É o melhor Sporting dos últimos anos!" Por que volta agora a ser colocado em causa?

Godinho Lopes tem ansiedade de resultados e está a dificultar o trabalho de Domingos! Esquece-se que é crónico no Sporting dos últimos anos este desempenho, tão crónico como a falta de dinheiro e os orçamentos reduzidos... não pode esperar que tudo se resolva só porque gastou um pouco mais este ano!

O que falta ao Sporting é o que o Braga tem: solidez diretiva e consciência ao definir objetivos. O Braga viu Jesualdo Ferreira, Jorge Jesus, Domingos e agora Leonardo Jardim... todos eles tiveram espaço para trabalhar à sua maneira e orçamento reduzido, mas os resultados são mais satisfatórios que os do Sporting!

O que tem o Braga que o Sporting não tem? Qual é o problema do Sporting? O problema está no topo e no fundo da pirâmide, que é a família sportinguista. Está na presidência, que exige demais à equipa de campo oferecendo pouca compreensão e condições de trabalho que permitam estabilidade (muito importante também é quando as coisas "aquecem" não estar ao lado da equipa e projetar as culpas)... e no outro lado do problema estão os sócios e simpatizantes que exigem resultados e colocam peso nos ombros da equipa!

Têm sido constantes os lenços brancos e os assobios, e realmente fazem com que aquelas imagens que o Sporting colocou à saída dos balneários tenham sentido, porque os adeptos do Sporting parece que nos últimos anos mostram muito a sua agressividade... ora contra a equipa, ora contra os adversários!

Faz todo o sentido que Paulo Bento repetisse vezes sem conta a palavra "tranquilidade"... simplesmente não há!

Domingos é um bom treinador, até tem mais humildade que Jorge Jesus, mas com a mesma ambição. O Sporting fez boas aquisições e até tem tido algum azar com lesões. Não há motivo para colocar tanto peso e stresse na equipa! Custa estar sem resultados e custa ver equipas teoricamente mais fracas à frente, mas isso não é culpa desta equipa... é culpa das últimas presidências e da atual e dos sócios que forçam e precipitam ao erro e à instabilidade!

Sou benfiquista, mas toda a minha família é do Sporting, preocupo-me por isso e porque o campeonato não é tão emotivo sem o Sporting. Agora que temos mais um "grande" (Braga) não dá jeito perder o outro! Se o meu Benfica ganhar, que ganhe com os adversários a darem o seu melhor, seja lá qual for. Assim dá mais gosto ser campeão!

Sporting:

Comentários