Sporting apresenta queixa-crime contra Veiga | Relvado

Sporting apresenta queixa-crime contra Veiga

 


Sporting apresenta queixa-crime contra Veiga
O Sporting vai processar criminalmente José Veiga no seguimento das declarações do antigo empresário de futebolistas à SIC. Em entrevista no Jornal da Noite de segunda-feira daquela estação o ex-director geral do Benfica responsabilizou «dirigentes do Sporting» pelo alegado desvio de verbas no âmbito da contratação de João Vieira Pinto por parte dos leões em 2000. O processo está a ser investigado com Veiga já constituído arguido por burla qualificada, mas o ex-responsável do futebol da Luz afirma-se inocente e diz que lhe montaram «uma cabala».


Veiga: processo só aberto depois de entrar no Benfica

«O processo só foi aberto quatro anos e meio depois da transferência, que foi em 2000, só depois de eu ter entrado no Benfica», nota Veiga na SIC, frisando que não tem «dúvidas nenhumas de que isto é uma cabala» contra si. Confessando-se «revoltado», o ex-dirigente do Benfica deixa várias questões no ar: «quem me diz que o dinheiro não foi para lados ligados ao Sporting? Quem me diz que isto não é uma operação de cosmética do Sporting?» O ex-empresário diz que há «pessoas que estão escondidas neste momento, que não querem dar a cara», afiançando que «vão ter de sair da toca e explicar porque o fizeram». Veiga não se inibe de citar os nomes de antigos e actuais dirigentes do Sporting, frisando que «José Roquette, Luís Duque, Ribeiro Telles, Ferreira Lima, Correia Sampaio, Horta e Costa, Rui Meireles e Carlos Freitas vão ter de explicar para onde foi o dinheiro».

SAD leonina alega desconhecimento de qualquer ilícito

A SAD leonina já reagiu a estas declarações em comunicado publicado no sítio da Internet do clube anunciando que os nomes visados e a própria SAD vão «apresentar uma queixa-crime por difamação e por considerarem intoleráveis as insinuações» de Veiga. Na mesma publicação o Conselho de Administração do Sporting afiança que a «SAD tem vindo, nos últimos meses, a prestar à Polícia Judiciária (PJ) todos os esclarecimentos solicitados» em relação à contratação de João Pinto, «designadamente o destino dos pagamentos efectuados», escreve-se no texto. Os dirigentes de Alvalade frisam ainda que Veiga «interveio nas negociações na qualidade de empresário do jogador», contrariando assim as palavras do ex-director geral do Benfica que diz que o fez na qualidade de amigo do atleta agora vinculado ao Braga. O Sporting diz ainda que os contratos firmados então «se encontram suportados contabilisticamente e os pagamentos efectuados registados e auditados», sublinhando que a SAD «desconhece a existência ou não de qualquer conduta ilícita ou criminosa» por parte de Veiga e que apenas sabe que «todos os pagamentos foram efectuados de acordo com as instruções deste e do jogador».

Carta anónima terá despoletado investigações

Entretanto o jornal Expresso adianta na sua edição online que as investigações da PJ ter-se-ão iniciado em 2003 após a recepção de uma carta anónima que sublinhava que Veiga terá notado aos dirigentes de Alvalade que, além do salário e dos prémios de jogo, João Pinto exigia 4,2 milhões de euros de prémio de assinatura, montante que o Sporting terá acedido em pagar através de uma off-shore das Ilhas Virgens britânicas, a Good Stone. Ora o atleta terá alegado que nunca viu a cor deste dinheiro que o Sporting diz ter pago e do qual Veiga diz também não saber do rasto.

Sporting:

Comentários [32]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Re: Sporting apresenta queixa-crime contra Veiga

http://a-magia-do-futebol.blogspot.com/

Os dirigentes do Sporting são mesmo diferentes!

  • João Vieira Pinto foi dispensado do Benfica por Vale e Azevedo.
  • O Sporting contrata-o, sendo "vendido" a toda a gente que os leões tinham feito uma grande jogada, contratando um jogador de talento reconhecido a custo zero, sim Z-E-R-O!
  • José Veiga é detido para prestar declarações no Tribunal de Instrução Criminal; ficamos a saber que, afinal, foram passados 5 milhões de euros por baixo da mesa.
  • Já nem ponho em causa, quem lucrou mais com isto, pois está visto que a maior parte do dinheiro, como sempre, acabou num paraíso fiscal e não foi declarado, mas houve quem o pagasse e permitisse que existisse a evasão fiscal e isso, na minha terra, chama-se conivência!
  • Levantam-se muitas questões nesta altura, mas eu gostava era de saber como foi justificada nas contas do Sporting a saída de 1 milhão de contos...
  • E já agora, será que os sócios leoninos não se questionam acerca disto? Não vão exigir responsabilidades, a quem lhes ocultou a verdade em 2000?
  • E contratar um jogador, pré-trintão, que não tinha clube por um milhão de contos, é no mínimo, de mandar alguém para a cadeia... ou não?!
  • Em suma, os diferentes dirigentes que pagaram pelo Tello, milhão e meio de contos, são os mesmos que parece terem pago balúrdios por vários jogadores (JVP, Paulo Bento, Mahon, etc) apregoando aos sete ventos que vinham a custo zero!
  • Onde está a diferença destes dirigentes? A diferença existe, mas é em relação ao mundo do futebol e o resto do país, onde um contribuinte comum, não se pode dar a estas veleidades, sem ser logo apanhado!
  • Duvidas em todo este processo

    Se o João Pinto foi dispensado pelo Benfica, logo saiu a custo zero e com indeminização a receber, paga faseadamente pelo Benfica. Se o acordo entre Sporting e o jogador contempla prémio de assinatura porque é que foi uma empresa a receber o valor que deveria ter recebido o futebolista? E o Sporting aceita de bom grado tranferir para uma empresa o que deveria ter pago ao jogador, sem que este nunca tenha reclamado o valor em causa? Acho estranho este negócio, o jogador não reclama o dinheiro ao clube ou ao seu empresário, o Sporting paga a uma empresa porquê? Se o jogador saiu a custo zero e não reclama o valor em causa que até não são tostões? A denuncia é feita 4 anos após João Pinto ter assinado pelo Sporting através de carta anónima para a PJ? Mesmo tendo em conta o passado nebuloso de Veiga, há algumas coisas que deveriam ser esclarecidas pelo Sporting.

    Dragão de Ouro

    não tentes enganar o Sporting porque este é um clube de Lisboa não-provinciano... O Veiguinha veio com a escola kosovar da corrupção e pensa que engana os outros, mas tem que justificar porque é que exigiu cerca de quatro milhões de euros de prémio de assinatura de contrato, verba que terá sido paga através de um «off-shore» a GOOD STONE, nas Ilhas Virgens Britânicas, mas que nunca terá chegado às mãos de João Pinto. Ora se tudo esta registado e auditado, o Veiga que explique e volte para Carrazeda de Ansiães. Dedica-te a criar porcos!

    Um provinciano...

    ...adepto de um clube não-provinciano...Há qualquer coisa aqui que não bate certo... Deve ser do tipo "Xou provinciano e parolu maxx xou xportanguista lá de lixboa!!!"... Que tristeza...

    Criar porcos em Carrazeda..sim senhor...

    É o que fazes transmontano ou só por hobby?

    O SPORTING continua a ser um clube diferente!

    Pimba, processo-crime no filho da puta! Já uma vez tinha aqui chamado à atenção para o facto de Pinto da Costa, antigamente tão pressuroso em levantar processos-crime a toda a gente principalmente a jornalistas, de há dois anos a esta parte a vontade passou-lhe. Ainda recentemente, declarações gravíssimas de dirigentes do Benfica não suscitaram qualquer reacção "judicial". Quem não deve não teme. Importa clarificar tudo e caso haja dirigentes do Sporting com actuações menos claras deverão, ou ser cível e criminalmente punidos ou pelo menos afastados do mundo Sporting. E digo já que, ao contrário dos portistas, não me contento com os arquivamentos de processos que eventualmente venham a existir. Se houver condutas menos próprias deverão abandonar o Sporting e ser irradiados de sócios. NADA MENOS DO QUE ISTO! Mas cheira-me que ainda não é desta que vão ter comportamentos ilícitos por parte do Sporting ou dos seus dirigentes. Embora, só o facto de negociarem com gente da estirpe de José Veiga deveria ser motivo para processos disciplinares entre portas.

    Re: O SPORTING continua a ser um clube diferente!

    Mas cheira-me que ainda não é desta que vão ter comportamentos ilícitos por parte do Sporting ou dos seus dirigentes. Ou seja, é lícito que um dirigente diga que o jogador vem a custo zero, e passados seis anos, descobre-se que afinal não foi um, mas seis zeros...

    Re: Re: O SPORTING continua a ser um clube diferen

    Andebol, sabes bem que nas transferências ditas custo 0 envolvem geralmente, para não dizer sempre, dinheiro para o empresário e jogador. É assim em todo o mundo, nas catalogadas transferências a custo 0, que só são denominadas assim, porque o clube de origem nada recebe. Incendiar por incendiar não é benéfico. O sporting não é um clube de santos mas atacar por atacar só serve para aliviar culpas próprias. O Sporting não tem culpa que os outros clubes estejam envolvidos em escutas e outras panóplias. O que me parece é que existe apenas um facto confirmado. José Veiga constituído arguido por burla. O resto é uma data de gente a fazer juízos sem conhecer os factos. Parece-me que tendo os dirigentes prestado esclarecimento durante 4 meses e havendo apenas este arguido, significa que os investigadores estarão esclarecidos sobre o papel do Sportig neste processo. Claro que isto , ainda vai no adro e que muita coisa poderá mudar. Mas até agora as coisas tomaram um sentido único do qual o Sporting não faz parte. Se provarem que os dirigentes do sporting têm culpas no cartório, então eu como sportinguista , quero que paguem pelo que fizeram. Mas até agora acho a tentativa de colagem, que anda neste fórum, demasiado precoce. Do género: "- Não somos só nós que roubamos! Os diferentes são iguais." Aguardemos com serenidade o desenvolvimento disto. E depois então, disparem as balas. Saudações Leoninas

    Por acaso nunca ouvi tal por parte do Sporting

    Aliás, toda a agente sabe que quando um jogador tem a habilidade de evitar a prorrogação do contrato para sair a custo zero ou quando consegue obrigar o clube a mandá-lo embora ou ainda, como no caso, sair de um clube onde tinha um contrato milionário sem exigir (ao clube) qualquer valor, necessariamente esse jogador e o seu empresário vão receber dinheiro. Aliás, esta é a fonte de receitas de muitos empresários: a habilidade e as pressões para que os jogadores não renovem contrato para poderem ir para um que paga melhor e que dará em "luvas" uma parte insignificante do possível valor de compra. Eu sempre ouvi dizer que o Sporting compensou (ou iria compensar em prémios) o jogador pela sua "transferência". Ando a tentar encontrar links mas não consigo. Depois falamos.

    É normal os clubes pagarem premios e luvas

    no entanto estes valores parecem muito altos para a nossa realidade e para a gestão primorosa da SAD Sportinguista tantas vezes aqui defendidas.

    Re: É normal os clubes pagarem premios e luvas

    Com isso concordo. Mas ontem já falavam em 4,8 milhões de euros no processo. Digamos ainda assim que foi uma contratação cára. Nãó é a toa que o clube fez crescer o passivo da forma que o fez. Isto tudo prova que em diversas situações o custo 0 pode até não ser benéfico. O pior é que actualmente numa transferência sem ser custo 0, pagas ao clube e ainda luvas aos jogadores e o seu empresário. Estas fiscalizações têm de ser feitas a sério para acabar com tanto mamanço. Saudações leoninas

    Re: Re: É normal os clubes pagarem premios e luvas

    Exacto, eu por exemplo, gostava de saber, quanto é que custou o Nuno Gomes e até talvez o Rui Costa...

    Re: Re: Re: É normal os clubes pagarem premios e luvas

    Deve ter sido um dinheirito que muito jeito nos daria a nós :-). Mas andebol, as coisas funcionam assim, se é correcto é outra história. Por mim os jogadores não poderiam ter empresários. Se querem, ser representados, teria de ser por um advogado, que pelo menos tem que prestar contas à ordem e ao seu código. Claro que trafulhices continuariam a haver, mas seria bem mais complicado. Agora estes artistas que se enchem, sem se perceber bem o porquê, há muito deviam ter sido banidos do futebol. Mas isso, mais uma vez é culpa dos clubes, que aceitam negociar com estas coisas chamadas empresáros. Se houvesse um boicote global queria ver como era. Mas claro, isto é uma útopia. A realidade é bem diferente, e alimenta muita gente.

    Re: Re: Re: Re: É normal os clubes pagarem premios e luvas

    Por mim os jogadores não poderiam ter empresários. Se querem, ser representados, teria de ser por um advogado, que pelo menos tem que prestar contas à ordem e ao seu código. É pá tu acreditas mesmo nisso? Olha que eu tenho alguns advogados na família e peço desculpa, em especial à minha mãe por dizer isto, mas era pior a emenda que o soneto! Vou-te só dar um exemplo, eu trabalho no ramo imobiliário e sei de imensos advogados que ganham fortunas, porque além da comissão que têm no negócio, retêm os montantes nas contas DP deles durante uns quantos dias, o que ao fim do ano, dá um balúrdio em juros! Isto tudo, ganho com o dinheiro dos outros... Na maioria dos casos, quem compra tem que depositar o dinheiro na conta do advogado e depois, até à assinatura do contrato promessa e posteriormente da escritura, os dinheiros ficam na conta do advogado. Ou seja, mesmo que o advogado seja rápido e o contrato esteja pronto numa semana, foi uma semana em que o dinheiro esteve a render juros ao Sr. doutôr. Agora imagina, aqueles casos em que falta um papel, ou em que a caderneta está desactualizada, ou em que o sr. doutôr está em Lisboa, enfim, é uma chatice, lá fica o dinheiro a render mais uns dias... A título de exemplo, para a compra de um terreno de um milhão de euros, imagina que durante um mês, ficou lá o dinheiro parado: foram só quase 3 mil Euros que o advogado embolsou. Mesmo que seja um apartamentozito de 250 mil Euros (corriqueiro para o Algarve), sempre são 700 euros. Dá que pensar, ou não? Por fim, só a título de curiosidade, os advogados que conheço no ramo, cobram em média de honorários, 1% do valor do negócio, sendo que o valor não deve ser inferior a 2.500€. Mais, estes tipos, raramente vão a tribunal, porque o que eles fazem é negociação e contratos, para a barra, vai quem não tem alternativa para fazer dinheiro. Bem dizia a minha mãe que eu devia ter ido para direito!

    Re: Re: Re: Re: Re: É normal os clubes pagarem premios e luvas

    heheh. Tens razão que merda de ideia que fui dar. :-). Mas isso é outra história. Nada funciona neste país e pouco há fazer então. Entregues à bicharada estamos, entregues continuaremos. Resta-nos andar iludidos e que o futebol seja bem jogado. Por falar nisso ( que é o que interessa), ganhem lá ao Copenhaga, e somem mais uns pontitos para a tuga. Um abraço

    Acho estranho o jogador não saber de nada

    Então é feito um contrato segundo dizem o Veiga não era seu empresário portanto deve ter sido ele "JP" a assinar o contrato e não sabe que tinha a receber 3 ME ... estranho De resto investigue-se e chegue-se a alguma conclusão e paguem os impostos que o Estado ( nós ) agradeçemos

    Tenham calma, nao é desta que trilham o Sporting

    Luis Duque diz na tsf que a transferencia esta registada e auditada, e esses documentos foram vistos pelas autoridades. Soube-se quem pagou e a quem se pagou. As autoridades tem conhecimento de tudo, QUEM NAO DEVE NAO TEME.

    Pois, pois...

    Os documentos... Espero que tenhas afirmado o mesmo quando foi o caso Mantorras... E se vamos falar de tipos idóneos, esse Luís Duque...

    Curioso

    Foi o Veiga afirmar que "o Sporting tem que explicar porque é que transferiu 3 milhões quatrocentos e 20 mil euros para uma empresa fora de Portugal". Para quem acompanhou o processo como amigo está muito bem informado, terá sido só na meia hora que afirmou ter passado com o Juiz? O Sporting afirmou também que tem vindo a colaborar com a PJ nos últimos meses, disponibilizando informações sobre a transferência. Isso explica talvez grande parte do afastamento actual entre os dirigentes... Até que se prove culpado, Veiga continua inocente, e até já se disponibilizou para que fosse levantado o sigilo bancário sobre as suas contas. Será que fará o mesmo sobre as contas e empresas que detém ou controla no estrangeiro?

    Saltem cá para fora!

    O low profile deles é impressionante. Não criam muitas ondas nos jornais e tv's, mantêm-se resguardados e gritam palavras de ordem como "é o sistema!" e guiam-se por clichés como "nós somos diferentes, impolutos", mas afinal há muita porcaria por esclarecer para aqueles lados, muito dinheiro "desaparecido", muitas transferências "a custo zero"... Investigue-se até ao fim e prendam quem tenham que prender! Muitos andaram lá um ou dois anos no clube e depois sairam de cena, foram espertos... apertem com eles!

    so agora...

    como e que o sporting deixou passar por tanto tempo uma situação destas em claro. isto nao e de todo normal. cumps.

    Tá visto que todos mamaram...

    A teta do Sporting deu de mamar a muitos: Veiga, Carlos Freitas, Luis Duque, Soares Franco, Vale e Azevedo e até ao próprio Joao Pinto. O dinheiro seguiu para uma off-shore e depois lá foi distribuido sem qualquer encargo. Todos se calaram, mesmo o JVP, que também terá recebido a sua fatia de leão, mas que entretanto se calou bem calado até porque está num processo de divorcio e a ex-wife teria direito a metade...

    Re: Tá visto que todos mamaram...

    Impressionante como tu sabes estas coisas. Aliás é impressionante como tanta gente sabe tanta coisa. Diria mesmo que só a PJ e o tribunal é que não sabem o que fazem. Não é que foram fazer do Veiga arguido ( e até à data apenas ele), depois de durante 4 meses terem interrogado os ditos dirigentes do Sporting, os verdadeiros culpados como neste fórum já todos sabem, e os terem deixado à solta? Não há direito!!! Coitadinho do Sr. Veiga e desta verdadeira cabala. Porque não investigam aqui no relvado? Afinal a verdade encontra-se aqui! Eles até sabem as intenções da Ex-mulher! É preciso uma pachorra.

    Re: Re: Tá visto que todos mamaram...

    obviamente q apenas estou a especular, mas as informações recentes encaminham-se para me dar razão. neste caso o unico burlado é o Sporting, não estou de forma nenhuma a atacar o clube em si.

    Re: Re: Re: Tá visto que todos mamaram...

    Estamos todos ansiosos por saber o que se passou. :-). Parabéns às equipas portuguesas pelas vitórias de ontem. Saudações leoninas.

    Re: Re: Tá visto que todos mamaram...

    Ó waterloo, não vejo ninguém a defender o Veiga, aliás até os benfiquistas foram sempre contra ele. Quanto à questão da ex-mulher do JVP, é natural que seja levantado, porque este caso foi denunciado em 2004 e pode muito bem estar relacionado, com o divórcio litigioso que começou na mesma altura. Pois não sei se sabes, o JVP teve problemas financeiros com uma sociedade que criou, que tinha lojas de roupa. Ora em fase de divórcio e com menos capital do que o normal, é natural que exista a tentação de por algum a salvo, sem hipótese de ser dividido com a mulher. Será que estamos a especular? Claro que sim, mas estamos apenas a reportar-nos a situações que são públicas e a tentar construir um puzzle. De qualquer modo, concordo com o que dizes, é esperar para ver no que isto vai dar, até porque eu não acredito no que diz o Veiga e ele pode muito bem, estar a tentar desviar atenções. Vamos ver...

    Re: Re: Re: Sim Andebol,

    Eu não digo que estão a defender o Veiga, apenas digo que ainda faltam muitos elementos para se fazerem o tipo de acusações que já andam aí. Se relamente existiu este mamanço, acho que são os sportinguistas os primeiros a querer saber. Mas essencialmente é isso, aguardemos. Estou muito curioso em relação a este processo. O problema é que se vai arrastar como sempre... Estes gajos todos (e refiro-me a todos os agentes que proliferam no mundo do futebol nacional e internacional) enquanto não destruirem este jogo fascinante que é o futebol, não descansam. Merda para eles todos. Até Andebol

    Re: Re: Re: Re: Sim Andebol,

    Só para terminar, reitero: - A maioria dos clubes estão falidos! - A maioria dos jogadores, têm salários em atraso! Mas já viste algum empresário ou dirigente na miséria?

    parece-me

    mais um caso,como muitos outros em portugal... muita pessoa importante involvida...nao vai dar em nada...