Sporting anuncia lucros de 313 mil euros na época 2005/06 | Relvado

Sporting anuncia lucros de 313 mil euros na época 2005/06

 


Sporting anuncia lucros de 313 mil euros na época 2005/06
O Sporting teve na época 2005/2006 um resultado líquido positivo de 313 mil euros. Em comunicado endereçado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a SAD leonina revela resultados operacionais de 3,4 milhões de euros e um lucro global de 313 mil euros considerando que estes valores «denunciam uma política de gestão conducente ao equilíbrio económico e financeiro, como condição indispensável para a consolidação de um projecto desportivo sólido». A redução nos custos com o pessoal, o apuramento directo para a Liga dos Campeões e a transferência de jogadores contribuem para os valores positivos.

Na comunicação à CMVM a SAD do Sporting salienta que o apuramento directo para a Liga dos Campeões desta época contribuiu para proveitos de 4,5 milhões de euros, enquanto as vendas dos passes de Enakharire (Dínamo Moscovo), Rochemback (Middlesbrough), Beto (Bordéus), Ricardo Fernandes e Fábio Ferreira (ambos no Chelsea) renderam dividendos de 6,3 milhões de euros. De registar ainda a redução da massa salarial em cerca de 3,1 milhões de euros relativamente à época transacta com a SAD a evidenciar que os leões têm «encargos substancialmente inferiores aos dos seus mais directos competidores».
As transferências de Deivid (Fenerbahce), Douala (Portsmouth) e Rui Fonte (Arsenal) ainda não entram nas contas do exercício passado, com a SAD a realçar que o valor líquido contabilístico dos jogadores com contrato de trabalho profissional com o Sporting ascende neste momento a «18,9 milhões de euros para um total de aproximadamente 100 atletas (profissionais e de formação)».
Quanto a custos, há a registar os 15,6 milhões de euros gastos com aquisição de atletas (Deivid, Tonel, João Alves, Wender, Edson, Manoel e Luís Loureiro) e o «afastamento prematuro das competições europeias» da época passada, bem como «um início de época menos condizente com os objectivos desportivos e financeiros da Sociedade», conforme se realça no comunicado à CMVM. A saída do treinador José Peseiro e a contratação da equipa técnica liderada por Paulo Bento são também factores de relevo, bem como as alterações na estrutura directiva motivadas pela demissão de Dias da Cunha e de Paulo de Andrade.
Para o futuro o clube salienta que vai continuar a «aposta no desenvolvimento de talentos» com vista à «redução das necessidades de investimento em compra de direitos desportivos de jogadores e a potenciação das mais-valias obtidas com a venda de direitos desportivos de jogadores formados internamente». O emblema pretende igualmente manter o «rigor financeiro na gestão da equipa de futebol» e a «contenção dos níveis salariais», frisando a importância de um «nível de sucesso desportivo elevado», sobretudo ao nível das competições da UEFA.

Sporting:

Comentários [3]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Os parabéns à SAD do Sporting e as entrelinhas...

Estive a ler na diagonal, o relatório enviado à CMVM, primeiro, não pude deixar de rir, quando li esta parte: «Na sequência do terceiro lugar obtido na Superliga 2004/2005, o Sporting obteve o direito à participação na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, tendo por adversário a equipa italiana da Udinese. Apesar do esforço financeiro de investimento em jogadores como Deivid, Tonel, João Alves, Wender, Edson, Manoel e Luis Loureiro, para fazer face a uma competição tão exigente como a Liga dos Campeões, o Sporting foi eliminado e relegado para a Taça UEFA, competição onde na época anterior havia chegado, com brilhantismo, à final. Também na Taça UEFA o Sporting não foi feliz diante da equipa do Halmstad, que depois de ter vencido na Suécia, veio a ser eliminado de forma insólita no seu próprio Estádio.» Confesso que o que me fez rir, foram as referências a Manoel, Edson e Wender... :) Mais à frente, não pude deixar de ficar boquiaberto, mas se calhar fui eu que não percebi bem qualquer coisa, ao ler isto: «No âmbito do processo de consolidação, reestruturação e reorganização económico-financeira, a Sporting SAD cedeu, em finais do mês de Março de 2005, à DE – Desporto e Espectáculo, SA, sociedade na qual detinha 100% do seu capital: (i) os direitos televisivos e os direitos acessórios relativos às épocas desportivas de 2008/09 a 2018/19 e os créditos do contrato celebrado com a TBZ Marketing – Acções Promocionais, SA.» De resto, parabéns pelo lucro apresentado e pelo detalhe que apresentam no relatório, tomara que outras sad's fossem tão exaustivas... PS - Reservo outro comentário, para quando tiver pachora para ler o relatório, pois como disse, li na diagonal.

off-topic

Futebol/LC: Mourinho: “O Barcelona-Chelsea é o jogo que toda a gente quer ver” José Mourinho, treinador do Chelsea, disse em conferência de imprensa que o encontro da Liga dos Campeões com o Barcelona, em Camp Nou, “é aquele que toda a gente quer ver”. “As pessoas não querem ver o Bayern de Munique-Sporting, o Spartak de Moscovo-Inter ou o Olympiakos contra sei lá quem”, sublinhou Mourinho. “O Barcelona poderá ser a melhor equipa sobre o terreno. O Chelsea poderá ser a melhor equipa sobre o terreno. O senhor Farina [o árbitro do jogo] e os seus assistentes poderão ser a melhor equipa sobre o terreno. Espero que se possa assistir a um grande jogo”, afirmou Mourinho. “Queremos ser os primeiros do grupo. Depois, Barcelona ou Werder Bremen, isso não é problema”, concluiu o técnico português. sr mourinho eu tou a cagar de alto para o jogo de sua excelência,prefiro vêr o meu sporting do que vêr o seu jogo com o barcelona:não estou para vêr sua excelência a fazer as figuras tristes que fez o ano passado nem vêr clubes que não dizem nada aos portuguses(digo eu).Por isso sr mourinho não fale do sporting,pq nós sportinguistas também não falamos da sua vida profissional.Deste seu compatriota um "vai-te foder". saudações leoninas

é o unico caminho

que o sporting têm trilhar.O desperdicio e a corja de empresários têm que ser irradeicados da sad do sporting.Só com equilibrio e não-despesismo é que o sporting chegará a outro centenário e apostar no que o país têm de melhor que são os seus jovens:paim,celestino,pereirinha,rui patricio,adrien,cacito,saleiro e muitos mais. saudações leoninas