Sporting: ano do tudo ou nada... | Relvado

Sporting: ano do tudo ou nada...

 

Hélder Postiga é um jogador relativamente jovem e com faro para o golo. Não sendo propriamente um Gerd Muller, é sem dúvida um goleador, embora me pareça bastante frágil emocionalmente.Fábio Rochemback é indiscutivelmente o grande abono da família "leonina" para este ano. A experiência britânica foi um fiasco, mas em Portugal não tem nada a provar. Se vier com empenho e sem manias de vedeta maior é um dado seguro para todos nós.Marco Caneira será o patrão da defesa, de caras! O melhor elogio que se lhe pode fazer é o seguinte: com o ele o Sporting terminou a época com 15 golos sofridos. Sem ele sofreu 15 ao fim da primeira volta...Juntando a estes três elementos nomes como Paulo Bento que, como todos nós sabemos está longe de ser um treinador de elite, muito longe mesmo!, e os egos inchados de Vukcevic, Liedson, Rochemback, Stoijkovic ou Veloso... Como irá o treinador gerir aquilo que provavelmente nem Alex Ferguson conseguiria?É este o ano do tudo ou nada para o projecto de Soares Franco ou seria melhor rezarmos para que 2009 chegue o mais rápido possível?Joca Lagarto

Sporting:

Comentários [43]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Sporting: ano do tudo ou nada...

Mais um, pá, mais um... Por acaso até acho que em teoria, o Sporting é das equipas mais sólidas, mas já pensava o mesmo o ano passado. Falta saber, se Caneira, Roca e Postiga, trazem a consistência que tem faltado.

Postiga...

...com faro de golo? Quantos golos marcou na sua melhor época? 11? Isso não é um ponta de lança com faro de Golo, até o Nuno Gomes tem melhores registos que isso. E todos reconhecem que Nuno Gomes não tem faro de golo. Se tiveres a contar com o faro de golo do Postiga, não devias ter deixado sair o purovic.

Despropositado?

Querem ver que disse alguma mentira sobre essa anedota de ponta de lança que é o Postiga. Aliás os 2 principais pontas de lança de Portugal (Postiga e Nuno Gomes) são uma anedota. Se toda a equipa tivesse a qualidade destes dois estavamos ao nível de selecções como a Filandia. Por outro lado se toda a equipa tivesse o mesmo nível de qualidade do nosso ~GK, estavamos ao nível de Malta.

Tudo ou nada

Nunca gostei do P.Bento. Sempre o critiquei, acho que cometeu muitos erros, alguns deles por embirração, e sempre achei que o Sporting praticava um futebol sem ideias. Mas se no final formos ver os resultados, vemos uma taça de Portugal, uma supertaça, uns 4º da UEFA, final da carlsberg, e uma ida há champions. O objectivo principal, o titulo, não foi conseguido, mas quanto ao resto, melhor era dificil. Logo era complicado demiti-lo. Nunca gostei do gajo, mas vou-lhe dar o beneficio da duvida este ano. Espero que tenha evoluido, e que não cometa os erros do passado. Vamos ver. Mas se no final da época não conseguir nada de jeito, pode por-se a andar!

Postiga ,Goleador ?! LLLLLOOOOLLLLL

O principal obstáculo do sporting é o TRIcampeão Nacional.Uma equipa fortissima,bem gerida,por vezes bem orientada,que ainda no último campeonato deixou o segundo classificado a 20 PONTOS de distância! PS-Paulo bento com os ovos que tem tido,até tem feito razoáveis omoletes.

O principal obstaculo de todos

é a corrupção, a FRUTA e o CAFÉ COM LEITE...CORRUPTOS!

Re: Postiga ,Goleador ?! LLLLLOOOOLLLLL

Pois foram 20 pontos de avanço sim senhor...agora diz-me como foram os confrontos entre Porto e Sporting na época passada!!!pois é verdade esses 23 pontos perdemos com equipas pequenas, pois o Sporting era uma equipa que só jogava bem contra aadversarios que lhes dessem motivação...na proxima equipa vmaos ter jogadores mais experientes que juntamente com a juventude vão partir tudo. Postiga marca 23 golos na época 2008/2009

Voçês ainda estão longe,

mas o Porto este ano estranhamente começa o ano indefinido e PAulo Assunçao e Quaresma serão de dificil substituição. Não sei se Sporting e Benfica estarão mais fortes mas pelo que parece o Porto estará mais fraco não achas? P.S. agradeço uma resposta lúcida como tão bem sabes fazer em vez de frases tresloucadamente facciosas como também tão bém sabes fazer :P

O mais difícil de substituir será o Bosingwa

na minha opinião. Apesar do Quaresma ser o melhor jogador dos 3 titulares que saem este ano. Isto porque actualmente escasseam laterais de qualidade. Com este plantel os defesas laterais serão a grande lacuna do FCPorto 08/09.

Re: Voçês ainda estão longe,

Concordo contigo quando dizes,que o Campeão começa a época ao "pé coxinho".Para mim dois jogadores estão a pesar na balança: -Assunção,por muito que se queira fazer de conta,é um belissimo jogador e a sua saída foi uma tremenda surpresa. -Quaresma,o grande problema,se fica como fica ?Se sai como sai? PS-Apesar dos problemas e olhando aos principais rivais,não tenho dúvidas em mais um TETRA!

Eu também não tenho dúvidas...

...EM MAIS UMAS VITÓRIAS do SPORTING SOBRE o Porto... Cumprimentos

Por amor de Deus...!

Sinceramente, o ano do tudo ou nada para o Sporting já lá vai. Aliás, tanto para o Sporting como para o Benfica. Eu acho que é hora dos grandes de Lisboa começarem a pensar mais no dia de amanhã e menos no de hoje. O que interessa o Sporting ser campeão, este ano, se não se criarem bases para o futuro? O campeonato de 2004/05 serviu de alguma coisa para o futuro do Benfica? Quem não trocaria aquele título por uma organização mais aperfeiçoada e pela criação de uma estrutura capaz de suportar o futuro e o crescimento do clube nos próximos anos? Sinceramente… o que interessa ganhar um título hoje para o perder amanhã? De uma vez por todas, tem de haver consistência. Tem de haver 3 grandes devidamente organizados, que façam os jogadores circular - entre entradas baratas e saídas caras - todos os anos, e que façam realmente concorrência uns aos outros, ano após ano… após ano! Temos de concordar todos que, com ou sem Soares Franco e Paulo Bento, com ou sem Filipe Vieira e Rui Costa, Sporting e Benfica continuam muito longe da perfeição e da organização que evidencia o FC Porto há muitos anos a esta parte. E é por isso que ganha com grande frequência. Sinceramente, gostava muito - sem qualquer tipo de facciosismos – de ver os dois grandes de Lisboa a apertarem o cerco ao Porto todos os anos. Tem algum jeito o Porto perder um campeonato de 3 em 3 anos?! Hoje perde para o Sporting, amanhã para o Boavista, depois para o Benfica… Assim não! E há alguém que fique contente de ganhar um campeonato de 10 em 10 anos? Com uma direcção diferente, equipas totalmente diferentes… há alguém que se sinta feliz com isso? Portanto… em relação à questão levantada só posso dizer uma coisa: se é o ANO do tudo ou nada? Não! É a ALTURA do tudo ou nada! Estou farto de ver o meu Porto ganhar todos os anos pelo Natal. 20 pontos de avanço?! Que é isso?! Tem alguma piada?! Exijam mais! Peçam mais, não só os sportinguistas mas os benfiquistas também! Abraço, JC

Essa do ano do tudo ou nada, quer dizer o quê???

Estamos para fechar a porta, para quem andou a ser roubado durante dezoito anos, pôr as coisas nesses termos é um poucochito descabido, mas adiante. Vamos começar esta nova época a 7 de Julho e as aquisições são : - Fábio Rochemback, sabemos o que ele foi no passado aqui na casa, será que está mais Adulto, ou vem com o futebol nojento praticado lá no Middlesbrough, a ser esse o seu futebol só vem enterrar... - Marco Caneira, este é Sportinguista e bom jogador polivalente e é daqueles que mais "vale torcer que dobrar", excelente aquisição se estiver na sua plenitude física. - Hélder Postiga é mais um avançado para ver se pega de estaca com o futebol do levezinho este é o indiscutível, não me cheira que sejam jogadores complementares, a não ser que o Paulo Bentinho, veja nele como o Holandês lá no Porto que podia ser um nº 10??? - Daniel Carriço, este foi da cantera leonina defesa-central, rodou no Chipre a ver vamos se vem rodado. Até ao momento são estas as aquisições para esta época que você diz de tudo ou nada...??? Não sei porquê, mas não vejo a equipa melhorar se não aparecer mais 1 ou 2 dois jogadores, daqueles que se dizem os gajos são mesmo craques, agora para aparecerem só para fazer número como na época passada como um tal de Celsinho, Purovic, não muito obrigado!!! Jadscl

Não gosto de Paulo Bento como treinador,

mas reconheço que com a matéria prima que dispõs seria muito difícil melhores resultados (que têm sido aceitáveis embora o futebol roçe o péssimo às vezes). Este ano o plantel será mais profundo e a saída de Veloso (se viesse Tiago ou Pedro Mendes) não irá enfranquecer a equipa. Vamos ver o que Bento fará, pois esta será a prova de fogo. Mas a minha azia vai toda para Soares Franco. No dia em que esse senhor sair (espero que venha alguém credível) será um dia em que todos os sportinguistas deverão abrir uma boa garrafa de vinho e festejar com a mulher como se fosse a noite de núpcias (a minha não é exemplo porque o meu estado não me permitiu grandes festas)

Re: Não gosto de Paulo Bento como treinador,

A questão é essa. Quem é que se apresenta credível? Espero nomes. Porque vejo criticar muito mas nomes nem vê-los. Saudações leoninas

Re: Não gosto de Paulo Bento como treinador,

claro que não tenho nomes, mas tenho direito a não concordar com as politicas de franco as quais tenho chumbado usando o meu direito ao voto.

Adenda

"Espero nomes. Porque vejo criticar muito mas nomes nem vê-los. " Esta frase não era para ti. Era para quem faz oposição (os ditos notáveis) e aparece sempre quando as coisas correm mal. É dessa pessoas que espero nomes e projectos. Cumps.

Re: Metendo foice em seara alheia, vocês

têm lá um sportinguista notável, aquele Abrantes Mendes. Não há dúvida: é advogado, criar confusões é com ele!

Re: Metendo foice em seara alheia, vocês

Esse pertenceu à direcção do Jorge Gonçalves, vulgo "Bigodes", ainda há dias vi uma reportagem num dos jornais desportivos sobre esse eis presidente e lá estava o Abrantes. Julgo que era presidente da Assembleia geral. Cumps.

ok. cumps

Re: Não gosto de Paulo Bento como treinador,

Claro que tens esse direito. Eu não o coloquei sequer em causa. Mas o problema essencialmente é saber quem se chega à frente. É que até à data os que se chegaram, pelo menos para mim, não convenceram. Mas espera-se que o congresso traga uma discussão saudável. O que eu temo é que seja a época desportiva do momento (esteja a ser boa ou má) a influenciar decisões importantes para o futuro do clube. Todos aqui queremos um sporting melhor. Mesmo que as ideias sejam diferentes. Cumps.

Re: Não gosto de Paulo Bento como treinador,

Eu até gosto do P. Bento, agora reconheço é que actualmente não é treinador para o Sporting se não vejamos: Acaba a sua carreira futubolística começa logo a treinar os Juniores. É campeão de Juniores e no meio da época a seguir é promovido a técnico da equipa principal. Na altura tinha só o 2º grau de treinador, sendo que nos jogos o nome do Carlos Pereira é que constava como treinador no bolhetim de jogos. Pergunto eu: Será que um índividuo ao fim de época e meia como treinador já tem experiência ? Penso que não. A maioria dos grandes treinadores, só ao fim de alguns anos com adjuntos e de ganhar experiência, é que se lançam como treinadores principais e dou alguns exemplos de alguns, Jesualdo Ferreira, Toni, Manuel Cajuda,Carlos Querois, Nelo Vingada,Manuel Fernandes,José Mourinho Etc. Portanto das duas uma: Ou o Sporting não é candidato ao título e desta forma o Paulo Bento está a fazer um estágio para ganhar experiência, ou se o Sporting é candidato no meu entender teria que ter que arranjar um técnico com mais tarimba. Um abraço PS. que bom que era que o Paulo Bento no fim da época me desse uma estalada sem mãos e fizesse uma época de sonho anivel nacional e internacional.

Re: Não gosto de Paulo Bento como treinador,

concordo plenamente .

Parece-me que...

Este ano o Sporting está a arriscar seguramente mais do que nas 2 épocas transactas no entanto parece-me exagero chamar-lhe época do "tudo ou nada", nós Sportinguistas já estamos habituados a não ser eufóricos em inícios de época e quanto a Paulo Bento é, na minha opinião, um técnico superior a Jesualdo Ferreira e a muitos que militam na primeira divisão... No fim da época, cá estaremos para fazer as contas.

Tudo ou Nada ? Clube errado!

Vamos por pontos. 1º O Sporting que eu me lembre nunca esteve numa posição de tudo ou nada. No tempo dos violinos arrasávamos. No tempo anterior, coleccionávamos títulos – campeonatos de Lisboa e de Portugal - , a seguir até o domínio portista ganhámos campeonatos ao ritmo de 1 em cada quatro anos. Depois estivemos sem ganhar durante 17 anos. Durante esse tempo alguém ouviu os sportinguistas desistirem, rasgarem os cartões, queimarem as bandeiras, deixarem de ir ao estádio ? Queremos ganhar sempre, é normal, todos os grandes clubes o querem! Desesperámos e estarmos no tudo ou nada ? Essa não é a cultura do Sporting, que apesar da paixão clubista nunca deixa desaparecer a razão. Deves estar a falar doutro clube! Mas se o tudo ou nada nunca foi timbre sportinguista, ainda mais seria estranho que depois de três épocas em crescendo - sem a Liga é verdade! - quando se recomeçou a ganhar títulos (3 nos últimos 2 anos) e é previsível que a equipa possa ser mais forte do que era se pense em falar de “tudo ou nada”. Ganhar a Liga sim, mas estamos na Champion's no pote 2 pela primeira vez, temos o jogo da supertaça, que queremos revalidar, queremos continuar sem perder na Taça de Portugal com Paulo Bento, e fazer melhor que no ano passado na Taça da Liga. (tudo ou nada?) Onde é que está o Nada?? 2º Paulo Bento o obstáculo ao título ? razões aduzidas – Não é um treinador de elite e não consegue gerir os jogadores. a. Para ganhar a Liga em Portugal é preciso ser treinador de elite ? Quem são os treinadores de elite em Portugal ? o que caracteriza um treinador de elite? b. Assumamos que Bento não preenche as condições de um treinador de elite. È um bom treinador ? Como se avalia ? antes do mais pelos resultados. 3 segundos lugares com entrada directa na Champion’s, 2 taças de Portugal, 1 supertaça, 1 campeonato nacional de Juniores, e uma eficácia de 73% em competições nacionais (isto é fez 73% do máximo de pontos possíveis nas competições oficiais internas). Treinador do ano uma vez e no pódio desde que está no Sporting. Com orçamentos 50% dos do FC Porto e 75% dos do Benfica. c. Não consegue gerir os jogadores ? Os jogadores elogiam-no, mesmo aqueles com quem teve alguns choques (Liedson, Vukcevic). Põe sempre a equipa acima das personalidades (veja-se Stojkovic). Não tem problema em deixar qualquer jogador no banco desde que ache a decisão certa (quantos treinadores em Portugal são capazes de o fazer). Comparativamente a Peseiro é o dia da noite, tem um balneário unido, liderança aceite pelo grupo, desarmadilha as potenciais situações de perigo, trata de tudo no balneário e não na imprensa, não embirra com os jogadores por questões pessoais mas sim pelo mal que certas atitudes podem fazer á equipa que requer liderança e solidariadade. Dá novas oportunidades aos jogadores até um certo ponto (veja-se o que fez com Carlos Martins, há duas épocas, ou atitude para com Vuk após a final da taça) desde que não seja nocivo para a equipa. Não estamos a ver o mesmo filme. O que Paulo Bento tem provado é que sabe gerir recursos humanos, e eu sei do que estou a falar porque já desempenhei funções de director dessa área. 3º É impossível de ter uma conclusão positiva quando: - Se a equipa não tem jogadores de qualidade suficiente ou não tem banco, não pode ganhar porque é inferior às outras - Se a equipa se reforça e tem alternativas, também não pode ganhar porque os bons jogadores não são geríveis a não ser por treinadores de elite. - Eventualmente se o Sporting contratasse o Gus Hiddink, por exemplo, (considerando que era de elite) não ganharia, porque o treinador não percebia o futebol português e os jogadores portugueses e levaria pelo menos 6 meses a impor os seus conhecimentos 4º O tudo ou nada para Soares Franco? Será que era este o objectivo de todo o artigo ? Vão haver eleições no Sporting, sim é normal, em 2009. Se Soares Franco se candidatar provavelmente ganha, embora possam aparecer candidatos com hipótese de vitória. Mas não percebo porque Soares Franco está numa lógica de tudo ou nada? Para a sua reeleição? – penso que gostaria de continuar presidente do Sporting até porque tem um projecto para concretizar, mas a vida dele é bastante preenchida a nível de cargos de responsabilidade e nunca precisou de ser presidente do Sporting para ser conhecido socialmente. Para o seu projecto? – A vitória da Liga ajudaria a rapidez de concretização do projecto. Mas ele é basicamente um projecto de consolidação financeira que liberte meios e não esmague o futebol profissional, de modo a que seja competitivo, ganhador e coloque o nosso clube num patamar superior ao que agora está. Nas duas vezes que consultou os sócios (eleições e AG sobre projecto) obteve cerca de 65% dos votos pelo que é o candidato natural à sua sucessão, com tranquilidade.

Re: Tudo ou Nada ? Clube errado!

Excelente o teu comentário. Parabéns. - Às vezes julgo que sonhei com 17 anos sem passar do natal. - Às vezes julgo que sonhei com a desorganização que imperava no clube a todos os níveis com evidente exposição ao nível do futebol. As coisas podem sempre melhorar obviamente, mas tendo senso da realidade. Saudações leoninas

Re: Tudo ou Nada ? Clube errado!

O Natal é um mito como o dos 6 milhões. Basta fazer uma análise estatística a 10 ou 20 anos e à posição da equipa em cada Dezembro. Os mitos servem para impedir uma análise objectiva da realidade e nisto os nossos adversários da Luz são especialistas.

Re: Tudo ou Nada ? Clube errado!

Mito ou não o que é certo é que geralmente por essa altura, mais mês menos mês, as perspectivas de lutar por alguma coisa eram muito reduzidas. Eu lembro-me bem desses 17 anos. Quer isto dizer que agora estamos muito bem? Não. Mas desportivamente, no que se refere ao futebol, estamos muito melhor. Saudações leoninas

Re: Tudo ou Nada ? Clube errado!

De acordo SL

Re: Sporting: ano do tudo ou nada...

Se Veloso sair vão buscar o Tiago (Juventus) ou Ibson (Porto) mainada...este ano é o ano do leão