Soares Franco responsabiliza Veiga pelas negociações por João Pinto | Relvado

Soares Franco responsabiliza Veiga pelas negociações por João Pinto

 


Soares Franco responsabiliza Veiga pelas negociações por João Pinto
Filipe Soares Franco acusa José Veiga de pretender «deteriorar» as relações do Sporting com o Benfica devido às suas alegações relativamente à transferência de João Pinto para Alvalade em 2000. O antigo director-geral da Luz é arguido por burla qualificada no âmbito do caso, mas já veio a público alegar inocência e colocar nos ombros dos responsáveis leoninos a culpa pelo "desaparecimento" de uma verba da ordem dos 3,3 milhões de euros. Ora o presidente do Sporting assegura a total transparência do emblema verde e branco, frisando que José Veiga participou «de forma essencial e vital» no processo de contratação de João Pinto. Soares Franco nota ainda que o Sporting pagou a uma empresa inglesa representada por Veiga no negócio 3 fracções do acordo global de 4,19 milhões de euros por direitos desportivos do atleta e que posteriormente pagou também uma quantia a João Pinto.


Em conferência de imprensa agendada para abordar especificamente a polémica, Soares Franco começou por realçar que «José Veiga participou de forma muito activa, diria mesmo de forma essencial e vital, para a contratação de João Pinto por parte do Sporting», sublinha o presidente leonino, considerando que «se não fosse a participação activa de José Veiga neste processo João Pinto nunca teria estado no Sporting». Soares Franco sublinha ainda que o ex-director geral do Benfica «participou na contratação e na negociação como empresário do jogador e não como amigo» conforme Veiga veio a público referir.
Quanto aos moldes do processo de contratação de João Pinto, o presidente do Sporting frisa que «houve um único contrato celebrado com João Pinto» e que este foi «integralmente cumprido» e assinado por Luís Duque e por Miguel Ribeiro Teles, ex-dirigentes de Alvalade. Soares Franco também sublinha que o atleta só participou no momento de assinatura do acordo, frisando que as negociações foram conduzidas por Veiga em nome da Superfute e da empresa inglesa Goodstone que, segundo o líder verde e branco, enviou à SAD de Alvalade um fax delegando no ex-dirigente do Benfica poderes para a representar no processo.
O presidente do Sporting nota que em paralelo com o contrato de trabalho assinado com João Pinto foi firmado um vínculo com a Goodstone relativo a direitos desportivos do jogador «no valor de 4 milhões e 190 mil euros». Segundo Soares Franco a Goodstone não é uma empresa off-shore, frisando que a «operação obedeceu a um parecer favorável da BDO, consultores fiscais da Sporting SAD», e que «não incorreu em qualquer trâmite de espécie alguma ilegal». Do entendimento acordado foram feitos, de acordo com Soares Franco, três pagamentos à Goodstone - o primeiro a 11 de Agosto de 2000 no valor de 400 mil contos que foi depositado no Banco luxemburguês DEXA; e os dois restantes a 18 de Abril de 2001 e a 22 de Fevereiro de 2002 feitos por transferência bancária para uma conta da Goodstone em Londres. «Não houve mais nenhum pagamento», afiança o presidente leonino, frisando que depois da dissolução da Goodstone em 2005 João Pinto «informou não ter recebido a totalidade dos créditos da cedência dos direitos desportivos à Goodstone, pelo que decidiu o Sporting pagar o que lhe devia», relata Soares Franco.
Os responsáveis de Alvalade, que já se constituíram como assistentes no processo-crime, assumindo-se assim como uma das partes lesadas, estão agora na disposição de requererem a abertura das contas envolvidas «para saber para onde o dinheiro foi», refere Soares Franco. «Espero que José Veiga e João Pinto estejam na mesma disposição para dar como encerrado este assunto», conclui o dirigente.

Sporting:

Comentários [34]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Re: Soares Franco responsabiliza Veiga pelas negociações por Joã

podem agradecer ao sr. veiga por ter levado o joão pinto para alvalade graças a ele ganharam um campeonato.

Esclarecimento importante, acerca de Veiga e JVP!

Venho por este meio apresentar o meu mea culpa e esclarecer alguns pontos relativamente a esta questão da contratação de JVP pelo Sporting.
  • No âmbito de uma operação levada a cabo pelo Fisco a todos os empresários de futebol, foi invetigada a Superfute e o senhor José Veiga.
  • Em resultado dessa inspecção, o Fisco apresentou um relatório, segundo o qual havia indícios claros de desvio de tributação, das transferências de vários jogadores, entre os quais JVP.
  • Ou seja, ao invés de facturar as comissões em Portugal, a Superfute e José Veiga, facturaram as comissões noutro país, através de outra empresa.
  • Na sequência destes factos, a IGF abriu um processo de contra-ordenação à Superfute, reclamando o pagamento do IVA e demais impostos devidos, pela fuga da tributação dessas transferências.
  • José Veiga e a Superfute, não contestaram essa notificação das finanças e como tal, o processo decorreu normalmente, a dívida foi assumida e neste momento encontra-se em fase de penhora.
  • Para os mais leigos, existem acordos de tributação entre Portugal e vários países, entre os quais o Reino Unido, ou seja, se um cidadão ou empresa, apresentar provas de que pagou impostos nesse país de origem, o Fisco dispensa-o de pagar em Portugal esse imposto, evitando-se a dupla tributação de rendimentos.
  • Ou seja, em face do ponto anterior, Veiga e a Superfute, poderiam rejeitar ter sido intermediários na operação e não o fizeram perante o Fisco.
  • Além disso, poderiam ter apresentado provas de que pagaram imposto no Reino Unido, para ficarem isentos de pagar imposto em Portugal, também não o fizeram.
  • Em suma, conclui-se facilmente, que se Veiga e a Superfute não contestaram perante o Fisco serem intermediários, nem apresentaram a declaração de pagamento dos impostos no Reino Unido, como se podem apresentar agora, perante o Ministério Público, com uma posição diferente?
  • Aproveito para fazer o meu mea culpa, porque os factos até aqui apresentados, indiciam que o Sporting agiu correctamente e que quem está mesmo em maus lençóis é José Veiga. A não ser que a tal empresa do Reino Unido, que era representada pelo empresário, tivesse outros interessados, como por exemplo o próprio jogador...
  • Por fim, gostaria de esclarecer, que este caso envolve apenas o Veiga, JVP e o Sporting, por isso, é tempo de deixarem de associar este caso ao Benfica; o meu clube não tem nada a ver com isto! Espero que com esta opinião, tenha aproveitado para esclarecer alguns pontos de vista e refazer a opinião que tinha deixado anteriormente e antes de se saber todos os dados. Creio que agora falamos de factos e não de especulações e que isto me sirva de lição, para da próxima vez, não especular tanto... Peço desculpa aos sportinguistas que se tenham sentido atingidos, quando anteriormente referi que o Sporting poderia ter sido conivente na fuga ao fisco, pois nesta altura, perante estes factos, não me parece que tenha sido!
  • Re: Esclarecimento importante, acerca de Veiga e J

    Claro que estás desculpado. Eu como Sportinguista, e falo apenas por mim, achei apenas que existia alguma precipitação da parte de todos. Penso que os sportinguistas aqui do fórum, salvo algumas excepções souberam diferenciar, o assunto Veiga/empresário, do Benfica. Nem percebi porque colocavam esses artigos na secção SLB. Infelizmente o mesmo não se passou em relação aos adversários, que rapidamente tiraram ilações descabidas, sem estarem em posse de todos os factos. No fundo, penso que todos queremos que as coisas sejam transparentes por um futebol melhor. Eu sou Sportinguista, amo o meu clube, mas acima de tudo amo o futebol cuja existência nos proporciona os mais infimos sentimentos. Saudações leoninas P.S. - Mesmo assim penso que devemos aguardar mais um pouco e ver quais são os desenvolvimentos. Nestas coisas às vezes o que se sabe são apenas meias verdades. Aguardemos.

    Re: Esclarecimento importante, acerca de Veiga e J

    Clap clap clap Eu bem tentei dizer que estavas a ser "apressado"... mas... pronto... :) Gostei de ler!

    Só te fica bem!

    Mas em todo o caso, e no que a mim me diz respeito, não me parece que te tenhas excedido mais do que a excitação que um "envolvimentozinho" que fosse por parte do Sporting em alguma acção ilegal proporcionou. Eu próprio não resisto a especular um pouco. Mas ser adepto e ser "anti" tem destas coisas e por vezes caímos na nossa própria esparrela. Um abraço

    Re: Só te fica bem!

    Ó Catota, eu acho que em face das informações agora disponíveis, não restam muitas dúvidas, acerca da culpa do Veiga. No mínimo ele teve uma grande incúria, para deixar as coisas chegarem onde chegaram...

    Mas se queres mesmo saber...

    fiquei preocupado porque não tinha ideia dos montantes envolvidos. E se é verdade que nunca ninguém do Sporting referiu que era uma operação a custo zero, também é verdade que nunca imaginei aqueles montantes. Embora até tenha acabado por ficar barato pois rendeu-nos um campeonato. O que ficou caro foram os outros saldos que também para lá foram nesse ano...

    nada disso interessa

    o que interessa é onde está o dinheiro. show me da money!

    Re: nada disso interessa

    Isso querias tu. E já agora queria eu. No meu banco de preferência. hehe Saudações leoninas

    A montanha pariu um ratinho...

    "Uma fonte da Direcção Central de Investigação e Corrupção e Criminalida de Económica (DCICCEF) disse ao jornal 24 horas que «com o avançar das investigações veio a concluir-se que apenas existiam indícios suficientes para o acusar de abuso de confiança». O ex-dirigente do Benfica era suspeito de crimes de peculato, branqueamento de capitais, fraude fiscal e burla agravada no âmbito da transferência de João Vieira Pinto para o Sporting, no ano 2000." Venham os velhos do Restelo, os inquisidores e os pulhas pidescos pedir o sangue e as visceras...

    Deteriorar as relações do Sporting com o Benfica?

    Porquê? FSF deve ter uma mágoa muito grande por ter sido genro do grande Dr. Borges Coutinho e por os filhos e a mulher serem do Benfica? O JP quando assinou pelo Sportig era um jogador livre de qualquer contrato. Portanto quem tem que esclarecer a justiça sobre o negócio pouco transparente são o Sporting, o Veiga e João Pinto. Ponto final. Não ande a lançar o nome do Benfica só porque o Sporting fez um negócio de custo zero "diferente". A diferença para a tesouraria do Sporting foram 10 milhões de euros!!!!!

    Re: Deteriorar as relações do Sporting com o Benfi

    Se neste momento tivesse pontos de moderação, dava-te um divertido, pelo facto de não perceberes o que lês. Saudações leoninas

    Re: Re: Deteriorar as relações do Sporting com o Benfi

    Então porque é que FSF fala no Benfica num negócio onde o Benfica não é tido nem achado? Está a lançar poeira para os olhos de quem?

    Re: Re: Re: Deteriorar as relações do Sporting com o Benfi

    1º Porque lhe perguntaram na conferência de imprensa. 2º porque o Sr. Veiga, na entrevista que deu à RTP disse que era uma cabala contra ele e contra o Benfica (quando ele já nem tem nada a ver com o Benfica e este assunto é anterior) . Que ia haver jogo com o Sporting daqui a 2 semanas, e que isto era uma estratégia para atingir o Benfica. Ontem o que Soares Franco fez foi separar as águas, se não percebes, já não é um problema meu. A necessidade de arranjar guerras é tanta que por vezes se atinge o cúmulo da estupidez. Saudações leoninas.

    Re: Re: Re: Re: Deteriorar as relações do Sporting com o Benfi

    "A necessidade de arranjar guerras é tanta que por vezes se atinge o cúmulo da estupidez." Que eu tenha conhecimento, nenhum dirigente do Benfica comentou o caso Veiga/Sporting/João Pinto e como escreves o Veiga até já nem tem nada a ver com o Benfica.

    Re: Re: Re: Re: Re: Deteriorar as relações do Sporting com o Ben

    Estava a referir-me a ti em relação às guerras. Mas desisto já percebi que não chegas lá. Fica bem. Estúpido sou eu que ainda perco tempo com isto. Saudações Leoninas.

    Deixa para lá! Um gajo com nome de Área de Serviço

    não merece credibilidade... ;o)

    Re: Deixa para lá! Um gajo com nome de Área de Serviço

    Hehe

    Off Topic

    Incrivel!! Hoje foi publicado um excelente artigo,enviado pelo migtea, sobre futebol,em que o tema era a posse de bola,a sua importancia,etc..Enfim só duas pessoas comentaram o artigo e ele acabou por ser apagado! Este pessoal não sabe,ou não gosta de falar de futebol,só se fala em polémicas! FDX!!!!!!!

    afinal o jardel tinha mesmo razao!!!!

    http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=83865&idCanal=12 http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=84585&idCanal=12 mas isto ja eu sabia nao é por acaso que a empresa do veiga a gestifut foi a falencia e todos os jogadores rescindiam contrato com veiga depois de abrirem os olhos

    Re: afinal o jardel tinha mesmo razao!!!!

    Coitado do Jardel. Será que quando deu esta entrevista estava sóbrio? Ou era o Veiga que o obrigava a beber garrafas de whisky numa noite no Elefante Branco?

    Re: afinal o jardel tinha mesmo razao!!!!

    A gestifute é a do Jorge Medes. o veiga era dono da superfute.

    Re: Re: afinal o jardel tinha mesmo razao!!!!

    O odio faz erros desse tipo...

    Se o SCP esta inocente

    O porque andar na praca publica a jutificar-se? Nao bastaria apresentar provas no devido local? Andam agora aqui todos os dias a justificar montantes e faturas e nao sei que mais. Deixem o Veiga bufar e espumar-se, quem nao deve nao teme. Se isto fosse num clube que eu ca sei, ate caia o Carmo e a Trindade.

    Re: Se o SCP esta inocente

    E há algum problema em a verdade ser conhecida do comum cidadão português... e dos adeptos e sócios do Sporting, em particular? O Sporting tem de "ouvir e calar"? Talvez tivesse sido melhor apenas dizer que tinha um dossiê em que tudo se prova? Tivesse sido assim, com esclarecimentos destes, datas, documentos, etc... em todos os casos polémicos, por exemplo do Apito Dourado, e talvez o lamaçal em que o futebol está atolado fosse bem menor! Se tudo é uma fraude e uma vigarice e a Justiça provar isso, então também todos ficamos a saber que credibilidade têm estes dirigentes do Sporting!...

    Re: Re: Se o SCP esta inocente

    Sempre ouvi dizer que cao que ladra nao morde. Dai saber que o Veiga esta enterrado ate aos T*****s em problemas. Agora anda por ai a mandar postas de pescada contra todos para sacudir agua do capote. A justica Portuguesa ja sabemos que nao eh celere, mas tenho a certeza que funciona, e eh no tribunal que o Sporting tem de provar a sua verdade. Atitudes destas podem ate degenerir o caso ja que nao se pode andar na praca publica a descutir material considerado "evidencia" para resolver este caso. O unico que aprendi desta historia toda ate ao momento eh que nao existe o argumento de custo zero na compra de um ateleta. O custo zero pode ate por vezes ser mais custoso que o preco fixo. Cumps

    Re: Re: Re: Se o SCP esta inocente

    Que eu saiba, o Sporting, para além de ter feito uma queixa-crime contra o José Veiga, também se constituiu como assistente no processo. Nada disso invalida que possa prestar esclarecimentos à opinião pública. Quanto ao "custo zero"... já toda a gente sabia que essa expressão apenas significa que não tem de se pagar ao clube de onde o jogador vem... como cláusulas de rescisão... o que permite pagar um salário mais alto ao jogador! Onde está a novidade para ti?

    josé veiga não tem credibilidade..

    não sei se estará a inventar , só sei é que até ao momento e até ver , somente uma pessoa foi constituida arguida neste processo !! e essa pessoa nem socia do sporting é , logo também não é dirigente do clube !! esse é o unico facto que existe até ao momento , logo !! por enquanto a razão está do lado leonino !!

    Re: josé veiga não tem credibilidade..

    Não é sócio é accionista

    Re: josé veiga não tem credibilidade..

    O Veiga está a arranjar polémica para atrasar o processo e tentar arranjar uma escapatória...não é grande surpresa que ele o esteja a fazer, mas têm-lhe saido todos os tiros pela culatra, já que todas as acusações que ele fez ainda o enterram mais...