O segredo da cantera sportinguista | Relvado

O segredo da cantera sportinguista

 

Porque será que os outros grandes, como o Benfica, não conseguem obter tanto sucesso quanto o Sporting no que à formação diz respeito?SLBTotti

Sporting:

Comentários [59]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Off - Topic : Troféu Columbino.

Não é hoje a final do Trofeu Columbino com o jogo Sporting - Huelva? Dá na Sportv1 ás 21 h. Então e não há resultado para se enviar? Ó ........ vem aí asneira da grossa.

"O" segredo... são vários!

E como não podia deixar ser, tal como acontece em todas as empresas, o maior activo são os recursos humanos e neles reside o efectivo segredo. Instalações e academias e centros de estágio todos podem ter. O que marca a diferença é a qualidade pessoal. E é neste aspecto que as opiniões de quase todos os especialistas convergem: o segredo chama-se César Nascimento e Aurélio Pereira. Estes homens com o seu saber, "olho" e humanismo conseguem distinguir os melhores, acarinhá-los e formá-los. Tendo boas condições de trabalho (Academia do Sporting) tanto melhor. Mas o fundamental é sem dúvida o seu carisma, a sua ciência e o humanismo colocado nas suas relações com os miúdos. Saudações da selva P.S. Não é por acaso que lá no Porto, onde têm aparecido grandes talentos, mora um grande nome da captação e da formação com um perfil muito semelhante ao dos dois atrás apontados.

Esses 2 nomes...

já faziam Paulos Futres e Figos em campos pelados...

Que vantagens para além das monetárias?

É verdade que o Sporting lança muitos mais jogadores com valor que os seus principais rivais mas tambem não é menos verdade que não retira qualquer rendimento desportivo dos mesmos. conclusão tiram mais proveito da vossa formação o FC.Porto com Quaresma e o Benfica com Simão, que o Sporting com todos

Re: Que vantagens para além das monetárias?

Não fosse a clubite aguda a distorcer-te a análise, terias razão. Uma pergunta: porque não incluiste Figo? E C.Ronaldo? Quando se fala em formação, estamos a falar em "poupança", em "ganhos" - quanto ganhou o Sporting com Figo? com Simão? Quanto lhes pagava na época? Quanto custou Simão ao Benfica? Quanto lhe paga? E Quaresma -quanto custou ao Porto? Quanto é obrigado a pagar-lhe? Finalmente: o clube formador só põde fazer os negócios que fez, porque os jogadores deram nas vistas -logo, houve benefício desportivo. Terás querido dizer na tua (apesar da clubite) que o clube formador não pôde gozar dos benefícios desportivos na plenitude do jogador - mas não é essa a lógica do mercado, subjacente à venda de jogadores (ainda) em fase de formação?

Re: Re: Que vantagens para além das monetárias?

Não há clubite nenhuma são simples analises, não inclui o Figo e o Cristiano pelas razões que invoco quando digo que não retirou rendimento desportivo com os seus jogadores, vejamos o que é que o Sporting ganhou com o Figo? nada! foi indemnizado por 400 mil contos na época. O que é que o Sporting ganhou com o CR? Nada! fez uma época no Sporting e saiu, quase sempre no banco. Simão jogou uma época no Sporting e saiu veio para o Benfica por 13 milhões de € e já deu uma taça um campeonato e uma excelente participação na liga dos campeões portanto já recuperamos senão todo uma boa parte do investimento nem sequer falo do Marketing ligado ao jogador. A lógica do mercado? é aquilo que o Ajax faz há anos tira primeiro rendimento desportivo só depois monetário, a lógica do mercado? Foi o que o Porto Fez ganha tudo o que há para ganhar e depois factura 125 milhoes de €

Re: Re: Re: Que vantagens para além das monetárias?

Retiro a "clubite aguda", porque é descabida face à tua opinião. Com a qual continuo a não concordar. O Porto, excelente exemplo do aproveitamento de activos,que jogadores vendeu da SUA formação (que é disto que estamos a falar)? Lembro-me de Postiga... Quanto a Simão: é óbvio que o Benfica tem tirado bom rendimento desportivo do jogador- mas esse rendimento recebido não é a compensação pela (muito alta, para nós) remuneração que lhe pagam? Eu posso dizer "Simão ganha uma enormidade" e, então sim, aceito que me digam "olha o rendimento desportivo"! É claro que o caso do Ajax não tem paralelo, mas também me parece claro que não podemos comparar a sua saúde fianceira com a debilidade do Sporting -ou não é verdade que estes têm vendido por necessidade? Já agora e porque me parece que vem a propósito -quem faz a verdadeira formação: o clube onde o jogador se inicia, faz a sua escola e mostra capacidades, ou o clube que realmente desenvolve e faz explodir essas capacidades? (Figo nasceu no Sporting, mas não foi o Barça que o fez?)

Re: Re: Re: Re: Que vantagens para além das monetárias?

O exemplo que das do Figo é até não é das que concordo mais porque o figo fez pelo menos 3 épocas de grande nível no Sporting e era pretendido por Parma Juve e por fim Barcelona onde veio a confirmar tudo aquilo que já tinha demonstrado no Sporting, agora e não penses que o que vou dizer é por clubite, eu penso que o Sporting não finaliza a formação dos seus jogadores o que pode trazer graves consequências no futuro e até alguma desconfiança pelos potenciais interessados, não sei se é por sairem cedo demais da Academia ou por serem ainda muito imaturos as ultimas vendas do Sporting com excepção do CR têm corrido bastante mal para quem tem investido, se os venderem um bocado mais tarde ainda podem tirar rendimento desportivo dos mesmos assegurando na mesma bons encaixes e defendendo a imagem de qualidade da Academia

Re: Que vantagens para além das monetárias?

Vivo Sporting!!! Um clube amigo da malta

O Segredo...

É o Sporting querer formar pessoas, jogadores jovens com valores.. É apoiá-los ao maximo e nunca cortar-lhes os pés... É esse o segredo..

Sublinho o que disse o relva bmas.

Essa é uma das causas do sucesso dos jovens do Sporting, já que é na tenra idade que lhes são concedidas oportunidades de jogarem ao mais alto nível, logo, mostrarem-se ao resto da Europa e atingirem um estatuto elevado, apesar, repito, de serem ainda jovens. Depois, posso acrescentar o grande exemplo que é a Academia de Alcochete, estreada muito antes do Centro de Estágio Porto-Gaia, e muito, muito antes do Academy of SLB by CGD. Tão grande é o exemplo deste Centro de Estágio, com as suas infra-estruturas, que até a Selecção Nacional lá estagiou antes do Euro 2004. Aceito que durante os próximos anos, os jovens da cantera irão ser aos magotes, em parte devido à proximidade que mantêm com os craques do plantel principal, e em parte devido à experiência entretanto adquirida. Conheço crianças cá da zona de Aveiro que só pensam em ir para a Academia de Alcochete para treinar e serem grandes futebolistas, e sabemos como as crianças são sinceras na razão. PS: Apesar de não haver Alcochete na altura, esqueceste-te de referir um outro jogador fruto da formação leonina... Paulo Futre.

A Necessidade faz o engenho ...

Pode muito bem aplicar-se a esta situação. Á medida que o orçamento se reduz maior a necessidade de investir em praça da casa. Se a prata da casa é bom então tanto melhor e pode-se conjugar o aspecto financeiro e desportivo.

Off topic resultados

Direcção o resultado do Sporting não dá para enviar porquê?

Re: Off topic resultados

Não me digam que já há pessoal com azia no staff do relvado...

Re: Re: Off topic resultados

LOL Se calhar há. Mas quando for a sério aí falaremos :) Cumps

Re: Off topic resultados

O da final de hoje certo?

Re: Re: Off topic resultados

Assim está melhor, mas o que faz esse certo aí?

Re: Re: Re: Off topic resultados

Era uma pergunta para a direcção mas saiu mal e parece outra coisa.

Ter infraestruturas por si só nao basta.....

...todos os clubes podem ter centros de estagios, mas o Sporting é o unico clube em Portugal que tem uma cultura ja muito enraizada de apostar fortemente na formação, venha o treinador ou presidente que vier a filosofia nao muda porque é pertence da instituiçao. Por outro lado o Sporting por muitos ja nem é considerado um grande, tem normalmente orçamentos de futebol bastante inferiores ao Benfica e Porto e um pouco menos pressão de ganhar titulos, o que o leva a ter "espaço" para apostar na prata da casa.

Re: Ter infraestruturas por si só nao basta.....

Esse último parágrafo é realmente bastante importante.

Re: Re: Ter infraestruturas por si só nao basta.....

Mas claro que isto é uma especie de ciclo vicioso... como tem espaço para apostar na prata da casa tambem a formação acaba por ser melhor e mais exigente que nos rivais porque a equipa principal puxa por ela.

Re: Ter infraestruturas por si só nao basta.....

o que dizes no último parágrafo é muito significativo. a falta de orçamento é um factor importante. se formos ver, os jovens lançados pelo benfica surgiram dessa condicionante. ningeum prefere um jovem a um bom jogador maduro, a não ser se ponderar a vertente económica. cumprimentos, vita

Prospecção meus caros amigos

A grande diferença está na prospecção profissionalizada de jovens jogadores que é feita de Norte a Sul de Portugal. Nós somos os melhores nos diferentes escalões de formação porque temos os melhores jovens jogadores do País.

E a do vsc?

-Pedro Mendes (está a ser muito mal aproveitado quer pelo Totenahm quer pelo boneco do Scolari! -Fernado Meira! -Vieirinha! -Alex! -Targino! -"Maradona"! -Flávio Meireles! -César Peixoto! Entre muitos outros talentos que cá saltaram à vista, como Paulinho Cascavel, Zahovic, Paulo Bento, Pedro Barbosa, etc, etc....

Re: E a do vsc?

esse flávio meireles é um arruaceiro de primeira... muito muito mau jogador, caceteiro, apenas isso! quanto a maradona... ele ja andou pelo Porto, onde para agora?

Muito provavelmente o segredo...

...é simples e óbvio: quantos jogadores da formação do Sporting estão em Huelva? Quantos destes vão manter-se na equipa principal? Quantos ficaram em Lisboa, preteridos, mas sabendo que a sua oportunidade vai chegar? Agora, olhe-se o Porto e o Benfica -compare-se! É evidente que se eu tivesse um filho que denotasse qualidades para o futebol, iria apresentá-lo, primeiro e sem hesitações, a Alcochete, ciente de que, se ficasse, não ia andar por aí, ano após ano, à espera que um treinador mais sagaz o fizesse regressar à casa-mãe. Nisto, o Sporting leva anos de avanço.

O segredo da cantera sportinguista ??!!

bem , o sporting nesse campo é sem duvida alguma uma das melhores escolas de talentos da europa !! eu penso que o segredo esta no trabalho , na dedicação que o clube tem para com os jovens atletas , aos quais alem de fornecer formação profissional na area desportiva , ainda os "educa" a nivel social , pois são muitos que estão sobre a alçada educativa do sporting ! as condições de trabalho que dá aos jovens também é um ponto importante , mas talvez o mais importante de tudo, seja mesmo o facto de lhes dar oportunidades de posteriormente se "mostrarem" no plantel senior !! segundo li no site oficial do sporting , o trabalho e a aposta nos jovens , continua em força ! e agora vem ai um projecto pioneiro em portugal em busca de mais e mais talentos : "O Sporting vai lançar em breve um projecto pioneiro, que tem a ver com a extensão da Academia Sporting /Puma a inúmeros pontos do País. Este projecto vai ser apresentado brevemente pelo presidente do Conselho Directivo, Filipe Soares Franco, e vai ter como rosto da campanha o jovem futebolista formado no Clube, João Moutinho." este projecto consiste na formação de polos da academia sporting , extensiveis a todo o pais , o sporting irá "abrir" novos centros de formação em protocolo com varias entidades , do qual espera continuar a promover o futebol jovem , e evidentemente a colher os frutos !!

O Sporting é um clube diferente

Caso alguém ainda não tenha notado, é precisamente nesta área que reside essa diferença. O Sporting tem-se assumido desde há bons anos como 'cultivador de pérolas'; os nomes já aqui citados, confirmam-no. O Benfica [só porque é o i.e. no artigo] não tem tanto sucesso porque perde a paciência a meio do 'cultivo' e tenta 'adubá-las' com rodagens, que poucas vezes trazem o resultado desejado. Não são os únicos. Formação é coisa para se levar a sério em qualquer área. Se mais clubes apreenderem a 'filosofia' de formação do Sporting, acredito que nos possamos maravilhar com as Selecções do Futuro [sem necessidade de 'nacionalizações'].

off topic

"Obikwelu vence final dos 200 metros e garante duas medalhas de ouro" "Duas medalhas de ouro, uma nos 100 metros e agora nos 200 metros, fazem de Francis Obikwelu o atleta português mais medalhado nos Europeus de Atletismo (contando com a medalha de ouro nos 100 metros e a de prata obtida em 2002). Francis Obikwelu superiorizou-se mais uma vez aos seus oponentes tendo alcançado na final dos 200 metros a marca de 20.01." Fonte:sapoinfodesporto Parabéns Obikwelu!

Re: off topic

Grande Obikewelu! Um portugês de Gema :)