"Se o futebol do Sporting acabar, o clube continua" | Relvado

"Se o futebol do Sporting acabar, o clube continua"

Moniz Pereira recorda que, nos primeiros tempos em Alvalade, o futebol "era uma modalidade como outr
 
Sporting 2011/12 apresenta-se aos adeptos
Lusa

O Sporting é, há muitos anos, um clube conhecido por acolher praticantes de muitas modalidades, e por conquistar diversos títulos na maioria delas.

Neste momento, o futebol sénior será eventualmente aquela que tem apresentado resultados menos positivos. Estará o futebol em Alvalade perto do fim?

"Se o futebol acabar, acabou. Continua o Sporting" - o comentário é de Moniz Pereira, personalidade ligada ao atletismo, que falou nesta terça-feira sobre uma eventual extinção da modalidade.

"Quando surgiu no Sporting, o futebol era uma modalidade como outra qualquer, e hoje também é. As pessoas acham que o futebol é que é importante", comentou Moniz Pereira, à margem de um evento no Estádio José Alvalade.

No entanto, e "ao contrário do que as pessoas possam julgar", Moniz Pereira sublinhou que gosta de futebol, mas ao mesmo tempo criticou as "facilidades" de que a modalidade beneficia em Portugal, por ter ganho "autoridade" no panorama desportivo nacional.

Sporting:

Comentários [3]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Leões de Portugal

Já está tudo preparado: emblema semelhante mas com o leão a olhar para o outro lado; camisolas iguais, às riscas verde e branco mas com a gola encarnada. Deixa de se chamar Sporting e passa a ser Leões de Portugal.
Os presidentes que fizeram a medonha dívida serão julgados e presos.

Os "clubs" quando foram

Os "clubs" quando foram criados era para seguir o modelo de tantos outros "clubs" espalhados pelo mundo, era um grupo de associados que conjuntamente criavam as condições necessárias para que pudessem praticar desporto.

Desde já uns valentes anos essa ideia de "club" morreu com o enaltecer da conquista em detrimento da competição.

O orgulho estava em organizar o clube de forma a que os seus associados melhor preparados para a prática de qualquer desporto pudessem defrontar os melhores de outra associação e vencê-los. Havia orgulho na competição, até começarem a entrar os "mercenários" em campo, a utilização de individuos que eram externos à associação com o intuito de dar vantagem sobre as restantes associações. A partir daí a situação evoluiu para os dias de hoje em que os sócios são meros espectadores.

Isto é claramente mais notório no futebol. Moniz Pereira tem razão, enquanto houver sócios e modalidades há "club".

Então e...

Então e quem vai pagar para manter o "club"? Se o futebol terminar, o n.º de sócios manter-se-á? Quanto a mim, o n.º de sócios depende da existência (ou não) do futebol. Desta forma será difícl que apenas os praticantes e um ou outro benemérito suportem o "club" por forma a que as várias modalidades se mantenham competitivas!