SCP: o desfazer da equipa campeã? | Relvado

SCP: o desfazer da equipa campeã?

 

Cosme_Damião avança ainda quem, em relação à época em que Inácio venceu o título, esta última "é diferente apenas no facto de não existirem lavagens de roupa suja em praça pública, pois há 2 anos Luís Duque e Roquete foram longe demais e ambos acabaram por se demitir. Neste caso parece que Dias da Cunha e Ribeiro Teles são mais profissionais e demostram um melhor entendimento. Também positivo é o apertar do cinto numa altura em que todos os clubes começam a perceber que o dinheiro não abunda..."

Sporting:

Comentários [75]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Não tens razão!

caro CD,

Falar em desfazer a equipa quando a Direcção apenas transaccionou Hugo Viana é pouco racional.

Dos 22 jogadores do plantel inicial da época passada ficam 19. Phil Babb e André Cruz optaram por sair tendo ambos referido que a Direcção tudo tentou para que ficassem.

Comparando a estabilidade directiva do tempo de Roquette-Duque com a actual é a diferença entre uma luta pelo poder numa instituição e uma direcção toda ela imbuida do mesmo espírito e a actuar em consonância.

Sporting: KO aos pontos?

Ponto 1- Sou incondicional apoiante do estilo actual de gestao do clube e concordo, na generalidade, com os objectivos estabelecidos pelos actuais corpos directivos do Sporting.

Ponto 2- Continuo a achar (como ja o referi varias vezes aqui no Relvado) que o maior ponto fraco desta direccao esta no planeamento desportivo e na conjugacao dos interesses economico-financeiros com o alto rendimento competitivo exigivel ao clube que e campeao nacional.

Ponto 3- Quando o presidente da SAD anunciou que, para esta epoca, o Sporting iria efectuar investimento zero em aquisicoes, pensei para mim proprio: « Vai apenas ser vendido um jogador (Hugo Viana), saira o Andre Cruz ou o Phill Babb, serao promovidos alguns jovens e talvez venha um ou dois jogadores em fim de contracto. Perfeito»

Ponto 4- O que sucedeu desde entao foi o seguinte: Hugo Viana foi vendido por metade da clausula de rescisao; arrastou-se inexplicavelmente o processo de renovacao dos 2 centrais Babb e Cruz, acabando ambos por sair; foram efectivamente promovidos alguns jovens, mas o Sporting revelou total desatencao para com jogadores em fim de contracto; o «abono de familia» da equipa, Mario Jardel, evidencia clara desmotivacao por nao ter ido para um clube «maior» e quer renegociar o contracto; por fim, o imprevisto caso Joao Pinto, que vai certamente privar o clube de uma das suas principais estrelas.

Ponto 5- O planeamento (???) do Sporting reagiu assim aos eventos acima referidos: a promessa do investimento zero foi quebrada com a compra de Danny ao Maritimo, num investimento de risco bastante elevado. (quero apenas relembrar que o futebol portugues esta cheio de exemplos de jogadores que se evidenciaram ao servico de pequenos e medios clubes, e quando chegaram aos chamados «grandes»... falharam rotundamente); risco por risco e inacreditavel como nao se aposta num jovem como Neca, que, para alem de ser muito mais barato (clausula de rescisao de 100 mil contos), evidencia potencial igual ou superior ao do Danny; sao gritantes as deficiencias do plantel, mesmo ao olhar do comum dos leigos do futebol: falta um defesa direito, mais um central, um defesa esquerdo, um extremo esquerdo (que saudades De Franschechi) e mais um ponta de lanca credivel; com o dept. De futebol a transitar de uma epoca para a outra parece incrivel como o Sporting, no limiar do incio da nova epoca competitiva, ainda se encontra no mercado, qual desleixado a fazer as compras de Natal na vespera do proprio dia.

Ponto 6- Faz parte do espirito e da forma de estar dos sportinguistas o querer ganhar tudo, independentemente de conjunturas economicas mais ou meno favoraveis, de politicas de contencao financeira e controlo de despesas. Metam na cabeca de uma vez por todas: no calor da disputa de um campeonato, a grande maioria dos adeptos esta-se a borrifar para isso tudo. E todas estas falhas, estas oportunidades nao aproveitadas, esta verdadeira falta de planeamento desportivo da equipa principal do Sporting Clube de Portugal, virao ao de cima nessa altura. E os custos (a todos os niveis) sao sempre elevados....

Ponto 7 e ultimo- Sou grande admirador de Boloni e sei que ele tem ambicao e capacidade para ser o treinador dos leoes. Mas como diz o velho ditado «Sem ovos nao se fazem omoletes». Confio e espero que a sua capacidade de formar um colectivo forte consiga suplantar muitas das dificuldades que vem por ai. Porque ele e certamente...o elo mais fraco de toda a cadeia. Que bons ventos o protejam....

Saudacoes Relvaticas

Pontos 4 e 5

caro Rasputin,

O Sporting não é "hemofílico" (a)daí que para além das tuas opiniões, tem uma direcção da Sad que planeia e dirige o futebol do clube.

As negociações com Phil Babb e André Cruz foram no momento certo já que ambos os jogadores manifestaram desde muito cedo o seu interesse em ficar no Sporting.

Posteriormente André Cruz ficou dividido entre a Itália e Portugal devido ao seu restaurante e possivelmente irritado por ter o salário oferecido reduzido, mas sempre foi dizendo que "money was not the issue".

Phil Babb ficou desapontado por não ter sido convocado para o Mundial, mesmo jogando quase 30 jogos seguidos pelo Sporting. Na verdade Mike McCarthy apenas convocou irlandeses que jogavam na Premier League ou na Division One em Inglaterra, daí ele ter querido rumar ao Sunderland (onde actuam 3 selecionados da Irlanda).

A compra dos direitos desportivos de Danny foi por 220 mil contos (1,1 ME). José Eduardo Bettencourt quando falou de investimento zero no programa Jogo Falado teve o cuidado de referir que isso queria dizer que as receitas de uma transferencia seriam sempre muito superiores a qualquer montante gasto em aquisições, e até foi ao ponto de exemplificar: Se o Sporting vender um jogador por 2,5 ou 3 milhões de contos só estaria na disposição de gastar até 500 mil contos.
Por isso o que referiste é enganador...

Se Neca é melhor que Danny é uma opinião.

É ridiculo criticar violentamente a gestão do Sporting quando ela se tem revelado tão acertada e ainda por cima num meio (futebol) onde a boa gestão não abunda.

(a) Como é sabido Rasputin era o russo que acompanhava o filho primógénito do Czar que era hemofílico, detendo enorme influência na corte russa querendo-se substituir ao próprio imperador. Era conhecido pelos seus excessos. Morreu assassinado.

Colega Ferreira: resposta ponto a ponto

"As negociacoes com Phil Babb e Andre Cruz foram no momento certo" - eu nao questiono o momento das negociacoes, mas sim os arrastar das mesmas, que conduziu o Sporting a um grave deficit de ultima hora na posicao de central. Inclusive no caso de Andre Cruz, ainda estao por saber as razoes concretas da sua saida. O rigor exigia mais rapidez e menos "deixa andar".

"Jose Eduardo Bettencourt quando falou de investimento zero no programa Jogo Falado teve o cuidado de referir que isso queria dizer que as receitas de uma transferencia seriam sempre muito superiores a qualquer montante gasto em aquisicoes". Desculpa, mas isso e discurso retorico. Investimento zero e nao comprar o passe de nenhum jogador. Por essa ordem de ideias dezenas de clubes fazem investimento zero cada epoca... basta que vendam mais do que aquilo que compram. Se a direccao do Sporting pretendia transmitir uma determinada mensagem...saiu-lhe outra substancialmente diferente. E isso ja e um problema de comunicacao do clube....

"Se Neca e melhor que Danny e uma opiniao". Meu caro, eu escrevi que Neca tem potencial igual ou superior ao Danny. Extrapolar desta afirmacao de que um e melhor do que o outro... e uma mera interpertacao pessoal tua!

"E ridiculo criticar violentamente a gestao do Sporting..." Aqui discordo fortemente... nao e ridiculo... e apenas um direito democratico que me assiste. Nao ofendi ninguem e muito menos quis impor as minhas ideias a outros. Expus a minha opiniao e ponto final. Quem quiser discordar que discorde, que concordar que concorde... agora "ridiculo"... so no tempo da velha senhora!

Por ultimo, quanto as alusoes que fazes ao meu nick, nada acrescentam ao meu conhecimento. Se pretendes dar a entender que, atraves do meu nick, sabes alguma coisa da pessoa que sou, entao estas enganado. Eu nao vou tecer consideracoes e comparacoes sobre o presidente russo so porque tenho um colega no Relvado com o nick de VPutin... ou dissertar sobre as vantagens ou inconvenientes dos refrigerantes, por causa do Fanta!
Um nick nao passa disso mesmo... um nick... que nem sempre reflecte a personalidade da pessoa que esta por tras.

Saudacoes Relvaticas

Re:Sporting: KO aos pontos?

haveria muito para dizer acerca do Neca...

Mas digo-te apenas isto...

Um dos princípais requisitos do Sporting quando adquire jovens jogadores tem base numa observação e recolha de informações acerca das qualidades humanas e de caracter do indivíduo...isto para além claro, da qualidade futebolistica e margem de progressão...
Relembro que Neca tem 22 anos e Danny 18....

Re:Sporting: KO aos pontos?

e disseste tudo...

cumprimentos.

Re:Sporting: KO aos pontos?

respeito o teu artigo: é racional e interessante...

em Maio de 2003, escreverás um texto intitulado: Sporting: OK... aos pontos!

Sporting Sempre!

Caro Leao Eterno

Tomara que eu esteja enganado e que daqui por um ano estejamos a festejar mais titulos do nosso clube.

Saudacoes Relvaticas

Desfazem a equipa?

Essa é boa…
E será que é uma boa linha de gestão desportiva? Claro que não!

Aqueles gajos da SAD são mesmo incompetentes, eis o que eles realmente deviam fazer :

- Comprar dois sul americanos de ocasião (no mínimo), de preferência por mais de 1MC (cada um). Um ano depois emprestá-los ao Barcelona de Quayacil ou ao Santa Clara. No época seguinte os dirigentes devem levantar-se bem cedo, olhar ao espelho e perguntar “Mas porquê?” Para acompanhar devem auto flagelar-se com um chicote.
- Correr da equipa principal Santamaria, Quaresma, Carlos Martins, C. Ronaldo, e todos os jogadores formados nas escolas, e substituí-los por alguns consagrados de 34 anos, a ganhar 10x mais e com rentabilidade futura igual a zero. Deitar fora o balancete no fim do ano.
- Abater a tiro todos os jogadores que não quiserem renovar contrato. Antes da abatê-los pontapeá-los fortemente no rabo.
- Contratar um vidente de modo a tentar adivinhar se os jogadores do clube que estão na selecção, vão tentar agredir árbitros em competições internacionais. Considerar seriamente o Rui Bento para este posto.
- Armar-se em novo rico e não vender jogador algum, seja qual for o valor oferecido.
- Transformar a academia de futebol em centro comercial. O futebol é espectáculo, cor, movimento.
- Manter na equipa cerca de 40 jogadores excendentários. Não se livrar deles a preço algum, porque podem ir para uma equipa da “concorrência”. Emprestá-los ao outros clubes “ad eternum”.
- Despedir todos os jogadores que “só marcam golos” e substituí-los pelos iluminados que se enrolam a eles próprios antes de perder a bola.
- Se o balancete da SAD no final do ano der 5MC de passivo (por acaso…), despedir o contabilista e substtui-lo por um empresário de jogadores.

Com estas medidas ninguém nos para. Na Europa e no mundo!!

Re:Desfazem a equipa?

"- Despedir todos os jogadores que “só marcam golos” e substituí-los pelos iluminados que se enrolam a eles próprios antes de perder a bola."

Deixa-me adivinhar...

o que marca golos é o Mantorras, e o trapalhão é o Jankauskas...

Re:Desfazem a equipa?

Considero ambos bons jogadores, embora por vezes o Mantorras exagere nas fintas.

A parte do "enrolar-se" é genérico, não pretende "atingir" ninguém da "concorrência".

Re:Desfazem a equipa?

Esqueceste-te de um ponto:
Chamar orgulhosamente à equipa Dream Team!

Sempre Candidato

Acho que o Sporting é sempre um candidato, agora não poderá sair Jardel...Não sei se será possivel o Sporting aguenta-lo, porque ainda hoje li uma noticia que me deixou intrigado porque também pode envolver um jogador do F.C.P, que era "Real Madrid, precisa de um central e um avançado e vai ás compras a Portugal" ora em Portugal avançado é o Jardel, e central é o Jorge Andrade...
Quanto a jogadores a explodir acho que no Sporting será o Quaresma que adoro ver jogar.
Conclusão o S.C.P será candidato se não perder Jardel, pois ele vale quase sempre o titulo...

Sporting

"Será que é uma boa linha de gestão desportiva?"

Saíram Babb e André Cruz, foi-lhes proposto a continuação, eles preferiram sair, e estão no seu direito.
O Sporting nada podia fazer.
Venderam Hugo Viana, todos os anos é necessário vender alguém...
São assim tantas mudanças? E que pudessem ser evitadas?

Re:Sporting

Na opinião do Rui Bento, são.

Re:Sporting

Rui Bento, esse notável pensador do 1ºquartel do século XXI...

Re:Sporting

Saíram 3 titulares, mais um que poderá vir a ser suspenso.
Queres que o Rui Bento diga que estão mais fortes?
A questão é: poderia ter sido de outra maneira?
As mudanças devem-se a uma má gestão desportiva?

Re:Sporting

Peço desculpa, mas respondo só a ti, pois não ligo a arruaçeiros.
De facto o SCP teve a coragem de propor uma redução de salarios aos dois centrais. È de aplaudir, sem duvida, pricipalmente porque vez isto sozinho.
Mas o inegavel é que são 4 titulares, tem de fazer moça, não é possivel dizer que a equipa se mantem.
Abraço

Re:Sporting

Não ligas a "arruaçeiros" mas pedes desculpa... e continuamos com o português maravilhoso deste senhor (miúdo talvez...) "moça","arruaçeiros" ! para juntar à lista...

Fizeste a 4ª classe?

Re:Sporting

Mas o que é que se passa contigo?

Pré-epoca vai ser determinante.

O Sporting perdeu 4 titulares quase indiscutiveis este ano, todos por razão diferente,
Babb porque quis sair
André Cruz por razões salariais ( a história das razões familiares não me convenceu)
Hugo Viana para injectar dinheiro na SAD
Joao Pinto pelas razões que toda a gente sabe.

É claro que uma equipe normal ressente-se sempre de 4 pedras nucleares, mas quanto a mim só um jogador ( JVP) era fundamentalissimo neste Sporting, pois em termos de defesas centrais temos lá 2 iguais ou melhores que A.Cruz e Babb ...só ficamos mal em termos de marcadores de livres.

A pré-epoca vai servir para Boloni arranjar um substituto para JVP e Hugo Viana.
Vai ser muito dificil e só tenho pena que a liga dos campeões esteja ai à porta .Se calhar o tempo vai ser curto, para encarar o adversário ( dificil sempre, devido ao ranking do Sporting) da eliminatória que vai ser decisiva para apurar o Sporting para pelo menos mais 6 jogos de liga dos campeões.

Este ano pode ser o ano de Quaresma..Tello...de Danny..ou Luis Filipe.
Os 4 têm qualidades de sobra ( só o mostraram a espaços) para explodir a qualquer momento nesta equipe do Sporting...é preciso é sorte e paciencia e sobretudo que estes jogadores sejam regulares ao longo da época como JVP.

Re:Pré-epoca vai ser determinante.

Acho que o Sporting é sempre um candidato, agora não poderá sair Jardel...Não sei se será possivel o Sporting aguenta-lo, porque ainda hoje li uma noticia que me deixou intrigado porque também pode envolver um jogador do F.C.P, que era "Real Madrid, precisa de um central e um avançado e vai ás compras a Portugal" ora em Portugal avançado é o Jardel, e central é o Jorge Andrade...
Quanto a jogadores a explodir acho que no Sporting será o Quaresma que adoro ver jogar.
Conclusão o S.C.P será candidato se não perder Jardel, pois ele vale quase sempre o titulo...

Re:Pré-epoca vai ser determinante.

Deus queira que o Real Madrid queira o Mantorras...lol.

Não me lembro muito bem...mas já no Porto ele todos os anos estava pra sair e ficou lá 3 ou 4 anos, por isso cada vez mais levo as noticias do Jardel apenas como boatos...

Cumps

Re:Pré-epoca vai ser determinante.

não sei se será verdade, mas vi num comentario do director desportivo do Real Madrid...Se ficar só vai ser bom para o Sporting, e para o futebol Portugues, que provavelmente terá outra bota de Ouro...Quanto ao Mantorras, esse é demasiado caro, para o Real só o Benfica tem dinheiro para ele...hehehe
Abraço

Re:Pré-epoca vai ser determinante.

A opção de saída de Jardel cabe neste momento ao Sporting e não a Mário Jardel, tal como acontecia à umas semanas atrás.
Neste momento não me parece que o Sporting abdique de Mário Jardel por si só...

No entanto, empresários e jogadores, por vezes são peritos em tácticas subversivas...:), pelo que um "abandono" de Jardel ao Sporting no caso de aparecer um clube como o Real Madrid interessado de facto nos seus serviços, é um cenário que não ponho de parte...

folgo...

folgo em saber que os benfiquistas têm esperanças que a equipa campeã esteja em plena desintegração... porque será?...

se o ridículo matasse... aconselho-os a olhar para o seu plantel e a teorizar acerca das saídas e aquisições efectuadas...

passado o intróito, argumentemos:
1. saídas dos centrais: ao contrário do que muitos pensam, não me preocupam; teremos uma dupla muito boa-Beto e Quiroga-, Santamaria jogará muito e temos duas opções perfeitamente fiáveis: Hugo e Rui Bento.
2. saída de Hugo Viana: era impossível, atendendo aos condicionalismos económicos da SAD(porque nesta SAD existe uma gestão rigorosa e um cumprimento objectivo de um plano racional, ao contrário de outras...) evitá-la... quem fará o seu papel? Custódio, Danny, Carlos Martins... a dificuldade está na escolha, as opções estão lá...
3. (eventual) castigo de JVP: desconhecemos o tempo e o alcance. ao contrário dos desejos dos Torquemadas Reis, Pereira e outros que tais, talvez a sanção não seja muito dura; mais uma vez, a Sporting Sad trabalha, e bem, sem desnecessários espectáculos televisivos de duvidosa rentabilidade, na resolução do caso...
aceitando de barato que JVP não jogue durante alguns meses, temos, para o substituir, algumas opções: Danny, Pedro Barbosa, Tello(não brinco: o verdadeiro lugar do chileno é o de 2ºponta de lança...).
4. muitas aves agoirentas esquecem que fomos campeões sem os contributos de Sá Pinto e Niculae durante vários meses...
5. Ah, já me esquecia: Jardel, o Coxo, continua connosco...

Sporting Sempre!

Re:folgo...

parabens pelo excelente comentario caro relvinha leao eterno.. nao ligue a opiniao de adeptos fustrados, pk eu gosto de ve-los felizes durante esta epoca pk a partir daki so desilusoes e isto incomoda um pouco, coitados!!
mas se eles dizem k a ekipa CAMPEA NACIONAL s esta a desintegrar, tao k falar de um ekipa k nem as competiçoes europeias via e k se reforça com jogadores da 2liga k nem titulares eram [george jardel], eu sei k a alcunha jardel engana..
saudaçoes leoninas

Re:folgo...

Adepto frustrado?
Bem...
De facto o frustrado aqui és...

sanção??

talvez a sanção não seja muito dura

sanção pq? por ter agredido um árbitro num Mundial?

bem, se a fifa for como o cd, duas semanas e isso fica resolvido, nem há motivos para preocupações!!!

Re:sanção??

desejei acentuar que a sanção de JVP, talvez, não seja tão dura como os justiceiros de última hora apregoaram dias sem fim...

sobre a natureza da agressão, penso que essa discussão já foi feita no relvado.com

cumprimentos.