Que espécie de maldição há em Alvalade? | Relvado

Que espécie de maldição há em Alvalade?

Façam aqui um exercício de memória para ver qual foi o último grande central que tivemos no Sporting
 

Não consigo perceber que maldição há em Alvalade que continua a impedir os dirigentes e treinadores de verem que temos há quase uma década uma defesa constituída por anões e que sofre golos de cabeça em barda.

Embora eu compreenda que há jornais e jornalistas que gostam de incentivar determinadas situações para dentro dos clubes, como relembrar jogadores que estão livres e outros que uma vez no café falaram que gostariam de jogar em determinado clube que fica do outro lado do mundo, acho estranho que o Record continue a insistir que Domingos quer Polga. Este jogador é o maior "enterra" que já passou pelo Sporting mas parece que continua a gozar de uma protecção divina que o mantém no clube como uma lapa. É muito bom profissional? Também eu, mas não sou central do Sporting!

Estaremos condenados a ter uma defesa baixa e sem poder de choque? Haverá alguma maldição contra a defesa de Alvalade? Vão dispensar Nuno André Coelho e Torsiglieri e manter Polga?

Os dirigentes do Sporting não aprendem nada com os rivais, nomeadamente com o Porto que sempre assentou a sua equipa numa defesa alta e com poder de choque superior? Que pesadelo este de que não nos vemos livres!

Façam aqui um exercício de memória para ver qual foi o último grande central que tivemos no Sporting e há quantos anos foi!

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

Sporting:

Comentários [14]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Pedro Barbosa mais nada!

Pedro Barbosa mais nada!

O problema central da defesa é sério!

Por norma, os centrais são altos, fortes fisicamente, rápidos e muito habéis no jogo aéreo. Muito bom central é aquele, que junta a isso a capacidade de sair com a bola controlada e ainda poder ser capaz de render à equipa uns 5/6 golos por época.

No meu Sporting há muitos anos que não se constrói a equipa de trás para a frente, isto é, arrastamos sempre um ou mais elementos de valor duvidoso para a época seguinte. Assim é normal a equipa comprometer na defensiva ao longo das competições.

Agora faço uma análise do que penso acerca dos centrais que temos;

Polga: Fez uma ou duas épocas boas quando chegou, depois desapareceu. Já lá vão 7 anos e não o acho uma referência na nossa defesa. Não consegue ser o patrão do quarteto defensivo, é fraco psicologicamente acusando com isso o jogo seguinte. Não tem apetência para o golo, quer de cabeça, livres, pénaltys. Não me lembro de ter dado pontos à equipa quando mais precisava. E para finalizar não o acho com carisma suficiente para ser capitão no Scp.

Carriço: Foi lançado na Era Paulo Bento e a sua evolução ficou muito exposta ao erro, quando muito novo teve de assumir a defesa. Sim, ele foi o patrão da equipa em muitos jogos, errou em alguns mas esteve bem noutros. Compreendi isso quando fez dupla com Polga e vi o brasileiro muito na sombra deste miúdo. No entanto, gostava de o ver a jogar ao lado de um central muito mais completo e experiente que o Polga.

Gostei muito da dupla André Cruz, o sábio e Beto o aprendiz, um marcava golos de livre o outro de cabeça e ambos saiam a jogar com a bola e com isso o Sporting sabia sair a jogar com a bola controlada.

Ainda sobre a questão central:

Ha muito tempo que venho observando um jogador do sporting, que nos custou 3,5 M€ e está com guia de marcha, chama-se Leandro Grimi, é relativamente novo e já esgotou a paciência dos adeptos do sporting.
A minha pergunta é a seguinte, e lanço-vos o desafio a voçês sportinguistas:

Eu lembro-me de ver um jogador há uns anos no Scp, chamado Gabriel Heinze que chegou como DE e no fim do empréstimo achamo-lo fraquinho e não o comprámos. Passou pouco tempo, até o vermos a brilhar a DC por grandes clubes Europeus e Selecção Argentina. A minha pergunta é, será que o Grimi não daria um belo central??? Olhem para as características dele e digam-me porque é que nenhum treinador do Scp o tentou nessa posição??? A magia do futebol penso que também está na capacidade que os treinadores têm em reinventar em benefício da equipa.

Exemplos:

Maniche(SLB extremo direito)
Maniche(FCP Médio centro) Rendeu o que nós sabemos

Coentrão(Rio Ave extremo esquerdo)
Coentrão(SLB Defesa Esquerdo) Rendeu

Com isto, deixo em jeito de conclusão que um jogador de futebol até aos 25 anos pode ser passível de adaptação noutra posição de campo, aproveitando com isso outras características do jogador.

um abraço a todos que amam o futebol e o vivem com fair-play.

Não há nenhuma maldição!

Há apenas incompetência nas escolhas feitas e nas pessoas que as podem fazer!
Esse é que é o grande problema do Sporting, a par de uma cultura de desresponsabilização que encontra sempre uma desculpas para os erros!
Na minha maneira de ver, André Cruz foi o último grande central do Sporting e Nuno André Coelho vai mostrar, em Braga, que é muito melhor que qualquer dos que ficam em Alvalade!

polga

Permitam-me discordar mas o Polga quando veio para o Sporting era muito bom central e o Beto não sendo um defesa central de excepção, era bom também.
O problema dos últimos anos do Sporting não têm sido a má opção dos jogadores, eu penso que o problema do SCP é muito parecido com o do SLB, não se dá tempo aos jogadores, chegam têm de ser os maiores. E depois andou muito tempo preso às ordens do papa, o que nada de bom lhe fez.

Centrais bons, mas mesmo bons, foram estes :

Época 2004/2005 - Enakarhire (não chegou a bom, era um suficiente quase no mais...)

Época 2002/2003 - Facundo Quiroga (" " ") Contreras (" " ")

Época 2001/2002 - Phill Babb (para o mediano)

Épocas 1999/2002 - André Cruz (este era excelente, daqueles pézinhos saiu arte...)

Épocas 1994/1996 - Nourredine Naybet (bom defesa-central)

Épocas 1994/1999 - Marco Aurélio (foi durante anos muito bom)

Antes destes os verdadeiros defesas-centrais na verdadeira acepção da palavra que vi jogar, foram :

Valckx; Luisinho; Peixe??? (não era bem um defesa-central era mais um trinco da familia dos Paulinho(s) Sant(o)inhos, canela era até ao pescoço, ou não fosse um piscino nado da Nazaré); Eurico; Laranjeira; Manaca; Alhinho.

Agora só uma achega quem teve Duilios mais Virgilios e Zezinhos, Venãncios e Moratos e mais Bastos e Mendes e agora se queixa que não vence por causa de Betos e Polgas e demais anões, não será desculpa mais que esfarrapada...

Centrais

Quando alguem se atrever a falar do Sr. Venancio, tenha muito cuidado, este senhor foi so' um dos melhores centrais que Portugal teve. Rapido, bom de cabeca, entrega de bola (com olhos) bom sportinguista e bom profissional, nao fora a traicao natural dos seus joelhos, teria deixava o seu nome gravado a ouro.

talvez o Beto

mas esse, infelizmente, ficou pouco tempo. O Real Madrid agarrou-o logo :-)

O Valckx, o Vujacic, o Marco Aurélio, o Naybet, o André Cruz, o Babb, nos últimos anos. Também achei jeitoso o Ehakarhire, nem sei bem porque saiu...

Não tentes falar de futebol...

...fica-te mal.

Mantém-te entregue à tal inferioridade mental. Assim a malta não te reconhece.

P.S: E tanta merda com o "fedelho"...e já vi que não és mais velho que eu. Pobre diabo, que precisa de tanto afago ao ego...

Boas GVF, permite-me fazer

Boas GVF, permite-me fazer uma reprovação ao teu comentário pois provocar os outros não fica bem a ninguém, principalmente aqueles que se queixam do estado menos bom do espaço mas depois não contribuem para ele de forma saudável.

Espero que não leves a mal o meu comentário mas da mesma forma que me criticas-te a mim quando errei, e eu assumi o erro, agora reprovo eu o teu comentário e atitude.

Abraço!

Aceito...

...e até subscrevo o teu comentário, como é óbvio.
Não pretendo contribuir para o mau estar do fórum. Fórum esse que, diga-se, está longe de representar o que já foi. Agora é um palco, sem sombra de dúvida! Para inúmeras personagens que vão do anónimo (alguns talvez a tentar deixar de o ser) ao mediático.

Não provoco os outros de forma indiscriminada, tampouco recorro de forma constante a generalizações. As minhas provocações estão bem direccionadas...
Aos users como tu e mais uns (muito poucos) as minhas desculpas.
(Já) Não tenho o respeito por este fórum e pela maioria das pessoas que o frequentam

E acho cada vez mais difícil ver qualquer tipo de contribuição válida, pois é raro ver algo mais para além da medição de pilas...e da falta de decência intelectual generalizada.

Um abraço...e repito-me: a ti...as minhas desculpas...

ainda existes toninho?

...

Resposta pronta...

...e banal.

Assim é que eu gosto. Benvindo...

Bom cãozinho. Vá, festinha suave para não ficares com muitas peneiras...

P.S: E tu desapareceres? Não? Ganhávamos todos. Ganhavas tu uma vida...e o fórum alguma salubridade...

.

xô.

Esse não é aquele...

...do City que o Sporting também queria?

Lá estás tu outra vez a tentar falar do que não sabes.
Nós queremos é ver-te a marrar com os cornos em tudo o que diga Benfica, rapaz...

É o que os bobos faziam: divertiam a malta. Incendeia lá um bracinho para nosso divertimento...