Ponto final? | Relvado

Ponto final?

 

Mais uma temporada em que o Sporting se encontra arredado das boas exibições e dos lugares cimeiros. Poucos meses depois de assumir o lugar de treinador, Paulo Sérgio pode ter os dias contados se não vencer os próximos jogos.

Uma possível derrota frente ao Porto poderá ser mesmo o canto do cisne, não só para a direcção técnica como para toda a estrutura dirigente. Eleições antecipadas estão no horizonte próximo do Sporting. Quem são os candidatos mais indicados para revitalizar o clube?

Pessoalmente escolheria Luís Duque dado ser um conhecedor do futebol e poder garantir maior exigência, profissionalismo e trabalho de toda a estrutura. Por outro lado, renegaria qualquer um dos "paineleiros" que vivem à conta da imagem do clube.

Qual a opinião dos relvas?

Sporting:

Comentários [18]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Disse aqui imensas vezes...

...e fui muito criticado por o fazer !
Disse que o Sporting fez muito, mas muito mal em mandar Peseiro embora ! O Sporting com Peseiro tinha um futebol agradável, ele sabia ler muito bem os adversários e de tácticas percebe ele ! Com equipas de "feijões" lá foi a uma final da UEFA...
O mal do Sporting está longe de ser os treinadores, mas se os bons treinadores que por lá passaram não forem aproveitados, pior ficam !

Quanto aos presidentes.... se não forem gajos com "cojones", nunca conseguirão endireitar o Sporting.

Por mim, digo muito honestamente! Portugal necessita de um Sporting forte.

Conversar com lagartos é dificil

Vocês estão todos marados da tola. Não se aproveita nda por aqui, é o reflexo do clube, nada está no sitio, nada é tratado com razão.

Parecem tolinhos no meio da ponte.

Meu Deus, para onde caminham?

Depois deste comentário,

Depois deste comentário, gostaria de saber quem é que está marado da tola, afinal...
Bebeste demais ao jantar e resolveste dar cá uma saltada, rapaz?...

«Ó Putozeco qual Filipinho que aqui deu à Costa, vai lá ver se

lá fora chove..., se estiver bom tempo???, agarra no saquinho e apanha uns "Gambuzinos", que segundo consta são uns primos aparentados dos Dragônes...???!!!

É só PUTALHADA PARVA que por aqui desanda, coitadinhos, deve ter-lhes faltado o leite materno, porque as modernices não permitiam que as mamãs os amamentassem ou ficavam com os seios/MAMAS descaídas como as PRETAS!!!

De Jadscl

Bons candidatos, precisam-se!!

Para haver eleições antecipadas, é necessário que surja pelo menos um bom candidato alternativo, coisa que não me parece que tenha acontecido nos últimos anos. Senão cai-se no perigo deste tipo de jogada estratégica: convocam-se eleições antecipadas um pouco de surpresa, não há tempo de ninguém se preparar convenientemente e ganha o que lá está, vendo a sua liderança ainda mais reforçada, ou então um outro pseudo-candidato que não é mais do que um infiltrado de quem está no poder - muda a presidência, mas não muda nada!! E é isto que se tem sucedido nos últimos tempos do Sporting...

Há dois requisitos fundamentais: um deles é que seja alguém completamente oposto à actual linha directiva do Sporting; o outro é que tenha um mínimo de credibilidade e inspire um mínimo de confiança.

Apesar de não acreditar muito na "reedição de fórmulas de sucesso do passado", Luís Duque parece-me uma alternativa interessante e capaz de abanar com a actual podridão dinástica vigente... O Sporting padece de cancro e, ao invés de tentar uma intervenção cirúrgica de risco mas possível de debelar de vez a doença, tem optado por ir disfarçando (muito mal, diga-se) o mal e fazendo uma quimio muito levezinha e apenas para se enganar o máximo de tempo possível.

Não me incomodaria um corte radical com tudo e ficar uma ou duas épocas propositada e assumidamente arredado da luta pelo título (foda-se, estamos na mesma, na prática; a diferença é que ninguém tem sequer tomates para o assumir!!), desde que a terceira época (a contar do zero) fosse para atacar em força todas as competições. Foi o que sucedeu, por exemplo, na presidência do Roquette, quando quebramos os 18 anos de jejum...

Já agora, para treinador (não é para substituir ninguém, entenda-se - para isso, teria que haver alguém a desempenhar esse cargo actualmente, coisa que não há), continuo a acreditar em Scolari e numa liderança feroz e autoritária (que crie os seus grupinhos à vontade, estou-me a marimbar!!). Se não poder vir ou se quiser um outro tipo de aposta, Manuel Machado, por exemplo - garanto que não faria metade da figurinha deste Paulo Sérgio...

O Luís Duque

era perfeito, sobretudo porque, ao que parece, tem experiência com esquemas. É condição essencial para se ganhar alguma coisa por cá.

Mas que esquemas, Killer? Lá

Mas que esquemas, Killer? Lá estamos nós a ver OVNI's... :p

sporting e o resto devia de sair deste campeonato corrupto

só devia ficar BENFICA E PORTO LOGO NA LUZ DEPOIS NAS ANTAS OU DRAGÃO OU LARGARTIXAS , PARA SE MATAREM OS CORRUPTOS DEVIA DE SER LINDO.............
Ó MACÁCO O SPORTING É UM CLUBE DMOCRÁTICO , NÃO PRRESIDENTES 30 ANOS

Só dizes asneiras!

Além de, em cada escrito, assassinares a lingua portuguesa, ainda por cima só dizes mesmo disparates! É que, por muito que isso te custe, o Sporting não é um clube democrático! O Sporting, bem como o Benfica, como já expliquei muitas vezes, cederam às pressões do Estado Novo e decidiram que os sócios tinham votos de acordo com a número de anos de filiação! E assim de forma a evitar que algum grupo mal querido do regime pudesse tomar o poder, o Sporting (como o Benfica e o Belenenses) fez a vontade ao regime mas deixou de ser democrático pois não obedece á regra essencial da democracia: todos os homens são iguais em direitos e portanto um homem, um voto!
Pelo contrário, o FC Porto que estupidamente acusas de não ser democrático por ter o mesmo presidente (eleito democráticamente e sucessivamente reeleito) há muitos anos, quer antes quer depois do 25 de Abril manteve-se sempre fiel aos princípios da democracia! Devias era falar só do que sabes! Ou seja, não falavas de coisa nenhuma!

No Porto, os anos de filiação

não fazem diferença? Cada sócio é um voto?

Sim Amigo!

No Porto, de acordo com as regras democráticas (um homem, um voto) os anos de filiação não contam e já era assim antes do 25 de Abril de 1974!

Gostaria de conhecer um dia...

...uma instituição desportiva (tendo adoptado na actualidade uma estrutura empresarial/hierárquica) que se oriente exclusivamente por um regime democrático. Quanto ao voto(s), por vezes (senão na maioria), era preferível determinados indivíduos não terem direito a certas decisões de grande complexidade.

Saudações

Essa é a essência da democracia

Por isso se diz que a democracia é o menos mau de todos os regimes piolíticos! É que todos são chamados a assumir, através do seu voto e não só, as suas responsabilidades! E ninguém está desqualificado!

és pobre

mais pobre que um pobre , só um pobre seguidor de corruptos , mais valias ser mesmo pobre de pobreza, talv~ez tivesses dignidade, olha ficamos por aqui não te quero tratar mais mal , porque és pobre

Um assunto do Sporting!

Claro que este e um assunto, antes de mais, que diz respeito aos sócios e simpatizantes do Sporting. Se me permito vir opinar sobre o assunto é porque o Futebol português e o desporto nacional em geral precisam de um clube verde e branco pujante e capaz de dar maior competitividade às competições! Na verdade, qual o interesse de ter vitórias sem competição? É a dificuldade na obtenção dos êxitos que torna os sucessos mais saborosos e nos faz vibrar com eles!
Por isso, apesar de ser portista, desejo que o Sporting consiga encontrar o caminho de se tornar mais forte e capaz de ser uma opção séria para o nome do vencedor de cada competição aqui do burgo e mesmo lá fora! Creio que, para isso, precisa de mudar um pouco a mentalidade! Não acredito que seja possível tornar o clube vencedor quando é uma fonte de vaidades e quando se criou a cultura de não assumir culpas preferindo achar que elas são de árbitros ou outros factores externos! Qualquer nome que queira levantar o Sporting e devolvê-lo à sua passada grandeza tem de cumprir estas tarefas e também a de encontrar um equilíbrio entre o investir na equipa principal e a necessidade de ter contas equilibradas! Não investir significa não ganhar e isso acaba por trazer baixa de receitas! Dito de outra forma, para se ter receitas é necessário investir!
Quem é o nome capaz de conseguir isto? Não faço a mais pequena idéia! Cabe aos sportinguistas resolverem quem é a pessoa indicada para o conseguir e terá de ser alguém com uma equipa boa, forte e credível pois nada se consegue sozinho!

um talibã

para presidente no sporting,
porque assim podia ser que a limpeza em portugal tenha inicio.. começar por PINTO DA COSTA - LUIS F. VIEIRA .

Estorietas Futeboleiras da Saga BIMBA na Versão Nº do Azar XIII

E finalmente chegamos a 1978 fim da SAGA BIMBA – PÉRIPLO BIMBO!!!
E ao fim de tão prolongado jejum de 19 anos o F.C.Porto voltou a vencer.
Já incomodava tanta «malapata… parecia mais o suplício de Sísifo».
Fazendo uma retrospectiva, vence o seu 6º Título de Campeão Nacional no que ao pontapeio na bola diz respeito, o treinador só poderia ser???, o tal de “José do Boné o Maroto”!!!

1978 – E temos o «jogo do ano» em Janeiro??? Vai o Clube BIMBO jogar ao Estádio da Luz campo do Clube Índio/Lampião. Na véspera da partida, José Maria Pedroto saiu-se com frase que haveria de ficar na história do futebol Português: «Temos de lutar contra os ROUBOS de IGREJA no Estádio da Luz.»
Quanto ao futebol jogado dentro das quatro linhas ficaria, contudo, muito aquém das expectativa, a começar pelo resultado que ficou sem golos…
No término Toni, «capitão» do Benfica, disparou: «Lamento que o F.c.p., com o plantel que tem, necessite de estratagemas de bastidores para discutir o título… Até sonhei, esta noite, que o Clube dos BIMBOS ia ser Campeão com os benefícios da arbitragem. O cavalo-de-batalha (não confundir com o Cavalo da Batalha “Vila” que não é mais que a estátua equestre qual montada de D. Nuno Álvares Pereira) do sr. Pedroto passou a ser os árbitros.»
O árbitro foi Alder Dante e dele disse Pedroto o “Maroto”: «Impecável.»
P.s. – Palavras para quê era um artista Português…

Fevereiro de 1978 – Óscar o tal, que fora libertado das garras da PIDE após a Revolução de 25 de Abril de 1974 e jogava no Estoril Praia, estava com um pé no… Sporting. «Sportinguista desde pequenino» (mais tarde a frase passou a fazer parte do anedotário futebolístico de todos os clubes, quando um jogador se transferia… dizia que era do tal desde menino???). João Rocha ao saber que o tal Óscar que até tinha passado por campos de concentração, nunca trocaria o S.C.P. por outro Clube e mandou-o esperar. Esperou até Américo de Sá e Pinto da Costa o terem procurado e mandado… assinar. «Sou Sportinguista dizia o pobre Óscar, mas também sou profissional, logo…» No Estoril pagam-me 25 contos mês o F.c.p. ofereceu-me 92 e mais cinco contos para « subsídio de residência».
P.S. - E era um homem triste e amargurado com a vida, não acreditava nos homens, depois de ter sido DELATADO pelo melhor amigo que o tinha entregue a agentes da PIDE por dizer que pertencia ao PAIGC, mas olho para o negócio… TINHA!!!

Valentim Loureiro, que era apontado como futuro presidente do Boavista, sofreu, no Porto, um enfarte do miocárdio. E, apesar de estar a recuperar bem, no leito do Hospital de Santo António, no ar pairava a hipótese de não se ver consumada a chegada a presidente do Boavista e as gentes do Bessa, depositavam muitas esperanças em que tal acontecesse… (O futuro trouxe o bom o mau e ainda não acabou a novela…)
P.s. – Por aqui se vê erva ruim… não desaparece ao primeiro uso de pesticidas sulfatados!!!

Março de 1978 – Em jogo nas Antas, para a Taça das Taças, estava o F.C.Porto, em derrapagem devido ao «pressing» do Anderlecht, mas suspiraram de alívio as gentes BIMBAS quando o árbitro decidiu interromper o jogo, após o intervalo, devido ao estado do terreno…???!!!
No desafio de repetição o Porto venceria com um golo de Gomes e Pedroto ainda se queixou do árbitro: «Tão espalhafatoso, só poderia ser para dar nas vistas que nos roubou um “penalty” do tamanho da Torre dos Clérigos.»
Já o jogador Rodolfo queixava-se da areia «que fora colocada, pela tarde por causa da chuva – quando tentava arrancar, enterrava os tornozelos e ficávamos presos».

Pelo terceiro ano consecutivo, o Sporting Clube de Portugal eliminava o Clube dos Índios/Lampiões da Taça de Portugal (3-1) em Alvalade. O Porto venceu por (3-0) o Gil Vicente; o Varzim bateu o Riopele, em casa deste por (2-1); e o Sp. Braga, em Faro, ganhou por (3-1). O Norte conseguia assim um lugar na final. Pelo menos…

Abril de 1978 – Com estrelinha sim, mas também com estofo (de campeão obviamente), veio o F.C.Porto do treinador Pedroto vencer a Alvalade por 3 a 2. Com o marcador a duas bolas o guarda-redes Sportinguista Botelho, permitiu que uma bola chutada do meio da rua por duda, entrasse na sua baliza. Um… «FRANGO», para felicidade de Pedroto. E o Sporting que já estava em contacto com Milovad Pavic, apressou-se a fechar o contrato com este treinador, que servira o Benfica em 1974.
Em Belém houve mosquitos por cordas, após um empate com o Estoril (0-0), um grupo de inconformados Belenenses agrediu o treinador do Clube, António Medeiros. A direcção dos de Belém indignada com o procedimento daqueles consócios, considerou-se demissionária. E Medeiros declarou: «Se não demovermos a direcção, no jogo com o Feirense terão de jogar os “JUMENTOS” que arranjaram esta situação.»

Maio de 1978 – À 25ª jornada, mais um arranque do Clube dos BIMBOS, que foram vencer no Estádio do Bessa, o Boavista, já com Jimmy Hagan como treinador (os treinadores eram sempre os mesmos saltavam de clube para clube como quem mude de roupa interior), por 2 a 0, enquanto o Benfica empatava na Luz (0-0) com o Sp. Braga e o Sporting foi vencer ao Restelo por (1-0). Salto importante dos Portistas quando o Campeonato Nacional entrava na recta final.

As equipas iniciaram o «sprint» para o título, no «Nacional de Futebol». Os do F.c.p. estavam na frente e assim continuaram pois venceram nas Antas o Sp.Espinho por (4-0). No Bonfim jogava o Benfica. As arbitragens nessa época estavam na ordem do dia e «em anos vindouros seria sempre tema recorrente», acusava-se as equipas de arbitragem de favorecer à descarada a equipa do treinador Pedroto e mais discussão causaria a expulsão de Bento a 8 minutos do final, por ter empurrado, ou socado ou fosse lá o que fosse, um adversário.
Toni ironizou: «O fiscal de linha merece uma faixa de Campeão.»

A três jornadas do final do Campeonato. Nas Antas, em jornada exaltada e prenhe de emoções, o «jogo do título» gerou um empate, sem brilho e um desafio sem classe. Primeiro marcou o Benfica, por Simões???, auto-golo do defesa Portista logo aos 3 minutos de jogo. E o Clube BIMBO já em desespero, só conseguiu empatar, por Ademir a 8 minutos do fim. Toni atirou: « Foi a Providência que salvou Pedroto.»
Pedroto comentou: «Uma vitória do Benfica seria o crime do século.»
Mortimore respondeu: «O Porto? Não joga nada.» E Romão Martins denunciou: «Se o árbitro (Manuel Vicente) não é compadre de Pedroto, como tal se tratam. E um é da Régua, o outro de Lamego. O livre de que resultou o golo de ademir, não existiu.»

Junho de 1978 – Na penúltima jornada do «Nacional», foi o F.C.Porto empatar ao Académico de Coimbra (0-0). Em Coimbra, horizonte negro. Sob o signo do… académico de Coimbra. No futebol, mística perdida, ordenados em atraso e golos em falta. Nas restantes modalidades até… fome se falava que passavam os atletas. Domingos Grilo, dirigente do Académico de Coimbra, a propósito dos problemas e das fragilidades que não eram só no futebol, denunciou: «Estamos a lutar com tremendas dificuldades. Não sei onde o académico vai parar…»
O Clube dos Índios/Lampiões venceu o Feirense por 2 a 0, as faixas de Campeão se já encomendadas pelos BIMBOS, tiveram de esperar até à última jornada.

A 12 de Junho de 1978, hora de felicidade na «Invicta» com a conquista, pelo F.C.Porto, do título de Campeão Nacional da época de 1977/78. Os Nortenhos, nos derradeiros 90 minutos de um Campeonato competitivo e conflituoso, bateram um Sp. de Braga por 4 a 0, golos de Oliveira, Octávio e Gomes (2).
José Maria Pedroto andou em ombros (qual Matador após enorme faena/façanha de 19 anos no limbo), na festa do orgulho Portista redescoberto. Como não podia deixar de ser tinha de lançar a sua atoarda: «Passámos de Pombinhos Provincianos a Falcões Moralizados.» Dixit “O Zé do Boné o Maroto/Pedroto”!!!

Final da Taça de Portugal, no Jamor, entre o Sporting Clube de Portugal e o Porto, foi feita de cenas eventualmente chocantes no relvado e nas bancadas. O emapte a uma bola resistiu ao prolongamento e a decisão ficou adiada por oito dias (Finalíssima). Gomes adiantou o Clube BIMBO no marcador, mas Meneses empatou de grande penalidade (legítima), muito protestada pelos BIMBOS, os ânimos azedaram e os resto do jogo foram agressões, expulsões, picardias, acusações, um rosário de tristezas e mútuas acusações.
Na Finalíssima, o troféu caiu nas «GARRAS VERDES (2-1)». Desta vez não houve batalha no campo nem brigas nas bancada. Os golos foram marcados por Vítor Gomes e Manuel Fernandes para o S.C.P., pelos BIMBOS marcou Seninho. Este prestes a encetar nova vida, no Cosmos, pôs o dedo na ferida: «O árbitro entregou a Taça ao Sporting.». O árbitro desta finalíssima foi um tal de Mário Luís de Santarém, partiu nessa noite para a China, integrando a comitiva do Sporting. Como prémio, bradavam os do Clube dos BIMBOS!!!

Bibliografia, Jornais há época!!!

Jadscl

«Caro usuário, não sei se este seu artigo terá algo a ver com as

notícias, vindas recentemente a público, da possivel candidatura do filho do ex-presidente João Rocha, o qual tem o mesmo nome do pai ( e espirito santo não é de certeza, homem da noite e das discotecas com maior indice/grau de perigosidade na night lisboeta, aproximando-se das ditas lá da cidade Inbicta/BIMBA, como seria de esperar até nisso são os primeiros..., é "fogachada de fusca em punho" ou não fossem os seguranças membros da JuveLeo...???!!!, mas como é de bom tom "in" para alguns, nas boas familias...???!!!, acrescentou-lhe o Júnior!!!
Recuemos uns anitos no tempo, e lá por 1976 este anafadinho (já o era à altura), fundou a Juventude Leonina com o seu irmão Gonçalo o "Alourado" este último talvez da minha idade o outro é mais velho, já é cinquentão, mas adiante, nunca ficou conhecido lá na irmandade como "intejumente", que não o era de facto, talvez tenha ganho algum calo (como os macacos), com o tempo, não o vejo como sério candidato ao lugar embora não ponha em causa o seu grande SPORTINGUISMO!!! Boa, mas "BOA" mesmo, era a irmã do dito e filha do proscrito a "MAGGIE" para se candidatar a presidenta..., era uma loiraça de deixar qualquer um de "cara-à-banda"!!!»

Mas o tal de Rocha Júnior a chegar ao poleiro de presidente do «MAIOR o SPORTING CLUBE de PORTUGAL», não faria pior que este J.E.B. qual Nazi ou o ex-presidente Grandalhone que tem 4 filhos Índios/Lampiões um tal de F.S.Franco, terá genes de "el caudillo", que morreu a "taganir", conta-se que no último suspiro se borrou/cagou todo (mas como já estava parvinho de todo com a doença que o corroeu, só teve o que mereceu, depois do terror/mortandade que infligiu às gentes que odiavam este Fascista e o Fascismo por ele imposto!!!

Agora quanto ao meu conterrâneo Estremocense o "Paulinho Sérginho" o forcado que não era o da cara..., leva uma guia de marcha, para ir para lá quem já tivemos «Bentinhos; Caralhais; Peseiradas» talvez o "Jasus" esse sim é ou era Sportinguista todos os nomeados atrás eram infiltrados´dos do clube Índio/Lampião...???!!!

Já agora o problema, serão só os dirigentes o treinador ou será também mais de metade do plantel do Futebol Profissional, em que parte deles, até nos Campeonatos Distritais teriam dificuldade em jogarem...???!!!

De Jadscl