Paulo Bento, José Peseiro ou Fernando Santos? | Relvado

Paulo Bento, José Peseiro ou Fernando Santos?

 

Paulo Bento fez terça-feira, dia 20 de Outubro, quatro anos à frente do Sporting. É, de longe e desde que me lembro, o técnico que está mais tempo a ocupar o banco dos leões. É um treinador que se notabilizou por promover jovens! Fosse pelo clube estar sem dinheiro para investir, fosse por acreditar mesmo neles, a verdade é que já promoveu muitos jovens e hoje é o Sporting a equipa "mais portuguesa" da Liga.José Peseiro não ganhou nada no único ano em que foi o técnico do Sporting! Mas quem mais conseguiu levar o clube de Alvalade até uma final europeia? E quem esteve mesmo à beira de ganhar o campeonato? Mais importante, para mim, é o facto de ter posto a formaçao verde-branca a jogar o melhor futebol! Ele é, sem dúvidas, o meu preferido!Fernando Santos é um homem "certinho"! Sem grandes rasgos, mas também sem grandes desvarios. Não aposta em jovens e joga um futebol mais virado para a cobertura da sua baliza mas com eficácia.Qual preferem os relvas afectos ao Sporting? E os outros? Porquê?dragao13

Sporting:

Comentários [53]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Peseiro!

Pela simples razão que foi aquele que mais fez sonhar os sportinguistas, a todos os níveis daquilo que compõe o futebol. Perdeu tudo...mas podia ter ganho tudo. E isso só acontece a quem lá chega. A derrota na UEFA é quase um reflexo daquilo que foi a final do Euro para Portugal. Entraram com a lógica das favas contadas e esqueceram-se que de outro lado também estavam 11 jogadores. Aliás, nessa histórica caminhada, o pior jogo do Sporting foi precisamente a final...o que não deixa de ser inglório. Contudo, o futebol praticado pela equipa de Peseiro era brilhante. Não era sinónimo de constantes vitórias, mas era um futebol que levava pessoas ao estádio (ao contrário do futebol da equipa de...pois!). Como benfiquista, era um deleite observar o Sporting de então. Contudo, não tenho dúvidas de que Peseiro não devia de ser flor que se cheirasse. Somente uma personalidade forte conseguia fazer o que ele fez pelo SCP. As divisões do balneário, certamente motivadas pelos terríveis desaires, levaram a um despedimento que foi, à falta de melhor palavra, ridículo! Mas só o é quando confrontado com a situação actual do clube, em particular as relações estabelecidas entre equipa técnica e jogadores. O constante esticar da corda (será um elástico gigante) para Paulo Bento não encontrou contraponto com Peseiro, o que não deixa de ser tremendamente paradoxal quando analisamos devidamento a prestação de ambos. Aquele que mais fez sonhar o SCP é despedido passado um ano e pouco. Aquele que anda a transformar o SCP num pesadelo tem passe vitalício. Ou seja, nenhum dos dois pode ser verdadeiramente culpabilizado do quer que seja. A administração do Sporting é que tem de fazer as devidas introspecções e perceber o que é que verdadeiramente interessa ao clube. Quanto a Fernando Santos...não me pronuncio. Cumprimentos.

Fernando Santos

Não me digas que também achas que foi mais um infiltrado no reino das águias, do género poeta Artur, não?

Re: Fernando Santos

Não, muito pelo contrário. Não tenho é bem presente a sua prestação à frente do Sporting. Pelo menos não o suficiente para me pronunciar de forma coerente sobre tal. Cumprimentos.

Re: Fernando Santos

ok....estva a picar o amigo. Mas coomo avalias a prestação do F.Santos no teu Benfica? Eu cá fiquei siderado com a entrevista dele na rtp1 em que fazia alusão ao processo hilariante de contratação do Adu..... cumps

Re: Fernando Santos

Tenho uma opinião muito dúbia daquilo foi a obra do Engenheiro no Benfica. Para todos os efeitos, alguns dos jogadores que lá estão agora vieram na altura do Fernando Santos. Fiquei sempre com a sensação de que ele devia de ter tido mais tempo para implementar um fio de jogo estável e sólido; mais alguma margem de manobra para poder desenvolver um trabalho que, em teoria, sempre me pareceu coerente. E achei o seu despedimento uma anedota pegada. Essa entrevista que referes, sendo sincero, não me recordo dela. Contudo, e numa outra perspectiva, era um homem sem grande carisma, sem qualquer ponta de chama, chegando mesmo a roçar um estado de espírito sizudo. Não duvido que fosse um gajo lixado de se aturar, sendo bastante exigente (o Leo fez referência a isso após o jogo com o Espanhol), mas não criou grande empatia com os adeptos...e pagou isso bastante caro. De qualquer das formas, e à semelhança do que aconteceu com Peseiro, creio ter sido injustiçado. Saudações.

Re: Fernando Santos

Fernando Santos carrega e carregará para sempre o estigma de ter sido penta no Porto. Por isso foi, é e será injustiçado no universo slb. Se a isto acrescentarmos que ao Santos deram 1/3 do que deram ao jj...a qualidade é algo indispensável para a competitividade dos grandes. Convenhamos é que sai muito cara. Fernando Santos não teve esses milhões.No entanto acho que ambos possuem uma casa muito volátil. Veremos como correm as coisas. Eeeiiii....parabéns, 5-0.Enganaram-se ou foram assinalados 4 penaltis???

Re: Fernando Santos

Nunca defendi a saída do Fernando Santos...apesar de fazer parte daquele universo de adeptos aos quais não caia bem a sua personalidade. Hoje é difícil de avaliar a pertinência (ou ausência dela) da sua saída. Por outro lado, acredito que há que aprender com os erros cometidos, e se JJ conseguir colher os benefícios dos erros que têm vindo a ser cometidos, que seja! (Esta consideração faz de mim um gajo insensível?) E nem um penaltie, meu caro... :) foram 7 minutos para esmagar e tudo resolvido. Mas fora de brincadeiras...o Saviola e o Di Maria fizeram um jogo extraordinário. Assim dá gosto ver futebol. Abraço.

Agora o Peseiro virou São Sebastião, não?

Ainda recordo-me como se fosse hoje a forma como foram os adeptos e sócios do Sporting que praticamente arrumaram as malas ao José Peseiro para ir embora. Que contradição é esta? Não entendo esta necessidade de "sangria" por parte da equipa técnica do Sporting, quando há pelo menos umas 5 razões plausíveis para não o fazerem. Quem é que fará melhor no Sporting, quando:
  • os jogadores mais experientes (Caneira e Polga, por exemplo) ou estão lesionados, ou estão castigados, ou estão psicologicamente inaptos?
  • no onze titular actual, actuam pelo menos 3 jovens que na época passada jogavam nos campeonatos júniores pelo Sporting?
  • alguns dos jogadores mais importantes ou estão lesionados (Izmailov) ou estão em baixo rendimento (Vukcevic)?
  • alguns dos seus jogadores com mais potencial têm evoluído muito pouco (Djaló e Postiga)?
  • alguns dos seus jogadores prefere as noites e copos do que o treino e recuperação física (Grimi)?
  • Enfim... e ficam muitos outros motivos... já agora sabiam que o Paulo Bento ainda não conseguiu repetir o mesmo onze pelo menos 3 vezes consecutivas? Ah! E o facto de tê-lo feito não foi por uma questão de rotatividade, mas sim falta de outras opções!

    Re: Agora o Peseiro virou São Sebastião, não?

    Nem mais!!!

    Re: Paulo Bento, José Peseiro ou Fernando Santos?

    Bem resumidas as características essenciais de cada um dos três e da sua "obra" no Sporting. Concordo com quase tudo, menos com a preferência do autor do artigo. Não nos podemos esquecer que Peseiro saiu do Sporting na época posterior à tal "época dos azares" a que se faz referência. Por essa época, em que o Sporting jogava bom futebol e, embora bastante irregular, lá ia conseguindo uns resultados, não sairia certamente, porque o azar que o clube teve nenhum treinador evitaria. O pior é que Peseiro não deu continuidade a esse trabalho, antes pareceu um sol de pouquíssima dura e efémero, pelo que se viu da época seguinte... Curioso constatar que Peseiro saiu do Sporting sensivelmente por esta altura do ano, substituído por ... Paulo Bento. Nessa altura, a equipa jogava mal e era constantemente assobiada mesmo quando ganhava, exactamente o que parece estar a acontecer agora... :p De Fernando Santos não guardo grandes recordações, nem positivas nem negativas, o que não augura nada a seu favor. Considero-o demasiado banal e calculista, ideal para continuar projectos já bem estruturados, mas incapaz de lançar novos. Finalmente, de Paulo Bento muito poderá ser dito e tem sido nestes últimos tempos, precisamente porque é o que está há mais tempo à frente do Sporting e, como tal, aquele que poderá recolher mais aspectos negativos e positivos. Não vou estar constantemente a dizer o que penso do actual treinador do Sporting, apenas que não é bestial mas também nenhuma besta. Paulo Bento sofre da síndrome de ser o treinador actual, e, como tal, aquele que conserva os seus defeitos mais frescos e vivos na nossa memória, que, do passado, tem tendência a ir buscar preferencialmente momentos positivos. Que venha novo treinador (que parece ser a ânsia da maioria dos sportinguistas!) e, depois, quero compará-lo ao actual. Aí veremos as saudades que Paulo Bento é capaz de deixar...

    O melhor no Sporting foi Peseiro...

    Se é melhor do que o Bento actualmente, tenho sérias dúvidas, mas Peseiro foi injustamente escorraçado do clube. O Sporting lutou pelo título até ao fim e foi à final da Uefa. Nunca Paulo Bento conseguirá tal feito. O problema é que a ilusão deu lugar à desilusão e isso os sportinguistas nunca perdoarão o treinador pelo fracasso tardio. Por muito menos o Peseiro saiu de Alvalade. O Bento lá continua, sem campeonatos e sem finais da UEFA...

    Claramente F.Santos

    Aliás até acho muito mau gosto,tentar colar os outros dois nomes ao do "Engenheiro do Penta".Fernando Santos é um bom treinador,não resultou nos clubes da capital,essencial porque não alinha em paroladas,nem se agarra a lugares.

    Re: Claramente F.Santos

    Engenheiro do Penta? Parece-me que aquela obra de engenharia já estava bem avançada, foi mesmo só dar o aval final... ;)

    Re: Claramente F.Santos

    É o que faz ter um canudo,chega e assina o trabalho ,lol. Acho que é um bom treinador,sério,competente,com "tomates,agora por vezes faltava o chamado "golpe de asa". Cumps

    Re: Claramente F.Santos

    Comparo-o muito ao Jesualdo, por acaso. Treinadores ideais para o FCP, um clube com uma estrutura bem montada e oleada, cuja manutenção pode ser feita nas calmas e sem grande pressão. Clubes como Benfica ou Sporting exigem técnicos e não engenheiros... ;) Cumps! Parabéns pela importante vitória de ontem!

    Re: Claramente F.Santos

    "Engenheiro do Penta"??!! Ó Curva, com uma equipa daquelas, toda montadinha, até eu era campeão. Não estou a retirar valor ao Fernando Santos...mas daí até ele ser aquilo que os portistas pintam vai uma longa viagem. Abraço...e parabéns por ontem. :)

    Re: Claramente F.Santos

    Sabes bem que as coisas não são bem assim,além de que não nos podemos esquecer da boa Champions que fizemos.Onde fomos claramente roubados em Munique. No FC Porto não gostamos de ser ingratos,um treinador campeão no meu clube terá sempre o meu respeito. Obrigado pelas tuas palavras :). Cumps

    Re: Claramente F.Santos

    Mas falhou redondamente no Bi-Tri ;) e tinha um plantel fortissimo para ser campeão. Cumps

    Re: Claramente F.Santos

    Bi-Tri? És tu Manuel Serrão? Se não és porque não dizes hexa? Não entendo como uma "inteligência tão grande" como o Manuel Serrão faz a cabeça a alguns.

    Re: Claramente F.Santos

    Tu tens a mania das grandezas não tens? é que ás vezes parece, mais depressa mandas os teus bitaites(ooops referencia a outro grande cranio Portista o Prof. Bitaites) do que entras em dialogo para falar de assuntos que realmente interessam. Já agora estava numa de brincadeira ao dizer bi-tri e detesto o Manuel Serrão. Lamentável ;)

    Re: Claramente F.Santos

    Normalmente temos sempre bons plánteis.Ganhamos a Taça e ficamos em 2º. Cumps

    Re: Claramente F.Santos

    achas que resultou no Porto?

    Re: Claramente F.Santos

    A pergunta tem truque?

    Re: Claramente F.Santos

    não!

    Re: Claramente F.Santos

    Foi campeão é natural que tenha o meu respeito.Não me importava de o ver novamente no FC Porto :).

    Re: Claramente F.Santos

    Porra Curva! Chega! O Fernando Santos foi campeão no Porto é certo mas perdeu o sexto campeonato com uma equipa que tinha Deco, Zahovic e Mário Jardel! Fora tudo o resto o que inclui Jorge Costa, Vítor Baía, Aloísio e outros! Em três anos ganhou um campeonato e duas taças mas perdeu os outros campeonatos! Era um treinador tristonho, incapaz de galvanizar a equipa, e de ter qualquer golpe de asa em termos tácticos! Creio que em três anos não percebeu o que era ser treinador do Porto! Voltar ao Porto? Só se for para um jantar e uma homenagem simpática! Para treinador? Nunca!

    não sendo sportinguista

    posso dizer com toda a franqueza que não me recordo de melhor treinador nos leões do que Boloni. garanto que o SCP estava bem melhor com o romeno do que com o bento.

    Re: não sendo sportinguista

    O SPorting estava bem melhor com João Pinto, Sá Pinto, Jardel, Niculae, Pedro Barbosa, Quaresma , Hugo Viana, André Cruz, Rui Jorge do que com esta equipa. Sem dúvida que sim...

    Na próxima 2ª Feira, na Luz

    Nome Completo: Vasco António Moreira Santos Data de Nascimento: 31/08/1976 (33 anos) Associação: A F Porto Aí está um dos bonecos mais influentes da treta do tetra dos corruptos assumidos. Se recuarem até ao dia 1 de Dezembro de 2008, certamente se lembrarão de um dos vários jogos em que o Benfica podia embalar e cavar distâncias na Liga da época passada e alguém não deixava. Era a 10ª jornada, contra os chocos de setúbal, o Benfica já vencia por 2-1, faltavam 10 minutos para o fim do jogo e aconteceu isto. http://www.youtube.com/watch?v=85Ea6fwLd54 Recordo que na altura, o boneco deu a "lei da vantagem", isto é, não assinalou a sarrafada sobre o Reyes. Depois, uma vez que o centro do Jorge Ribeiro resultou em golo do Suazo, mudou de ideias e decidiu assinalar a tal falta sobre o Reyes. Já isto, por si só, foi escandaloso e podíamos ficar por aqui. Acontece é que o caceteiro do Sandro, dos chocos, já tinha cartão amarelo e com aquele lance tinha (e deveria, independentemente do golo ou não) de ser expulso. E não foi. E os chocos nunca teriam chegado ao empate, nos descontos, como acabaram por chegar. Com a ajuda do Quim, do Sandro que marcou o canto e do Vasco Santos que marcou o golo. 2ª feira, no Estádio da Luz, o monte de merda vai lá estar de novo. Espero que todos se lembrem disto e lhe seja criado o ambiente que merece. Já estou farto de gozos e roubos na própria casa. Saudações, sempre atentas, da Portela. P.S.: na corruptolândia, vai estar o artista e artífice da nossa única derrota na pré-época. Se bem se recordam, contra o Atlético de Madrid... http://oantitripa.blogspot.com/

    Re: Na próxima 2ª Feira, na Luz

    É só cassetes!