Eu voto Bruno de Carvalho! | Relvado

Eu voto Bruno de Carvalho!

Estamos já a poucas semanas das eleições no Sporting, e a cada dia que passa, ficamos mais esclareci
 

Estamos já a poucas semanas das eleições no Sporting, e a cada dia que passa, ficamos mais esclarecidos sobre as candidaturas.

Actualmente são seis, embora não acredite que sejam tantos os candidatos, que estarão a votos no dia 26 de Março. Tenho já uma opinião formada sobre todos eles, e nem mesmo possíveis nomes de jogadores ou treinadores me farão mudar de opinião, nesta altura.

Godinho Lopes é o favorito, porque tem do seu lado sócios antigos, e uma lista que só por si, lhe garante inúmeros votos. É o candidato claro da continuidade, está ligado ao passado recente e desastroso do Sporting e conta com o apoio de Roquette, Dias da Cunha, Bettencourt, Ricciardi, Rogério Alves, Nobre Guedes, alguns deles fazendo mesmo parte da sua lista.

Godinho Lopes é o pior que podia acontecer ao Sporting. Esteve na construção, quer do estádio, quer da Academia, gastando muitos mais milhões do que o previsto, esteve já envolvido em diversos casos, de supostas "irregularidades", tem como homens do futebol, Carlos Freitas que enquanto esteve em funções no clube, gastou 70 milhões de euros, e apenas conseguiu a apoteótica quantia de 5 milhões, e Luis Duque, um homem que no passado gastou mais do que devia, e que quando viu que já não havia dinheiro, bateu com a porta. Esta lista conta também com Paulo Pereira Cristóvão, que se "vendeu" por um "tacho". Se Godinho Lopes ganhar, será o fim!

Dias Ferreira é outro dos candidatos em quem não confio. Nas últimas eleições, até podia ter sido uma boa opção, mas quando lhe arranjaram um "poleiro", desistiu. Já no passado aconteceu o mesmo. Muda de opinião, como quem muda de chapéu, e inclusive é apelidado por muitos sportinguistas, de "cata-vento vira-casacas". Já esteve envolvido em processos, contra o Sporting, na condição de advogado, e tem como director desportivo Futre, um homem que já traiu o Sporting por diversas vezes, olhando apenas para o seu umbigo.

Zeferino Boal, não me parece que vá até ao fim, o mesmo se passando com Pedro Baltazar, que até se poderá juntar a outras candidaturas, talvez como investidor. São duas cartas, fora do baralho.

Abrantes Mendes só se candidatou, para poder continuar a dizer mal do que ganhar, na bola branca. Não duvido do grande sportinguista que é, nem tão pouco, que quer o melhor para o clube, mas um senhor que nos últimos 10 anos, só tem atacado e deitado abaixo o seu clube, não merece sequer ser uma opção minha.

Por tudo isto, já se percebeu que a minha opção é Bruno de Carvalho. Um homem jovem, mas que trará sangue novo e vida nova ao Sporting. Uma mentalidade muito diferente daquela que tem existido no clube nos últimos anos, e com um projecto claro e competente. É aliás, o único dos candidatos com um projecto oficial e visível a todos, tendo um site com tudo explicado. Terá um fundo de investimento, com faces visíveis e que serão apresentados a todos, terá uma aposta interessante e com um modelo que me parece correcto no futebol, apostará no ecletismo e modalidades, ou não fosse ele, um dos responsáveis pelo Hóquei, terá na sua estrutura, homens fortes e com passado sportinguista, sendo até ao momento o único nome conhecido é o de Augusto Inácio, mas mais se seguirão, não terá um director desportivo único, mas sim uma equipa vasta, de trabalho, de scout, que em conjunto com o treinador e presidente tomarão conta do assunto, e devolverá o clube a quem lhe pertence, pois que aproximar o Sporting, dos adeptos, dos sócios e dos núcleos.

Por tudo isto, e de forma clara e sem qualquer vergonha ou preocupações, digo: Voto em Bruno de Carvalho.

Sporting:

Comentários [68]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Na minha sincera opinião o

Na minha sincera opinião o candidato que mais me pareçe seguro dos seus principios e preparado para liderar o Sporting é o Bruno Carvalho.Tenho gostado da forma como se tem defendido dos ataques pessoais de Godinho Lopes.Defende-se com classe e pareçe tirar proveito desses ataques.Nota-se que é um lutador e uma pessoa combativa e de personalidade vincada.

Dias Ferreira apesar de ser uma pessoa que estimo e tenho simpatia, mas está acompanhada de muita nobreza de nomes já conhecidos da praça,que gostam muito de protagonismo e penso que não será bom para um lider estar rodeado de pessoas que gostam e têm necessidade exarcebada de concentrar atenções em si em prol do clube.Posso estar errado na minha opinião de mero aficcionado sportinguista, mas é a ideia que transpareçe,pareçendo mais uma lista da alta sociedade Lisboeta e dos grandes costumes.

Em relação ás tacticas eleitorais das campanhãs penso que as mais positivas são as de Bruno de Carvalho e de Dias Ferreira,enquanto que a mais negativa é de Godinho Lopes que nesta altura do Campeonato lança ataques de baixo nivel ao provávelmente mais bem posicionado candidato para a liderança do Sporting,sendo como é óbvio uma estratégia escolhida que não me pareçe que esteja a tirar vantagem dela.

O dia em que fui sportinguista!

Foi um dia inesquecível, e hoje aqui, devido a este manifesto apoio eleitoral, tenho o prazer de o recontar…
Era um sábado como outro, mas nesse, anunciaram-me uma banda musical que desconhecia e que não teme objecções, uma moda. O promotor ser, foi o meu adolescente sobrinho, excelente rapazola, uma réplica de seu pai, meu irmão mais velho. “Que saudades das escaramuças com os meus irmãos…”.
Cheguei a casa de meus queridos familiares, cumprimentei-os, mas nesse dia escutei um ligeiro (estou a ser contido) ruído que advinha do quarto de meu sobrinho, um sócio do SCP como o pai e quase toda a família e, que “enormes” seres humanos, é essa concepção que possuo deles. Dirigi-me a seu quarto, bati na porta, esperei, e como é óbvio… Com aquele “ruído”, jamais ouviria minha solicitação. Felizmente aquela faixa musical estava no final, bati uma vez mais, e escutei - entra tio.
- Desculpa estava a ouvir música, “granda” som.
Ao qual pensei, malditas gírias, e respondi:
- Sim, de todos os ruídos a musica é o mais suportável.
Ignorou obviamente minha insinuação, e pergunta-me:
- Conheces “kings of Leon”?
Eu replico honestamente:
- Não, era o que escutavas?
Ao qual responde de imediato.
- Sim, ouve esta faixa.
E eu, que apenas tinha curiosidade em saber sua performance escolar, acabei por fazer um esforço (que fora no futuro compensatório), e permaneci um pouco mais, no fundo pretendia “dar-lhe a atenção”, que eles na sua idade tanto clamam em silêncio, permiti dessa forma o divulgar de seus interesses a um adulto, assim como ele permitiu que eu reentrasse no mundo da adolescência. A banda chamava-se (chama-se) kings of Leon, “sui generis” diga-se, sendo o rapazola sportinguista, mas o que me estimulou particular atenção, foi a letra da faixa “amalucada” - “sex on fire”, escutei imóvel e foquei-me na letra até ao final, tarefa delicada, pois em simultâneo tive que me abstrair da”melodia” – ruído. No final, não podia ter ficado mais satisfeito com o convite de meu sobrinho, o interpretar daquela letra estimulou de imediato minha imaginação, ao ponto de “compreender” o significado de este acto eleitoral para o universo leonino, compreendi um pouco da ansiedade que o adepto Sporting actualmente possui, o seu estado emocional, face ao delicado momento de seu clube.

http://www.youtube.com/watch?v=hBQP5B1Kks4

Saudações

interessante

ouvido delicado

LOLADA

cumps

Oh Pá!!!

O Rijkaard é aposta do Dias Ferreira aka Zé Cambalhotas. O treinador do Bruno Carvalho, aposto eu que vejo a coisa de fora, será... Domingos Paciência.

Bruno de Carvalho

Sinceramente Bruno de Carvalho encontrou um treinador perfeito para o que o Sporting necessita um treinador com experiência bem alargada vasto curriculo entre ele 1 Liga dos campeões, muito bom na aposta dos jovens da cantera tanto do Ajax com do Barcelona (fez evoluir e apostou em Leo Messi Giovanni dos Santos Sneijder entre outros)
Frank Rijkaard penso que é um treinador à altura do Sporting mas tem de ter orçamento para transferências e salários dignos de grande em Portugal e na Europa porque o Sporting tem de ser um nome muito respeitado na Euriopa como ouvía-mos ser o FCPorto em sevilla ou SLbenfica em Estugarda
Se os 50 milhões são verdade penso que devem apostar primeiro na formação leonina e depois em comprar jogadores
Varrer escumalha de jogadores fora do plantel do Sporting que só atrapalham
Vukcevic, Saleiro, Izmaylov, Maniche, Pongolle entre outros

Sinceramente, acho que te

Sinceramente, acho que te enganaste nos jogadores a "varrer".
Vukcevic e Izmailov... varrer?!
Varrer Saleiro, Maniche, Polga, Grimi, Djaló, Pongolle, Cristiano, Pereirinha... Isso, sim!!

E, já agora, o Bruno de Carvalho ainda não tem treinador.

Calma com o Djaló

Olha que o puto, se levasse uns puxões de orelhas como deve ser ainda se aproveitaria qualquer coisa. Pode ser que mais uma permuta com o FC Porto dê em alguma coisa.

Aposto em Domingos Paciência como treinador do Bruno Carvalho.

Cumps

O Djaló, depois do Grimi, é o

O Djaló, depois do Grimi, é o pior jogador do plantel do Sporting.
Não domina UMA bola, é inconsequente 95% das vezes, não sabe fazer um passe, etc, etc...
Para correr - lá isso ele corre! -, temos o Obikwelu, que fez agora os 60 metros em pouco mais de 6 segundos!

Não tentes comparar com o Varela, porque o Varela sempre teve pés.
O Paulo Bento, esse enterra, é que não o quis. Mas já quis o Grimi por 4M, não quis vender o Djaló ao Colónia por 7M, quis renovar com o Pedro Silva, etc, etc, etc...

O Djaló é tão fraco que nem no porto - onde qualquer merda joga bem - rendia!!

Quanto ao treinador do Bruno de Carvalho, espero que não seja o Domingos, mas também não vai ser por isso que vou deixar de votar nele.
O corrupto do Godinho Lopes, esse amigalhaço do Bettencourt, do BES e do Millenium, é que não!!!

Grimi

Esse artista que até o Milan conseguiu enganar ;_))
Também nunca percebi essa da renovação com o Pedro silva, talvez tenha sido pela peitada que deu ao Lucílio. Se lhe ferrasse logo umas bofetadas nas trombas é que era de homem.

Não concordo com a tua ideia de o Djaló ser tosco de pés. O gajo anda é com a cabeça no corno da lua desde que se meteu com a Floribela, ou o caralho que o foda. Por isso é que eu te digo que era capaz de lá ir com uns puxões de orelhas.

Quanto ao bruno Carvalho, e vendo a coisa de fora, parece-me o candidato com melhores ideias. O Domingos é certinho na lista dele ;-))

Que o proximo presidente

Seja uma boa escolha,para bem do Sporting e seus adeptos

cumprimentos

EU TAMBÉM VOTO BRUNO DE CARVALHO!

O Boal não conta. Não tem projecto, sequer. Nem chega ao dia 26.
O Abrantes também não. Tem meia dúzia de pessoas que vão votar nele. Se chegar ao dia 26 já é muito.
O Baltazar, igualmente. Um gajo que quer acabar com o futsal... Por amor de Deus. Não vai ter votos, se lá chegar também.

Sobram, portanto, Dias Ferreira, Godinho Lopes e Bruno de Carvalho para o dia 26 de Março.

O Dias Ferreira esteve nas últimas direcções, apoiou o Bettencourt, apoiou as piores decisões dos mais de 100 anos de História do Clube.
Isso já bastaria para não votar nele, mas o Futre, esse cão, vaio ajudar.
Um BOM SPORTINGUISTA tem memória e NUNCA votará neste senhor.

O Godinho Lopes é o pior de todos.
Para além de corrupto (roubou tudo e todos, o Sporting, a própria Somague), é o candidato da continuidade desta miséria que foram os últimos anos.
É apoiado pelo Ricciardi (BES), pelo Rogério Alves (braço direito do Bettencourt) e por mais meia dúzia de pseudo-notáveis que mais não são do que uns chulos, uns medíocres sem ambiição desportiva, que querem mamar eles e dar a mamar aos bancos (BES e Millenium).
Com um corrupto mamão como o Godinho Lopes, vamos continuar reféns dos bancos, reféns dos interesses pessoais dele e dos seus "amigalhaços" e vamos continuar na merda vergonhosa em que estamos.
Preferia que ganhasse o Tino de Rans a este filho da puta ladrão corrupto que quase acabaou com o meu Sporting!

Depois há o Bruno de Carvalho, o nosso Presidente.

Por favor, Sportinguistas, vão lá votar neste homem, senão corremos o risco de ficar ainda piores do que já estamos!!

Casa onde não há pão....

Como é possível haver tantos candidatos para um clube infelizmente quase falido? Tanta gente com vontade de ser presidente, mas ainda ninguém disse aonde vai buscar o dinheiro que é preciso para recuperar o Sporting!... Esclarecam-nos, o Clube precisa de gente Séria mas com credibilidade ....

"Esclarecam-nos, o Clube

"Esclarecam-nos, o Clube precisa de gente Séria mas com credibilidade ...."
Acredite o futebol foi feito para pessoas que de sérias não têm nada é para chico -espertos e para os espertos..........quem não souber fazer batota não tem lugar nesta modalidade......sabe-se como funciona

"...gente Séria mas com

"...gente Séria mas com credibilidade ..."
Uma coisa te digo: o Godinho Lopes não é sério nem credível. É, sim, corrupto e oportunista!

Não o conheço

Até concordo com a tua análise sobre os candidatos, mas quem é o Bruno Carvalho? Garanto que eu e muitos Sportinguistas, n ão o conhecemos, que apareça mais, esclareça, fale do seu projecto, onde vai buscar o financiamento que o Clube precisa?

Devias ter visto o debate com

Devias ter visto o grande debate da SIC Notícias de há uns dias com os seis candidatos, no qual foi o destacado vencedor.
Devias ter visto o Jornal Nacional da TVI de ontem, onde ele falou muito bem.
Lê hoje a entrevista que dá n'O Jogo.
Se fores do Porto, ele vai estar hoje no Solar do Norte às 21h, ali ao lado de Campanhã.
Se fores do Porto, vai haver novo debate esta segunda-feira, no Vila Galé daqui, com os seis candidatos (já confirmados).
Há novo debate marcado na tv com os candidatos que ainda estejam de pé para, salvo erro, dia 20. Acho que na RTP.
Se te procurares informar, vais ver que passas a ter também a minha opinião.
Espero ter-te ajudado.

Ah!, quanto ao financiamento, os investidores vão ser apresentados oficialmente esta segunda-feira, ainda antes do debate que te falei, na sede de campanha dele, acho.

Abraço

“Ou corre com o Ricardo Costa, ou fazemos-lhe a vida negra”

Quinta, 10 Março 2011 16:57

Em entrevista ao Sol, o antigo presidente da Liga de Clubes, Hermínio Loureiro, denuncia pressões do FC Porto para “correr” com Ricardo Costa da Comissão Disciplinar. Uma entrevista imperdível...
Hermínio Loureiro deixou a Liga e concedeu uma entrevista ao Semanário Sol. As palavras do ex-presidente da Liga de Clubes tiveram pouco eco, o que não condiz com a gravidade de algumas afirmações. O Mentira Desportiva dá eco dessas palavras, que ficam assim eternizadas no espaço que eterniza a corrupção do FC Porto, as pressões e os agentes fiéis que agem em nome do clube.
A pergunta do jornalista Luís Rosa: “Valentim Loureiro ou Pinto da Costa nunca lhe disseram para controlar o que Ricardo Costa (presidente da Comissão Disciplinar da Liga) andava a fazer?”
A resposta: “A única pessoa que me falou do Ricardo Costa foi o Adelino Caldeira, vice-presidente do FC Porto, a 3 de Setembro de 2008, num almoço no restaurante Lusíadas, em Matosinhos. Ele foi clarinho e apreciei a frontalidade. Disse-me: ‘Meu caro, ou você corre com o Ricardo Costa e tem a vida facilitada ou vamos fazer-lhe a vida negra’. Certo é que não mudei a orientação de total autonomia que dei desde o início à Comissão Disciplinar. Desde esse dia que percebi que me iam fazer a vida negra e fizeram.
E porque quereria o FC Porto afastar Ricardo Costa? [a pergunta parece inocente, mas terá de ser feita para se obter o testemunho de Hermínio]. “Tem a ver com as decisões disciplinares do Apito Dourado, como é evidente”, respondeu. Hermínio Loureiro contou que Filipe Soares Franco, ex-presidente do Sporting, “também várias vezes sugeriu” que o presidente da Liga “substituísse o Vítor Pereira”.
Mas o episódio com Adelino Caldeira teve repercussões. Hermínio Loureiro manteve-se inflexível e gerou ódio no FC Porto. “A partir desse momento, aconteceram coisas absolutamente artificiais como a novela da entrega do troféu de campeão que levou o Porto a escrever uma carta ao secretário de Estado do Desporto a fazer queixa da Liga. O barulho que fizeram!”, conta Hermínio Loureiro.
O ex-dirigente da Liga lamenta que tenha passado a imagem de que a Liga não queria entregar o troféu ao FC Porto e fala de indisponibilidade do clube: “Esteve marcada a cerimónia e essa entrega não foi feita porque Pinto da Costa tinha casamento marcado com a senhora Filomena. Obviamente, se o presidente do Porto não estava presente, a Liga não ia fazer essa entrega. E Tiago Craveiro, secretário-geral da Liga, várias vezes falou com Antero Henriques (director do FC Porto) para tentar marcar uma data para a entrega do troféu, mas nunca havia disponibilidade. Criou-se a ideia de que a Liga não queria entregar o troféu ao Porto – isto cabe na cabeça de alguém?”
A entrega da taça acabou por acontecer, com episódios surreais... “Lembro-me também que, quando saí da sala para entregar o troféu, ouvi um diligente funcionário do Porto a dizer: ‘Desliguem a música! Desliguem a música!’. Era para se ouvirem melhor os assobios. Nunca vi entregar um troféu sem música. Foi original. Foi claramente uma história montada para criar problemas e desgaste, para fazer com que eu não fosse entregar o troféu. Para depois me acusarem de lá não ter ido. As pessoas conheciam-me mal.”
O Conselho de Justiça da Federação decide reduzir a suspensão aplicada pela Liga a Hulk e a Sapunaru e Loureiro demitiu-se: “Assumi as minhas responsabilidades. Não sendo jurista, entendi como uma enormidade a desproporção dos castigos aplicados aos jogadores Hulk e Sapunaru pela Comissão Disciplinar e pelo Conselho de Justiça. Não podemos confundir três jogos com quatro meses”, justifica.
Esta demissão “foi um grito de revolta”, mas também ela assenta em histórias estranhas. Foi Pinto da Costa quem deu conhecimento a Hermínio Loureiro da decisão do Conselho de Justiça, muito antes da mesma ser tornada pública...
“Sabe quem é que me ligou a dar nota da decisão do Conselho de Justiça? Não imagina. Foi Jorge Nuno Pinto da Costa. Fez questão de ligar-me para dizer qual tinha sido a decisão do Conselho de Justiça. Esta é a parte que posso contar desse telefonema”, revela Hermínio.
O então presidente da Liga garante que não sabia de nada... “Não estou com isto a dizer que o presidente do Porto tivesse tido acesso a inside information. Estava dentro do carro, e recebi um telefonema de um número que não tinha gravado. Atendi e ouvi: ‘Daqui fala Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto’. E transmitiu-me a decisão do Conselho de Justiça e depois disse-me um conjunto de coisas que não posso tornar públicas”.
“Porquê? Não são reproduzíveis?”, questiona o jornalista do Sol. “Não posso, não devo. Sei o que é publicável e transmissível, e o que não é. A partir desse momento, procurei confirmar a informação, pois havia muita contra-informação a circular – a RTP chegou a noticiar uma coisa à hora de almoço que não se veio a confirmar. Mais tarde, o secretário-geral da Liga de Clubes confirmou-me a decisão. Perante esta situação, ponderei sozinho algumas horas e decidi renunciar ao cargo de presidente da Liga de Clubes. Informei os meus colaboradores e solicitei a todos os titulares de cargos nos órgãos da Liga que se mantivessem em funções para manter a normalidade”.

E assim vai o futebol português...

http://www.mentiradesportiva.com/

Agora pergunto eu e as

Agora pergunto eu e as autoridades não se mexem????Ou fazem parte do grupo dos fieis????Isto é a máfia na sua máxima força que vai desde a politica`,à justiça ao futebol......Incrivel como pessoas desta laia ainda continuam á solta.O problema é que a magistratura não se condena a ela própria,porque se isso fosse possivel as prisões ficavam abarrotar..

Bonita história..

Herminio Loureiro explicou como foi inventado uma punição para algo que não estva contemplado na lei? Não.

Herminio Loureiro explicou como um castigo foi fundamento em escutas ilegais e um livro da Leonor? Não.

Hermino Loureiro explicou como um processo que levava meses teve conlcusão, menos de 24h depois do encerramento das inscrições? Não.

Herminio Loureiro diz como alterou completamente uma época desportiva? Não

Herminio Loureiro vai ser lembrado muitos anos.. E não pelas melhores razões..

Pelo menos um clube está bem agradecido a Herminio Loureiro, daqui a uns anos falamos...

OFF-TOPIC - Juniores FCP

Como sabem o FCP ganhou no último jogo 3-0 ao Sporting em Alcochete (excelente resultado) aplaudo a importancia que o site do FCP tem dado este ano ao futebol de formação, é importante cada vez mais importante valorizar a prata da casa espero que este trabalho tenha continuidade nos séniores, é certo que nem todos vão poder brilhar de azul e branco mas era bom se todos os anos saíssem 2 ou 3 jogadores com capacidade de jogar num futuro próximo no FCP.

http://www.fcporto.pt/Noticias/Formacao/noticiaformacao_futsub19ruigomes...

Cumprimentos

PS: Peço desculpa pelo off-topic

Grande trabalho do teu amigo...

..muito bem.A derrota em Guimarães é que não estava nos planos,mas acontece.

Cumps.

o jogo de Guimarães segundo

o jogo de Guimarães segundo me disseram foi muito atípico, poucas oportunidades para ambas as equipas e Guimarães apanhou-se a ganhar e meteu-se na defesa, num campo reduzido(como o de Guimarães) isso favorece bastante a equipa mais defensiva, seja como for grande trabalho do mister do Vitória também.

Às tantas, ainda vou ver o

Às tantas, ainda vou ver o jogo amanhã... ;)

fazes muito bem a ver se

fazes muito bem a ver se aprendes qualquer coisa ;) brincadeira lol

eu quero ver se daqui a 2 semanas começo a ver os jogos dele, não tenho tido oportunidade devido a uma fase surreal de trabalho.

Abraço

Aprender, aprender... aprendo

Aprender, aprender... aprendo aqui. Estou há meia-hora a ver isto e ainda me cai baba! :)

http://www.totalbarca.com/2011/matches/video-of-the-day-barcelonas-press...

Por acaso também gosto do

Por acaso também gosto do estilo de jogo do Barcelona se bem que por vezes é um pouco entendiante quando eles fazem posse de bola muito atrás e não saem do meio campo, mas compreendo que é a forma deles descansarem com bola.

Claro que ajuda ter um Xavi e um Iniesta para fazer a bolinha circular redondinha naquele meio-campo.

É uma coisa do outro mundo,

É uma coisa do outro mundo, este Barça é praticamente perfeito, está completamente noutra dimensão em relação a qualquer outra equipa. A mim não me aborrece, muito pelo contrário... Seduz-me como nunca nenhuma outra equipa me seduziu. Os gajos andam ali, super bem posicionados, a trocar a bola N tempo, com uma calma do caraças, até haver um adversário qualquer que saia de posição. A esse sinal, Xavi, Messi ou Iniesta desequilibram logo em tabelas e em 2 ou 3 segundos estão na cara do golo. Impressionante...

Há muito essa opinião sobre o

Há muito essa opinião sobre o futebol do Barcelona, mas sinceramente não consigo compreender como alguém acha esta forma de jogar aborrecida. Aquela capacidade única de jogar a 1 e 2 toques, em recepção orientada, sempre com uma capacidade quase implacável a nível na decisão e precisão do passe; a movimentação curta nas zonas de maior pressão de forma a terem sempre tempo de executar bem; a forma como a defesa consegue sempre sair a jogar mesmo por vezes altamente pressionada arranjando soluções diversas, seja com os centrais a baixar e a encostar praticamente às laterais, ou com o Xavi a descer entre os centrais; a pressão sufocante sobre o portador da bola e cortando as linhas de passe mais próximas, e feita de uma forma colectivamente brilhante. Enfim, é um sem-número de pormenores que tornam esta forma de jogar deliciosa. Colectivamente, não há, não houve, e duvido honestamente que alguma vez venha a existir algo semelhante no futebol.

Apesar...

.... de achar o futebol a nível de espectáculo chato, repara que aquilo é toma lá dá cá, e só de longe a longe é que alguém entra em finta e cenas do género de resto é futebol dito simples, mas muito rápido e posicionamento de jogadores fora do normal!