Dias da Cunha: "Há má vontade dos árbitros para com o Sporting" | Relvado

Dias da Cunha: "Há má vontade dos árbitros para com o Sporting"

Ao Relvado, o antigo presidente dos leões diz temer que o clube "seja prejudicado no início do campe
 
Dias da Cunha (ex-presidente Sporting)

Dias da Cunha não duvida que existe uma má vontade por parte de alguns árbitros portugueses em relação ao Sporting. Em entrevista ao Relvado, o antigo presidente do Sporting diz temer que o clube leonino seja prejudicado no início do próximo campeonato, "à semelhança do que ocorreu na época passada".

O antigo dirigente defende que o sistema continua a existir, frisando que "existe uma guerra surda entre FC Porto e Benfica na tentativa de o controlar".

No entanto, Dias da Cunha acredita numa boa época do Sporting, elogiando Godinho Lopes e Sá Pinto.

Relvado - Tem acompanhado a pré-temporada do Sporting? O que tem achado da prestação da equipa?

Dias da Cunha - Sim, tenho seguido dentro da medida do possível. Hoje em dia, devido aos meus problemas nos olhos, é muito mais fácil assistir aos jogos na televisão e não no estádio. Não pude por isso seguir o torneio do Restelo, mas vi o jogo com o Sheffield Wednesday [vitória do Sporting por 2-0] e gostei do que vi. Tem sido feito um bom trabalho de integração dos novos jogadores e estou convencido que o Sporting vai ter uma equipa competitiva, capaz de lutar pelo primeiro lugar no campeonato.

R - São conhecidos os problemas financeiros do Sporting. Está preocupado?

DC - Tenho noção da situação extremamente grave. E sei que o presidente Godinho Lopes tem um papel fundamental na matéria, na procura de alguém que faça uma injeção de capital. Não sei se o indiano e o chinês que foram contratados para a equipa B se inserem nesse sentido mas tenho a certeza que Godinho Lopes é o homem indicado para liderar os destinos do Sporting e procurar as melhores soluções.

Os reforços têm sido cirúrgicos e tem havido uma "limpeza" do balneário, com a saída de jogadores que estavam há demasiado tempo no clube.

R - Sá Pinto é o treinador ideal?

DC - Sem dúvida. Pela sua maneira de ser, conhecimento do clube, ligação profunda com os adeptos e competências adquiridas desde que deixou de jogar futebol, é o homem ideal.

R - Há alguns meses, em entrevista ao Relvado, criticou muito os árbitros, defendendo que alguns prejudicaram deliberadamente o Sporting no início do campeonato. Qual a sua expetativa para o campeonato que está prestes a iniciar-se?

DC - Infelizmente, temo que mais uma vez o Sporting seja prejudicado no início do campeonato. Na temporada passada, o que se passou nas primeiras jornadas foi uma vergonha completa. Bom, não só no princípio, mas em mais alguns jogos, o Sporting foi deliberadamente prejudicado. Quiseram atirar o Sporting para baixo na classificação e depois claro que foi muito difícil a recuperação.

Este ano não sei o que se vai passar, mas temo que volte a acontecer algo do género. Isto porque nada do que é importante foi alterado. A arbitragem não pode continuar entregue a ela própria. É inacreditável que os responsáveis da Liga, FPF e o Governo assobiem para o ar.

Esta situação foi denunciada há imenso tempo, em 2004, através do célebre Manifesto e nada foi feito, é uma vergonha! Fecharam a sete chaves numa gaveta as ideias para o setor da arbitragem que foram propostas por vários clubes, como Sporting, Benfica, Belenenses, Marítimo e mais oito ou nove clubes.

R - Por que ficou o FC Porto fora desse Manifesto?

Atenção que o senhor Pinto da Costa não estava contra nada do que era proposto, apesar de não ter assinado o Manifesto. Sei isso porque tivemos longas conversas sobre o assunto. No entanto, o FC Porto não entrou por culpa do Benfica, que na altura "deu cabo" do Movimento dos Presidentes, que juntava todos os presidentes dos clubes da I Liga.

O Movimento dos Presidentes foi posto em causa por culpa do Benfica e depois cada um foi para o seu lado. Foi depois disso que apareceu o célebre Manifesto, que logo foi colocado na gaveta, nem sequer discutido foi! Estão lá as medidas todas a aplicar para melhorar o setor da arbitragem.

R - E que alterações devem ser feitas na arbitragem?

DC - Olhe, posso dizer que o sistema hoje em dia ainda existe, como se provou na época passada. Quem são os rostos? É um sistema que é independente das pessoas... Mas para acabar com o sistema é preciso uma gestão responsável da arbitragem. O setor não pode estar integrado na Liga ou na FPF, tem de ser autónomo, tendo acima de si uma entidade que se responsabilize.

R - Qual ou quais os clubes que dominam o sistema?

DC - Sei que não é o Sporting! Aliás, o Sporting é o alvo principal dos árbitros, algo que já vem do meu tempo. É culpa minha, pelo facto do Sporting ter lutado contra o estado das coisas. Neste momento, existe uma guerra surda entre o FC Porto e o Benfica para controlar o sistema, mas não tenho dados que me permitam dizer qual dos dois detém a supremacia.

Sporting:

Comentários [39]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

PAH!

Pois há má vontade, o PPC que diga............ o assistente a quem ele mandou entregar os 2000 não colaborou! LOL

Este FÍFIAS da CUNHA é a RISOTA total!!

Senil da Cunha

A caminho de Alzheimer, essa linda terra.

Todos os que não abrem

a peida ao teu presidentesinho vão a caminho de Alzheimer. Já tu e os teus vão a caminho de...?

Concordo com a questão do "sistema"

Agora a forma que definiu para o destruir não. Quem quer acabar com o "sistema", nunca poderia ter estado ao lado do Pinto da Costa em tão variados momentos. O poder do Norte, em relação ao Centro, foi quase absoluto durante vários anos, daí o campeonato ganho pelo Boavista, com tantas ajudinhas. Depois vem o Benfica e começa a querer ganhar o seu espaço no "sistema" em vez de o tentar destruir, talvez porque também ganha algo com isso. O problema do LFV é o que Pinto da Costa sabe mais a dormir, que ele sabe acordadinho da silva. O Sporting, como se viu na época passada, leva por todos os lados. se abre a boca os árbitros sentem-se ofendidos e fazem greve (caso inédito na Europa do futebol), se permanece calado, é roubado a sangue frio. O Godinho Lopes também entrou por caminhos perigosos. Tudo junto faz do futebol português uma manta de retalhos, onde a corrupção e os interesses estão acima de tudo. Quem perde são os amantes de futebol, já o tenho dito...

saberá?

e o godinho? esse nem acordado nem a dormir...

Pronto...está o "caldinho" a refogar...

...o "Bobo" voltou...
De fato, é intrigante ler o que diz este senhor em algumas passagens nesta entrevista, como por exemplo a resposta à pergunta:
"Qual ou quais os clubes que dominam o sistema?"
(...)"Sei que não é o Sporting!"(...);(...)"Neste momento, existe uma guerra surda entre o FC Porto e o Benfica para controlar o sistema, mas não tenho dados que me permitam dizer qual dos dois detém a supremacia.(...)"
Ou ainda:
"E que alterações devem ser feitas na arbitragem?"
"Olhe, posso dizer que o sistema hoje em dia ainda existe"(...)
Mas a melhor para mim e que demonstra concretamente a colagem do Sporting ao Clube corrupto foi a resposta dada à pergunta:
"Por que ficou o FC Porto fora desse Manifesto?"
"Atenção que o senhor Pinto da Costa não estava contra nada do que era proposto, apesar de não ter assinado o Manifesto. Sei isso porque tivemos longas conversas sobre o assunto. No entanto, o FC Porto não entrou por culpa do Benfica"(...), ou seja, esta entrevista não é nada mais nada menos do que mais um ataque claro, ao Sport Lisboa e Benfica e ao seus dirigentes. Não passa de (mais) um movimentar de tropas e um "chamamento" geral, ao estilo de "musica" do 25 de Abril, para se começar a "cozinhar" este início de campeonato.
Este é mais um velho do Restelo ao estilo "Homem da terra" que era o Octávio Machado, o qual teve como apanágio a celebre expressão que este "Avô" teima em "relembrar" e que era "Vocês sabem do que eu estou a falar".
Este "velho" vir aqui colocar o Benfica ao nível corrupto do F.C. do Porto, é no mínimo perverso e altamente auto-humilhante, quer para ele próprio quer para a instituição Sporting Clube de Portugal. O que só prova que "este" Sporting vai entrar este ano novamente "colado" ao eterno "amigo" que é o F.C. do Porto. Já sabemos o que nos espera, tem sido sempre assim ao longo dos anos, daí o lema "contra tudo e contra todos".
O Homem que pensou o futebol serio, com critérios e disciplina, o Homem Dias da Cunha que tentou "realizar" o "grupo Sporting" e que lutou ate certo ponto contra o F.C. do Porto, transformou-se num ser chato e sem credito no futebol Português, semelhante a outros que andam (por enquanto) muito caladinhos ou foram calados, e só sabem dizer "vocês sabem do que eu estou a falar"...enfim...nada de novo quanto a ex-dirigentes deste Sporting, agora uma coisa tem que ser dita, e como Benfiquista que sou revelo aqui sem dramas o enorme sentido de "estado" ou se quisermos o desportivismo e porque não o alto profissionalismo que esta direção e este treinador do Sporting estão a empregar no dia-a-dia, como fazem prova as declarações do Presidente Godinho Lopes aquando da contratação de Rojo, e da responsabilidade que o Sá Pinto emprega nos treinos e jogos, que pelo que vi parece me altamente competente para o cargo.
Força Benfica, como sempre será contra tudo e contra todos...

“Era para isto que queriam que a gente controlasse a arbitragem”

...mas o PORTO na tua cabeça, continua a ser o corrupto...hirra...

não

é "fato" mas sim "facto". o acordo ortogra´fico não altera isso. se quiseres uma prova eu dou-ta!

foste violado

e de que maneira , e por mim , porque essa raiva toda tu pedis-te ou não foi ,não dizes que sou pedófilo ,aguenta seu cu ferido

?

aguenta o cu, seu pedófilo enrabado!

Não é meu timbre nem nunca será...

...Responder a respostas, ou responder a opiniões como alguns teimam em fazê-lo aqui no fórum, mas como se trata da Língua Portuguesa, queira o senhor saber que está registado no novo acordo a polivalência da pronuncia em relação a certo tipo de palavras que o compõem, ao acordo claro está, por conseguinte é fato ou facto como quisermos, que o senhor está redondamente equivocado.
Sem dramas, pois o que me chateia é o fato ou facto, de nem sequer pensarem que me possa ter esquecido do "C", ou de nem o ter no teclado, por avaria...por exemplo...

http://acordoortograficopt.blogs.sapo.pt/tag/facto+ou+fato

não,

é "fato" no brasil e "facto" em portugal, porque graças ao acordo ortográfico de 1990 as consoantes mudas desaparecem (são aquelas que não se pronunciam). ora, cá em portugal, o "c" de facto pronuncia-se, ou seja, não desaparece (não é uma consoante muda)! aqui está a prova:

http://www.portoeditora.pt/acordo-ortografico/duvidas-frequentes/duvida17/.

eu até tive uma cadeira em que dávamos o acorto ortográfico e tanto as folhas como o professor diziam que o "c" se mantinha. no brasil, antes do acordo, já eles escreviam assim (porque não pronunciam o "c"). em portugal e nos PALOP continua-se a escrever com "c". quanto a isso da dupla grafia, uma coisa é a dupla grafia no mesmo país e outra é uma palavra que em portugal e nos palop se escreve de uma forma e no brasil de outra! se esses sites dizem que cá em portugal o "c" de facto desaparece é porque estão errados (assim como os variados meios de comunicação, como a tv e sites, como este, e a generalidade das pessoas)! parece que quem teima no erro e está redondamente errado é o senhor, afinal de contas!

tens é uma cadeira

em queapanhas-te uma pubalgia bocal das mamadas,como falas és o rei da brochada , quando acordares , levas com isto , até vais espumar barriga de sida

?

"apanhas-te"? pois espumei, espumei... tu de fazeres tantos broches em cima de uma cadeira apanhaste sida!

*

* ortográfico

Lol... isto é para os dois

Lol... isto é para os dois comentários acima.

?

como assim?

Precisas realmente que eu te

Precisas realmente que eu te explique? Muito bem.
Para começar, o "pobre do homem" escreveu uma parede de texto para tu apenas tentares ensinar-lhe como é que se escreve uma palavra, já para não falar que se pode escrever das duas maneiras: http://www.youtube.com/watch?v=wYCavXzs52g (eles escreveram as duas opções da mesma forma, mas isso foi um erro).

Quanto à "wall of text" em si, eu só acho graça que um comentador na internet saiba mais do que alguém que já esteve ligado ao futebol (que de certeza sabe como é que as coisas funcionam). Não escreveu um único facto na sua tentativa de denegrir o que o Dias da Cunha tinha para dizer, usando termos como "Bobo", "este é mais um velho", "esta entrevista não é nada mais nada menos do que", etc, etc. Na minha opinião, este comentário pareceu-me ter vindo de alguém que se sentiu ofendido por esta entrevista, e não consegue ver coisas de uma forma mais objectiva.

na

verdade, facto escreve-se com "c" em portugal e sem "c" no brasil" chupa!

http://www.portoeditora.pt/acordo-ortografico/duvidas-frequentes/duvida17/

Não sei que parte em "pode-se

Não sei que parte em "pode-se escrever das duas maneiras" é tão difícil de compreender. Se calhar o pessoal que trabalha na RTP é uma cambada de ignorantes, e na verdade é o "Simpático" que está correcto.

Seja como for, esse link que mostraste não diz que que "fato" está errado. Aliás, o site da Porto Editora até tem o mesmo link que eu mostrei há pouco: http://www.portoeditora.pt/espacolinguaportuguesa/duvidas-da-lingua-port..., o que significa que a PE também concorda com facto/fato.

pois,

lá que esse erro já apareceu é verdade. agora a sério, eu já tive uma cadeira em que dávamos o acordo ortográfico e o meu professor não era propriamente mau e tanto ele como as folhas diziam que em portugal e nos PALOP se escrevia sem "c"! se não acredita, é consigo! sabe aquilo das consoantes mudas (que desaparecem com este acordo ortográfico de 1990)? que eu saiba, cá em Portugal soletra-se o "c" (daí não ser uma consoante muda)... quando se diz que tem dupla grafia, é porque no brasil se escreve de uma maneira e em portugal e nos Palop de outra, não quer dizer que se pode escrever de duas maneiras cá em portugal! realmente foi preciso que eu te explicasse... o que tem mais piada é as pessoas revoltarem-se com o facto de a palavra "facto" supostamente se passar a escrever sem "c" e dizerem que não se querem submeter ao brasil, quando na verdade se cotninua a escrever com "c" (cá em portugal). claro que não é propositado... mas sim, tanto este site, como outros desportivos e até de notícias, escrevem mal... até já fui banido (!) por dizer neste site num artigo da susaninha valente que "facto" se escreve com "c", mas mesmo assim eles continuam a escrever sem "c", por isso não há nada a fazer... pronto, os portugueses são burros, analfabetos e persistem no mesmo erro (não devem ter lido o acordo ortográfico)... será que tu o leste?

...

...

o

que é que foi? enganaste-te!

Tudo verdade...

Este senho põe a nú toda a podridão que é o futebol português. Era apodrecerem na prisão todos os culpados.

Realmente houve aí umas

Realmente houve aí umas épocas em que o Sporting entrou no campeonato com muitos erros da arbitragem, mas a época finda, sinceramente, não me pareceu, melhor, não me lembro. Estranho, estranho foi um amigo meu Benfiquista afirmar que o Sporting foi prejudicado no principio da época e eu não me lembrar de nada de nada de especial. Sensibilidades diferentes talvez...

Acho que esta conversa era um bocado escusada, falar dos árbitros nesta altura e sem motivo, não faz sentido.

não fáz sentido

esta coversa agora , então eu esqueço , o que os meus páis passaram e vieram para lisboa, o que passaram para singrar na vida , depois de o conseguir com muita fome e sacrificios de toda a espécie,éram aconcelhados a votarem num certo srº ou se sofriam as cosecuencias de não votarem , srº não fáz sentido é desculpar e quere esquece o que fazem ao sporting isso é que nunca , sabe os meus problemas que posso ver a ter aqui no forum , é por não ser lambe botas , não quer dizer que o seja , não sei se é do sporting , mas dizer que é não chega

Não é esquecer, longe disso,

Não é esquecer, longe disso, mas todas as palavras têm o seu tempo e local. Neste preciso momento não faz sentido este tipo de discurso. Até ver esta Liga tem muito recentemente feito bom trabalho com os árbitros, muito está em mudança e muito mais vai mudar e se o desporto não é mais sério já a partir desta época é porque a Federação tem bloqueado algumas das iniciativas da Liga.

Falemos quando temos de falar, mas não agora...

se não se falar, ou escrever, a história

não chegaria aos nossos dias ,seria mesmo esquecer,tudo o que fazem ao sporting , não posso ver jogadores a sair do sporting irem para outros campeonatos , não é por acaso que PAULO SOUSA ,BALAKOV- FIGO- DIZEREM QUE NÃO SABEM NÃO COMPREENDEM COMO NÃO FORAM CAMPEÕES NO SPORTING, tudo isto é estranho e confuso,, como ter de se fazer o luto nacional que foi a vergonha de um pais um clube ter de tomar uma atitude destas , como não se tem de falar todos os dias destas situaç~es , não não pode ser só o dias da cunha e espera que na próxima época , vão ser isentos . depois á 5 jornada já estamos a 8-9 pontos por culpa dos outros , e á 15 estamos a 15 pontos porque é dificil contariar a injustiça e perdemos por culpa própria ,, so lembro o seguinte , o 3º lugar deste ano foi retirado no principio e confirmado no fim , a 15 minutos do fim quem dizia que não ganhavamos ao porto, e se confirmava a vitória contra o braga, não é a não ida á prova máxima da europa ,pelo valores das receitas que podem ser 15 20 milhões é a não valorização dos jogadores , fico por aqui

De fato...

Só não vê quem não quer ou tem palas nos olhos como os burros, é evidente que se há clube prejudicado ao longo dos últimos anos, é o SCP! ARBITROS, tenham vergonha!!!!

pois,

é sempre o scp! corruptos! olha o ppc! "fato"? é bem, analfabeto! mais um (já vai em 3, pelo menos)!