Crónica: Para um grande Sporting... | Relvado

Crónica: Para um grande Sporting...

 

O Sporting carece também de redimensionar a sua formação. Não basta acalentar e fazer crescer as jovens promessas. É preciso incutir-lhes apego ao clube, torná-las capazes de enfrentar as exigências mediáticas do futebol, torná-las suficientemente fortes para escapar a agentes pouco escrupulosos. Enfim, existir uma maior preocupação com a formação do homem e não apenas do executante.A aposta na juventude deverá ser sustentada. Para além disso, necessita de uma visão ampla em relação ao mercado. Isso implica olheiros qualificados em zonas do mundo consideradas apetecíveis. O assédio aos jogadores mais qualificados deverá ser previsto com a enumeração de alternativas válidas que garantam um "continuum" competitivo. A juventude também deverá ser compensada com a existência de referências sólidas no plantel.Passemos à parte técnica. O treinador desejado deverá ser alguém bem conhecedor da dinâmica do clube. Deverá existir um projecto de continuidade, mas terá que apresentar um modelo de futebol atractivo (que consiga valorizar os jovens talentos que forem sendo formados). A estrutura da SAD deverá reunir elementos com grande experiência no mundo do futebol. Basta de "fatinhos" arrivistas em busca de protagonismo...
E que mais faltará ao Sporting?endhoscopy

Sporting:

Comentários [58]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Polémica...

A minha opinião é polémica, mas julgo que o clube estaria em condições financeiras excelentes para a médio prazo construir uma grande equipa. Para isso, apostaria na restruturação financeiras de Soares Franco que prevê a redução do passivo para 140 milhões de euros e depois, e esta é que é a polémica, vendia Rui Patricio, Moutinho, Veloso, Izmailov, Vuc, Polga, Tonel, Grimmi, Ronny, Abel, Tiui, Pedro Silva, Rochemback, Liedson, Djaló, Postiga etc, etc à melhor oferta, preservando apenas Caneira, Carriço e Adrien (porque estes dois se vão valorizar muito mais). Com a venda de todos estes craques o SCP encaixaria uma verba que lhe permitiria por o passivo na casa dos 20/40 milhões de euros. Apostava-se em jovens como Diogo Rosado, Diogo Amado, João Gonçalves, Tiago Pinto, André Marques, Pedro Mendes, Rabiu, Renato Neto, André Martins, Wilson, Rui Fonte (se o Arsenal o não comprar...), etc e em três ou quatro jogadores experientes em fim de contrato, como Jorge Andrade, Maniche, Seitaridis, etc. Desta forma, o clube saneava as suas finanças e começava a lançar jogadores que, em breve (duas/três épocas) estariam ao nível dos jogadores transferidos. Esta seria a possibilidade mais radical, que acabava de uma vez por todas com a politica de clube teso que não pode adquirir ninguém e tem de transferir para gerar receitas e combater o défice. Para quem já esteve 20 anos para ser campeão, se tiver que estar mais três ou quatro não faz diferença, desde que a médio prazo o clube seja financeiramente estável e, se calhar, lucrativo.

Re: Polémica...

Daí ou tinhas sucesso e eras considerado um génio ou falhavas e eras considerado um nabo da pior espécie...lol É arriscar muito e não vejo ninguém que esteja disposto a arriscar tanto..:P

Re: Polémica...

Mas risco de quê? De não ficar em segundo como aconteceu nos últimos anos? Como Sportinguista quero um clube ganhador, não quero um clube que ande sempre a contar os tostões para arranjar um Tiui, um Abel, um Ronny, etc esperando que jogadores de segunda se tornem estrelas. A verdade é esta, neste momento, salvo raras excepções, para se ter o bom tem de se pagar e bem. Quanto não custou Hulk, Lisandro, Lucho e Rodriguez ao FCP, por exemplo?

Já repararam que

Nenhum dos relvas Catedráticos de dois pontos comentou este artigo ... que pasa ,hombres?

Re: Já repararam que

devem estar a ver o duelo de tenis :) ou á espera dos jogos da uefa para comentar logo. Eu não estarei cá para comentar.

Re: Já repararam que

Porra pá, lá vieste tu estragar a minha estatistica ,eh eh Cumps

Ganda Sporting

eu para fazer um Grande Sporting precisava de ter um cu bem maior e tomar uma caixa de laxantes...

Re: Ganda Sporting

Já para fazer um Ganda Benfica qualquer cu serve e não precisam de laxantes porque parece que a "liquidez" por aquelas bandas é muita...lá nisso tens razão...;)

Re: Ganda Sporting

Sim, para vocês o que interessa é ser melhor que o Benfica :) Até disseste que ele tinha razão lol

Re: Ganda Sporting

Não sei onde é que isso está explicito ou inplicito...no entanto não te sintas "picado" ;)

Re: Ganda Sporting

Eu não, tu é que te sentiste :p

Primeiro que tudo...

precisa de ser campeão, depois "agarrar" os jogadores campeões e ir-lhes acrescentando qualidade. Precisa do apoio de todo e qualquer adepto(isto em contra-ponto ao que falas de acarinhar os adeptos), sendo que a maneira de pensar de alguns adeptos tem de mudar um pouco. Eu por exemplo até posso não ir com a cara de determinado individuo, mas enquanto defender o meu clube, vou reconhecer os seus méritos e não só os seus defeitos(embora não deixando estes de parte, claro está). Aprender que criticar, rebaixar e assobiar constantemente um jogador, vai afectar tanto o seu jogo dentro de campo, como o seu valor de mercado. Quem compra e especialmente os adeptos do clube comprador gostam sempre de saber o que os adeptos do anterior clube do jogador pensam dele e quer queiram quer não, isto vai afectar o seu valor de mercado. Por exemplo, quantos não levaram em conta que o Vukcevic no Partizan usava a camisola com o nº 1 depois de pedido dos adeptos? Ou melhor quantos não ficaram entusiasmados com o Purovic pelos rumores que se ouviam da sua qualidade? O próprio FCPorto vende alguns jogadores acima do seu valor no momento devido à grande "publicidade" positiva que os seus adeptos fazem aos jogadores. E quantos jogadores passaram pelo FCPorto que nem chegam a jogar e o FCPorto acaba por ter algum rendimento com eles? Já no Sporting se um jogador não joga, é porque não presta e é um flop e é um cepo, isto sem sequer terem visto o jogador jogar... Há que aprender a acarinhar os jogadores, porque mesmo que não sejam estrelas dão tudo para ajudar o clube e se não sabem mais, concerteza não é culpa deles. Se têm a ideia de "família Sportinguista" porque não integrar os jogadores nesta família, mesmo que o jogador esteja de passagem para acabar por ir para um Varzim(por exemplo)... Acima de tudo há que perceber, que adeptos e sócios e presidentes e afins não são donos do clube...o Sporting é uma entidade própria composta por vários factores do qual fazem parte, jogadores, presidentes e afins, equipa técnica, sócios, adeptos e todos, partindo de um principio de boa fé, querem o melhor para o clube, porque directa ou indirectamente, o melhor para o clube é o melhor para si próprios... Resumindo, antes de mudanças de direcção, de treinador e afins, jogadores e seja mais o que for, é necessário uma mudança na mentalidade do adepto comum. Só a presença dessa mentalidade permite criar a base para que tudo o resto mude.

Re: Primeiro que tudo...

urban eles não percebem que lutamos com menos meios do que os rivais e mesmo assim estamos na luta até ao fim , em vez de reconhecerem isso e fazer a união em redor do leão para cada vez sermos + fortes estão sempre no deita baixo. tenho de dizer que senti uma grande vergonha nos 7 -1 contra o bayern ainda por cima estive presente em munich e queria mandar foder tudo e todos mas passou e temos de olhar em frente. e para os lampiões e tripeiros nós nunca vamos ficar contentes com o 2 lugar !!!!! cumprimtos leoninos sporting até morrer!!!!!!!!

Re: Primeiro que tudo...

Obviamente que qualquer resultado negativo não é bom..ainda para mais se for a vergonha que foi ter sofrido tamanha goleada, mas faz parte da vida de um clube e nada se pode fazer para redimir o que já está feito senão tentar melhorar. A estratégia de começar a cortar cabeças à menor contrariedade não pode ser o caminho...se nunca deu resultado até ao momento, porque começará agora? Uma coisa de que os Sportinguistas se puderam sempre orgulhar foi do espírito familiar com que este clube foi erguido e que foi passando ao longo das gerações, mas o que se vê hoje em dia é uma divisão tremenda dentro do próprio Sporting. Como já ficou provado em confronto directo, não é o FCPorto ser mais forte que os faz ganhar, porque aliás tem-se visto um equilíbrio entre as duas equipas nesses confrontos, mas sim a capacidade de unir os adeptos em torno de uma ideia...mas isso são coisas que só os próprios adeptos podem recuperar. Lembro-me bem da forma como o Sporting ganhou o campeonato em 99/00...os adeptos puxavam todos para o mesmo lado e notava-se bem a diferença.

Estranha forma de vida.

Aquela malta do alvalixo tem uma estranha forma de vida e já não é de agora, já vem de há uns anos. É anterior à famosa reunião de notáveis sportinguistas em que um deles veio propor a união com os andrades para acabar com o Benfica. Olhando bem para a sua história… já remonta à famosa birra do neto do visconde que conduziu à fundação da dita agremiação. De quando em vez, vão-nos dando demonstrações públicas da sua estranha (há quem lhes chame diferente e há quem lhe chame subserviente) forma de vegetar no futebol. O antigo presidente Dias da Cunha foi escorraçado por ter cometido o crime menor de ter denunciado as décadas corrupção em que assentava o clube regional cujo dono é Pinto da Costa; mas essencialmente por ter, circunstancialmente, alinhado com o Benfica na luta pela verdade desportiva e consequente afastamento dessa gentalha corrupta. Como já alguém disse, isto sim, isto é um crime de lesa-juba. O Pinto da Costa chama bêbado ao actual presidente da malta do alvalixo e, como consequência, sentam-se lado a lado nos camarotes, riem, bebem, divertem-se e concertam-se para derrubar outro dos que ousou enfrentar a corrupção, Hermínio Loureiro. O bêbado faz o jogo do caquique, os andrades mostram indiferença e algures entre o Lumiar e Leiria meia-dúzia de ‘diferentes’ exulta com as migalhitas. Entretanto, o tal escorraçado Dias da Cunha diz numa entrevista que concorda com as palavras de João Gabriel, Director de Comunicação do Benfica. Imediatamente, há mosquitos por cordas, sapatos de vela a voar, insultos de elevada categoria, indignação e comunicados a pedir a excomunhão do antigo presidente. Assisto a tudo isto com a estranheza de quem não percebe um clube que louva quem chama bêbado ao seu presidente e excomunga todo o infiel que tenha a ousadia de reconhecer a razão que assiste ao Benfica; mesmo que esse infiel seja antigo presidente, mesmo que esse antigo presidente tenha sido o único de entre os rastejantes répteis a pensar com a independência de um felino. Sem dúvida, aquilo é um clube diferente. http://tertuliabenfiquista.blogs.sapo.pt/

Re: Estranha forma de vida.

Época após época, jornada após jornada, quando a equipa deles não consegue chegar ao primeiro lugar, alguns fundamentalistas, travestidos de jornalistas, útilizam o espaço que têm nos jornais e televisões para mostrarem o quanto odeiam o FC Porto. Como disse um dia Pinto da Costa, «O desejo deles é que o FC Porto desça de divisão». Mas parece que andam com azar porque, no lugar da descida tão desejada, vão sendo obrigados a engolir os títulos que o FC Porto vence todas as épocas. E por isso inventam casos onde eles não existem. Sendo que os jogadores emprestados pelo FC Porto têm servido para esconder muita coisa, até a falta de qualidade dos dirigentes dos dois clubes da segunda circular. Antigamente existia um acordo, entre o FC Porto e os outros clubes a quem os jogadores éram emprestados, que proibia a utilização nos jogos contra o nosso clube. Penso que éra um acordo justo porque, recebendo um salário que em alguns casos éra pago na totalidade pelo FC Porto, não seria normal que depois nos defrontassem e nos tentassem vencer. O problema é que os fundamentalistas não gostavam do acordo porque diziam que assim estavamos a roubar os melhores jogadores às equipas adversárias. Que por acaso até éram nossos. E de tanto protestarem, o FC Porto foi obrigado a mudar o que estava correcto e começou a autorizar que os jogadores defrontassem o patrão deles, que é como quem diz, o nosso clube. Mas foi sol de pouca dura e as criticas depressa voltaram. Normal. Os fundamentalistas vivem da critica ao FC Porto e sem o nosso clube para criticar tinham de ir trabalhar para as obras. O que só lhes fazia bem porque assim ganhavam o dinheiro honestamente, diga-se de passagem. Umas vezes porque os jogadores corriam pouco quando jogavam contra nós, outras porque corriam demais, outras porque...sei lá porquê. Nem eles sabiam. Embora continuassem a criar casos atrás de casos. Uma perdida de bola dava um caso, uma falta no meio campo dava outro caso, um pénalti falhado, mais um caso, uma má defesa, novo caso...enfim, os jogadores emprestados pelo FC Porto nunca podem errar contra nós. Até é aconselhável que errem contra os clubes dos fundamentalistas ou contra os outros clubes que ninguém se chateia mas contra nós estão proibidos. Não podem ser humanos e ponto final. Já os jogadores do Benfica e Sporting podem errar à vontade em todos os jogos, mesmo quando jogam e perdem contra o FC Porto, porque a culpa nunca é deles. Pode ser do azar, dos árbitros, do tempo, dos árbitros, do Guaraná, dos árbitros...mas nunca deles. E com os jogadores emprestados nem se fala porque é sempre tudo limpinho e transparente mesmo quando a gente vê que não é bem assim. E a partir de ontem existe um novo caso: o do minuto 58, altura em que Carlos Cardoso, treinador do Setúbal, mandou Bruno Gama e Leandro Lima tomar banho mais cedo. E tudo porque, três minutos depois, o FC Porto inaugurava o marcador. Óra bem, o que podia acontecer caso o Setúbal vencesse o encontro ou mesmo empatasse? O mais certo éra os fundamentalistas festejaram num qualquer hótel de Lisboa e baterem palmas ao treinador do Setúbal por ter conseguido travar o inimigo público. Sem o presidente do Benfica, claro, porque com 24 anos de filiação portista, Luís Filipe Vieira está mais habituado a festejar as vitória do FC Porto. Mas o FC Porto venceu. E por isso nasceu o caso do minuto 58. Segundo os fundamentalistas, o treinador do Setúbal errou ao tirar do jogo os dois melhores jogadores da equipa. Que por acaso até estavam emprestados pelo FC Porto. E é aqui que a porca torce o rabo porque, ao contrário do que aconteceu antes, desta vez as criticas vão direitinhas para Carlos Cardoso, treinador do Setúbal. Dizem que errou propositadamente para ajudar o FC Porto. Devem ter uma vida triste estes fundamentalistas da segunda circular. Carlos Cardoso é um adepto do Setúbal que está sempre pronto para ajudar o clube mas não tem um grande palmarés como treinador de futebol. Não é um José Mourinho ou um Jesualdo Ferreira. Ajuda por amor à camisola como ele diz e isso chega-lhe para ser feliz. Mas, até pelo amor que tem ao Setúbal, merecia ser respeitado por todos, principalmente por quem tem o dever de ser isento quando escreve nos jornais e fala na televisão. Errou ao tirar os dois melhores jogadores da equipa? Acredito que sim. Mas ao substituir dois atacantes por dois jogadores de caracteristicas defensivas, apenas tentou fazer o que todos fazem, defender o empate em casa do FC Porto. «O F. C. Porto tem outra argumentação e fizemos o que estava ao nosso alcance enquanto durou a nossa resistência». O Setúbal perdeu o jogo como muitos outros já perderam no Dragão. O Benfica e o Sporting também estão fartos de lá perder e mesmo em Lisboa têm perdido mais pontos do que ganham. E ninguém estranha. O FC Porto é superior a todos os outros, nos últimos anos tem dominado o futebol português, é Tri-Campeão nacional e prepara-se para vencer o segundo Tetra da história do clube. Quer dizer, em alguns jogos há quem estranhe mas quando as pessoas estão carregadas de clubite aguda não há nada a fazer. Até porque eles são assim: tristes e fundamentalistas. http://portogal.blogspot.com/

Re: Estranha forma de vida.

Artigo porreiro mas, ve la, nao caias na asneira de ser tao extremista como este Cromagnon-ix.

Re: Estranha forma de vida.

nem pensar nisso... gosto discutir futebol...e copiar artigos não é comigo..só que ja tou farto de ver os artigos deste gajo e vou lhe responder com a mesma moeda... cump

Re: Estranha forma de vida.

"vai levar no ........"fdp

Este Miguellx

Deve ser o relva que mais vezes o mandam ir apanhar no c......... Faz lembrar o Peseiro numa certa altura no Sporting eh eh

Moderado como despropositado...

Passar bem.

Para ser grande

So tem de aprender com o grande FCP! Mas nao e qualquer um que chega la! Tenho dito!

Simples:Competência!

A primeira medida é despachar o treinador.Deu troféus ao clube mas já há muito se percebeu que nem com bons jogadores consegue ser campeão e com os maus é aquilo que se conhece. E como é óbvio é impossível esquecer a forma como conduziu a equipa ás maiores humilhações da sua história na Europa,prefiro mil vezes ser arrasado em casa por um Gençlerbirligi ou um Viking do que ser comido à força toda por 12(!!!)numa eliminatória da Champions! Se voltarmos à Champions com Paulo Bento nem os clubes do Chipre nos respeitarão. Ponto segundo:por pior que o treinador seja com Abeis,Adriens,Polgas,Grimis,Ronnys,Tiuis,Romagnolis e Toneis não há génio que resista.Só este último já deve ter custado uns cento e tal pontos ao Sporting. Critério na escolha de jogadores, please! Relativamente à direcção já nem peço nada:os últimos 4 presidentes do Sporting foram Santa na Lopes,Roquete,Dias da Cunha e Soares Franco. Claro que perante este cenário dantesco ninguém pode esperar milagres...

Re: Simples:Competência!

+1 Interessante.

LOL

Vá lá...alguém neste espaço que me faz rir.

Re: LOL

O problema do teu clube,é ter poucos adeptos como tu.Adeptos que exigem a excelência e não se ficam pelos "segundos lugares" ou feitos históricos como ir "aos quartos de final da champions".

Re: LOL

Não me acredito que algum Sportinguista, lá bem no fundo fique satisfeito com um segundo lugar.O historial do clube exige muito mais. Isso são velhas histórias alimentadas pelo catastrófico jornalismo desportivo que temos em Portugal. Fez-se mais barulho pelo apuramento do Sporting para os oitavos da Champions do que pelas duas finais Europeias do teu clube em 2003 e 2004...na minha perspectiva chama-se a isso gozo. Rui Oliveira e Costa e companhia não representam nem 1% dos adeptos Sportinguistas,por muito que se diga o contrário.

Re: LOL

Deixa-o falar que ele não sabe o que diz.

Re: LOL

Tens a perfeita noção até por alguns relvas lagartos aqui do sitio,que a ideia que passa não é essa.

Re: LOL

Clones não contam para a estatística :)