Como é visto o Sporting pelo resto da Europa? | Relvado

Como é visto o Sporting pelo resto da Europa?

 

... como é que o resto da Europa vê isso?Um clube que já arrecadou milhões com a venda dos seus jogadores (no caso de Nani, Ricardo, Cristiano Ronaldo, Quaresma, etc...), como é que não consegue de certa forma afirmar-se na Europa?Será Paulo Bento o melhor treinador para fazer do Sporting uma equipa coesa e competitiva, em vez de seguir o critério de Lazlo Boloni de incluir repetidamente jogadores das camadas jovens? Não será a altura de correr mais riscos? Ou será o Sporting visto como uma "escola de formação" para os clubes mais ricos? Como é visto por exemplo o Ajax.eU™

Sporting:

Comentários [132]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Re: Como é visto o Sporting pelo resto da Europa?

quem?

Um clube respeitado

O ideal seria colocar essa pergunta a alguém que viva fora do país. Assim, será impossível averiguar ao certo qual a projecção internacional do Sporting. De qualquer das formas, o Sporting, avaliando apenas os três grandes, será o clube menos mediático fora de portas. Penso que esta opinião é unânime, não havendo aqui qualquer desconsideração pelo clube. No entanto, não será de admirar se muitos estrangeiros reconhecerem o clube de Alvalade pela sua capacidade de formar grandes jogadores. Apesar de menos mediático, é um clube conhecido por muitos, pela maioria, arrisco eu, dos verdadeiros seguidores da modalidade. Um clube respeitado pelos adversários, tal como os outros dois grandes.

Re: Um clube respeitado

Isso de perguntar a opinião sobre os nossos grandes a estrangeiros, já aqui falei tb. Tenho imensa curiosidade em saber o que pensam lá por fora do meu porto e comparar com o que pensam do Sporting e LSB. Entrava-se em blogs afectos aos principais clubes ingleses, franceses, alemães... Fazia-se uma espécie de questionário e colocavam-se aqui os resultados. Não tenho muito tempo, porque tou a trabalhar e só dou cá uns saltos de vez em quando, mas podias propor uma ideia do género para um artigo e vêr o que dava.

Re: Como é visto o Sporting pelo resto da Europa?

"Será Paulo Bento o melhor treinador para fazer do Sporting uma equipa coesa e competitiva..." Que outro treinador conhece melhor a realidade das camadas jovens e os seus jogadores? Não percebo as inúmeras criticas que se ouvem a Paulo Bento, até percebo, os treinadores são sempre os elos mais fracos. Mas quem tem autonomia no clube para comprar jogadores não é o treinador. É como dizes, jogadores a custo zero e a emprestimo não fazem um plantel, arriscar sim, mas isso não cabe ao Paulo decidir.

Como um clube ....

simpático

Um exemplo...

..Ismailov,tem o passe avaliado em 2,5 milhões acha caro? Eu não,até é muito bem comprado,Vukcevik mal comprado? não acho, exelente promessa e já tem mostrado condições de jogo muito interessantes,Purovic? marcou três golos e é o melhor companheiro de Liédson tirando Derlei,é certo que falha,mas deixa mais espaço para o 31 e é muito bom no jogo de cabeça,e á uns anos tinhamos Paulo Alves e ninguém reclamou,e até foi muito útil na "altura" portanto positivo,Gladstone? bom jogador não percebo a inadaptação,provavelmente pela exelente condição de Polga e Tonel,mas um clube tem que ter sempre três bons centrais,de maneira que respondido,os juniores? Adrien depois dos restantes é a resposta,falta Saleiro,Celestino e Zezinado para provar a minha teoria do junior,em que são onze contra onze e que um jogador é um jogador e um homem é sempre um homem,portanto em igualdade pode sempre provocar alguma surpresa (contra os mais pequenos hoje em dia é igual,nos derbys qualquer resultado é possivel),de maneira que a aposta em jogadores jovens (Ibrahim é exemplo e foi convocado pelo seleccionador da Nigéria) é bom e para continuar,acho eu!! E estão ai mais três. - Como somos olhados...como outro Ajax formador vendedor e empreendedor sempre com mais uma fornada na manga,mas tal como o exemplo atrás descrito,sempre á procura de jovens nunca olhando para a idade mas para a sua capacidade de jogo e qualidade,tendo falhado só o Sporting na não aquisição de um Adu,porque tinhamos com Vuckcevik,Ismailov Adu e J. Moutinho um meio-campo de luxo,mas como temos Veloso é ela por ela,e como se sabe,mesmo em teorias é proibido falar de jogadores do outro lado da segunda circular,como tal é isto. - Sobre a parte financeira...quem em Portugal tem dinheiro para tudo,FC Porto como segura Quaresma e Lucho ou Lisandro e compra Belushi e mantém Boletti,Benfica como mantêm Nuno Gomes ou um Luisão,compra Delgado eadquire também um defesa esquerdo para o lugra de Léo? É estranho e feio falar no Sporting sem falar nos outros,ainda mais com o exemplo de Boavista e outros que andam atrás de dinheiro e também nada,com um artigo no Correio da Manhã de saldos no também Boavista,sobre a REDBULL e coisas do género.Defacto muito suspeito...ou será por defeito sempre natural falar do Sporting? Perpectuado..ou não será inveja dos seus automatismos e soluções mais inovadores e práticas? Isto é que merecia artigo sim senhora... Sem muito a dizer... Saudações Leoninas WinstonSmith

Diz-se muita coisa

De um modo geral, é visto como um "underdog" que luta com as armas que tem, que nunca teve favores da sorte ou de ninguém, que leva socos após socos - e que se levanta sempre para continuar a lutar (as palavras não são minhas) Blog espanhol El fútbol es así de cruel. Trabajas la cantera con mucho mimo y sacas constantemente jugadores talentosos y de primer nivel. Se te los llevan. No importa: tienes en tu academia a chavales que pueden sustituirlos. Vuelves a empezar. Les das la alternativa en el primer equipo, les vas dando minutos para que maduren. Se convierten en titulares. El equipo funciona. Te metes en la Champions, siendo incluso mejor que un vecino que apuesta más por el talonario. Compites, le juegas de tú a tú a un equipo inglés que se te llevó a dos extremos excelentes a los que ahora admira todo el mundo. Te ganan, porque tienen más pegada, aunque esa pegada la hayas fabricado en tu casa. Bueno, qué se le va a hacer. Levantas la cabeza. Vas a Italia, juegas un partido digno pero vuelves a perderlo. Nada, otro día será, aún hay opciones. Ya vendrán esos romanos. Y vienen. Sacas un equipo atrevido, con mucha calidad, un equipo construido para ganar. Pero te la meten en la escuadra en el primer disparo a puerta. Te levantas, tus chicos son jóvenes pero también guerreros. Dominas, chutas, mereces remontar. Y lo consigues. Saboreas la gloria, un triunfo que te vuelve a dar vida, que alimenta tu sueño. Ya casi lo tienes, último minuto. Ellos ya no saben qué hacer, chutan desde su casa. Quieres evitar el gol, tu central la toca con la cabeza. No, no puede ser. Se mete para dentro. No, ¡horror! Empate, average perdido. Eliminación virtual. El fútbol es así de cruel. Jornal L'équipe, depois do jogo com a Roma, em casa: C'est très injuste, mais cela lui est arrivé trop souvent dans son histoire pour que cela relève du seule hasard." Traduzido: "É muito injusto, mas isso já aconteceu demasiadas vezes ao longo da sua história para poder ser considerado apenas azar" Revista francesa, sobre o futebol português em geral (com o título "Super Liga portugaise: putes, ménage à trois et futurs cracks" ) "Le club forme les meilleurs jeunes du pays, puis les vend très vite, de peur que la cote ne redescende. Nani parti, il reste en magasin le paire de milieux maison Moutinho-Veloso, du haut niveau bientôt disponible à la vente.

Diz-se muita coisa...

...mas é verdade.Obrigado Saudações Leoninas WinstonSmith

Re: Diz-se muita coisa

Só uma pequena correcção Hasard em francês não quer dizer azar, mas sim acaso, por isso uma tradução mais correcta seria "É muito injusto, mas isso já aconteceu demasiadas vezes ao longo da sua história para poder ser considerado fruto do acaso"

Factos acerca do Sporting Lisbon

1 - Tem uma tradição longa, até anterior à criação da Academia, na formação de bons valores no futebol. Para atestar isto, está o facto de alguns dos melhores jogadores de sempre em Portugal, terem sido made in Alvalade e não em Alcochete: estou a falar por exemplo de Futre e Figo. 2 - Coloca mais jogadores da formação no plantel senior, porque não tem a mesma capacidade financeira dos rivais, para comprar craques ou pseudo-craques. A atestar isto, está o facto de continuarem a existir apostas em Celsinhos e Purovics (para não falar nos Nalitzis, Kokes ou Buenos). Se fosse mesmo apostar na formação, o Saleiro ou o Varela, estavam neste momento em Alvalade. 3 - É um mito pensar que os jogadores são feitos em Alvalade. Como o Sporting não tem dinheiro para investir, acaba por promover estes jovens, que são um isco apetecível para os grandes da Europa. Mas provavelmente, se os jogadores ficassem em Alvalade, nunca teriam atingido os patamares da fama. A atestar isto, está o facto de jogadores como Futre, Boa Morte, Simão, Figo, Ronaldo, Quaresma, nunca terem ganho nada no clube e terem começado a sua fama, depois de saírem do Sporting. Os níveis competitivos que existem nos outros campeonatos europeus, o nível de treino, é que fazem jogadores como Figo ou Ronaldo. Ou alguém acha que se eles tivessem ficado em Portugal, atingiam o mesmo nível? Dou o exemplo do JVP, que quanto a mim tinha um potencial enorme, podia ter sido tão grande como Figo, bastava para tal ter saído na altura certa, para um clube como Barcelona. Alguém duvida, que se Rui Costa tem ido para Barcelona ou Milan, teria sido maior que Zidane? PS - Ó fank, ainda não apareceste, quando é que vens cá?

Re: Factos acerca do Sporting Lisbon

És uma personagem doente. Devias procurar apoio médico

Re: Factos acerca do Sporting Lisbon

É impressão minha ou alguém estava aqui a tentar comparar o Rui Costa com o Zidane?! Este delírio Benfiquista começa a merecer uma mãozinha dos fuzileiros.

Re: Factos acerca do Sporting Lisbon

Sim, que se há coisa que o Rui Costa foi no Milan, essa coisa foi ser maior que Zidane, sem dúvida. E, já agora, para atacar a formação do usam-se dois argumentos brutais: - O "o jogador não nasceu no Sporting, logo, não é formação do Sporting". Isto aplica-se a qualquer jogador que não tenha, pela 1ª vez, tocado numa bola já como atleta da formação do Sporting. - O "jogador fez-se jogador lá fora, num clube grande com ginásios para os jogadores terem mais músculos e chutarem com força". Isto também é giro porque, aparentemente, os jogadores deviam sair do Sporting com vinte e poucos anos (às vezes nem isso) e estagnar, não evoluírem nada. Aí sim, seriam jogadores formados no Sporting.

Re: Re: Factos acerca do Sporting Lisbon

Eu não ataquei a formação do Sporting, basta ver o ponto 1. Quanto ao ponto 3, é óbvio que parte do trabalho, é feito entre os 18-21 anos, altura em que o jogador ou dá o salto, ou passa a ser uma eterna promessa adiada. Quanto ao Rui Costa e ao JVP, o que eu disse, foi que poderiam ter sido, se tivessem saído para um grande clube, como fez Figo. Mas de ses está o inferno cheio...

Re: Re: Re: Factos acerca do Sporting Lisbon

Que é que queres oh palhaço?!

Re: Re: Re: Factos acerca do Sporting Lisbon

O Rui Costa durante toda a sua carreira nunca teve grande disponibilidade física, nunca soube fazer slaloms em corrida e finta, nunca soube cabecear uma bola, nunca teve pique. O pé esquerdo é cego. O Zidane a cabecear bolas deu um título de campeão do mundo à França e deu um coice ao Materazzi. Sempre teve bom porte físico e aguentou sempre os 90 minutos em todas as ocasiões. Drible, era a bola com cola nos pés dele. E jogava com os 2 pés.

custa ouvir a verdade e modera-se para baixo?

desafio aqui o artista que me deu a moderação negativa que me diga onde é que minto nete comentário. moderadores destes, os cobardes, deviam ser banidos deste site.

Re: custa ouvir a verdade e modera-se para baixo?

Já li aqui que o Rui Costa é melhor que o Figo, isto dito por vários lampiões.

Re: Re: custa ouvir a verdade e modera-se para baixo?

o Rui Costa não foi melhor que o Figo. Nem por sombras. Nem num milhão de anos.

Re: custa ouvir a verdade e modera-se para baixo?

Pelos vistos é assim, modera-se em vez de saudavelmente se debater...fizeram me o mesmo ao post que fiz para este artigo...

Re: Re: custa ouvir a verdade e modera-se para baixo?

é uma cobardia.

Re: Re: Re: Factos acerca do Sporting Lisbon

O FANK...ESSE ATE TEM O MAIL DEI-LHE A MINHA MORADA, E AINDA ESTOU A ESPERA DELE...É UM MEDIOCRE MENTIROSO...SO EXISTE ATRAZ DE UM PC É UM VIRUS, UM OTARIO! DORAEMON, EL GATO COSMICO!

Ainda muito verde.

Re: Como é visto o Sporting pelo resto da Europa?

quem?

Como um clube estranho de certeza!

Dizem-lhes que foi o clube que produziu Futre, Figo, Simão, C.Ronaldo, Nani,Quaresma. Que não quis Pepe. E depois vêem na Europa aparecer o Porto e longe a longe o Benfica. Que pensarão?

É visto como um clube de bairro

que tem um estádio apaneleirado...etc...

Re: É visto como um clube de bairro

Bem vindo de vós só vos podeis realmente falar de estádios porque a clube realmente deve ser tão dificel um Alemão pronunciar o vosso clube como tu pronunciares o melhor clube da Tanzania

O sporting nao atravessa

Um bom momento mas a nivel europeu e mais conhecido que o Benfica e Porto

Re: O sporting nao atravessa

Es parvo ou faste melhor que Porto e Benfica

sporting lisbon e não sporting clube portugal