Como vai ser o plantel do Sporting em 2011/12 | Relvado

Como vai ser o plantel do Sporting em 2011/12

As aquisições, os jogadores com guia de marcha e os emprestados que podem voltar a Alvalade
 

Godinho Lopes, recém-eleito presidente do Sporting, promete um leão forte em 2011/12. E garante que muito em breve irá anunciar reforços. "Podem ter a certeza que faremos uma grande época!", assegura. Mas afinal como vai ser o plantel do leão em 2011/12?

Domingos Paciência perfila-se mesmo para ser o treinador e o convite formal de renovação que lhe foi endereçado por António Salvador, presidente do Sp. Braga, não o deverá fazer mudar de ideias. Em Alvalade, o técnico de 41 anos irá reencontrar Carlos Freitas, velho conhecido que com ele trabalhou na cidade dos arcebispos.

Para já, existem oito nomes referenciados como reforços, mas Godinho já assumiu que nem todos virão. Até porque não é comparável o esforço que é necessário fazer para trazer Garay, defesa central do Real Madrid avaliado em 10 milhões de euros e com muitos pretendentes ou Rodríguez, jogador em final de contrato com o Sp. Braga e que já se comprometeu com os leões para a próxima temporada.

Para além de Rodríguez, também o sueco Wendt, lateral-esquerdo do FC Copenhaga e o avançado Bôbô, brasileiro do Besiktas, estão muito perto de Alvalade. E acredita-se que sejam os primeiros reforços a serem anunciados, até porque Rodríguez só será confirmado no final da época, pois o Sp. Braga é o principal rival dos leões na luta pelo terceiro lugar.

Zahavi, extremo israelita de 23 anos do Hapoel Telavive, já assumiu que tem um pré-acordo com o Sporting e deverá chegar a troco de um milhão de euros. Para o ataque, para além de Bôbô, os leões também estão a tentar as aquisições de Hugo Almeida (Besiktas) e Jô (Manchester City), mas estes processos parecem mais complicados.

No que respeita ao português, foi uma grande aposta do clube turco e com a saída de Bôbô, os seus responsáveis talvez não queiram ver partir outro ponta-de-lança. Quanto a Jô, apesar de muito pouco utilizado no Manchester City, é visto como um jogador de grande potencial e que tem um lote invejável de interessados, alguns dos quais em Ligas bem mais competitivas que a portuguesa.

No centro da defesa, para além de Rodríguez e do sonho improvável chaamado Garay, os leões estão atentos a Alex Silva, irmão de Luisão. Nos próximos dias, Juan Figger, empresário do jogador e que tem uma boa relação com o Sporting, deverá estar em Lisboa para tentar fechar o negócio. O brasileiro encontra-se cedido pelo Hamburgo ao São Paulo e caso venha para o Sporting, os leões deverão passar a ter o seu passe em regime de co-propriedade com o clube alemão.

Mais reforços

Caso não saia ninguém considerado importante no plantel, algo muito improvável, até porque o Sporting necessita de realizar um importante encaixe financeiro, Carlos Freitas irá certamente tentar ainda reforçar três posições. A de médio defensivo é uma delas, de preferência através de um jogador possante que se junte a Pedro Mendes, Zapater e André Santos.

Os leões procuram ainda outro médio-ala. Zahavi está certo nessa posição e Vukcevic deverá continuar, mas de resto, as incógnitas são muitas: Yannick pode sair se aparecer uma boa proposta; Izmailov é um caso à parte, em virtude dos seus graves problemas físicos; Diogo Salomão poderá ser emprestado para ganhar "calo".

É preciso ainda outro guarda-redes. Não para substituir Rui Patrício - será aposta total dos responsáveis leoninos para os próximos largos anos, a não ser que apareça uma proposta irrecusável - mas para competir com o jovem internacional português. Isto porque Hildebrand está de saída e Tiago, mesmo que renove por mais um ano, já não oferece garantias totais no caso de acontecer algo ao titular.

À partida existem apenas duas posições no plantel que não necessitam de ser reforçadas: lateral-direito e número 10. Na defesa, João Pereira está certo, restando saber se será feita uma aposta no potencial de Cédric ou na experiência de Abel, que nesse caso renovaria contrato. A meio-campo, Matías Fernández e Jaime Valdés são sem dúvida dos melhores jogadores do actual plantel e em Alvalade acredita-se no grande potencial de ambos. Por outro lado, Zahavi também poderá actuar nesse lugar.

Os dispensados

Ficou célebre a frase de Luís Duque, homem-forte do plantel do Sporting, durante a campanha eleitoral para a presidência do Sporting. "Preciso de um cheque e de uma vassoura". Por muito que Godinho Lopes venha agora dizer que não, é óbvio que Duque quis dizer que muitos jogadores do actual plantel estão a mais.

Na baliza, Hildebrand vai sair, pois nem ele está feliz no Sporting, nem o clube está satisfeito com o exorbitante salário que tem de pagar por alguém que não demonstrou ser alternativa credível a Rui Patrício. Tiago termina contrato, mas à semelhança do que tem acontecido ultimamente, até poderá renovar mais um ano. De resto, esta época correspondeu sempre que foi chamado a actuar, apesar de estar quase a completar 36 anos.

Na lateral direita, Domingos Paciência vai decidir entre Cédric e João Pereira, enquanto no lado contrário Grimi tem guia de marcha e Evaldo fica, apesar de estar a ser uma grande desilusão. No centro da defesa, Carriço é o único com lugar assegurado, isto se não aparecer uma boa proposta... Polga e Nuno André Coelho são para dispensar e a situação de Torsiglieri ainda não é certa.

No lugar de médio centro, André Santos, Zapater e Pedro Mendes são para continuar. Já Maniche, apesar da renovação automática do seu contrato depois de ter atingido a marca dos 20 jogos, não entra nas contas. A médio-ala são muitas as incógnitas, como atrás foi dito e a posição de número 10 é das poucas que não necessita de ser reforçada.

No lugar de ponta-de-lança, Saleiro será vendido ou emprestado e mantém-se Hélder Postiga. Bôbô está quase certo e ainda chegarão mais dois jogadores, não sendo líquido que sejam Hugo Almeida e Jô.

Os emprestados

Há ainda que contar com os jogadores que o Sporting tem emprestados. Apenas quatro parecem em condições de regressar a Alvalade. O central Nuno Reis, elemento de grande futuro, que está cedido ao Cercle de Brugge; Renato Neto, médio-centro brasileiro que representa o mesmo clube e que, quem sabe, até pode ser o elemento que se irá juntar a Pedro Mendes, André Santos e Zapater.

Ainda Wilson Eduardo, internacional sub-21 português extremo/ponta-de-lança que está cedido ao Beira-Mar; e Sinama-Pongolle, francês emprestado ao Saragoça e que como se sabe, foi a segunda contratação mais cara da história do Sporting, a seguir a Rodrigo Tello. Ou seja, não é um jogador que possa ser vendido ao desbarato, o que até pode obrigar a que seja aposta nos leões em 2011/12...

SPORTING 2011/12
Sporting:

Comentários [9]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O meu plantel era este (deixem-me sonhar)

Um sonho impossivel mas desejado.

Rui Patricio; Vitor Goiás; Bracalli

João Pereira (a); João Gonçalves

Torsiglieri; Coates; Alex Silva; Carriço (d)

Wendt; Duda (c)

Donadeli ; Petrovic

Renato Neto; André Santos; Izmailov (f)

Zahavi;Yassine El Ghanassy

Matias; Valdez (b)

Leto; Juan Albin

Bobô; Lacina Traooré; Funes Mori (e); Kleber (e)

(a) Caso saia, entrar Silvio

(b) Caso saia, Alex Teixeira

(c) ou André Marques

(d) ou Rodriguez;

(e) ou Rui Fonte

(f) caso esteja em condições

Equipa B

Vitor Goiás; Luis Ribeiro; Rafael Veloso (a)

João Gonçalves; Cedric; Leandro Albano

Mexer; Pedro Mendes; Nuno Reis; Nuno André Coelho; Miguel Serôdio; Eric Dier (a)

André Marques; Alex Quintulém; Rodolfo Simões (a)

Adrien; André Martins; Afonso Taira

Renato Neto; Diogo Rosado; João Mário (a); Zezinho

Peireirinha; Wilson Eduardo; Ricardo Esgaio (a)

Diogo Salomão;Owuso; Bruma (a); Altair Junior (a)

Rui Fonte; Balde; Carlos Saleiro; Cleber Pereira; Matheus Coelho; Betinho (a)

(a) Ainda juniores na próxima época por isso podem representar as duas equipas.

É um grande investimento? É.

Este investimento pode trazer retorno? Pode e a curto/médio prazo.

Escolhias o Domingos para orientar este plantel? Só se fosse a equipa B e mesmo assim tinha que pensar muito bem, agora aquele plantel só o punha nas mãos de um destes dois, Manuel José ou José Peseiro.

Este plantel é suficiente para conquistar titulos? Em todas as provas onde entre seria sempre um dos maiores candidatos a ganhar.

E a equipa B? Esta equipa B, com aqueles valores todos e bem trabalhada, é para ser a espinha dorsal do clube num prazo entre os 3 e 6 anos. Tem é que disputar a Liga Vitalis, um campeonato muito disputado, para ganharem aquela experiência e calo que lhes faltam ainda.

Eu sei que o Coates já foi vendido para o Brasil mas mesmo assim tentava ir buscá-lo.

Não quero que o Sporting tenha jogadores emprestados. Paga-se o empréstimo, paga-se os ordenados e, no fim, que retorno é que temos? Nenhum, valorizamos é os jogadores para proveito de outros.

Plantel de 26 jogadores o ideal nesta altura para fazer frente a toda a época e a todas as competições.

Eu posso falar de um jogador vosso

Vitor Golas. Grande, repito, grande Guarda-redes. Quem o tem visto aqui no Bessa sabe disso. Ainda é novo, em toda a época teve duas falhas (2 frangos), um deles infelizmente foi frente ao Tondela, mas tem sido sem dúvida o jogador mais importante da caminhado do Boavista. È bastante alto, forte, não perde uma bola com sai dos postes e bons reflexos. Ah e comanda muito bem a sua grande area, organiza bem a defesa. Ainda é novo, mas merecia estar no plantel.

Eu posso falar de um jogador vosso

Eu por acaso tenho acompanhado um pouco a época dele no Boavista devido aos jogos darem no canal Porto.

Nada do que tem andado a fazer me surpreende porque o conheço bem, sei quais as potencialidades que tem e, pelo que assisti, no principio de época nos jogos particulares que o Sporting fez.

Não ficou esta época no plantel do Sporting, porque alguèm (P.Sérgio?) teve medo de ficar com 2 jovens num posto muito especifico e de muitas responsabilidades.

Por acaso na minha opinião este empréstimo até foi bastante benéfico para ele porque o ajudou a crescer.

O que?

Quem e q tem salvado o sporting nas mas alturas... o Rui Patricio. Nos sportinguistas nao o deviamos condenar nem se quer, tentar vende-lo, pois, ele so tem 22 anos e uma grande promessa para o futuro, para alem de ser o melhor guarda-redes portugues e tambem a jogar em portugal.

Do plantel do Sporting dispensava muita gente

Dispensas/Vendas:

Patrício (Deve ter mercado para vender)
Hildebrand
Tiago
Torsiglieri
Caneira
Nuno André Coelho
Polga
Abel
Grimi
Maniche
Izmailov (Tá sempre lesionado é ver algum Russo dá uma maquia jeitosa)
Maniche
Zapater
Cristiano
Yanick
Pongolle (Vender)
Saleiro

Ficava portanto com:

João Pereira
Daniel Carriço
Cedric
Evaldo
Pedro Mendes
Matias Fernandez
Valdés
André Santos
Diogo Salomão
Vukcevic (Este tem muito talente pode ser que com o Domingos vá ao sítio)
Postiga

Contratações essenciais:

GR de jeito eito
2 Centrais de jeito
1 Médio Volante de jeito
1 Trinco de Jeito
1 Extremo Direito de Jeito
2 Plc de jeito

Subia um redes dos júniores e mais alguns das camadas jovens para dar os 23/24 elementos do plantel. Mas acho que estes 19 +1 dava para ter uma equipa competitiva.

Espero sinceramente que não

Espero sinceramente que não se dispensem jogadores vendáveis, mas que não se deixem ficar apenas porque não se conseguiu vender. Este é o ponto número um.
Confio em Carlos Freitas para tentar resolver estas situações, porque, para mim, foi a grande "aquisição" desta nova lista. Espero não sair defraudado mais uma vez!

E, sendo assim, eu gostava que se tentasse vender o Djaló, o Polga, o Carriço, o Polga (ou o Nuno André Coelho) e porventura o Rui Patrício (desde que seja possível "recuperar" Hildebrand e se arranje mais uma alternativa para a baliza). Isto porque eu não sou ingénuo ao ponto de acreditar que se faça boa maquia com vendas de Djalós ou Polgas e, se esta não for gerada, como se vai poder comprar algo de qualidade? (Eu não sei!!).
Grimi é para despachar, mas este eu nem sequer tenho paciência para esperar por uma possível venda (só se fosse a algum atrasado mental).

Na baliza, então, ficaria com Rui Patrício + 1 redes qualquer + 1 redes dos júniores ou com Hildebrand + 1 redes minimamente bom (do nível do alemão) + 1 redes dos júniores.

Na defesa, manteria Abel e João Pereira na direita, Evaldo + 1 defesa-esquerdo de boa qualidade para titular, NAC, Toriglieri + 2 defesas-centrais (1 deles de grande qualidade, um dos maiores investimentos).

No meio-campo tem que se correr com Maniche, dê por onde der (e agora, o que fazer, senhores inteligentes??) e chamar Renato Neto, que poderá ser o nosso "grande lançamento de 2011/2012". Pedro Mendes, Zapater e André Santos continuariam; Izmailov e Vukcevic seriam as grandes esperanças, manteria Diogo Salomão no plantel e Zahavi parece-me um criativo minimamente aceitável; Matías e Valdés também ficariam, claro.
No ataque, ficava-se com o Postigol, emprestava-se Saleiro (está a precisar de "nova rodagem"), tentava aliciar-se o Nuno Gomes (Lol, sempre gostaria de ver a dupla que poderia fazer com Postiga - mais realisticamente, regressa o Sinama) e + 2 avançados (1 mais do tipo "joga bonito" - Bôbô?, outro estilo tronco, estilo Hugo Almeida).

O treinador parece que vai mesmo ser Domingos. Desejo-lhe boa sorte, porque bem vai precisar!!

A meu ver

seria de fazer o seguinte.

Para venda, até porque é preciso dinheiro para investir.
- Rui Patrício (pode ir fingir que é uma esperança para outro sítio);
- Djaló (pode ir para os anos 30, quando o domínio de bola não era assim tão importante);
- Grimi (pode ser que se engane alguém, embora duvide. Se ninguém se deixar enganar, é de dispensar, sem hesitar);
- Postiga (se renovou, que o vendam, por favor);

Para dispensa:
Abel;
Polga (creio que terminou o seu tempo no clube);
Saleiro (empréstimo)
Tiago;

Ficava com os restantes, pelo menos para fazer a pré-época. Evaldo pode ficar, se for 2ª opção.

Como vai ser?

Bem isso não sei,agora do plantel ficava com:
-Carriço
-NAC
-André Santos
-João Pereira
-Matigol
-Izmailov

Especulação...

... e mais nada.

Agora somos todos bruxos?

Vamos esperar para ver, OK?