Cadete quer ensinar avançados do Sporting (exclusivo) | Relvado

Cadete quer ensinar avançados do Sporting (exclusivo)

Antigo avançado dos leões diz que faz falta trabalho específico para os pontas de lança. E mostra o
 
Van Wolfswinkel (SCP) e Nuno Coelho (Beira-Mar)
Lusa

Jorge Cadete, antigo jogador do Sporting, está obviamente apreensivo com o fraco início de época da equipa de futebol. Ainda assim, em declarações ao Relvado, defende que nada está perdido e pede o apoio dos adeptos.

"Não foi o começo de campeonato que os jogadores, dirigentes e adeptos queriam, isto depois de na pré-época a equipa ter demonstrado qualidade em alguns jogos, com alguns jogadores a mostrarem que foram excelentes reforços. No entanto, é preciso notar que chegaram 16 novos futebolistas e a adaptação por vezes não é fácil para quem vem de outros campeonatos e está habituado a outra alimentação, métodos de trabalho, clima, etc", realça.

Uma das lacunas apontadas a este Sporting é a falta de um "matador". Jorge Cadete aponta o dedo à pouca atenção que em Portugal se dá ao trabalho diário dos pontas de lança. "As grandes queixas dos treinadores no final dos jogos dizem respeito à fianalização, aos muitos golos que as suas equipas falham. O lugar de ponta de lança merecia um trabalho específico que infelizmente não se realiza no nosso país", defende.

Cadete não entende como é que em Portugal "todas as equipas têm treinadores de guarda-redes, não trabalhando os atacantes de forma específica".
Ao longo da sua carreira, diz que em Portugal só o fez no Sporting, "nos tempos de Bobby Robson". E recorda como era: "Eu, o Juskowiak e o Iordanov ficávamos muitas vezes a treinar a finalização, enquanto os outros jogadores faziam posse de bola".

No estrangeiro, garante que sempre fez "esse trabalho específico" por todos os clubes onde passou. E não esconde que gostaria de ser o responsável por essa área de treino no Sporting. "Ambiciono ser treinador principal, mas acho que poderia fazer um trabalho muito bom no Sporting nesta vertente. Gostaria de contribuir para o desenvolvimento dos pontas de lança que jogam em Portugal e ajudar a revelar outros que ainda não são conhecidos", frisa.

Árbitros prejudiciais

Cadete lembra que "muitas vezes não interessa como começa, mas sim como acaba", por isso pede aos adeptos "para conservarem o otimismo, apesar dos maus resultados". Isto porque, na sua opinião, "existe qualidade no plantel, sendo preciso dar tempo ao tempo".

O Sporting também se pode queixar de duas arbitragens pouco felizes nos jogos com Olhanense e com o Marítimo. O antigo avançado espera que tenha sido apenas coicidência. "O Sporting devia ter somado os três pontos com o Olhanense, se não fossem os erros da equipa de arbitragem. No caso até foram mais da responsabilidade dos árbitros assistentes do que do próprio árbitro... E com o Marítimo houve outra vez nítido prejuízo para o Sporting. Quero acreditar que se trata apenas de azar e que os árbitros também erram, tal como os jogadores e treinadores. Se não fosse apenas azar seria muito mau...", sublinha.

Falando do diferendo que opôs o Sporting à classe da arbitragem, o antigo avançado dos verde e brancos defende que "os árbitros deveriam admitir os seus erros e tentar melhorar as suas prestações, tal como fazem jogadores e treinadores, e não estar imbuídos de outro tipo de sentimentos".

Sporting:

Comentários [13]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Dinheirito não é?

O Cadete deve estar teso que nem um barrote e agora revela um Sportinguismo que esteve ausente quando "fugiu" do clube lesando gravemente os interesses do mesmo. Quanto á função que se propõe desempenhar no SCP, eu interrogo-me como vai ele conseguir ensinar aquilo que nunca soube fazer... Para tal, temos lá o Domingos que, para nossa infelicidade, sempre "facturou" muito mais do que o cadete. Ele que vá oferecer os seus préstimos ao Celtic que é, aparentemente, o único clube onde deixou saudades.

Boa Cadete.

O Cadete disse umas boas verdades e se damos "tachos" a toda a gente, porque não dar-lhe a ele um "tacho" útil?
É evidente que o trabalho de ponta de lança ou finalizador necessita de trabalho específico, mas sinceramente e ingénuamente, sempre acreditei que um clube como o SCP já tinha esse aspecto assegurado. Pelos vistos parece que não....

Eu posso traduzir...

"Alguém me dá um tacho?"

É verdade nao se treina a finalização

Meus amigos o homem quer poleiro e está mais que visto, mas disse uma verdade, não se treina a finalização em portugal!!!
Voces sabem o porque do barça jogar de olhos fechados??? Eles fazem aquilo sempre, a bola nas costas e sabem que vai aparecer la alguém, e têm de aparecer, sao muitas horas e horas de treino, mas resulta. Alguém ja foi ver os treinos em portugal. Metade a correnhar (que aquilo nao é nem correr nem andar) centros pra area, remates a entrada, etc etc.....somos basicos a treinar....o barça utiliza as taticas de futesal, muito passe e entra e bola nas costas do defesa, aprendam com eles por favor, TREINEM A FINALIZAÇÃO

E já agora aproveitem a maré

E já agora aproveitem a maré de dar tachos, e arranjem um bom treinador de guarda redes isso é urgente!!
Depois só falta outro para treinar os defesas e outro para os médios.....
Esperem...... e o Domingos? treina o que?
ahhh e depois podem chamar-me, eu irei treinar o Paulinho.... já que é tacho o guito faz-me falta....

será que o domingos paciência

não foi melhor goleador que cadete, caro amigo um avançado goleador não se ensina , já parte do adn desse jogador ser goleador , não há treino especifico para este tipo de jogador como não há para os médios como não para os defezas , o que há é ensinar posicionamento do jogador as desmarcações no dá e foge e procura de espaços vazios , há a rotação da bola em progressão com os jogadores em quadrado ou no minimo em triangulação , há o ensinamento dos jogadores a saberem fazer as compensações dos colegas , e há o mais importante que muitos jogadores não fazem por muito que certos treinadores o apliquem nos treinos que é os jogadores atacarem a bola seja avançadps ou defezas , não ficarem á espera que a bola chegue a eles ,, e aqui neste promenor os bons avançados quando executam bem passam a ser grandes avançados , se não vejamos e faço uma comparação para se ver dois estilos mas ambos mortais , falcão matador porque se antecipa sempre aos defezas manuel fernandes éra matador pela sua técnica em espaços pequenos , mas nunca recebia a bola estando parado como é o caso de muitos avançados , postiga corre muito mas corre ao contrário do liédson e do rui jordão , estes dois corriam sempre para a marca de pénalti ou remetavam ou arrastavam os dois centrais e depois abriam suavemente para o lado para ,, m. fernandes ou para derlei---- um avançado não se ensina nasce com ele estas capacidades ,, jardel uma lontra , mas a maldita bola parece que eram chamadas como por um ima ,, é assim um avançado .. o eusébio saia disparado ainda não tinha a bola , ele ia ao encontro dela com um missel , néne era o mesmo saber fazer diagonais para a área é para os grandes campeões ,, qual cadete , queremos é um avançado inteligente e felino daqueles que ainda os outros estão a pensar já ele está a festejar ,

Parece um pedinte, este...

Sempre à procura de tacho...

Porque é que não vais bater ao outro lado da Segunda Circular, senhor sportinguista?...

Sinceramente

Quer dizer deixamos sair os putos que demoramos anos a ensinar, agora vêem estes que AINDA TEMOS QUE OS ENSINAR, resumindo mais um ano daqueles para esquecer.
Volta Liedson estás perdoado.
Que boa noticia:
Ao que Bola Branca apurou, um outro jogador do plantel – Daniel Carriço - está a ser negociado

o daniel carrico?! bom

o daniel carrico?! bom demais para ser verdade... qual o clube interessado?
agora falta o polga e o evaldo

Este é que foi um avançado! O

Este é que foi um avançado!
O Sporting precisa de um avançado destes :)

LOL

Ao que isto chegou... :)

Abraço,
JC

Dedica-te à pesca, pá.

Dedica-te à pesca, pá. Foda-se, todos querem um poleiro.
A Renascença confirma Djaló.
http://rr.sapo.pt/bolabranca_detalhe.aspx?fid=76&did=170784

lol

lol