Bojinov só joga em Setembro | Relvado

Bojinov só joga em Setembro

Direção clínica do Sporting revela que o avançado apresenta "desequilíbrio muscular". Em Agosto, cum
 
Bojinov na mira do Sporting

Bojinov é um dos reforços do Sporting no qual os adeptos do Sporting mais expetativas depositam, mas até ao momento só alinhou durante escassos minutos em dois jogos, no estágio da Holanda. O búlgaro apresenta notórias limitações físicas, que foram confirmadas em comunicado pela direção clínica dos leões.

E não será nas semanas mais próximas que o búlgaro poderá ser visto em ação pelos adeptos, que terão de esperar pelo menos um mês.

"O jogador Bojinov, no decurso do presente mês de Agosto, seguirá um plano de treino específico, não estando prevista a sua participação em competição durante este período. Este programa individualizado será constituído por trabalho no ginásio, e também no terreno, e será efetuado sob a responsabilidade da Direcção Clínica, em articulação com o Departamento Técnico".

"Este tipo de trabalho já se iniciou e as razões que o ditam já haviam sido identificadas. Resultam da avaliação realizada à condição física do jogador. Trata-se de um desequilíbrio muscular que explica a lombalgia de esforço responsável pelo seu afastamento recente do programa regular de treino".

"Lembramos que este tipo de procedimento é comum e já tem ocorrido em outras épocas com outros jogadores. Trata-se de uma preparação baseada em treino específico e individualizado, realizada numa fase inicial da época, comportando também objetivos preventivos e de preparação integral para a competição".

A Direcção Clínica,
1 Agosto 2011


Sporting:

Comentários [13]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Mas

o que se passou no sabado apesar de ter sido feinho nao foi um verdadeirto desarstre eu gostava de dar mais um mes a equipa para comecar a dar uma maior opiniao mas nao deixa de ja ter uns pozinhos daquilo que pode ser. O izmailov ate pode ser um optimo jogador mas por favor ja temos exemplos suficientes de jogadores que nao vao passar de uma maca ocupada na enfermaria é cansativo ver estes erros serem cometidos.
Acredito na equipa e tou ja sem paciencia para esperar mais que este ano para ganhar qq coisa de importante.

Já estou a ver que vem ganhar

Já estou a ver que vem ganhar muito dinheiro para ser recuperar.......será um mantorras?será um sokota?chegou e mal jogou........o sporting tem que ter algum cuidado na escolha dos jogadores pois deve conheçer a sua fiabilidade....não se pode estar a contratar jogadores pagos a peso de ouro para só se poder contar com eles em 1/3 da época como aconteçe com izmailov´s, djalo´s.................espero bem que esteja enganado mas desde que está no sporting mal o vi,acreditem que já me tinha esquecido que ele pertencia ao plantel..........Cuidado com os jogadores que já vêm remendados cheio de pregos e parafusos.Estudem bem os seus históricos

Ainda falavam do Mantorras

Ainda falavam do Mantorras

Foda-se, mas depois eu não

Foda-se, mas depois eu não tenho razão? Compra-se jogadores podres, mantém-se jogadores podres, e depois como se quer fazer face às adversidades da época? Quer dizer, ainda hoje li num site que a dispensa de Jorge Gonçalves deveu-se também pelo facto de ele ser muito propenso a lesões, mas depois olha-se e mantém-se outros com o mesmo problema, Izmailov, e pior do que isso, compra-se outros com essa propensão. Este dirrecção é tal qual a outra: incompetente. Já não há pachorra para estes gajos, foda-se.

Realmente, como é que isto passou nos exames dos médicos, ou

então é para ver o que vai dar, só incompetentes, FODA-Se que é demais!!!

Curioso é ele ter o número

Curioso é ele ter o número 7.
Mas mais curioso ainda é que em 100 adepos 99 estão de acordo sobre certos aspectos: Carriço, Polga, Norte-Americano, Evaldo, Postiga, Bojinov, Yannick não prestam; que Salomão poderia ter ficado no plantel; Que são necessários um central e um avançado; que se tem comprado jogadores todos arrebentados e que não prestam; que Carlos Freitas compra muito mas com pouca qualidade; (e aqui e ali há um ou outro que tal como eu pensa que o Izmailov poderia ter sido depsachado, Matias a mesma coisa, e que Wolfwinskel não vale os 5 milhões que valeu), etc.
Esta unanimidade vê-se numa rápida passagem pelos jornais on-line, inclusive aqui o Relvado, Assim, eu indago-me: por que raio somos nós adeptos capazes de ver estas coisas e estes merdas não? Eu só posso ter uma respota: eles estão-se a cagar para esta merda, querem é chular algum dinheiro. Só pode.

Faz-me um favor.

Que mantenhas essa atitude derrotista, é contigo e eu já disse o que tinha a dizer. Que tenhas as tuas opiniões sobre jogadores, respeito sem ter de concordar.

Não me venhas é com essa da unanimidade à volta da tua perspectiva sobre as coisas, porque além da tua opinião não ser assim tão influente, também não tem muito de substancial.

Podes é, às vezes, estar na mesma corrente populista que muitos adeptos enveredam (não fosse o futebol um desporto de paixões), mas é um erro contemporâneo confundir uma multidão que partilha de uma mesma ideia com uma boa ideia, nem sempre se dá o caso de uma e outra serem a mesma, mas a primeira vende sempre mais.

Por isso eu não creio ser 1 em 100, mas sim um adepto sportinguista que ficou naturalmente desiludido com o jogo de apresentação, mas que mantém a crença de que se o grupo continuar a trabalhar unido e motivado poderá alcançar resultados que nos orgulhem como adeptos.

Quanto à notícia em questão, acho muito bem que se adopte esta perspectiva conservadora, que de resto já foi adoptada com o Luis Aguiar, de preparar os jogadores fisicamente para um ciclo, e não forçá-los a corresponder longe do seu ideal físico. O plantel tem profundidade e pode fazer-se a gestão destas situações com vista à recuperação plena do jogador.

Os factos estão aí: vasculha

Os factos estão aí: vasculha os jornais on-line, ouve os adeptos sportinguistas e vê se eles não são unânimes sobre várias coisas de que eu falo. E mais factos há no próprio Sporting, como o caso desde gajo. Se tu te contentas com a compra de um aleijado, seja, é contigo. Se tu te contentas com a dispensa de um jogador como o Salomão e a permanência de Yannick, seja. Se tu te contentas com o miserabilismo dos centrais, seja. Se tu não vês, ou tens dificuldade em ver, que Carlos Freitas sempre que está no Sporting compra muito e com pouca qualidade, seja igualmente. Não me venhas é atirar areia para os olhos como se eu estivesse errado e tu certo, dizendo que eu não digo nada de substancial. Porque se falta substância aqui é ao teu argumento. É fácil dizer que eu sou uma maria-vai-com-as-outras, mas difícil é debater os meus argumentos. E por que o é? Porque os factos estão à vista.
Dizes, que eu posso, às vezes, estar na mesma corrente populista, e esqueces-te de que eu estou desde o início a falar mal desta direcção. Um esquecimento é um esquecimento, uma omissão propositada é na tentativa de virar os argumentos em teu favor. Fora o caso! E da mesma forma que me acusas de poder estar a enveredar pela corrente populista, o mesmo pode suceder contigo quando defendes o clube sabendo que a política seguida não tem sido a melhor: de resto, é mais fácil ver um seguimento de uma corrente populista na tua defesa do clube, porquanto apelaram para a união e vai daí 'vamos todos apoiar nem que se esteja a fazer merda', do que ver em alguém que desde o início se opôs. Como em tempos, creio que a ti, dei exemplos sobre política, torno-o a dar: é muito fácil ir na verve dos ditadores e apoiá-los sabendo conscientemente, até, que eles estão a cometer assassínios hediondos. Tu foste nessa verve de que é preciso apoiar, que é preciso união, entrando numa cegueira que naturalmente vos não permite ver, e o resultado está à vista. Os sucessos do Sporting não dependem da união, mas da competência.

Concerteza: factos.

Facto: O Sporting ainda tem 1 (ou 2) jogo de pré-temporada antes de começar a época.
Facto: O Sporting tem 50% do plantel constituído por novas entradas.
Facto: O Sporting tem jogadores com menos de uma semana de trabalho no clube.
Facto: No futebol de alta-competição é necessário algum tempo para obter fluidez e automatismos, quase 10 anos (entre formação e equipa principal) no caso ímpar do Barcelona (não que esteja a usar como meta de uma equipa mas para que se perceba que algumas coisas só acontecem com tempo, independentemente da qualidade dos jogadores).
Facto: O Carlos Freitas é o único profissional de futebol em Portugal que foi conduzido ao cargo de director desportivo de um clube não português.
Facto: O Carlos Freitas, como director desportivo do Braga, demorou uma época e meia a dotar a equipa de qualidade suficiente para que esta finalizasse o campeonato em 2º. Alguns dos jogadores que ele contratou foram peças fulcrais na grande caminhada europeia da época passada.
Facto: Eram 50 mil almas em Alvalade. Foi um balde de água fria? Foi. É o fim do mundo? Não. Os adeptos estão com a equipa e é isso que importa. Treinadores de bancada que hoje dizem que a equipa é a melhor do mundo e amanhã não presta para nada é o que não falta. O que interessa é estar no estádio a puxar pela equipa.
Facto: A contratação do Bojinov foi avalizada pelo Departamento médico do clube. Para contestar uma decisão médica é preciso mais do que verborreia.
Facto: O Salomão foi contratado com 22 anos a uma equipa da IIB, tem atributos físicos? Tem. Tem voluntarismo e determinação? Todos fossem como ele. Tem cultura táctica? Não. Tem conhecimento do que é o jogo sem a posse de bola? Não. Tem qualidade para segurar a ala esquerda durante uma época, ou ser alternativa nº1 de uma equipa que não pode ficar a 30 pontos do primeiro? Não. A decisão técnica de 2 treinadores diferentes prova-o.
Facto: Mesmo sendo quem é, um jogador com algum talento mas sem resiliência mental para aguentar um pico de forma, o Yannick foi o segundo melhor marcador do Sporting na época passada e na última jornada garantiu o 3º lugar do SCP.
Facto: A qualidade dos centrais pode-se avaliar pelos golos sofridos? Então os da época passada eram tão bons como os do 2º classificado, sendo que nenhum deles é presentemente internacional brasileiro, nem nenhum deles foi por 30M para o Chelsea. A isto acresce de a defesa da época passada sair reforçada com um jogador com atributos ímpares, e um internacional peruano de qualidade reconhecida.
Facto: A defender a 5m da linha de meio-campo contra a 3ª melhor equipa espanhola só tendo defesas das outras duas...

E podia estar aqui a noite toda, a dar-te factos de graça, porque nem rebater um argumento teu posso fazer porque pura e simplesmente, não os apresentas.

Evocas uma pretensa unanimidade de opiniões e falas de factos, sem apontar um que seja. Clamas ter argumentos, mas o que eu leio são especulações espúrias, que respeito enquanto opinião, mas que não têm nem estrutura nem qualidade para se apresentarem como tal.

Ao menos não se dá o caso de te pagarem para as produzires, há quem faça bem pior como modo de vida.

Finalmente acusas-me de seguidismo, pois bem, nisso tens razão. O meu seguidismo vem daqui:

"O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL tem como fins a educação física, o fomento e a prática do desporto, tanto na vertente da recreação como na de rendimento, as actividades culturais e quanto, nesse âmbito, possa concorrer para o engrandecimento do desporto e do País."

e daqui:

"Os sócios têm por deveres:
a) honrar o Clube e defender o seu nome e prestígio;"

Presidentes? Somos Sportinguistas por livre e espontânea vontade, elegemos orgãos sociais nos termos dos estatutos em vigor para que se possa fazer a condução do clube, uma vez finalizadas as eleições importa que cada atleta, funcionário, sócio e utente cumpra o disposto no seu compromisso (seja contrato, seja regulamentos de utilização de equipamento, seja as quotas...) mantendo presente o simbolismo e orgulho que é fazer parte da família Sportinguista.

A sectarismos como o teu só digo o seguinte: ou vives o teu clube com aqueles que se identificam por um mesmo ideal ou então é melhor fundares uma outra colectividade (palavra chave: colectividade...).

E Viva o Sporting!

P.S. Nunca te acusei de seres incoerente. E isto não é necessariamente um elogio.

Facto: O Sporting ainda tem 1

Facto: O Sporting ainda tem 1 (ou 2) jogo de pré-temporada antes de começar a época. E que me importa isso? Eu por acaso estou a falar em virtude desta derrota? Não! Eu estou a falar, e já há muito, contra esta direcção. Mesmo que ela obtenha sucesso a minha opinião não muda em relação a ela.
Facto: O Sporting tem 50% do plantel constituído por novas entradas. Serve a mesma resposta de cima. Com um acrescento: eu não quero saber se tem mais ou menos jogadores: a necessidade de mudar metade do plantel era mais que necessária. O que me importa, e fora isto que me levou a comentar esta notícia (caso te não lembres), é que esses jogadores comprados tenham talento, dêem o máximo pelo clube, e sejam competentes. E como se vê, pelo pouco que já se pôde ver, apenas três parecem ter de facto taleno: Rinaudo, Schaars, Rubio, e eventualmente Carrilo. Mas mesmo estes podem não resultar em nada doravante. Assim, neste momento, prefiro estar reservado, menos quanto a esta aquisição do Bojinov.
Facto: O Sporting tem jogadores com menos de uma semana de trabalho no clube. Serve o mesmo de cima.
Facto: No futebol de alta-competição é necessário algum tempo para obter fluidez e automatismos, quase 10 anos (entre formação e equipa principal) no caso ímpar do Barcelona (não que esteja a usar como meta de uma equipa mas para que se perceba que algumas coisas só acontecem com tempo, independentemente da qualidade dos jogadores). Para quê isto? Não percebi. Se era pelo eu falei outrora, a minha opinião de que o Sporting deve apostar ainda mais nos jovens, essa opinião não disse que deve ser a curto prazo.
Facto: O Carlos Freitas é o único profissional de futebol em Portugal que foi conduzido ao cargo de director desportivo de um clube não português. E que importa isso? O Grimi também era do Milan e no entanto era o jogador que era.
Facto: O Carlos Freitas, como director desportivo do Braga, demorou uma época e meia a dotar a equipa de qualidade suficiente para que esta finalizasse o campeonato em 2º. Alguns dos jogadores que ele contratou foram peças fulcrais na grande caminhada europeia da época passada. O Carlos Freitas quando chegou ao Braga, a meio da época, já tinha uma equipa quase feita. E segundo me lembro as compras que o Braga fez nesse início de época não foram assim muitas e as que fez não foram sequer titulares, excepto o Luís Aguiar, que veio por empréstimo. E o Filipe, guarda-redes, que depois fora recambiado, que era um profissional e peras, não era?
Facto: Eram 50 mil almas em Alvalade. Foi um balde de água fria? Foi. É o fim do mundo? Não. Os adeptos estão com a equipa e é isso que importa. Treinadores de bancada que hoje dizem que a equipa é a melhor do mundo e amanhã não presta para nada é o que não falta. O que interessa é estar no estádio a puxar pela equipa. Que raio de argumento é este e porquê? Como já disse, eu não estou a criticar agora mas desde o início de época. E, como disse igualmente, que importa haver união dos adeptos, é isso que fará do Sporting campeão? Não. O que fará do Sporting campeão é a competência, competência nas contratações, competência dos jogadores, competência da direcção. Havendo isto, haverá apoio. Não havendo isto, dificilmente o apoio actual se manterá. E não é o apoio que fará ter competência. Antes o contrario.
Facto: A contratação do Bojinov foi avalizada pelo Departamento médico do clube. Para contestar uma decisão médica é preciso mais do que verborreia. Verborreia? O facto está aí. O rapaz já está no estaleiro. E se me acusas de verborreia: justifica ele estar já no estaleiro. Mais a mais, o departamento médico tem feito um excelente trabalho, daí que por ano tenha sempre lá entre 3 a 4 jogadores que passam lá quase toda a época. Ademais, quero ver uma justificação tua, sem verborreia, se o rapaz passar o ano todo no estaleiro. E por fim: como se pode aceitar que um clube contrate um jogador que já nem pode dar o seu contributo nas primeiras jornadas?
Facto: O Salomão foi contratado com 22 anos a uma equipa da IIB, tem atributos físicos? Tem. Tem voluntarismo e determinação? Todos fossem como ele. Tem cultura táctica? Não. Tem conhecimento do que é o jogo sem a posse de bola? Não. Tem qualidade para segurar a ala esquerda durante uma época, ou ser alternativa nº1 de uma equipa que não pode ficar a 30 pontos do primeiro? Não. A decisão técnica de 2 treinadores diferentes prova-o. Sustentas-te na decisão de dois incompetentes? Por amor da santa. Mais, eu sou da opinião de que nem a juventude, nem a falta de experiência são motivos para não se apostar num jovem, na medida em que é jogando com os graúdos que isso se ganha. E que te leva a assumir que o rapaz não tem nada daquilo? Uma coisa é dizeres-me que ele porventura não tem ainda qualidade suficiente e que isso de vê por causa de dois treinadores não apostarem nele. Outra é assumires que aqueles factos são verdadeiros sem mos explicares.
Facto: Mesmo sendo quem é, um jogador com algum talento mas sem resiliência mental para aguentar um pico de forma, o Yannick foi o segundo melhor marcador do Sporting na época passada e na última jornada garantiu o 3º lugar do SCP. Segundo melhor marcador. E com quantos golos?
Facto: A qualidade dos centrais pode-se avaliar pelos golos sofridos? Então os da época passada eram tão bons como os do 2º classificado, sendo que nenhum deles é presentemente internacional brasileiro, nem nenhum deles foi por 30M para o Chelsea. A isto acresce de a defesa da época passada sair reforçada com um jogador com atributos ímpares, e um internacional peruano de qualidade reconhecida. Que factos são esses? Os únicos factos que existem são a lentidão deles, a falta de impulsão, a desconcentração, e o facto de estarem há anos no Sporting e nunca terem mostrado nada mais do que a medianidade ou mediocridade que mostram. Falo de Polga e Carriço. O norte-americano pelo que se vê é igual. Rodriguez é outro como os outros dois.
Facto: A defender a 5m da linha de meio-campo contra a 3ª melhor equipa espanhola só tendo defesas das outras duas... Que me importa este jogo? Não é este jogo que aqui me tem vindo fazer falar, como já disse. Mais a mais se é isso, a culpa é de quem?
E podia estar aqui a noite toda, a dar-te factos de graça, porque nem rebater um argumento teu posso fazer porque pura e simplesmente, não os apresentas.
Evocas uma pretensa unanimidade de opiniões e falas de factos, sem apontar um que seja. Clamas ter argumentos, mas o que eu leio são especulações espúrias, que respeito enquanto opinião, mas que não têm nem estrutura nem qualidade para se apresentarem como tal. Quanto tempo de demorou a escrever isto?
Ao menos não se dá o caso de te pagarem para as produzires, há quem faça bem pior como modo de vida.
Finalmente acusas-me de seguidismo, pois bem, nisso tens razão. O meu seguidismo vem daqui:
"O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL tem como fins a educação física, o fomento e a prática do desporto, tanto na vertente da recreação como na de rendimento, as actividades culturais e quanto, nesse âmbito, possa concorrer para o engrandecimento do desporto e do País."
e daqui:
"Os sócios têm por deveres:
a) honrar o Clube e defender o seu nome e prestígio;"
Presidentes? Somos Sportinguistas por livre e espontânea vontade, elegemos orgãos sociais nos termos dos estatutos em vigor para que se possa fazer a condução do clube, uma vez finalizadas as eleições importa que cada atleta, funcionário, sócio e utente cumpra o disposto no seu compromisso (seja contrato, seja regulamentos de utilização de equipamento, seja as quotas...) mantendo presente o simbolismo e orgulho que é fazer parte da família Sportinguista.
A sectarismos como o teu só digo o seguinte: ou vives o teu clube com aqueles que se identificam por um mesmo ideal ou então é melhor fundares uma outra colectividade (palavra chave: colectividade...). Que me importa toda esta treta de que falas? Eu não tenho que seguir nem um clube, nem quem lá está, nem ninguém: eu tenho de seguir a minha consciência. E a minha consciência me diz que não devo apoiar esta direcção. E como disse e reitero: não é a união e o apoio que fará do Sporting campeão, é antes a competência.
E Viva o Sporting!
P.S. Nunca te acusei de seres incoerente. E isto não é necessariamente um elogio.

PS: CONCERTEZA não existe em língua portuguesa.

Com certeza.

Antes de mais as minhas desculpas pelo uso de "concerteza", palavra que não é, de certeza, portuguesa. E obrigado, Tom, por me apontar esse erro.

Os factos existem, de facto, independentemente de gostar deles ou não, e independentemente de retirar deles conclusões e indicadores ou não (sendo legítimo que podem ser diferentes dos demais). Não vou discutir uma a uma as diferentes considerações que teceu, quero-lhe só apontar que os factos enunciados eram relativos ao momento e às críticas que porventura aparecem associadas ao momento do SCP e surgiram como resposta à sua teoria da "unanimidade" e ao seu convite a procurar "factos".

Quero no entanto sublinhar três frases suas:

"Mesmo que ela [a direcção do SCP] obtenha sucesso a minha opinião não muda em relação a ela."

Sendo que esta primeira frase cancela qualquer direito de resposta de quem, como eu, diversas vezes o interpela relativamente a opiniões expressas. Constitui também um bom exemplo de fundamentalismo ideológico (uma vez que a opinião não muda independentemente do desenrolar dos acontecimentos).

"Eu não tenho que seguir nem um clube[...]"

Esta segunda frase peca por tardia. Que o Tom ainda não tinha compreendido o fundamento dos movimentos associativos que estão na génese dos clubes de futebol, já eu tinha percebido há muito. Que o Tom põe a sua pretensa "consciência ímpar" à frente daquilo que é o interesse do clube (e obrigação como associado) também não era novo. Que o Tom afinal está num fórum de futebol como independente é, no entanto, novo. Julgava-o um (mau) sportinguista.

"E como disse e reitero: não é a união e o apoio que fará do Sporting campeão, é antes a competência. "

Concordo que a "competência" é fundamental, e é-o em qualquer actividade, seja a de Primeiro Ministro, jogador do Sporting, ou homem do lixo. Por isso mesmo não passa de um "conceito-mala", cabe lá tudo e leva-se para todo o lado. "União" é outra coisa, é um conceito chave quando falamos de uma colectividade de cariz desportivo, e especialmente quando falamos do sucesso num desporto colectivo. O Sporting precisa de união dos associados, união em torno de um ideal centenário que resistiu à ascensão dos rivais, para que esse mesmo ideal possa ser renovado entre as gerações. Depois o grupo de futebol de 11, que é o objecto da nossa discussão, precisa de união para evoluir e resistir. Num desporto colectivo haver união entre o grupo (grupo que se respeita e promove objectivos comuns) é meio caminho andado para obter sucesso desportivo.

Por isso Tom, haja união!

"Mesmo que ela [a direcção do

"Mesmo que ela [a direcção do SCP] obtenha sucesso a minha opinião não muda em relação a ela."
Sendo que esta primeira frase cancela qualquer direito de resposta de quem, como eu, diversas vezes o interpela relativamente a opiniões expressas. Constitui também um bom exemplo de fundamentalismo ideológico (uma vez que a opinião não muda independentemente do desenrolar dos acontecimentos). Não se trata de fundamentalismos ideológicos, antes convicções. Que não obstante por vezes serem confundidos, porquanto aparentemente correlatos, não são de todo a mesma coisa. Não vejo por que mudar ante uma coisa apenas porque ela se mostrou diferente, com resultados, o que seja. E mais uma vez convoco a política: se este governo obtiver resultados e daqui a 4 anos Portugal estiver, com efeito, mudado, devo-me converter à direita? Aqui poder-se-á dizer que se trata de ideologia, mas continuo a afirmar que se trata também duma convicção, que no caso em apreço é a convicção de que não é o ultra-liberalismo o melhor sistema para uma sociedade democrática, visto que um sistema destes determina um maior capitalismo cuja essência é sempre o lucro, o que permite e faz não haver respeito algum pelo trabalhador, ser humano. Refira-se que tão-pouco sou de esquerda. Sou apolítico, mas sou sobretudo anti-capitalista.
"Eu não tenho que seguir nem um clube[...]"
Esta segunda frase peca por tardia. Que o Tom ainda não tinha compreendido o fundamento dos movimentos associativos que estão na génese dos clubes de futebol, já eu tinha percebido há muito. Que o Tom põe a sua pretensa "consciência ímpar" à frente daquilo que é o interesse do clube (e obrigação como associado) também não era novo. Que o Tom afinal está num fórum de futebol como independente é, no entanto, novo. Julgava-o um (mau) sportinguista. Ser mau ou pior é coisa que nem merece discussão. Cada um vive o futebol como lhe apraz. Eu sou sportinguista: não escolhi o clube, o clube é que me escolheu a mim. E sei que é talvez das poucas coisas que levarei comigo quando morrer. No decurso da vida, já aqui o disse diversas vezes, muda-se de muita coisa, mas nunca se muda de clube. A frase escrita por mim não invalida o que acabo de dizer. Só a má consciência poderá interpretá-la dessa forma.
"E como disse e reitero: não é a união e o apoio que fará do Sporting campeão, é antes a competência. "
Concordo que a "competência" é fundamental, e é-o em qualquer actividade, seja a de Primeiro Ministro, jogador do Sporting, ou homem do lixo. Por isso mesmo não passa de um "conceito-mala", cabe lá tudo e leva-se para todo o lado. "União" é outra coisa, é um conceito chave quando falamos de uma colectividade de cariz desportivo, e especialmente quando falamos do sucesso num desporto colectivo. O Sporting precisa de união dos associados, união em torno de um ideal centenário que resistiu à ascensão dos rivais, para que esse mesmo ideal possa ser renovado entre as gerações. Depois o grupo de futebol de 11, que é o objecto da nossa discussão, precisa de união para evoluir e resistir. Num desporto colectivo haver união entre o grupo (grupo que se respeita e promove objectivos comuns) é meio caminho andado para obter sucesso desportivo. Uma coisa é a união entre os jogadores, outra é a união entre os adeptos. Se não houver esta, o clube pode mesmo assim ter sucesso. Por outro lado, se não houver aquela, o clube jamais tem sucesso. Não faltam exemplos de clubes cujos associados e adeptos não estão unidos, ou que não são sequer muitos, e no entanto obtêm sucesso. O Braga não tem o número de adeptos do Sporting, e no entanto tem tido sucesso. Arguirás que eles apoiaram a equipa, é verdade que apoiaram mas só o fizeram muito recentemente após estes sucessos. E, contudo, trilharam um caminho cheio de sucesso que culminou na actual conjuntura. Não foi por inicialmente não terem muito apoio, a tal união entre adeptos, que não souberam trilhar o seu caminho. E conseguiram-no porque houve competência. Esta é a chave do sucesso em qualquer domínio.
Por isso Tom, haja união!

100%

de acordo! Dei-te 1 ponto! A esperança é verde e renova-se todos os anos! Há que acreditar apesar do que se passou no Sábado em Alvalade.
É muito fácil falar hoje para amanhã vir para aqui dizer: "Estão a ver, eu não disse!"