Afinal, grande é o Sporting! | Relvado

Afinal, grande é o Sporting!

 

Volto novamente a esta questão por considerar que, agora sim, veio à plena luz do dia a verdadeira e única razão de algum recente insucesso do futebol sportinguista, relativamente ao Porto, principalmente, e ao Benfica. Quanto ao Benfica, até nem sei se haverá insucesso, uma vez que todos se recordam da vergonha que foi a última vez que foram campeões e, o penúltimo título, era nitidamente um título mais uma vez do Sporting, pois a 4 jornadas do fim levava 2 vitórias de avanço do 2º, o Benfica. Bastaria ganhar o jogo contra o Porto para o campeonato estar mais que garantido. Foi jogar às Antas, estava a jogar muito bem, a ganhar por 1-0 e a controlar quando o árbitro resolveu expulsar 3 jogadores do Sporting! Como o Porto, mesmo a jogar contra 8 não conseguia ganhar, já quase no fim teve que ser inventado um livre junto ao bico da área para o Porto lá ganhar por 2-1. Dá-se a derrocada, os jogadores expulsos, que eram a espinha dorsal da equipa, não puderam jogar nos jogos seguintes e o Benfica lá quebrou um jejum de cerca de 12 anos. Como nota de rodapé, direi que esse árbitro abandonou a arbitragem no fim desse campeonato, e passado um mês teve como recompensa arbitrar o último jogo do SLB na Luz contra o Guimarães. Neste jogo houve um penálti claro a favor do Guimarães que ele não marcou e, passada uma semana, foi-lhe feita uma homenagem de despedida em pleno estádio da Luz...Daí que, se calhar, os dois últimos títulos do Benfica talvez pudessem pertencer ao Sporting, o que diminuiria a diferença entre si e teria impedido a ultrapassagem do Porto.Mas voltando à razão que me trouxe cá hoje, queria apenas deixar esta questão: como é que seria possível ao Sporting competir em igualdade de circunstâncias com o Benfica e com o Porto? Os últimos dirigentes do Benfica, nomeadamente Damásio, Vale e Azevedo, Vieira e Veiga, ou são criminosos já julgados ou em julgamento, ou arguidos em processos criminais, ou estão envolvidos em escutas telefónicas no âmbito do "Apito Dourado". No que se refere ao Porto, Pinto da Costa, Reinaldo Teles e outros, para além do "Apito Dourado" e daquilo que a esmagadora maioria dos portugueses juraria, mas sem provas, são agora acusados publicamente e em livro por Carolina Salgado (que tem de ter algumas provas para não ir presa) de toda a espécie de crimes.Perante estes factos agora vindos a público, que mais poderia fazer o Sporting no meio destes dois clubes absolutamente controladores de toda a competição?
Selvabrava

Sporting:

Comentários [76]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Este relva Selvabrava

É mais um que se deixa influenciar pelas picardias deste fórum e reage em conformidade de uma forma desajustada, mas que lhe atire pedras aquele que nunca viu aqui um adepto do seu clube fazer igual ou pior. Não vou comentar certas partes totalmente despropositadas senão estaría a contribuír para ficar ao nível (nível de clubite não de má educação) daqueles que abomino neste particular. Direi apenas que o Sporting pelo seu historial é tão grande como o FCP e SLB, não interessa estar a esmiuçar quem tem mais ou menos canecos e quem os conquistou mais ou menos no presente ou passado. Falando do meu clube, FCP, nunca me envergonhei de ser portista quando estámos num longo jejum de títulos no futebol sénior, havia outras coisas a comemorar nessas épocas (ciclismo,andebol, voleibol) e mesmo que nada houvesse (como a maioria dos clubes) ninguém é deste ou daquele clube porque triunfa muito (pelo menos depois de passar a ser adepto) mas sim porque o é. Este "o é" parece simples, redutor e banal mas exprime o sentimento a emoção mais pura do ser humano ou animal. Ama-se um homem, uma mulher, um filho, um pai porque se sente e o que se sente não tem que ter explicação quando é um sentimento.

Re: Este relva Selvabrava

Não sei que respostas deste aos 5/6 artigos que aqui foram publicados, com o objectivo claro de tentar "desligar" o Sporting do Porto e do Benfica. Eu não estou à espera que venham para aqui os portistas e os benfiquistas com a lenga-lenga "não, não te preocupes, que o Sporting também é grande. É mais pequenino que nós, mas também é grande...". A mim não me interessa o que os outros dizem sobre a grandeza do meu clube. Para mim, o Sporting é, sempre foi e será um dos maiores clubes portugueses. É o melhor, de certeza absoluta, pelo menos na minha opinião. O objectivo do meu artigo, é realçar a grande capacidade de sobrevivência do Sporting, num terreno disputado a três, em que dois deles, segundo as últimas parangonas e outras parangonas dos anos 60/70, agem de forma, AO QUE PARECE, menos lícita. Os portistas costumam acusar o Benfica de ter sido o protegido do "sistema" político durante dezenas de anos, o que lhe permitiu amealhar a esmagadora maioria dos títulos conquistados, quer a nível nacional, quer internacional e os sportinguistas dizem amen. Os benfiquistas, acusam o Porto de ser o beneficiário do "sistema" mafioso nas últimas duas dezenas de anos, o que lhe permitiu amealhar a esmagadora maioria dos títulos conquistados, quer a nível nacional, quer internacional e os sportinguistas dizem amen. Ou seja: A seguir à protecção política ao Benfica, veio a protecção mafiosa ao Porto. E aqui chegamos à questão de fundo. A terem razão os portistas e os benfiquistas, como é que o Sporting, no meio de tudo isto, conseguiu manter-se ao nível dos outros dois nos últimos 50 anos, sendo mesmo, eventualmente, superior aos outros nas áreas extra futebol? Reagir às "bocas" aqui no relvado, é a coisa mais natural e humana deste mundo. "Viver" em função das mesmas, não. O meu tema, não é uma reacção, mas sim a constatação de um facto, que é a forte capacidade de sobrevivência do Sporting. Claro que este fórum não é o indicado para discutir este tema, porque infelizmente aqui, vive-se mais de bocas que de discussão séria. Aqui, a maioria quer é puxar a brasa à sua sardinha, mesmo que se queimem todos. Fazer um grande braseiro que asse todas as sardinhas ao mesmo tempo, não é o objectivo da maioria dos relvas. Muitos há até que nem se preocupam que a sua sardinha fique bem assada; principalmente, não querem é que os outros assem as suas... ...cumprimentos.

Re: Re: Este relva Selvabrava

Engraçado... ficaram todos sem resposta.

Re: Re: Re: Este relva Selvabrava

O engraçado para ti pode não ser engraçado para mim e vice-versa, nem sempre me dá para rebater respostas sem conteúdo prático. E fico-me por aqui porque para respostas mais abrasivas gosto mais do cara a cara, aqui perde-se tempo em respostas e contra-respostas e a minha paciência e vontade está a esgotar-se (não necessáriamente em relação a este post mas ao global).

Re: Re: Re: Re: Este relva Selvabrava

És capaz de ter razão. Eu também dei uma resposta parecida ao andebol. Também eu estou a ficar cansado disto. às vezes já nem há mesmo paciência para aturar esta merda. Eu tento, à excepção dum tolo que por aqui anda, não ofender as pessoas nem as instituições. Pelo menos, de forma gratuita, não o faço. É evidente que, se chamarem o Sporting de mafioso, eu perguntarei pelos outros e naturalmente que apresentarei os meus argumentos... Todos nós temos a nossa verdade. A nossa verdade, quando honesta, não pode ser considerada ofensiva por ninguém. Eu tenho a minha verdade, tu tens a tua, o Andebol terá a dele, etc. Se formos intelectualmente honestos, ninguém tem que se sentir ofendido ...cumprimentos.

Re: Re: Re: Re: Re: Este relva Selvabrava

Gostei desta resposta, assim dá gosto! Só respondí agora porque cheguei agora mesmo do sul, talvez um dia dê para beber um copo (água,cerveja,etc.), se quiseres bater papo adiciona o meu email, eu gosto de falar de bola e outras coisas (a vida não é só bola) de forma construtiva, hoje ganham uns amanhã outros - eu não me revejo em alguns dos membros da SAD do meu clube mas que posso fazer? lutar por fora de maneira séria mas com estratégia cautelosa porque esta estrutura tem vícios de 25 anos e a sua substituição tem que ser feita com calma, a não ser que haja algo de real que imponha o imediato, capisce!!! Como disse outro dia na quadratura do círculo o meu amigo Lobo Xavier um grande portista e que já esteve na SAD em tempos.

Deixa lá de bater no ceguinho pá!

Não achas que eles já têm suficiente com que se preocupar? Hoje em dia toda a gente sabe qual a realidade do futebol português dos últimos 20 anos. Não vale a pena bater sempre na mesma tecla. Até porque a respostas que vais levar são sempre as mesmas: "Se calhar no Sporting são todos santinhos...", esta é a resposta genérica de quem não sabe dizer mais nada! "Os árbitros erram para todos os lados...", esta é a resposta para justificar uma cabazada de 20 a 0 em campeonatos; "Vocês também tiveram o Jorge Gonçalves...", esta é a mais engraçada porque até parece que o Jorge Gonçalves cometeu alguma irregularidade no Sporting; "Toma lá o link para as declarações do Sr. King...", esta é a resposta mais usual e mais recente. É claro que as declarações de um árbitro reformado a um tablóide qualquer britânico (um daqueles que quando diz mal do Ronaldo ou do Mourinho é apelidado de pasquim xenófobo) tem muito mais credibilidade do que o Jacinto Paixão em directo ou as escutas telefónicas ou um livro editado aqui em Portugal. E é claro que um facto referido por um árbitro que não merece qualquer investigação da UEFA é muito mais credível do que as acusações que pendiam sobre aquele árbitro, salvo erro, jugoslavo, por favorecimento ao Porto num jogo europeu. Aliás, eu propunha o seguinte: retirem ao Sporting todos os títulos europeus que foram ganhos nos anos em que esse árbitro nos apitou e façam o mesmo aos títulos nacionais do Porto em que os árbitros implicados arbitraram o Porto ou os seus concorrentes. Não vale a pena Selvabrava! Basta ver a forma como se "orgasmaram" com as declarações de Veiga a "exigir" ao Sporting que revelasse toda a verdade senão falaria, para saberes o que podes esperar dali. Um título nacional vale tudo: não interessa se corrompeu, comprou, vendeu, aliciou, bateu, etc. O que interessa são títulos. E enquanto houver títulos nada nem ninguém mudará a imagem de Pinto da Costa. Mentalidades...! Que se pode fazer? Algumas pessoas mais evoluídas, como MST, começam a ver a coisa por outro prisma e sabem que é impossível que no meio de semelhante chiqueiro não estejam todos mais ou menos sujos. Mas os outros querem lá saber! Deixa rolar. Eu continuo a confiar na justiça do tempo e o tempo dar-nos-á razão.

Re: Deixa lá de bater no ceguinho pá!

O Fernando Barata jura que subornou árbitros para beneficiar o porto contra o Aberdeen na meia final da taça das taças. Mas calaram o homem dos hoteis e deixaram que o gajo lavasse a guita lá no Imortal. saudações leoninas

Re: Deixa lá de bater no ceguinho pá!

Títulos europeus?! Que títulos europeus?!!! Lol

Re: Deixa lá de bater no ceguinho pá!

"Vocês também tiveram o Jorge Gonçalves..." O Jorge Gonçalves está ao mesmo nível de Vale e Azevedo... Nem percebo porque se falam nos presidentes do Benfica quando Damásio e Vale só prejudicaram o clube. Cumprimentos

Afinal

Afinal ainda estão vivos. Para quem estava ligado ás máquinas (coma).Estão cheios de peito sim senhor .Gostei de ver.

Re: Afinal

Coma não foi o estado do pôncio depois de um bico da carolina?

falta imaginação a quem promove tópicos destes

A noção dos "3 grandes" não passa da simples constatação dos factos. Porto, Benfica e Sporting têm parâmetros de grandeza que se avaliam entre outras coisas por: adeptos, infra-estruturas, palmarés e modalidades. Em qualquer destes parâmetros os 3 clubes têm uma GRANDE dimensão por isso são chamados de "OS 3 GRANDES". Agora porque carga de água o SCP deixou de ser GRANDE? O que é preciso ter para se ser GRANDE? Talvez um presidente que fala, fala, mas não ganha nada? Aos anos que se fala num 4ºGRANDE, mas há algum clube em Portugal que sequer rivalize com a dimensão do Sporting?! "3 GRANDES" é um tique estúpido português que abafou quer a qualidade quer a competitividade do futebol em Portugal. Já agora em vez de os chamarem "3 GRANDES" passem a chamar-lhes "3 ÚNICOS", é muito mais aproximado da realidade. Tá muito bem escrita esta merda, vejam lá se me dão uns pontinhos. Azul forte para todos.

Re: falta imaginação a quem promove tópicos destes

Basta pedir com jeitinho. Aqui vai um pontinho para te encorajar na tua futura carreira de relvinha prestigiado.

Re: Adenda

Desculpa lá mas só levas um "Interessante". Só te dou um "Bem Escrito" quando fizeres, à mão, cinco vezes a cópia do post do Xerxex sobre a Carolina. :-)

Obrigado!

Não tenho grandes aspirações mas agradeço a atençãozinha... ;D

Sugestao- Le a entrevista do dirigentes sporting

Aconselho-te a ler a entrevista de um ex.dirigente sportinguista ao record. Denuncia a vergonha duma alianca estrategica e de contornos poucos claros para que o Porto e o Sporting fossem sempre os primeiros classificados do campeonato... Os lagartos até nem se importavam de dar mais titulos ao porto desde que garantissem o acesso á champions e ficassem a frente do glorioso! http://ogolpedeestadio2.blogspot.com/2006/12/so-muitos-no-so.html

LOL

LOL=(Lots of laughts)=Montes de risadas

Re: LOL

LOL = Laughing Out Loud é mais assim...:P

Top Secret - Escutas telefónicas:

O guarda Abel e o agente proxeneta brasileiro da carolina

desculpa la mas aquele brasileiro era surdo

ou atrasado mental? hein? hein? hein? nao intendi;hein...hein....,oi,oi hein,oi fodass quantos ois e heins ele disse??? fartei me de rir eheheh hein!!!!!!!!!!

Nunca tinha visto uma resposta tão inteligente...

Só compreendo como um acto de desespero. Imagino o que seja sentir o céu a desabar. Mas não há necessidade de desconversar ou de fugir em frente. Basta encarar a realidade e falar abertamente sobre ela. Falar é um exercício catártico que alivia...

Re: Nunca tinha visto uma resposta tão inteligente...

é para te dar uma resposta a sério ou uma a brincar?

Tu dás a que quiseres!

Tirando o título estava a falar a sério. Tu, como habitulamente, gostas de iludir assuntos sérios desconversando. Mas acho que aliviavas um pouco esse peso se encarasses as questões de frente em lugar de as iludir.

Re: Tu dás a que quiseres!

habilmente(...) iludir (...) desconversando.. Viste qual era o tema deste artigo? Parece que, segundo tu, me desconversei a mim próprio...

Que dizer deste artigo?

que é mais uma pieguice pegada de um lagartinho frustrado, que aproveita o tempo de antena para desancar nos outros. então a história do campeonato roubado em 1994 é de morrer a rir! A cabazada que levaram do joão Pinto só pode ter sido encomendada ao árbitro, está claro! o jogo do guimara~es' Olha, por acaso éramos campeões. Perdêssemos ou ganhássemos, não mudava nada. E o Damásio, está acusado de quê, já agora? O crime dele era ser nabo, nada mais. Eu também podia aqui vir falar do campeonato dos 20 penaltys, dos roubos que o benfica sofreu perante o sporting nesse ano, ou do que sucedeu na final da Taça contra o Leixões, ou dos jogadores que o Sousa Cintra roubou ao Benfica. Mas isso seria recuar ao nível deste infeliz, e além disso nem sempre tenho paciência para isto. O Sporting até é grande, mas adeptos como estes são muitíssimo pequenos.

Quem diz que o Sporting não é grande...

...não sabe o que fala! Eu dou mérito aos 100 anos de existência, aos 18 títulos de Campeão Nacional, ao único vencedor português da Taça das Taças, aos históricos 5 violinos e ao centro de formação em Alcochete. Felizmente, nem tudo se resume ao futebol, e então tenho que incluir Carlos Lopes, Fernando Mamede, os irmãos Castro e Obikwelu. Claro que não me posso esquecer de Marco Chagas e Joaquim Agostinho. Ah! Seria uma tremenda falta de respeito se não incluísse aqui as leoas que saiem à noite, para mim as mais belas adeptas que um clube pode ter.

Com este artigo só me apetece dizer...

S.C.P.: Só Choradeiras Patéticas...

Re: Com este artigo só me apetece dizer...

choradinhos fazem voçes por entrarem no guinees voçes é que deviam ter vergonha fdx. agora que o man utd vos vai passar nao sei o que é que podem dizer dos socios.

Re: Re: Com este artigo só me apetece dizer...

Ah vai? diz lá porquê. uns tristes, estes lagartos. até dizem que fizemos choradinho pelo guinesse! Estes gajos serão bons da cabeça?